Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Com articulação política, Várzea Grande vai ampliar e retomar obras de Unidades Básicas

Publicado

Regiões estratégicas de Várzea Grande terão o atendimento em saúde ampliado, com a retomada de projetos de unidades básicas. Entre eles, e com recursos já assegurados, está adequação da Unidade Básica do Jardim Manaíra, e o outro, o destravamento de um projeto lançado há mais de dois anos, no Residencial José Carlos Guimarães, e que integra o hall de obras destravadas pela atual gestão.

“Só temos notícias boas para Saúde. Daremos início as duas obras, ampliando a cobertura primária e levando serviços para mais perto da população. Tanto no Jardim Manaíra, quanto no Residencial José Carlos Guimarães, que são duas regiões que cresceram muito. Assim, vamos desafogar o atendimento de saúde nas unidades mais centrais. E todos esses novos projetos chegam no padrão ´Flávia Moretti’, como a que acabamos de entregar para o Capão Grande”, afirmou a prefeita Flávia Moretti (PL).

As intervenções serão possíveis graças à articulação política da atual gestão, que não apenas foi em busca de recursos – via emendas parlamentares – como também se empenhou em destravar a obra paralisada da unidade do José Carlos Guimarães, cujo projeto foi lançado em 2024, antes da prefeita Flávia assumir o Executivo Municipal.

A adequação da unidade do Jardim Manaíra será possível graças aos repasses do deputado federal Rodrigo da Zaeli (PL), que anunciou recursos após uma visita técnica ao local. Serão R$ 1 milhão em emendas do deputado para melhorias e a restruturação geral do prédio.

A secretária de Saúde, Valéria Nogueira, destaca que essa adequação era uma demanda antiga da população, já que cerca de 25 bairros têm a unidade do Manaíra como referência na Atenção Primária. “A unidade vai passar por readequações da parte hidrossanitária, aquisição de novos equipamentos e a reorganização das salas da unidade”.

Leia mais:  DAEVG atua para reparar rompimento de adutora e restabelecer abastecimento

Com mais de 16 anos de funcionamento, a USF do Manaíra não comporta apenas equipes de família da unidade, como também agrega outras duas equipes do José Carlos Guimarães, o que torna o Manaíra uma referência na região, atuando com cinco equipes.

DESTRAVADA – A Unidade de Saúde da Família (USF) do Residencial José Carlos Guimarães, em Várzea Grande, terá o projeto retomado, destacou a prefeita. Essa obra, também muito demandada pela população da região, foi lançada há mais de dois anos e logo na sequência paralisada. “Era preciso buscar recursos para ter a segurança de retomar a obra com prazo de conclusão, e não deixar mais uma vez a população na promessa. Agora que conseguimos articular emendas poderemos ter começo, meio e fim para a espera da população do José Carlos Guimarães”.

IMBRÓGLIO – A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou de R$ 1.965.654,23 para a retomada e conclusão da obra da UBS do Residencial José Carlos Guimarães. O processo para a liberação do recurso está em fase de tramitação administrativa no Estado. “Após a formalização do termo e assinatura dos documentos necessários, será realizada a abertura da conta específica para recebimento dos recursos. Com a disponibilização do valor em conta, o Município deverá encaminhar à Câmara Municipal o pedido de suplementação orçamentária para inclusão do recurso no orçamento vigente. Na sequência, o processo seguirá para os setores de Planejamento e Procuradoria municipal, permitindo o empenho dos recursos e o início da execução financeira da obra”, explica Valéria.

O valor aprovado é suficiente para a conclusão integral da unidade. Além disso, há a sinalização positiva para a destinação de recursos voltados à aquisição de mobiliário e equipamentos da UBS, por meio de indicação parlamentar, do deputado federal Coronel Assis, cujos trâmites também estão em andamento. São R$ 500 mil para reforçar a conclusão da obra, já que essa emenda garante a aquisição do mobiliário.

Leia mais:  Viação e Obras realiza mais de 54 ações de manutenção em 21 bairros de Várzea Grande

Atualmente, já foi executado cerca de 42% da obra. A estrutura principal já foi iniciada, restando a conclusão de etapas como laje, reboco, contrapiso, instalações hidrossanitário, além dos serviços de acabamento.

Quanto à retomada dos trabalhos e ao prazo para entrega da unidade à população, a definição dependerá da conclusão dos procedimentos administrativos necessários para a liberação e utilização dos recursos. Somente após a efetiva disponibilidade financeira será possível estabelecer um cronograma detalhado para execução e conclusão da obra.
Apesar de ter havido paralisação da obra, o contrato continua em vigência. A obra foi contratada pela Prefeitura no dia 6 de agosto de 2024 junto à empresa Hidroenergy Engenharia Ltda, com prazo de execução de até 300 dias.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Publicado

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

Leia mais:  Secretaria de Saúde recebe equipe do Tribunal de Contas e apresenta fluxos de atendimento da rede municipal

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

PCCS e qualificação profissional são pilares para fortalecer a saúde pública em Várzea Grande

Publicado

A retomada do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) representa uma importante ferramenta para a valorização dos servidores e para a permanência desses profissionais no município, independentemente da área de atuação. Na saúde, mais do que em outros setores, a mão de obra qualificada e reconhecida impacta diretamente o funcionamento dos serviços públicos e, consequentemente, a qualidade do atendimento prestado à população.

A afirmação é da secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, durante entrevista ao programa Opinião.

“O PCCS é um incentivo necessário. Nós entendemos que a valorização profissional passa pela remuneração, pelo reconhecimento e pela perspectiva de crescimento dentro da carreira. Esse é um compromisso da gestão da prefeita Flávia Moretti e vem sendo colocado em prática”, ressaltou.

Valéria citou ainda a dificuldade de contratação em algumas áreas específicas, como medicina especializada, odontologia especializada, auditoria em enfermagem e medicina veterinária, especialmente para atuação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo ela, a carência desses profissionais reflete diretamente na ampliação e na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Outro ponto abordado pela secretária foi a necessidade de fortalecer a gestão pública por meio da qualificação técnica permanente dos servidores. Para ela, não basta apenas possuir formação na área da saúde; é fundamental que os profissionais desenvolvam competências voltadas à gestão e à administração pública, permitindo que cargos de chefia sejam ocupados por servidores que conhecem a realidade local e vivenciam diariamente as demandas dos setores em que atuam.

“A gestão em saúde é composta por diferentes níveis, desde a gestão operacional até a alta administração. Cada função exige habilidades específicas. Muitas vezes, o profissional possui excelente formação técnica, mas precisa também desenvolver competências administrativas, gerenciais e de liderança para atuar de forma eficiente dentro do serviço público”, explicou.

Leia mais:  Assistência técnica impulsiona produção de abacaxi e fortalece agricultura familiar em Várzea Grande

Nesse contexto, Valéria destacou a importância do processo seletivo em andamento no município, que busca ampliar a oferta de profissionais comprometidos com a excelência no atendimento à população.

Embora não se trate de concurso público, a secretária enfatizou que o processo seletivo garante maior transparência, meritocracia, critérios técnicos e segurança jurídica tanto para a administração quanto para os profissionais aprovados.

“A qualificação permanente é um caminho sem volta. Precisamos de profissionais cada vez mais preparados, humanizados e comprometidos com a qualidade do serviço público. Investir na formação e no aperfeiçoamento é investir diretamente na melhoria da assistência prestada à população”, concluiu.

A valorização dos servidores, aliada à qualificação profissional e ao fortalecimento da gestão, tem sido apontada pela Secretaria Municipal de Saúde como uma das principais estratégias para superar desafios históricos e ampliar a eficiência da rede pública de saúde em Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana