Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

“De frente para o rio”: Estado e Prefeitura projetam nova Orla do Porto com praia fluvial e lazer

Publicado

O governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fellipe Corrêa, vistoriaram a Orla do Porto, na Avenida Beira-Rio, e anunciaram novos encaminhamentos para a revitalização da área, na manhã deste sábado (19). A proposta prevê a recuperação de estruturas danificadas, substituição do piso, arborização e paisagismo, iluminação, videomonitoramento e criação de espaços de convivência e acesso ao Rio Cuiabá.

Durante a vistoria, Pivetta afirmou que o objetivo é transformar a relação da população com o rio e recuperar a Orla como espaço de lazer, turismo e convivência. “Vamos organizar essa orla para chamar o povo”, declarou. Segundo o governador, o projeto deverá substituir parte do piso por áreas com grama e árvores, além de estudar a implantação de acessos ao rio em intervalos de aproximadamente 50 metros.

A proposta também poderá incluir playgrounds, espaços para crianças e estruturas de permanência próximas à margem. A possibilidade de criação de uma praia fluvial também será avaliada durante a elaboração dos estudos. “Temos que virar Cuiabá de frente para o rio, ao contrário do que está hoje. Não só Cuiabá, mas Várzea Grande também”, afirmou Pivetta.

O governador anunciou ainda a criação da “Aliança pelo Rio Cuiabá”, iniciativa que deverá reunir o Governo do Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Além das intervenções urbanísticas, a articulação deverá contemplar questões ambientais, como o controle da qualidade da água e o avanço do saneamento. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deverá participar da elaboração do projeto, e a próxima etapa será a assinatura de um termo de compromisso entre os entes envolvidos.

O planejamento em andamento contempla a reforma dos gabiões nos pontos que apresentam problemas, a substituição de pisos soltos ou trincados, melhorias na iluminação e intervenções no prédio do Museu do Rio. De acordo com informações apresentadas anteriormente pela secretária adjunta de Cidades da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafaela Damiani, o projeto deverá ser concluído até o fim de setembro, com expectativa de contratação da obra até o final deste ano e início dos serviços em 2027.

Leia mais:  Meninas do Programa Siminina vivenciam manhã de lazer e contato com a natureza em rancho de Cuiabá

Para Fellipe Corrêa, a recuperação da Orla tem importância histórica, turística e econômica. “Cuiabá nasceu aqui. A cidade não pode ficar de costas para a nossa história”, destacou. O secretário explicou que a reestruturação poderá estimular a presença de moradores e turistas, além de fortalecer restaurantes, comerciantes, trabalhadores, atividades culturais e outros serviços existentes na região.

A Prefeitura deverá atuar na reocupação organizada do espaço após as intervenções, por meio da realização de feiras, atividades culturais e ações de esporte e lazer. Também estão previstas medidas para ampliar a segurança, como a instalação de câmeras no Mercado do Porto e entorno, incluindo o Complexo do Aquário, a Orla e a Praça do Porto.

A vistoria deste sábado deu continuidade à articulação iniciada entre a Prefeitura e o Governo do Estado no começo de setembro. Segundo Fellipe Corrêa, a conclusão do projeto executivo permitirá avançar para a contratação das obras. Paralelamente, Estado e municípios deverão definir responsabilidades, medidas ambientais e estratégias de manutenção e uso permanente da Orla, com o objetivo de recuperar a área e reintegrar o Rio Cuiabá à rotina da população e ao fluxo turístico.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Feira de Adoção da Prefeitura garante novo lar para oito animais em Cuiabá

Publicado

Oito animais ganharam um novo lar durante a Feira de Adoção promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Bem-Estar Animal (BEA), realizada no sábado (19). A ação ocorreu das 9h30 às 12h, no Supermercado Comper do bairro Belvedere, e resultou na adoção de cinco cães adultos e três gatos.

Ao todo, 13 animais foram disponibilizados para adoção. Durante a feira, aproximadamente 100 pessoas passaram pelo local e puderam conhecer os cães e gatos, além de receber orientações sobre os cuidados necessários e as responsabilidades assumidas pelos novos tutores.

As adoções seguem critérios definidos pela BEA para assegurar condições adequadas aos animais. Os interessados respondem a um questionário que reúne informações pessoais, endereço, existência de outros animais na residência e estrutura do imóvel, incluindo a presença de muros. Após a adoção, a equipe mantém o acompanhamento para verificar a adaptação e o bem-estar do animal.

A feira contou com oito servidores da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal. Os cinco animais que não foram adotados retornaram ao canil e continuam disponíveis. Interessados podem visitar a unidade para conhecer tanto os participantes desta edição quanto os demais cães e gatos acolhidos e aptos à adoção.

A iniciativa integra uma parceria entre a Prefeitura e a rede de Supermercados Comper, que disponibilizará espaço para a realização das feiras e contribuirá com o recebimento de doações destinadas ao Banco de Ração. A proposta é promover uma edição por mês, com alternância entre as 12 unidades da rede em Cuiabá.

Além das adoções, o público recebeu mudas de árvores em uma ação desenvolvida em parceria com o Horto Florestal, em homenagem ao Dia do Meio Ambiente. A atividade associou a conscientização sobre a proteção animal ao incentivo aos cuidados com o meio ambiente.

Leia mais:  Feira de Adoção da Prefeitura garante novo lar para oito animais em Cuiabá

A próxima feira está prevista para a segunda semana de outubro, em uma das unidades participantes, ainda a ser divulgada. A programação dará continuidade à busca por lares responsáveis e à aproximação da população com as ações municipais de proteção e bem-estar animal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Mais de 200 pessoas vivenciam modalidades adaptadas na 2ª edição do Festival Paralímpico de Cuiabá

Publicado

Mais de 200 pessoas participaram da segunda edição do Festival Paralímpico de Cuiabá, realizada no sábado (19), no Ginásio Dom Aquino. Aproximadamente metade do público foi formada por crianças, adolescentes e jovens, que tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar diferentes modalidades esportivas em uma programação voltada à inclusão e à convivência.

Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o evento ocorreu das 8h às 11h e reuniu pessoas com e sem deficiência. Entre as atividades oferecidas estavam tiro com arco, badminton, tênis de mesa, atletismo e experimentação de skate adaptado, com acompanhamento de profissionais.

“O evento foi marcado por muita alegria e satisfação. O Festival Paralímpico é realizado simultaneamente em várias cidades do país, e Cuiabá integrou essa mobilização, reconhecendo a importância do esporte paralímpico e da inclusão social. Foi uma manhã especial, com atividades esportivas e recreativas, como pula-pula e distribuição de pipoca, proporcionando momentos de diversão e convivência para as crianças e seus familiares”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Mateus Silva Alves.

O secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, ressaltou que o primeiro contato com o paradesporto pode produzir benefícios que vão além da atividade física. “A criança experimenta uma modalidade, percebe suas possibilidades e pode descobrir algo de que realmente gosta. Pode começar como diversão e qualidade de vida e, quem sabe, no futuro se transformar em uma trajetória dentro do esporte”, afirmou.

A coordenadora dos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro, Tatiane Garcia, destacou que o Festival aproxima a população das modalidades e fortalece o trabalho realizado ao longo do ano. “Temos pessoas com e sem deficiência reunidas para celebrar o esporte. Representamos o paradesporto em âmbito nacional e unimos forças com a Prefeitura para desenvolver o projeto do Centro de Referência”, explicou.

Leia mais:  Abilio participa da abertura da eleição da AMM e destaca importância da entidade para os municípios

Após o Festival, as pessoas com deficiência interessadas em continuar praticando esportes podem procurar o Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá, instalado no Ginásio Dom Aquino. O espaço oferece gratuitamente aulas de tiro com arco, rúgbi em cadeira de rodas, natação, badminton e tênis de mesa, com treinamento adaptado às necessidades de cada participante. O público prioritário tem entre 6 e 20 anos, mas pessoas acima dessa faixa etária também são acolhidas. As orientações e o cadastramento são realizados pelo supervisor da unidade, Altemir Trapp.

Andrico Xavier acrescentou que a ampliação das oportunidades pode contribuir tanto para a inclusão quanto para a descoberta de novos atletas. “Desse trabalho podem surgir competidores estaduais, nacionais e até internacionais. Mas, antes de pensar no alto rendimento, nosso primeiro compromisso é garantir acesso, inclusão e oportunidade. O talento aparece quando a oportunidade existe”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana