Pesquisar
Close this search box.

CULINÁRIA

Prefeitura de Sinop e Governo de Mato Grosso realizam pesquisa e mapeam perfil dos visitantes da Exponorte 2026

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), realizou uma pesquisa durante a Exponorte 2026 para identificar o perfil dos visitantes que participaram do evento. O levantamento ocorreu durante os dois finais de semana da feira.

A proposta da pesquisa é transformar os dados coletados em informações estratégicas para o planejamento do turismo local e regional. O município busca obter diagnóstico mais preciso sobre o perfil dos visitantes, impacto econômico gerado pela Exponorte e potencial de crescimento do turismo de eventos em Sinop.

Entre as informações levantadas estão a origem dos visitantes, tempo de permanência na cidade, gastos durante a estadia, motivação da viagem e percepção sobre o município. Segundo a organização, a Exponorte 2026 reuniu cerca de 230 mil pessoas durante os quatro dias principais de evento.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou que o levantamento faz parte da estratégia do município para fortalecimento do conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). “Sinop trabalha esse conceito internacional que envolve conectividade, tecnologia, experiências e sustentabilidade. Para isso, nós precisamos ter uma base sólida de dados e as pesquisas possuem papel fundamental nesse processo. Essa mesma pesquisa foi aplicada na Norte Show, que possui perfil voltado aos negócios e à tecnologia, e agora também na Exponorte, que possui característica mais voltada ao lazer e entretenimento. O objetivo é compreender as diferenças entre esses públicos e como eles contribuem para a economia de Sinop”, explicou.

Leidiane Viegas também ressaltou a parceria com o Governo do Estado para desenvolvimento da pesquisa e elaboração dos dados técnicos. “Essa pesquisa ocorre em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, que possui metodologia própria para compilação e análise das informações. Nos próximos dias, nós devemos divulgar os resultados tanto da pesquisa realizada na Norte Show quanto da pesquisa desenvolvida durante a Exponorte. Esses dados serão importantes para direcionar ações futuras e fortalecer o turismo de eventos no município”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop e Governo de MT abrem inscrições para curso gratuito de socorrista de emergência

A turismóloga residente técnica da Sedec-MT, Bruna Verão, explicou que o levantamento busca fornecer informações estratégicas para o planejamento turístico do estado e dos municípios. “Essa pesquisa possui o objetivo de levantar informações estratégicas sobre os participantes do evento, como motivação da viagem, percepção sobre o município e meios de hospedagem utilizados. Nós já realizamos esse levantamento em municípios como Alta Floresta e Barra do Bugres, e agora estamos pela segunda vez em Sinop. Esses dados possuem grande importância para o planejamento do município e também do Estado de Mato Grosso, principalmente para fortalecer o turismo de eventos e ampliar a capacidade de organização e promoção dos destinos turísticos”, ressaltou.

A estudante de agronomia Clarice dos Santos, moradora do Espírito Santo, respondeu à pesquisa durante a visita à Exponorte e destacou a experiência positiva vivida em Sinop. “Nós somos do Espírito Santo e essa é a primeira vez que estamos aqui. Viemos por conta do potencial que essa festa possui, para conhecer empresas novas e ampliar contatos. Eu sou estudante de agronomia, então essa experiência possui grande importância para mim. Aproveitei a viagem e já entrei em contato com a Embrapa porque pretendo visitar também. Estou gostando bastante da cidade. Achei Sinop muito organizada, com ruas largas, excelente logística e uma população muito educada no trânsito. A infraestrutura da cidade também me chamou atenção de forma positiva. Nós vamos permanecer dez dias aqui antes de retornar para o Espírito Santo”, relatou.

A visitante Lavínia Fernandes, que atualmente mora em Cuiabá e possui origem em Minas Gerais, também participou da pesquisa e destacou a experiência na cidade durante os dias de evento. “Eu moro atualmente em Cuiabá, mas sou de Minas Gerais. Nós viemos conhecer a exposição, assistir ao show do Luan Santana e também conhecer a cidade. Fizemos vários passeios desde ontem e estou gostando muito de Sinop”, comentou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop sedia o VIII SIMAMCA e destaca impacto na economia e no turismo de negócios

Leonardo Sena, de Cuiabá, afirmou que possuía vontade de conhecer a região Norte do estado. “Eu estou gostando muito de conhecer Sinop. Já tinha vontade de conhecer a capital do Nortão e entender melhor essa região. Até agora conheci o shopping, o Parque Florestal e alguns mercados. Nossa passagem será rápida, de sexta a domingo, mas a experiência está sendo muito positiva”, afirmou.

Os resultados completos da pesquisa devem ser divulgados nos próximos dias pela Prefeitura de Sinop e pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

CULINÁRIA

Curso de Operador de Máquinas Pesadas abre oportunidade de qualificação para mercado em expansão em Sinop

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, apoia a realização do curso de Operador de Máquinas Pesadas promovido pela MVB Cursos Profissionalizantes. A capacitação oferece formação teórica e prática para quem deseja ingressar no mercado de trabalho operando equipamentos como pá carregadeira, retroescavadeira e trator agrícola. As inscrições seguem até esta quarta-feira, 11 de junho, no período da tarde, em uma tenda instalada na Praça da Bíblia. O curso terá início ainda hoje, às 19h, no Complexo Olímpico José Carlos Pasa.

A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Sinop, que disponibiliza, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, as máquinas utilizadas durante as aulas práticas. A expectativa é que mais de mil pessoas sejam capacitadas durante a formação, ampliando as oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

Diretor nacional da MVB Cursos Profissionalizantes, André Marques, destaca que a iniciativa oferece formação completa aos participantes, desde a matrícula até a certificação profissional. “Somos o maior complexo educacional na área de operadores de máquinas pesadas do Brasil, com mais de um milhão de alunos formados. O aluno é acompanhado desde a matrícula, passando pela parte teórica até a aula prática e certificação. Ao final do curso, ele já sai com certificado e carteira nacional de operador”, afirmou.

Segundo a organização, os participantes terão acesso a uma formação com carga horária de 60 horas, incluindo aulas presenciais e complementação na modalidade Educação a Distância (EAD). Ao final, os alunos recebem certificado e carteirinha de Operador de Máquinas Pesadas, válida em todo o território nacional.

André Marques também reforçou o potencial de empregabilidade da profissão e incentivou a população a aproveitar a oportunidade. “Chegou a MVB na sua cidade. Corre para a tenda, faça sua inscrição e seja um operador, ganhando até R$ 8 mil, R$ 9 mil ou R$ 11 mil mensais”, destacou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop e Governo de MT abrem inscrições para curso gratuito de socorrista de emergência

A Prefeitura de Sinop reforça o convite à população interessada em qualificação profissional para aproveitar a oportunidade e realizar a inscrição ainda nesta quarta-feira, garantindo participação em um curso voltado à formação técnica e geração de emprego e renda.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CULINÁRIA

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre segurança no trabalho e uso de EPIs em Sinop

Publicado

Com foco no fortalecimento das políticas de saúde e segurança do trabalhador, servidores da área da saúde de Sinop participaram, hoje (11), de manhã, de um treinamento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), voltado às diretrizes do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). O encontro foi realizado no auditório da Escola de Governo, da Secretaria de Administração e Modernização.

A capacitação reuniu profissionais ligados aos setores de Recursos Humanos das secretarias e teve como objetivo alinhar informações, esclarecer dúvidas e garantir o correto andamento das ações previstas relacionadas à saúde ocupacional dos servidores municipais. Durante o treinamento, foram abordados temas essenciais para a gestão da saúde e segurança no ambiente de trabalho, como hierarquia e organograma dos processos, integração de sistemas, identificação e planejamento dos trabalhos, elaboração de protótipos, execução de atividades técnicas e programas obrigatórios previstos em norma.

Entre os conteúdos trabalhados estiveram o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Conservação Auditiva (PCA), Programa de Proteção Respiratória (PPR), LTCAT, laudos de insalubridade e periculosidade, além do Plano de Atendimento a Emergências (PAE).

A diretora do SESMT, Elivanda Abreu, destacou que o treinamento é voltado, inicialmente, aos profissionais de Recursos Humanos por serem responsáveis pelo acompanhamento dos servidores nas secretarias. “O público-alvo neste momento são os RHs, porque são eles que cuidam de todo o nosso pessoal. Existe uma preocupação tanto da gestão municipal quanto da Secretaria de Administração em garantir a saúde e segurança dos nossos trabalhadores. Esse treinamento é exatamente para cuidar disso: da saúde e segurança no trabalho”, enfatizou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop destaca potencial turístico e econômico do município na FIT Pantanal 2026

Segundo ela, as capacitações terão continuidade ao longo do ano, com formações presenciais e híbridas, especialmente voltadas à utilização dos sistemas e à aplicação prática das normas. “A intenção da gestão é realmente ter servidores capacitados para cuidar dos nossos servidores que estão lá na ponta”, acrescentou.

O gestor de Biosegurança, Saúde e Segurança do Trabalho, Willian de Lima, explicou que um dos principais pontos do encontro foi orientar os coordenadores de RH sobre a importância da descrição detalhada dos cargos para elaboração correta dos laudos técnicos. “Estamos apresentando o plano de ação do contrato e orientando sobre a importância da descrição detalhada do cargo para a elaboração dos laudos de insalubridade e periculosidade. Essas informações são fundamentais e também integram o envio de dados ao E-Social”, ressaltou.

Para a gestora administrativa Lucimar Cenedese, a capacitação fortalece o trabalho desenvolvido diretamente nas secretarias e contribui para ampliar o conhecimento dos servidores sobre prevenção e segurança no ambiente laboral. “Essas capacitações reforçam o aprendizado para que possamos repassar as informações aos servidores. Muitas vezes, eles não têm conhecimento sobre a importância do uso dos EPIs ou dos procedimentos corretos relacionados a atestados e segurança no trabalho. Estar aqui aprendendo para compartilhar isso é muito importante”, destacou.

A iniciativa integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento das práticas de segurança do trabalho no serviço público municipal, promovendo mais proteção, prevenção de riscos e qualidade no ambiente laboral dos servidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Rodrigues

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana