Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

MME participa de reunião da OLACDE e reforça compromisso com a integração energética regional

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou da 65ª Sessão Ordinária do Conselho de Especialistas da Organização Latino-Americana e Caribenha de Energia (OLACDE), realizada nos dias 27 e 28 de maio de 2026, na Cidade de Belize. O encontro reuniu representantes dos países-membros para debater temas estratégicos que subsidiarão as discussões da Reunião de Ministros, prevista para ocorrer durante a 11ª Semana de Energia, em outubro, em Santo Domingo, República Dominicana.

Entre os principais assuntos da pauta estiveram os desafios e oportunidades relacionados à inteligência artificial e à energia do futuro, com destaque para redes inteligentes, eficiência energética, fontes renováveis e gestão de sistemas energéticos. Também foram discutidos temas ligados à economia circular no setor de energia, à eletrificação da demanda energética e à proposta de criação de um Conselho Regional da Juventude na Energia.

Ao longo das discussões, os participantes reforçaram a importância da integração regional e do planejamento energético como instrumentos fundamentais para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor.

Representando o MME, o diretor substituto do Departamento de Informações, Estudos e Eficiência Energética, Sérgio Ayrimoraes, destacou que a cooperação com a OLACDE tem sido fundamental para fortalecer a construção de um planejamento energético cada vez mais integrado, robusto e alinhado aos desafios da transição energética.

“O Brasil possui uma sólida experiência em planejamento energético de longo prazo, refletida em instrumentos como o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), Plano Nacional de Energia (PNE 2055) e o Plano Nacional de Transição Energética (Plante), atualmente em consulta pública. Somos gratos à OLACDE pela colaboração técnica prestada no processo de revisão do Plante, que destacou sua abordagem sistêmica e elevada capacidade institucional, sendo de grande relevância para o aprimoramento desse instrumento”, afirmou o representante.

Leia mais:  Ministério das Cidades anuncia R$ 702,9 milhões para urbanização de favelas e dá início a obras do PAC Jardim Maravilha, no Rio

A participação do Brasil reafirma o compromisso do MME com o fortalecimento da cooperação regional, a promoção da segurança energética e a construção de uma transição energética justa, sustentável e alinhada aos desafios do desenvolvimento econômico e social da América Latina e do Caribe.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

Senacon abre apuração sobre anúncios de apostas veiculados pela CazéTV durante transmissões da Copa

Publicado

Brasília, 24/6/2026 – A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) abriu uma investigação para apurar possíveis irregularidades na divulgação de apostas esportivas durante transmissão da CazéTV na cobertura da Copa do Mundo de 2026. A apuração começou após a análise de vídeos que mostram ações promocionais de empresas de apostas exibidas durante partidas do torneio.

A Senacon vai analisar se essas ações respeitaram as normas que exigem publicidade responsável, transparente e com informações claras sobre os riscos envolvidos nas apostas. A legislação proíbe, por exemplo, mensagens que incentivem apostas impulsivas, sugiram ganhos fáceis ou minimizem os riscos da atividade.

Caso sejam identificadas irregularidades, poderão ser aplicadas medidas administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Leia mais:  Segurança de crianças e adolescentes no ambiente digital marca abertura da II Formação Nacional do Programa Escola que Protege
Continue lendo

BRASIL

Ministro dos Transportes acompanha início das obras da Estrada Boiadeira, no Paraná

Publicado

Estratégica para o escoamento da produção agropecuária do noroeste paranaense, a BR-487/PR entrou em uma nova fase nesta quarta-feira (24), com o início dos serviços do trecho entre Serra dos Dourados, em Umuarama, e Cruzeiro do Oeste. O ministro dos Transportes, George Santoro, fez uma visita técnica para acompanhar o andamento da obra, a qual recebe R$ 343,9 milhões em investimentos por meio do Novo PAC.

“O Paraná é um dos estados celeiros do país e, pelo Porto de Paranaguá, sai um volume muito grande da produção nacional para exportação. Hoje o Brasil gasta 15% do Produto Interno Bruto (PIB) em custos logísticos, quando a média mundial é 7%. Ficamos muito tempo sem investir e isso é muito ruim. Precisamos reduzir esses custos”, afirmou o ministro dos Transportes, George Santoro.

O empreendimento contempla a implantação e pavimentação de 37,39 quilômetros da rodovia, além de serviços de terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes e sinalização.

“A nossa região vai crescer muito com a Estrada Boiadeira. Umuarama e Maria Helena já estão e se desenvolvendo com essa rodovia. Quero agradecer ao Governo do Brasil por esses investimentos que estão chegando aos municípios e contribuindo para o desenvolvimento regional”, destacou o prefeito de Maria Helena (PR), Marlon Rancer.

Logística para o agronegócio

Conhecida como Estrada da Boiadeira, a BR-487 teve origem em rotas utilizadas por tropeiros que transportavam gado entre Mato Grosso do Sul e Paraná. Ao longo das décadas, a rodovia se tornou um importante eixo para a integração regional.

O corredor atende uma região marcada pela produção de soja, milho, cana-de-açúcar, proteína animal e insumos agroindustriais, além de conectar áreas produtoras aos principais corredores logísticos do Sul do país e ao Porto de Paranaguá.

Leia mais:  Ministério das Cidades anuncia R$ 702,9 milhões para urbanização de favelas e dá início a obras do PAC Jardim Maravilha, no Rio

“A Estrada Boiadeira é um sonho de mais de 60 anos para a nossa região. Agora, finalmente, estamos vendo esse projeto sair do papel. A obra vai reduzir o tempo de viagem e trazer mais segurança para quem passa por aqui diariamente”, destacou João Batista, morador da região.

Com a conclusão das obras, a expectativa é ampliar a eficiência logística e reduzir os custos do transporte de cargas. Haverá redução de aproximadamente 80 quilômetros no deslocamento entre Naviraí (MS) e Paranaguá (PR), além de cerca de 30 quilômetros entre Icaraíma (PR), na divisa com Mato Grosso do Sul, e Cruzeiro do Oeste (PR), tornando o transporte de cargas mais eficiente e competitivo.

Infraestrutura fortalecida

O estado também se consolidou como um dos principais polos da carteira de investimentos do Ministério dos Transportes. Em menos de três anos, foram leiloados seis trechos de rodovias no Paraná, com previsão de R$ 96,2 bilhões em aportes da iniciativa privada, formando o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina. Entre os destaques estão os leilões dos lotes 4 e 5, realizados em 2025, que juntos somam quase R$ 30 bilhões em investimentos, além da inauguração da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu, e da revitalização da Ponte Ayrton Senna, obras que fortalecem a integração logística e ampliam a competitividade regional.

“Aqui no Paraná, alcançamos o melhor patamar já registrado na conservação da malha rodoviária. Também viabilizamos o maior ciclo de investimentos já contratado pelo estado em infraestrutura de transportes. Isso é fruto de muito trabalho e de um direcionamento do presidente Lula voltado à reestruturação do país”, afirmou o ministro dos Transportes, George Santoro.

Os resultados também se refletem na qualidade da malha rodoviária federal. De acordo com o Índice de Condição da Manutenção (ICM), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), 68% das rodovias federais do Paraná são classificadas como boas em 2026, frente aos 43% registrados em 2022.

Leia mais:  Usina Termelétrica Azulão inicia operação em teste para reforçar segurança energética na região Norte

Integração ferroviária

A agenda no Paraná também incluiu discussões sobre a integração entre os diferentes modais de transporte. Santoro participou de reunião com representantes do setor produtivo para discutir temas relacionados à infraestrutura ferroviária e às oportunidades de integração logística no estado.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana