Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Handebol abre a segunda semana dos JECs 2026 com integração, participação estudantil e incentivo ao esporte

Publicado

Com jogos equilibrados e decididos nos detalhes, o handebol abriu a programação da segunda semana dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 na manhã desta segunda-feira (1º), no Complexo Esportivo Dom Aquino. Na primeira partida do dia, pela categoria A feminina (15 a 17 anos), o IFMT Campus Octayde Jorge da Silva venceu a Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes por 8 a 6. Em seguida, pela categoria A masculina, a equipe da Escola Militar Tiradentes conquistou a vitória por 13 a 12 sobre o IFMT, em um confronto marcado pelo equilíbrio do início ao fim. As disputas deram sequência à 49ª edição dos JECs, competição que mobiliza estudantes de escolas públicas e privadas de Cuiabá e promove a integração por meio do esporte.

Após uma primeira semana marcada pelas disputas de futsal, vôlei e karatê, os JECs seguem movimentando o calendário esportivo estudantil da cidade. Além do handebol, a programação desta segunda-feira também prevê partidas de basquetebol no Ginásio da Lixeira.

Entre os participantes, a expectativa pela competição é resultado de semanas de preparação. A estudante Mariana Maíca Freitas, atleta do Colégio Tiradentes de Cuiabá, destacou o empenho da equipe nos treinamentos e a importância da experiência esportiva. Segundo ela, a participação nos Jogos representa a realização de um objetivo pessoal e um passo importante em sua trajetória no esporte.

Pelo IFMT Campus Cuiabá, o atleta Victor Gabriel Dias Reis ressaltou que a equipe se preparou intensamente para buscar um bom desempenho nas partidas. Ele afirmou que, além da busca por resultados, os Jogos proporcionam desenvolvimento físico, aprendizado e novas experiências aos estudantes, especialmente àqueles que estão estreando na modalidade.

A técnica da Escola Militar Tiradentes, Luciana Maria Milhomem Santos Cruz, destacou que o handebol contribui para a formação dos estudantes ao estimular disciplina, respeito às regras, espírito de equipe e socialização. Para ela, a modalidade desempenha papel importante na integração entre os participantes e reforça os valores educacionais presentes nos JECs.

Leia mais:  Rede de urgência e emergência de Cuiabá ultrapassa 70 mil atendimentos mensais

Coordenador do handebol nos Jogos, o professor Austerclínio Batista Júnior avaliou que, apesar do número reduzido de equipes inscritas, o ambiente da competição tem sido positivo, com participação das escolas, presença de torcidas e bom nível técnico dentro da realidade atual da modalidade. Segundo ele, os Jogos também representam uma oportunidade para ampliar o interesse pelo handebol e incentivar novas escolas e profissionais a desenvolver a prática esportiva entre os estudantes.

O envolvimento das famílias também tem sido um dos destaques da competição. O operador de subestação Saidi José de Campos Yusef acompanhou mais uma vez a participação da filha nos Jogos e ressaltou a importância do esporte na formação dos jovens. Para ele, iniciativas como os JECs contribuem para o fortalecimento de valores como disciplina, respeito, dedicação e convivência social, além de aproximar estudantes, escolas e famílias em torno da prática esportiva.

Resultados das duas partidas do handebol

1º jogo | 8h
Categoria A | Feminino | 15 a 17 anos
IFMT Campus Octayde Jorge da Silva 8 x 6 Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes

2º jogo | 9h
Categoria A | Masculino | 15 a 17 anos
Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes 13 x 12 IFMT Campus Octayde Jorge da Silva

Promovidos pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os Jogos Estudantis Cuiabanos seguem ao longo das próximas semanas reunindo estudantes de escolas públicas e privadas da capital. A competição mantém o objetivo de incentivar a prática esportiva, revelar talentos e proporcionar experiências de integração e cidadania por meio do esporte.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Com cães policiais e atividades lúdicas, Educa Pet conscientiza estudantes sobre proteção animal

Publicado

Cerca de 280 alunos participaram de mais uma edição do projeto Educa Pet, realizada na EMEB Francisval de Brito, no bairro Coophamil, em Cuiabá. A iniciativa da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (BEA), realizada na tarde desta quarta-feira (10), levou orientações sobre guarda responsável, combate aos maus-tratos e respeito aos animais, além de uma apresentação especial dos cães da Secretaria de Estado de Justiça, parceira da ação.

O pátio da escola ficou lotado durante a programação, que contou com palestra da secretária-adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Theresa Ens, e demonstrações realizadas por cães do canil da Polícia Penal. A atividade integra o projeto Educa Pet, que vem percorrendo unidades da rede municipal com o objetivo de formar multiplicadores de informações sobre a causa animal entre crianças e adolescentes.

Durante a apresentação, Morgana destacou que a proposta é despertar a conscientização desde a infância. “A partir do momento em que a gente traz, de forma lúdica, fácil e simplificada, a causa animal para dentro das escolas, a gente planta uma sementinha do que chamamos de protetores mirins do amanhã. São eles que vão disseminar a informação”, afirmou.

Segundo ela, o projeto aborda temas como respeito aos animais, adoção responsável, abandono e identificação de maus-tratos, além de estimular que o assunto seja debatido também em sala de aula.

A participação dos cães da Secretaria de Estado de Justiça foi um dos momentos mais aguardados pelos estudantes. O gerente de Operações com Cães da pasta, Anderson Luis Poleto, apresentou dois cães da raça pastor-belga-malinois, treinados para atividades de segurança e busca especializada.

De acordo com Poleto, os animais passam por treinamento desde filhotes para atuar em operações de busca de entorpecentes, armamentos e captura de foragidos, além de contribuir para a segurança nas unidades prisionais. Durante o Educa Pet, o objetivo foi aproximar as crianças desse trabalho e reforçar a importância dos cuidados com os animais.

Leia mais:  Rede de urgência e emergência de Cuiabá ultrapassa 70 mil atendimentos mensais

“Queremos conscientizar desde a infância sobre a importância de cuidar bem dos animais, combater os maus-tratos e mostrar como os cães são aliados essenciais no cotidiano da segurança”, explicou.

As demonstrações arrancaram aplausos e despertaram a curiosidade dos alunos, que acompanharam atentamente cada exercício realizado pelos cães.

Para os educadores, a atividade complementa conteúdos já trabalhados no ambiente escolar. A professora Eliana Tenuta, que leciona para turmas do 5º ano, destacou que o cuidado com os animais está diretamente relacionado ao desenvolvimento de valores como empatia e responsabilidade.

“Trazer um projeto como o Educa Pet para a realidade de quase 300 crianças reforça, de forma prática, assuntos que já fazem parte do cotidiano delas, mas que agora ganham uma nova perspectiva”, avaliou.

A professora Valdinéia Rosa de Oliveira ressaltou que os temas apresentados podem ser integrados a projetos pedagógicos envolvendo áreas como Ciências e Geografia. “O que eles aprendem aqui pode ser levado para casa e compartilhado com os pais”, afirmou.

A diretora da escola, Jeci Santos Pereira, fez um balanço positivo da atividade e informou que a unidade pretende receber uma nova edição do projeto para atender também os estudantes do período matutino.

Segundo ela, além dos cerca de 280 alunos atendidos à tarde, a escola possui mais de 300 estudantes pela manhã. A gestora destacou ainda que ações diferenciadas ajudam a fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola e permitem trabalhar, na prática, valores como respeito, responsabilidade e cuidado com a natureza.

Entre os alunos, a principal atração foi a apresentação dos cães policiais. O estudante Jorge Luiz Sabino Dianicésio, de 11 anos, contou que aprendeu sobre a importância de não maltratar os animais e garantir alimentação e água adequadas. Já Gabriel Silva Pereira destacou o trabalho do cão policial e afirmou que pretende compartilhar com outras crianças a mensagem de respeito e proteção aos animais.

Leia mais:  Vigilância Sanitária de Cuiabá inicia coleta de alimentos para monitoramento de resíduos de agrotóxicos

O colega Kauã Henrique Oliveira Ferraz resumiu o aprendizado em uma frase simples: “A gente vai cuidar dos cachorros, dos gatos e dos animais, e vai ser protetor deles”.

O Educa Pet é desenvolvido pela Diretoria de Bem-Estar Animal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e vem ampliando sua presença na rede municipal de ensino. Desde o início do projeto, escolas de diferentes regiões da capital já receberam as atividades, que utilizam uma abordagem lúdica para conscientizar crianças sobre a proteção animal e incentivar a formação de uma cultura de respeito aos animais desde os primeiros anos escolares.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Cuiabá dá início a cirurgias de próstata para acelerar atendimento de pacientes na fila do SUS

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a realização de cirurgias de Ressecção Transuretral da Próstata (RTU) no Hospital Santa Helena. A ação começou nesta quarta-feira (10) e integra o Programa Fila Zero 3.0, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT).

A RTU de próstata é indicada principalmente para pacientes diagnosticados com hiperplasia prostática benigna, condição frequente entre homens idosos que pode provocar dificuldades urinárias severas, retenção urinária e dependência do uso de sondas, comprometendo significativamente a qualidade de vida.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a ampliação da oferta de cirurgias representa mais um avanço no enfrentamento da demanda reprimida da rede pública.

“Estamos trabalhando para garantir que os pacientes tenham acesso aos procedimentos de que necessitam no menor tempo possível. A ampliação das cirurgias urológicas demonstra o compromisso da gestão com a redução das filas e com a oferta de uma assistência mais resolutiva, humanizada e eficiente para a população cuiabana”, afirmou.

Os pacientes contemplados passam por consulta ambulatorial, triagem e exames pré-operatórios antes da realização da cirurgia. Após o procedimento, permanecem internados para acompanhamento médico, recebendo alta conforme avaliação da equipe assistencial.

O urologista responsável pelos procedimentos, Dr. Thiago Rachid, explicou que a iniciativa permitirá acelerar o atendimento dos pacientes que aguardam pelo tratamento.

“Hoje iniciamos as cirurgias de urologia aqui no Hospital Santa Helena por meio do Programa Fila Zero, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá em parceria com o Governo do Estado. Essa ação permite ampliar a oferta e o fluxo de atendimentos, com o objetivo de reduzir a fila de espera. Nesta etapa, estamos realizando cirurgias de ressecção de próstata, um procedimento bastante necessário e que atualmente apresenta uma demanda significativa”, destacou.

Leia mais:  Saúde reforça UTI Pediátrica com novos respiradores adquiridos com recursos próprios

A ampliação da assistência integra as ações do Programa Fila Zero 3.0, que prevê o aumento da oferta de procedimentos de média e alta complexidade em Cuiabá, ampliando o acesso da população aos serviços especializados de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes que aguardam consultas, exames ou cirurgias pelo SUS a manterem os dados cadastrais atualizados, especialmente o número de telefone. O contato para convocação é realizado pela Central de Regulação.

A atualização cadastral pode ser feita em qualquer uma das 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana