Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Simpósio discute ações para maternidade segura na região Sul de Mato Grosso

Publicado

Rondonópolis sedia o I Simpósio Regional “Cada mãe conta”, com o tema “Por uma maternidade segura na região Sul de Mato Grosso”. O evento ocorre nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27) e é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), tendo a cidade, polo regional de saúde, como anfitriã.

O encontro técnico, com participação de profissionais de toda região Sul de Mato Grosso, visa garantir uma gestação segura para as mulheres e capacitar as equipes para melhorar a cada dia o atendimento.

Atualmente, segundo a SES, hipertensão gestacional, diabetes e hemorragia são as condições que mais preocupam e demandam uma atenção especial dos municípios. Este ano, a região registrou quatro casos de mortes de gestantes, sendo em Jaciara, Poxoréu, São Pedro da Cipa e Rondonópolis.

“Esse simpósio representa um momento importante para consolidar as informações essenciais ao aprimoramento da Rede de Atenção Primária. Essa etapa visa fortalecer as ações e garantir melhores resultados nesta área”, explica a coordenadora Estadual de Atenção Primária da SES/MT, Regina Amorim Costa.

O secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, lembra que a promoção da segurança da maternidade é um compromisso essencial para reduzir a mortalidade e garantir que toda gestante tenha uma gravidez e um parto seguros.

“Nós temos intensificado no município de Rondonópolis ações integradas que envolvem, por exemplo, pré-natal de qualidade, acompanhamento da gestação pela unidade básica de saúde e a capacitação contínua dos nossos profissionais. São medidas que permitem identificar precocemente doenças ou condições que podem representar risco para as gestantes”, conclui Mykaell.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Procuradoria da Mulher e da Família promove ação especial voltada aos idosos em Rondonópolis
publicidade

Rondonópolis

Procuradoria da Mulher e da Família promove ação especial voltada aos idosos em Rondonópolis

Publicado

Procuradoria da Mulher e da Família promove ação especial voltada aos idosos em Rondonópolis. Em alusão ao Mês de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, a Câmara Municipal de Rondonópolis, por meio da Escola do Legislativo e da Procuradoria da Mulher e da Família, realizará nesta quinta-feira (25), às 14h, uma ação especial de acolhimento e cuidado aos idosos atendidos pelo Recanto dos Idosos. A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de atenção, valorização e bem-estar aos moradores da instituição, reforçando a importância do respeito, da dignidade e da proteção à pessoa idosa. A ação contará com a parceria da Obra Kolping, que disponibilizará serviços gratuitos de corte de cabelo, hidratação capilar e escova, promovendo autoestima e cuidado pessoal aos idosos atendidos. De acordo com a Procuradoria da Mulher e da Família, a atividade integra as ações desenvolvidas ao longo do mês de junho, período dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e à promoção de políticas públicas que garantam qualidade de vida e proteção a essa parcela da população. A imprensa está convidada a acompanhar a ação. Serviço ???? Local: Recanto dos Idosos ???? Data: 25 de junho de 2026 (quinta-feira) ???? Horário: 14h Realização: Procuradoria da Mulher e da Família da Câmara Municipal de Rondonópolis Parceria: Obra Kolping

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Carteira Municipal do Paciente Oncológico é Lei em Rondonópolis e garante atendimento prioritário
Continue lendo

Rondonópolis

Câmara aprova repasse de R$ 2 milhões para garantir portões abertos na 52ª Exposul

Publicado

Câmara aprova repasse de R$ 2 milhões para garantir portões abertos na 52ª Exposul. A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (24), o Projeto de Lei nº 247/2026, de autoria do Poder Executivo. A matéria autoriza o município a celebrar um convênio de fomento econômico no valor de R$ 2 milhões com o Sindicato dos Produtores Rurais de Rondonópolis para a realização da tradicional 52ª Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso). A proposta, enviada pelo Executivo em regime de urgência, teve essa primeira etapa aprovada por 14 votos favoráveis a 2 contrários, enquanto o texto-base do projeto foi aprovado por 18 votos. O principal objetivo da medida é assegurar portões abertos com entrada inteiramente gratuita para toda a população durante os dias do evento, agendado para ocorrer de 03 a 09 de agosto de 2026 no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. Conforme o projeto, o recurso municipal se soma a outros aportes públicos e institucionais, totalizando quase R$ 7 milhões em investimentos conveniados. O Governo do Estado de Mato Grosso entra com o maior aporte, no valor de R$ 4,5 milhões. O SENAR e a APROSMAT destinam R$ 200 mil cada, enquanto a APROSOJA contribui com R$ 100 mil. O restante do valor será de responsabilidade do próprio Sindicato Rural e de parceiros privados. “O evento vai ter um aporte de quase 7 milhões de reais de recursos públicos para custear a festa. E isso é importante porque possibilita a festa ser gratuita. A preocupação nossa dos vereadores aqui era justamente que nós não ficássemos apenas com a entrada gratuita, mas que também lá dentro o cidadão, o trabalhador, a família pudesse ter também preços acessíveis na bebida, na alimentação, no parquinho, no estacionamento. Não adianta o cidadão poder ir no evento e não poder desfrutar. Essa foi a grande discussão dos vereadores e a cobrança nesse sentido,” explicou o vereador Ibrahim Zaher. O parlamentar também aproveitou para desmentir boatos de bastidores sobre uma possível rejeição à proposta. “Começou um comentário de que os vereadores poderiam derrubar o projeto. Em momento nenhum nenhum vereador falou de derrubar o projeto. Na verdade, a nossa preocupação era como seria feita a cobrança dos demais serviços lá dentro”, esclareceu. Diante das cobranças dos vereadores, Ibrahim explicou que os organizadores da Exposul formalizaram o compromisso de que os valores dos produtos e serviços internos não serão exorbitantes e que as tabelas de preços serão fixadas de modo visível logo nas entradas do parque.

Leia mais:  Câmara aprova repasse de R$ 2 milhões para garantir portões abertos na 52ª Exposul

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana