Pesquisar
Close this search box.

CULINÁRIA

Prefeitura de Sinop informa funcionamento dos serviços públicos durante Corpus Christi e ponto facultativo

Publicado

A Prefeitura de Sinop informa à população como ficará o funcionamento dos serviços públicos municipais durante o feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira (04), e o ponto facultativo decretado para sexta-feira (05), conforme estabelecido pelos Decretos Municipais nº 002/2026 e nº 152/2026.

Durante os dois dias, as secretarias municipais e o Paço Municipal Prefeito Geraldino Dal’Maso estarão sem atendimento ao público, com retorno das atividades administrativas na segunda-feira (08), em horário habitual. Os serviços considerados essenciais e imprescindíveis à comunidade funcionarão normalmente, garantindo atendimento à população nas áreas prioritárias.

Na área da saúde, os atendimentos de urgência e emergência estarão mantidos normalmente na UPA 24 Horas, localizada na Avenida André Maggi, nº 7077, Jardim das Acácias, e na Policlínica Menino Jesus, situada na Rua Colonizador Ênio Pipino, bairro Menino Jesus, tanto no feriado de quinta-feira (04) quanto no ponto facultativo de sexta-feira (05).

Já na sexta-feira (05), durante o ponto facultativo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) terceirizadas da Atenção Primária estarão abertas para atendimento à população, funcionando das 7h às 11h e das 13h às 17h. Permanecerão em funcionamento a UBS Manoel Loretino dos Santos, UBS Família Menino Jesus, UBS Família Sabrina, UBS Sebastião de Matos, UBS São Cristóvão, UBS São Francisco, UBS Jardim América, UBS Gleba Mercedes e UBS Camping Club.

O Cemitério Municipal Santo Antônio funcionará normalmente durante os dois dias, sem alteração no atendimento à população.

Também seguirão sem mudanças os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário realizados pela concessionária responsável, assim como a coleta de resíduos domésticos, que ocorrerá normalmente nos dias 04 e 05 de junho.

Leia mais:  Vacinação itinerante no shopping amplia acesso da população e fortalece cobertura vacinal em Sinop

O ponto facultativo do dia 05 de junho foi instituído pelo Decreto Municipal nº 152/2026, assinado pelo prefeito Roberto Dorner, considerando o calendário oficial de feriados e pontos facultativos do município previsto no Decreto nº 002/2026, que estabelece o dia 04 de junho como ponto facultativo alusivo à celebração de Corpus Christi.

A Prefeitura de Sinop reforça que os serviços essenciais estarão mantidos para assegurar assistência e continuidade dos atendimentos à comunidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

CULINÁRIA

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Publicado

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

Leia mais:  Sinop alia crescimento acelerado à preservação ambiental e se consolida como referência em sustentabilidade

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Leia mais:  Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CULINÁRIA

Audiência pública detalha gestão, investimentos e avanços do PreviSinop em 2025

Publicado

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), a Audiência Pública de Prestação de Contas do Exercício de 2025. O encontro reuniu servidores ativos, aposentados, pensionistas, membros dos conselhos e do comitê de investimentos para a apresentação dos principais resultados alcançados pelo instituto ao longo do último ano.

Durante a audiência, a equipe técnica apresentou a prestação de contas do exercício de 2025, o Relatório de Governança Corporativa, os resultados da Política de Investimentos e os dados da Avaliação Atuarial. A iniciativa integra as ações de transparência da autarquia e atende requisitos do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Progestão).

A superintendente executiva previdenciária do PreviSinop, Daniela Sevignani, destacou a relevância da audiência pública para a transparência da gestão e para a manutenção dos padrões de excelência conquistados pelo instituto. “A audiência pública vem para demonstrar os resultados da gestão do ano anterior. Além de ser importante como uma ferramenta de transparência e comunicação com a sociedade e os nossos segurados, é um pré-requisito fundamental do Pró-Gestão Nível IV. Nós, como primeira entidade, primeiro regime próprio de previdência do Brasil a conquistar o máximo de gestão, considerando os RPPS de porte médio, temos que manter esse pódio e também, de fato, realizar tudo o que precisamos realizar”, afirmou.

Daniela Sevignani também ressaltou a solidez financeira do instituto e a importância do histórico de responsabilidade na gestão previdenciária municipal. “A audiência pública vem para falar das nossas atividades, dos resultados do Previ, dos investimentos, da quantidade de aposentados, pensionistas, benefícios concedidos, enfim, de toda a nossa atuação e da importância que isso tem para a continuidade e a sustentabilidade do PreviSinop. Também deixa os nossos segurados tranquilos, porque o PreviSinop é um instituto muito saudável, pois sempre tivemos gestores e prefeitos que se preocuparam com a previdência e, historicamente, nunca tivemos atraso de repasses. Por isso, hoje conseguimos conquistar várias premiações em nível nacional”, destacou.

Leia mais:  Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop, Adriano Perotti, citou que a audiência amplia o acesso às informações previdenciárias e fortalece a confiança dos segurados na administração dos recursos. “É uma audiência pública que foi transmitida ao vivo pelos canais do PreviSinop. Ou seja, dá acesso a todo o servidor segurado da nossa previdência para acompanhar o que foi tratado e o que foi exposto aqui. O nosso Instituto de Previdência hoje é um dos mais seguros do Brasil. O servidor público, seja da Prefeitura, da Câmara Municipal de Vereadores, da Ager, precisa saber o que é a nossa previdência, como ela está funcionando e como o recurso que temos aqui, destinado à nossa aposentadoria, está sendo administrado por esses servidores que cuidam de todo esse patrimônio”, afirmou.

O presidente do Conselho Deliberativo do PreviSinop, Joel Meyer, também reforçou o papel da prestação de contas como instrumento de acompanhamento por parte dos segurados. “Esta audiência é uma prestação de contas de tudo o que foi feito pelo Previ. É uma forma de transparência para que o servidor possa acompanhar. É importante que todos vejam o que está acontecendo e quais decisões estão sendo tomadas, porque isso aqui é patrimônio do servidor”, pontuou.

Resultados alcançados

A coordenadora de Governança do PreviSinop, Andressa Amaral, apresentou os avanços institucionais alcançados durante o exercício de 2025. “Nós apresentamos nesta audiência pública tudo aquilo que construímos e conquistamos durante o exercício de 2025. Tivemos muitos avanços. Precisamos alterar a nossa legislação para ampliar e atender requisitos do Pró-Gestão. Com isso, melhoramos o atendimento aos nossos servidores segurados, ativos e inativos, além de realizar diversas ações voltadas à implementação de relatórios, melhorias nos processos e atendimento de requisitos que nos permitiram conquistar o Nível IV do Pró-Gestão em dezembro de 2025”, explicou.

Leia mais:  Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Segundo a coordenadora, a certificação avalia as boas práticas de gestão e proporciona mais transparência, sustentabilidade e segurança previdenciária. “O Nível IV do Pró-Gestão também promove educação previdenciária, leva informação aos servidores, auxilia no planejamento da aposentadoria e amplia ações voltadas à qualidade de vida dos aposentados. Durante a audiência pública, também apresentamos os investimentos realizados pelo instituto, os processos judiciais, a política de investimentos, os resultados da avaliação atuarial e o planejamento do PreviSinop para garantir segurança aos segurados no futuro”, finalizou.

O atuário do PreviSinop, Igor França, falou sobre a importância de mostrar aos segurados como funciona um regime próprio de previdência. “O que a maioria das pessoas conhece é o INSS, mas a legislação permite que exista um regime próprio para os servidores efetivos. Por isso, é importante apresentar toda a estrutura organizacional, os setores responsáveis pela concessão de benefícios, pelos investimentos e pela gestão dos recursos. O PreviSinop está próximo de atingir a marca de R$ 1 bilhão em patrimônio, o que demonstra a força financeira do instituto”, destacou.

A audiência pública foi transmitida ao vivo no canal oficial do PreviSinop no YouTube para que servidores e demais interessados pudessem acompanhar os dados apresentados. A transmissão completa está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=3m2hnHebTo4.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana