Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande reforça protagonismo na FIT Pantanal e se consolida como porta de entrada do turismo em Mato Grosso

Publicado

A prefeita Flávia Moretti destacou o protagonismo de Várzea Grande durante a abertura da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2026), realizada nesta quarta-feira (3), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Com um dos estandes mais visitados logo nas primeiras horas do evento, reunindo cerca de 3 mil pessoas, o município apresentou aos visitantes suas potencialidades turísticas, culturais e gastronômicas.

Segundo a prefeita, a participação na FIT reforça o papel estratégico de Várzea Grande para o desenvolvimento do turismo mato-grossense.

O município abriga o principal aeroporto do Estado e está localizado em um dos mais importantes entroncamentos rodoviários da região Centro-Oeste, tornando-se a principal porta de entrada para quem visita Mato Grosso.

“Várzea Grande é a porta de entrada do turismo de Mato Grosso. O turista que vem ao Estado chega pelo nosso aeroporto e pelas nossas rodovias. O maior trevo rodoviário está dentro de Várzea Grande. Estamos de braços abertos para todos os visitantes. Estamos inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro e nos consolidando como uma cidade turística. Estamos fazendo história no turismo em pouco mais de um ano e seis meses de gestão. Agradecemos a cada empresário que investe na cidade. Só temos a crescer”, afirmou Flávia Moretti.

O estande de Várzea Grande reúne atrativos como a tradicional Rota do Peixe, a história das redeiras do Limpo Grande, manifestações culturais, artesanato, gastronomia típica e a participação de 25 empresas parceiras ligadas ao setor turístico. A proposta é apresentar aos visitantes as riquezas e as oportunidades que o município oferece.

A prefeita também comemorou a grande movimentação registrada logo no primeiro dia da feira, quando milhares de pessoas passaram pelo espaço várzea-grandense.

Leia mais:  Promessa do atletismo de Várzea Grande, aluno da rede municipal mira títulos estaduais e nacionais pelo VG Mais Esporte

“Acabamos de abrir a feira e já somos um dos estandes mais visitados. Está lindo e maravilhoso. Temos grandes parceiros de Várzea Grande e aqui estaremos sempre”, destacou.

Participando pela segunda vez consecutiva da FIT Pantanal na atual gestão, Várzea Grande ampliou significativamente a presença de parceiros e expositores, fortalecendo a divulgação dos atrativos locais e consolidando sua posição no cenário turístico estadual.

A expectativa da administração municipal é que a participação na feira gere novas oportunidades de negócios, fortaleça a cadeia produtiva do turismo e amplie a visibilidade de Várzea Grande como destino turístico e econômico de Mato Grosso.

A FIT Pantanal segue até domingo (7), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo expositores de diversas regiões do Brasil e de outros países, consolidando-se como uma das principais vitrines do turismo mato-grossense.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Publicado

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

Leia mais:  Guarda Municipal recupera motocicleta furtada e descobre possível desmanche de veículos em Várzea Grande

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

PCCS e qualificação profissional são pilares para fortalecer a saúde pública em Várzea Grande

Publicado

A retomada do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) representa uma importante ferramenta para a valorização dos servidores e para a permanência desses profissionais no município, independentemente da área de atuação. Na saúde, mais do que em outros setores, a mão de obra qualificada e reconhecida impacta diretamente o funcionamento dos serviços públicos e, consequentemente, a qualidade do atendimento prestado à população.

A afirmação é da secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, durante entrevista ao programa Opinião.

“O PCCS é um incentivo necessário. Nós entendemos que a valorização profissional passa pela remuneração, pelo reconhecimento e pela perspectiva de crescimento dentro da carreira. Esse é um compromisso da gestão da prefeita Flávia Moretti e vem sendo colocado em prática”, ressaltou.

Valéria citou ainda a dificuldade de contratação em algumas áreas específicas, como medicina especializada, odontologia especializada, auditoria em enfermagem e medicina veterinária, especialmente para atuação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo ela, a carência desses profissionais reflete diretamente na ampliação e na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Outro ponto abordado pela secretária foi a necessidade de fortalecer a gestão pública por meio da qualificação técnica permanente dos servidores. Para ela, não basta apenas possuir formação na área da saúde; é fundamental que os profissionais desenvolvam competências voltadas à gestão e à administração pública, permitindo que cargos de chefia sejam ocupados por servidores que conhecem a realidade local e vivenciam diariamente as demandas dos setores em que atuam.

“A gestão em saúde é composta por diferentes níveis, desde a gestão operacional até a alta administração. Cada função exige habilidades específicas. Muitas vezes, o profissional possui excelente formação técnica, mas precisa também desenvolver competências administrativas, gerenciais e de liderança para atuar de forma eficiente dentro do serviço público”, explicou.

Leia mais:  DAE-VG trabalha para concluir manutenção após rompimento de adutora no São Simão

Nesse contexto, Valéria destacou a importância do processo seletivo em andamento no município, que busca ampliar a oferta de profissionais comprometidos com a excelência no atendimento à população.

Embora não se trate de concurso público, a secretária enfatizou que o processo seletivo garante maior transparência, meritocracia, critérios técnicos e segurança jurídica tanto para a administração quanto para os profissionais aprovados.

“A qualificação permanente é um caminho sem volta. Precisamos de profissionais cada vez mais preparados, humanizados e comprometidos com a qualidade do serviço público. Investir na formação e no aperfeiçoamento é investir diretamente na melhoria da assistência prestada à população”, concluiu.

A valorização dos servidores, aliada à qualificação profissional e ao fortalecimento da gestão, tem sido apontada pela Secretaria Municipal de Saúde como uma das principais estratégias para superar desafios históricos e ampliar a eficiência da rede pública de saúde em Várzea Grande.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana