Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Alunos da EMEB Ângela Jardim Botelho aprendem fundamentos do handebol de forma lúdica

Publicado

Alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ângela Jardim Botelho estão participando de atividades de iniciação aos princípios do handebol. A ação tem como objetivo proporcionar aos estudantes a prática dos fundamentos da modalidade, como passes e arremessos, por meio de jogos e dinâmicas que estimulam habilidades motoras e o trabalho em equipe.

O mini handebol é uma adaptação do handebol tradicional. A proposta é apresentar o esporte de forma lúdica e simplificada, utilizando regras, quadras e bolas adaptadas para priorizar a diversão, o movimento e o desenvolvimento motor, sem a rigidez das competições adultas.

A diretora da unidade, Meire Aparecida Cargnelutti, explica que a prática esportiva não apenas incentiva a atividade física, mas também fortalece valores essenciais como cooperação, respeito e disciplina.

“O ensino ocorre de forma progressiva, respeitando o desenvolvimento motor, cognitivo e social de cada faixa etária”, destacou.

Ela acrescenta que, durante as aulas, são realizadas atividades práticas que ajudam os alunos a dominar os fundamentos do jogo, ao mesmo tempo em que se divertem e interagem entre si, promovendo um ambiente escolar colaborativo e repleto de aprendizado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Refis 2026 supera 15 mil acordos e garante mais de R$ 13 milhões aos cofres de Várzea Grande
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura de Várzea Grande prepara semana de mobilização e conscientização contra o trabalho infantil

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Proteção Social Especial (CREAS), prepara uma programação especial entre os dias 22 e 26 de junho para marcar a campanha “Erradicação do Trabalho Infantil – Compromisso com a proteção e o futuro das nossas crianças”, em referência ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater o trabalho infantil e fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes do município. A campanha busca reforçar que garantir acesso à educação, ao lazer, à convivência familiar e ao desenvolvimento saudável é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e toda a sociedade.

Ao longo da semana, serão realizadas ações de sensibilização e orientação, como panfletagens, blitzes informativas, oficinas socioeducativas em escolas e uma palestra voltada à comunidade e aos usuários acompanhados pelo CREAS.

Entre as atividades previstas estão blitzes de conscientização no Aeroporto Internacional Marechal Rondon e no Terminal André Maggi, além de oficinas nas escolas estaduais Militar Tiradentes Tenente-Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, Professora Elizabeth Maria Bastos e Professor Honório Rodrigues de Amorim.

Um dos destaques da programação será a palestra ministrada por Dulce Regina de Amorim, coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Mato Grosso (CETRAP-MT). Com o tema “Os desafios da prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil”, a especialista abordará estratégias para identificar, prevenir e combater essa violação de direitos.

As ações contarão ainda com a participação do Conselho Tutelar, que prestará orientações à população sobre suas atribuições, formas de acesso e os canais de atendimento disponíveis para denúncias e acompanhamento de casos.

Leia mais:  Parceria entre Saúde de Várzea Grande e Rotary 4440 reforça atendimento pré-natal nas UBSs com novos sonares obstétricos

Em casos de suspeita ou confirmação de trabalho infantil e outras formas de violência contra crianças e adolescentes, a população pode realizar denúncias de forma anônima por meio do Disque 100 ou junto aos órgãos de proteção do município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Mais de 1,3 mil reeducandos são vacinados contra a gripe em penitenciária de Várzea Grande

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso (Sejus-MT), realizou, ao longo da última semana, uma ampla ação de vacinação na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, localizada no município.

Durante os trabalhos, equipes das Unidades de Saúde dos bairros Passagem da Conceição, Jardim Imperial e Jardim Glória imunizaram 1.301 reeducandos entre os dias 8 e 12 de junho. Os internos receberam a vacina contra a influenza, reforçando a proteção e a prevenção da doença dentro da unidade prisional.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), reafirmando o compromisso das instituições com a garantia da assistência à saúde da população privada de liberdade.

A superintendente da Atenção Primária, Nathalya Randon, destacou que o atendimento à população carcerária integra as ações estratégicas desenvolvidas pelo Município.

“Levar a vacinação para dentro das unidades prisionais é garantir o direito à saúde de todos os cidadãos. A Atenção Primária tem esse compromisso de promover a prevenção e o cuidado, alcançando também as pessoas privadas de liberdade e fortalecendo a proteção coletiva”, ressaltou.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, enfatizou a importância da iniciativa e da integração entre os órgãos públicos.

“A saúde é um direito de todos e deve chegar a todos os espaços. Essa ação demonstra o compromisso de Várzea Grande em oferecer assistência integral e humanizada, garantindo acesso à vacinação e à prevenção de doenças também à população privada de liberdade. A parceria com a Segurança Pública é fundamental para que possamos ampliar esse cuidado e fortalecer a saúde pública no município”, afirmou.

Leia mais:  Parque Bernardo Berneck amplia horário e passa a funcionar sem interrupção das 5h às 18h

O secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, também destacou a relevância da ação.

“Essa parceria entre o Estado e o Município é fundamental para garantir que a população privada de liberdade tenha acesso aos cuidados necessários. A vacinação contra a influenza é uma medida preventiva importante, que protege tanto os reeducandos quanto os servidores que atuam diariamente no sistema prisional, fortalecendo as ações de saúde pública em Mato Grosso”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana