CULINÁRIA
Audiência pública detalha gestão, investimentos e avanços do PreviSinop em 2025
Publicado
24 de junho de 2026
O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), a Audiência Pública de Prestação de Contas do Exercício de 2025. O encontro reuniu servidores ativos, aposentados, pensionistas, membros dos conselhos e do comitê de investimentos para a apresentação dos principais resultados alcançados pelo instituto ao longo do último ano.
Durante a audiência, a equipe técnica apresentou a prestação de contas do exercício de 2025, o Relatório de Governança Corporativa, os resultados da Política de Investimentos e os dados da Avaliação Atuarial. A iniciativa integra as ações de transparência da autarquia e atende requisitos do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Progestão).
A superintendente executiva previdenciária do PreviSinop, Daniela Sevignani, destacou a relevância da audiência pública para a transparência da gestão e para a manutenção dos padrões de excelência conquistados pelo instituto. “A audiência pública vem para demonstrar os resultados da gestão do ano anterior. Além de ser importante como uma ferramenta de transparência e comunicação com a sociedade e os nossos segurados, é um pré-requisito fundamental do Pró-Gestão Nível IV. Nós, como primeira entidade, primeiro regime próprio de previdência do Brasil a conquistar o máximo de gestão, considerando os RPPS de porte médio, temos que manter esse pódio e também, de fato, realizar tudo o que precisamos realizar”, afirmou.
Daniela Sevignani também ressaltou a solidez financeira do instituto e a importância do histórico de responsabilidade na gestão previdenciária municipal. “A audiência pública vem para falar das nossas atividades, dos resultados do Previ, dos investimentos, da quantidade de aposentados, pensionistas, benefícios concedidos, enfim, de toda a nossa atuação e da importância que isso tem para a continuidade e a sustentabilidade do PreviSinop. Também deixa os nossos segurados tranquilos, porque o PreviSinop é um instituto muito saudável, pois sempre tivemos gestores e prefeitos que se preocuparam com a previdência e, historicamente, nunca tivemos atraso de repasses. Por isso, hoje conseguimos conquistar várias premiações em nível nacional”, destacou.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop, Adriano Perotti, citou que a audiência amplia o acesso às informações previdenciárias e fortalece a confiança dos segurados na administração dos recursos. “É uma audiência pública que foi transmitida ao vivo pelos canais do PreviSinop. Ou seja, dá acesso a todo o servidor segurado da nossa previdência para acompanhar o que foi tratado e o que foi exposto aqui. O nosso Instituto de Previdência hoje é um dos mais seguros do Brasil. O servidor público, seja da Prefeitura, da Câmara Municipal de Vereadores, da Ager, precisa saber o que é a nossa previdência, como ela está funcionando e como o recurso que temos aqui, destinado à nossa aposentadoria, está sendo administrado por esses servidores que cuidam de todo esse patrimônio”, afirmou.
O presidente do Conselho Deliberativo do PreviSinop, Joel Meyer, também reforçou o papel da prestação de contas como instrumento de acompanhamento por parte dos segurados. “Esta audiência é uma prestação de contas de tudo o que foi feito pelo Previ. É uma forma de transparência para que o servidor possa acompanhar. É importante que todos vejam o que está acontecendo e quais decisões estão sendo tomadas, porque isso aqui é patrimônio do servidor”, pontuou.
Resultados alcançados
A coordenadora de Governança do PreviSinop, Andressa Amaral, apresentou os avanços institucionais alcançados durante o exercício de 2025. “Nós apresentamos nesta audiência pública tudo aquilo que construímos e conquistamos durante o exercício de 2025. Tivemos muitos avanços. Precisamos alterar a nossa legislação para ampliar e atender requisitos do Pró-Gestão. Com isso, melhoramos o atendimento aos nossos servidores segurados, ativos e inativos, além de realizar diversas ações voltadas à implementação de relatórios, melhorias nos processos e atendimento de requisitos que nos permitiram conquistar o Nível IV do Pró-Gestão em dezembro de 2025”, explicou.
Segundo a coordenadora, a certificação avalia as boas práticas de gestão e proporciona mais transparência, sustentabilidade e segurança previdenciária. “O Nível IV do Pró-Gestão também promove educação previdenciária, leva informação aos servidores, auxilia no planejamento da aposentadoria e amplia ações voltadas à qualidade de vida dos aposentados. Durante a audiência pública, também apresentamos os investimentos realizados pelo instituto, os processos judiciais, a política de investimentos, os resultados da avaliação atuarial e o planejamento do PreviSinop para garantir segurança aos segurados no futuro”, finalizou.
O atuário do PreviSinop, Igor França, falou sobre a importância de mostrar aos segurados como funciona um regime próprio de previdência. “O que a maioria das pessoas conhece é o INSS, mas a legislação permite que exista um regime próprio para os servidores efetivos. Por isso, é importante apresentar toda a estrutura organizacional, os setores responsáveis pela concessão de benefícios, pelos investimentos e pela gestão dos recursos. O PreviSinop está próximo de atingir a marca de R$ 1 bilhão em patrimônio, o que demonstra a força financeira do instituto”, destacou.
A audiência pública foi transmitida ao vivo no canal oficial do PreviSinop no YouTube para que servidores e demais interessados pudessem acompanhar os dados apresentados. A transmissão completa está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=3m2hnHebTo4.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
CULINÁRIA
Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais
Publicado
24 de junho de 2026
Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.
Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.
Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.
João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.
Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.
Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.
Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.
A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.
Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
CULINÁRIA
Sinop alia crescimento acelerado à preservação ambiental e se consolida como referência em sustentabilidade
Publicado
24 de junho de 2026
O crescimento acelerado de Sinop tem consolidado o município como um dos principais polos de desenvolvimento de Mato Grosso. Ao mesmo tempo em que avança em infraestrutura, atrai investimentos e amplia sua capacidade econômica, a cidade mantém uma característica que se tornou referência: o equilíbrio entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental.
Esse modelo de crescimento planejado posiciona Sinop em destaque nacional. Atualmente, o município ocupa a 14ª colocação entre as cidades mais arborizadas do Brasil e lidera o ranking em Mato Grosso, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
A presença de parques, áreas verdes e espaços arborizados dentro do perímetro urbano tem sido um diferencial importante para o município. Além de contribuírem para a paisagem urbana, esses espaços exercem papel estratégico na regulação climática, preservação da biodiversidade e promoção do bem-estar social.
Segundo a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Aline Magioni, as áreas verdes urbanas são fundamentais para a sustentabilidade das cidades. “As áreas verdes urbanas são elementos essenciais para o equilíbrio ambiental. Além do valor paisagístico e recreativo, elas prestam importantes serviços ecossistêmicos, como a regulação da temperatura, retenção de água da chuva, sequestro de carbono, redução da poluição atmosférica e sonora, além da conservação da biodiversidade”, destacou.
Aline explica que os benefícios também impactam diretamente a qualidade de vida da população. “Esses espaços promovem melhoria da saúde física e mental, incentivam a prática de atividades ao ar livre, aumentam o conforto térmico e valorizam os espaços urbanos. Do ponto de vista ambiental, funcionam como refúgios para a fauna, contribuem para a conectividade ecológica e ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas, mesmo em ambientes altamente urbanizados”, acrescentou.
Em Sinop, espaços como o Parque Florestal, o Jardim Botânico e outras áreas verdes integradas ao tecido urbano reforçam esse diferencial competitivo. Em uma cidade inserida em região de transição ecológica próxima ao Bioma Amazônico, preservar esses ambientes significa também proteger a biodiversidade local e fortalecer a identidade ambiental do município.
Além do aspecto ecológico, os parques urbanos são aliados no enfrentamento de desafios cada vez mais presentes nas cidades modernas, como ilhas de calor, drenagem urbana e qualidade do ar. “Os parques urbanos têm papel estratégico na adaptação às mudanças climáticas. A vegetação reduz a temperatura por meio do sombreamento e evapotranspiração, auxilia na infiltração da água no solo, reduz alagamentos e ainda funciona como habitat para fauna e flora. Também contribui para um ar mais limpo e saudável”, ressaltou a bióloga.
Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, a preservação das áreas verdes é parte essencial da estratégia de desenvolvimento de Sinop. “Em Sinop, a preservação ambiental não é um obstáculo ao crescimento, mas um ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável. Espaços como o Parque Florestal, o Jardim Botânico e a Praça da Bíblia são fundamentais para manter o equilíbrio ambiental e garantir qualidade de vida à população”, afirmou.
Rúbia destaca que o município tem trabalhado para assegurar o uso consciente desses espaços, conciliando conservação, lazer, educação ambiental e pesquisa científica. “Esses espaços promovem bem-estar, fortalecem a convivência social e também cumprem papel essencial na educação ambiental. Ao mesmo tempo, seguimos investindo em manejo técnico, zoneamento ambiental e parcerias com instituições de ensino e pesquisa para garantir que o uso público aconteça de forma equilibrada e sustentável”, pontuou.
Com planejamento urbano, políticas ambientais e investimentos em sustentabilidade, Sinop segue consolidando um modelo de cidade que cresce de forma organizada, preservando seus recursos naturais e fortalecendo sua posição como referência em desenvolvimento sustentável em Mato Grosso e no Brasil.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Envie sua denúncia
Lauana Prado cancela último show antes da licença-maternidade por orientação médica
Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande
Ministério da Saúde inicia chamamento para seleção de entidade a ser qualificada como Organização Social para a Rede de Hospitais Inteligentes
ALMT derruba veto que taxa APAEs, limpa pauta de vetos e recebe projeto para construção de 60 mil casas populares
Convocados faltam à CPI da Saúde após obterem salvo-conduto; comissão pedirá esclarecimentos ao TJMT
DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino reúne 100 crianças na 1ª Corrida do Milhinho
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sindicato Rural de...
Prefeitura de Diamantino implanta novo serviço oftalmológico na rede municipal de saúde
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (19.06) um encontro de alinhamento com...
Corrida do Milho 6K reúne mais de 900 atletas e consolida evento como referência esportiva em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sindicato Rural, realizou...
POLÍTICA MT
ALMT derruba veto que taxa APAEs, limpa pauta de vetos e recebe projeto para construção de 60 mil casas populares
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quarta-feira (24), uma sessão marcada pela derrubada do Veto 32/2026, aposto...
Convocados faltam à CPI da Saúde após obterem salvo-conduto; comissão pedirá esclarecimentos ao TJMT
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) decidiu recorrer ao Tribunal de...
Mato Grosso terá programa de apadrinhamento para autistas; iniciativa é de Elizeu Nascimento
O Governo de Mato Grosso sancionou, no último dia 9, a Lei nº 13.433/2026, que institui o Programa Apadrinhe um...
POLICIAL
Polícia Civil prende motorista de ônibus investigado por estupro de vulnerável em Rondonópolis
A Polícia Civil cumpriu, na tarde dessa terça-feira (23.6), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos,...
Polícia Civil cumpre quatro ordens judiciais ligadas à investigação sobre tráfico de drogas em Vila Bela da Santíssima Trindade
A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (26.6), quatro mandados de busca e apreensão no município de Vila Bela da Santíssima...
Polícia Civil MT cumpre prisão contra mulher investigada por estelionato
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis,...
MATO GROSSO
Skatistas nacionais falam da maior competição do país no Parque Novo Mato Grosso nesta quinta-feira (25)
Os skatistas Pedro Quintas e Dora Varella, da modalidade Park, Sebastian Simonetto e Pamela Rosa, do Street, além de Vini...
Proposta de Meta Nacional busca fortalecer cumprimento de decisões judiciais na saúde pública
A construção das Metas Nacionais do Poder Judiciário deve ocorrer de forma participativa, com o envolvimento de magistrados e servidores,...
No embalo do terceiro jogo do Brasil, Copa do Judiciário estreia novas funcionalidades
Enquanto a Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24), para o terceiro jogo na Copa do Mundo 2026, os...
POLÍTICA NACIONAL
Comissão de Educação aprova projeto que prorroga bolsas de pesquisa para pais estudantes
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante a pesquisadores e estudantes do ensino...
Vacinas: debatedores afirmam que país precisa estar preparado para novas pandemias
Os entraves regulatórios e o financiamento da produção de vacinas nacionais foram tema da audiência pública promovida nesta quarta (24) pela...
Exposição ‘Sonhos Dissidentes’ celebra a diversidade e o orgulho LGBTQIA+
Diversidade, afeto, identidade e direitos humanos. Como parte da programação do mês do Orgulho LGBTQIA+, o Senado abre as portas...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
Mais Lidas da Semana
-
ESPORTES17 de junho de 2026Inglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
POLICIAL18 de junho de 2026Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Nobres
-
SAÚDE18 de junho de 2026Ministério da Saúde lança programa inédito de cuidado domiciliar à pessoa idosa
-
POLÍTICA NACIONAL18 de junho de 2026Política nacional para estudantes com altas habilidades entra em vigor
-
POLICIAL18 de junho de 2026Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em operação integrada na zona rural de Lambari D’Oeste
-
ENTRETENIMENTO18 de junho de 2026Karina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
ESPORTES18 de junho de 2026Colômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
POLICIAL18 de junho de 2026Trabalho integrado da Polícia Civil resulta no cumprimento de dois mandados de prisão em Guiratinga

