Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Operação Mulher Segura amplia combate à violência de gênero com investimento de R$ 18 milhões

Publicado

Brasília, 1º/6/26 – Foi deflagrada, nesta segunda-feira (1º), a segunda edição da Operação Mulher Segura, ação nacional integrada de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), integra o conjunto de ações do Centro Integrado Mulher Segura (Cims) e está alinhada ao Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio.

Pela primeira vez, a operação contará com investimento estimado em R$ 18 milhões e duração continuada de sete meses, consolidando um modelo de atuação permanente, articulada e integrada em âmbito nacional.

A iniciativa tem como foco intensificar a localização e a captura de agressores com mandados de prisão em aberto, além de promover ações educativas e campanhas de conscientização voltadas ao público masculino. As atividades serão conduzidas pelos órgãos de segurança pública e instituições parceiras, com foco na prevenção, na desnaturalização e no enfrentamento da violência de gênero.

Mobilização Nacional

O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a importância da ação no enfrentamento à violência contra a mulher.

“Trata-se de um problema social de caráter nacional. Por isso, estamos mobilizando toda a estrutura da segurança pública para combater o feminicídio. O foco é prevenir, identificar, intervir e responsabilizar autores de violência, assegurando maior proteção às mulheres em todo o território brasileiro. Com a iniciativa acontecendo de forma permanente, esperamos resultados ainda maiores do que os alcançados na primeira edição”, afirmou.

A Operação Mulher Segura contará com o apoio institucional e operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça (Saju), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério das Mulheres (MM), do Ministério do Turismo (MTur) e das Secretarias de Segurança Pública das 27 unidades da Federação. A atuação ocorrerá por meio dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) ou estruturas equivalentes, além das polícias civil, militar, técnico-científica e penal, dos corpos de bombeiros militares, das guardas municipais e de outros órgãos do sistema de Justiça e proteção.

Leia mais:  Ministro destaca NIB e novos acordos comerciais no II Fórum de Investimentos Brasil-UE

Primeira edição da Operação Mulher Segura

A primeira edição da operação, realizada entre 19 de fevereiro e 5 de março, registrou 4.936 prisões, sendo 3.199 em flagrante e 1.737 em cumprimento de mandados de prisão.

Em 15 dias, a operação mobilizou 38.564 agentes e 14.796 viaturas em 2.050 municípios. Foram realizadas 42.339 diligências, com acompanhamento de 18.002 medidas protetivas de urgência e atendimento a 24.337 vítimas. Na área preventiva, ocorreram 1.802 campanhas de conscientização, que alcançaram cerca de 2,2 milhões de pessoas.

Para reforçar as ações nos estados, o MJSP destinou aproximadamente R$ 2,6 milhões para o pagamento de diárias a policiais, ampliando o efetivo empregado na operação.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

Ministério das Cidades recebe delegação de Moçambique para intercâmbio em políticas urbanas

Publicado

O Ministério das Cidades recebeu, nesta terça-feira (23), em Brasília, representantes técnicos do Governo de Moçambique para uma reunião de intercâmbio sobre políticas públicas urbanas. O encontro reuniu equipes das secretarias nacionais do MCID e integrantes da delegação moçambicana, com foco em planejamento urbano, habitação, mobilidade, periferias e desenvolvimento urbano integrado.

A missão moçambicana é formada por técnicos do governo de Moçambique, em temas como obras públicas, infraestruturas e recursos naturais. A agenda no Brasil tem como objetivo conhecer experiências, desafios e perspectivas das políticas urbanas brasileiras que possam contribuir para a implementação da Política de Urbanização de Moçambique, aprovada em 2024.

Durante a reunião, o Ministério das Cidades apresentou a estrutura da pasta, recriada em 2023, e o papel de suas cinco secretarias nacionais no apoio aos estados e municípios para a estruturação e a qualificação dos serviços urbanos, incluindo programas como o Minha Casa, Minha Vida, o Periferia Viva, iniciativas de regularização territorial, ações de reforma habitacional e estratégias de participação popular.

O coordenador de Temas Estratégicos da Assessoria Internacional, do Ministério das Cidades, Ian Seixas, destacou que o diálogo com Moçambique reforça a disposição do Governo do Brasil em compartilhar experiências e construir caminhos de cooperação técnica com países lusófonos.

“A cooperação com Moçambique é uma oportunidade de troca entre países irmãos, que compartilham desafios urbanos e sociais semelhantes. O Brasil tem acumulado experiência na formulação e na execução de políticas públicas em habitação, urbanização, mobilidade e periferias, e o Ministério das Cidades tem todo interesse em contribuir tecnicamente para esse diálogo”, afirmou Ian.

O principal tema de interesse da delegação foi o Minha Casa, Minha Vida, e seus modelos de financiamento, seleção e priorização da população de menor renda, bem como a articulação entre o Governo do Brasil, estados e municípios, para a execução de programas que dependem de coordenação entre diferentes entes federativos e da adaptação das políticas nacionais às realidades locais.

Leia mais:  MJSP direciona mais de R$ 2,8 milhões à segurança pública da Baixada Santista

Ao final do encontro, a delegação moçambicana convidou representantes técnicos do Ministério das Cidades a dar continuidade à troca de experiências em Moçambique, com foco no aprofundamento de boas práticas e na possível construção de um plano de trabalho de cooperação.

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

Pacto pelo Trabalho Decente em Grandes Eventos será assinado nesta quinta-feira (25)

Publicado

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) promove, nesta quinta-feira (25), às 14h, a cerimônia de assinatura do Pacto pelo Trabalho Decente em Grandes Eventos, uma iniciativa construída de forma tripartite, com a participação de representantes do governo, trabalhadores, empregadores e instituições parceiras.

O evento contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e reunirá representantes das entidades signatárias do pacto, entre elas o MTE, o Ministério da Cultura (MinC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), representantes do setor empresarial e das centrais sindicais.

O pacto tem como objetivo fortalecer a promoção do trabalho decente no setor de grandes eventos em todo o país, assegurando relações de trabalho dignas, seguras e alinhadas à legislação vigente. 

A iniciativa abrange atividades relacionadas à cadeia produtiva de eventos de grande porte — como shows, festivais, eventos esportivos, feiras e congressos — e contempla profissionais das áreas de produção, montagem, segurança, limpeza, alimentação, logística e demais serviços de apoio.

Durante a cerimônia, será realizada a assinatura do pacto pelas instituições participantes, além da adesão voluntária de empresas do setor, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o compromisso com boas práticas trabalhistas.

A agenda integra a estratégia do Governo do Brasil de fortalecer pactos setoriais voltados à promoção do trabalho decente, com base no diálogo social e na cooperação institucional.

Serviço

Assinatura do Pacto pelo Trabalho Decente em Grandes Eventos
Data:
25 de junho (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Sala 902 do edifício-sede do Ministério do Trabalho e Emprego — Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Brasília/DF

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Leia mais:  MME abre consulta pública sobre processo de contratação da UTE Candiota III
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana