Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Espetáculo “Inocentes Pétalas Roubadas” emociona alunos

Publicado

O projeto “Prevenção Começa na Escola” passou pela cidade de Porto dos Gaúchos (671 km de Cuiabá) nesta quinta-feira (10), com a apresentação do espetáculo “Inocentes Pétalas Roubadas” para uma plateia repleta de alunos da rede pública de ensino na Escola Municipal Cívico Militar Gustavo Adolfo Wilke.Iniciativa da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente e coordenado pelo procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, o projeto busca a prevenção, conscientização e o combate ao abuso sexual infantil, bullying e proteção ao patrimônio público escolar.O promotor de Justiça Rodrigo da Silva, que acompanhou a etapa do projeto no município, ressaltou a importância do espetáculo nessa interação com os estudantes: “Maravilhosa. Muito emocionante ver a reação e participação das crianças”.Ainda como parte do cronograma da terceira etapa, o projeto passará nesta sexta-feira (11) em Tabaporã. Na próxima semana, terá início a quarta etapa, que passará pelas cidades de Porto Alegre do Norte (15) e São José do Xingu (16). As últimas apresentações de abril serão realizadas em Ribeirão Cascalheira (22), Canarana (23), Campinápolis (24) e Novo São Joaquim (25).O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado lembra que em cada etapa é perceptível a importância da iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso em dialogar com a sociedade, principalmente com crianças e adolescentes sobre temas tão sensíveis. “Eu fico satisfeito em perceber que, de um lado, estamos contribuindo para o esclarecimento, a orientação e a prevenção, e triste porque ainda, infelizmente, o ser humano continua praticando abuso sexual contra a criança e adolescente, e o Ministério Público não pode se calar, não podemos descansar. Precisamos estar atentos o tempo todo, enfrentando esse mal que atinge as crianças e adolescentes”.Desde 2018, o projeto Prevenção Começa na Escola já apresentou a peça “Inocentes Pétalas Roubadas” em 65 municípios de Mato Grosso, cerca de 300 vezes, beneficiando mais de 100 mil alunos. Neste ano, 16 municípios serão visitados pelo projeto.A montagem atual da peça “Inocentes Pétalas Roubadas” conta com Maicon D’Paula, diretor da Cia. Vostraz, e os atores Jorge Fernandez, Safiri Viscony e Fernanda Acosta.

Leia mais:  Governador: "O nosso agro é forte e está preparado para qualquer mudança global"

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Parceria entre Sedec e empresa chinesa pode abrir mercado inédito para o DDG de Mato Grosso

Publicado

Uma missão internacional articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) marcou um passo estratégico rumo à abertura do mercado chinês para o DDG – subproduto da indústria de etanol de milho, utilizado como suplemento proteico na alimentação animal. O movimento pode redefinir o futuro da cadeia produtiva no estado, maior produtor nacional de etanol à base de milho.

A articulação começou na China, com a servidora pública estadual Ariana Guedes, que atua no país asiático. Foi ela quem recebeu o contato inicial do grupo Donlink, gigante chinesa do setor agroindustrial, interessada na importação de pulses – como gergelim e feijões – e, principalmente, do DDG mato-grossense. A partir desse contato, a Sedec passou a intermediar a missão da empresa ao Estado, com apoio do IPIM, Instituto chinês de promoção comercial da região de Macau.

A comitiva da Donlink desembarcou em Cuiabá no domingo (13.4) e, em apenas três dias, visitou instalações, conheceu o setor produtivo e firmou três memorandos de entendimento, com a própria Sedec, com a Associação dos Cerealistas de Mato Grosso (Acemat) e, por fim, com a Bioind (Associação das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso), este último assinado nesta quarta-feira (16.4), com a presença do secretário César Miranda.

“É um momento histórico para Mato Grosso. Estamos com uma grande empresa chinesa e com a BioInd, assinando um memorando de entendimento da venda do DDG fabricado em Mato Grosso, produzido nas usinas de etanol de milho e cana de açúcar, para o grupo chinês. É a abertura do mercado para o nosso DDG, o mercado chinês, e consequentemente, toda a Ásia. Esse é o trabalho do Governo de Mato Grosso unindo a iniciativa privada brasileira e a iniciativa privada chinesa”, disse o secretário.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros divulga resultado do Teste de Aptidão Física do seletivo da saúde

A assinatura do memorando com a Bioind tem um valor estratégico, pois pode ser usado pela Donlink como argumento oficial junto ao governo chinês para acelerar a abertura do mercado ao DDG brasileiro. Hoje, a China consome cerca de 7 milhões de toneladas por ano do produto, mas não importa o DDG do Brasil por falta de acordo sanitário entre os países.

“O papel da Sedec foi de articulação e ponte entre os interesses da empresa chinesa e o setor produtivo de Mato Grosso. Em pouco tempo, promovemos encontros com instituições como a Famato, Imea, Aprofir Brasil, Sebrae e empresa”, destacou o coordenador de Comércio Exterior da Sedec, Leonardo Figueredo.

Para o diretor-executivo da Bioind, Giuseppe Lobo, o entendimento firmado nesta missão é um marco.

“Ao trabalharmos pela abertura do mercado para o DDG, fomentamos toda a cadeia produtiva do etanol. Mostramos para os investidores que Mato Grosso tem mercado, competitividade e que o DDG também pode ser um ativo de valorização”, afirmou.

Lobo reforça que o Estado já lidera a produção nacional de etanol de milho, respondendo por cerca de 80% da produção do país, e que novas oportunidades podem impulsionar a instalação de mais plantas industriais.

A expectativa agora é que o memorando sirva de base para tratativas diplomáticas. Uma missão brasileira deve visitar a China ainda em maio, e há também movimentações para que autoridades chinesas venham ao Brasil.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Bombeiros resgatam corpo encontrado por pescadores no rio Apiacás

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na tarde de quarta-feira (16.4), um corpo em avançado estado de decomposição, encontrado boiando no rio Apiacás, no município de Paranaíta (a 839 km de Cuiabá).

A equipe da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM) foi acionada por volta do meio-dia, após pescadores avistarem o corpo à deriva e comunicarem o ocorrido.

Os bombeiros se deslocaram até o local e realizaram a retirada do corpo d’água. No entanto, devido ao estado de decomposição do corpo, não foi possível identificar a vítima ou determinar seu sexo no momento do resgate.

O corpo foi encaminhado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Alta Floresta, onde serão realizados os procedimentos técnicos necessários para a identificação da vítima e para esclarecer as circunstâncias da morte.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Ministério Público funciona em regime de plantão durante feriado
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana