MATO GROSSO
Autocomposição e Justiça Restaurativa ganham destaque em palestra em Rondonópolis
MATO GROSSO
Governador determina reabertura do cadastramento de pescadores para receber auxílio do Repesca e aumenta prazo para 5 anos
Comentários Facebook
MATO GROSSO
Polícia Civil indicia mulher e adolescentes por homicídio qualificado ligado à facção criminosa
Comentários Facebook
-
MATO GROSSO16 de maio de 2026Seciteci realiza edição 2026 do Pint of Science em Cuiabá com programação gratuita
-
POLICIAL16 de maio de 2026Polícia Civil prende homem que agrediu companheira adolescente em Várzea Grande
-
MATO GROSSO16 de maio de 2026Facções criminosas e violência de gênero estarão em debate em encontros sobre infância
-
VÁRZEA GRANDE16 de maio de 2026Público aprova EXPOVG e lota evento no aniversário de 159 anos de Várzea Grande
-
CUIABÁ16 de maio de 2026Cuiabá celebra Dia Nacional do Gari e destaca importância dos profissionais para a cidade
-
POLICIAL17 de maio de 2026Polícias Civil e Militar prendem quatro suspeitos de envolvimento em tentativa de homicídio em Tapurah
-
ESPORTES16 de maio de 2026Atlético-MG vence o Mirassol e sobe na tabela do Brasileirão
-
CULINÁRIA16 de maio de 2026Sinop participa do maior encontro de observação de aves e natureza da América Latina em São Paulo

Em um cenário de crescente judicialização no país, o Poder Judiciário apresentou aos militares do 18º Grupo de Artilharia de Campanha, em Rondonópolis (218km de Cuiabá), caminhos alternativos para resolução de conflitos. Durante palestra realizada nesta segunda-feira (18), o juiz Wanderlei José dos Reis destacou como a autocomposição e a Justiça Restaurativa vêm sendo utilizadas para estimular o diálogo e fortalecer a cultura da paz.
O tenente-coronel Joel ressaltou que a proposta da Justiça Restaurativa tem contribuído para fortalecer o ambiente institucional e melhorar as relações interpessoais entre os militares. “São ferramentas importantes porque trabalham o diálogo, a escuta e o respeito mútuo. Esses princípios ajudam não apenas na resolução de conflitos, mas também na construção de um ambiente mais equilibrado e colaborativo dentro da instituição”, destacou o comandante.
Durante a palestra, o juiz Wanderlei José dos Reis explicou que o Brasil ainda possui uma forte cultura de litigiosidade, em que grande parte dos conflitos acaba sendo transformada em processos judiciais. “O brasileiro ainda tem uma cultura muito forte do litígio. Tudo vira processo. O Judiciário busca justamente mudar essa lógica, substituindo a cultura da guerra pela cultura da paz”, explicou.

