Pesquisar
Close this search box.

CULINÁRIA

Ação educativa promovida pela Prefeitura de Sinop e Shopping reforça a importância da segurança no trânsito

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, realizou no último domingo (31), em parceria com o Shopping Sinop, uma ação educativa voltada a crianças e adultos, com foco na segurança no trânsito. A atividade integrou a programação do Maio Amarelo 2026, campanha mundial de conscientização para um trânsito mais seguro, e reforçou a importância das parcerias institucionais na promoção da educação para o trânsito. A atividade foi planejada pelo setor de Educação para o Trânsito (DET) e executada pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Durante a ação, o público infantil participou de atividades interativas voltadas ao ensino de conceitos fundamentais de segurança viária, como a utilização correta da faixa de pedestres, o significado das cores do semáforo e a importância da atenção ao atravessar ruas e avenidas. De forma lúdica e educativa, as crianças aprenderam, desde cedo, atitudes que contribuem para a preservação de vidas no trânsito.

A diretora do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), GCM Moura, destacou que a iniciativa busca fortalecer a conscientização desde a infância, promovendo o respeito às regras de trânsito de forma acessível e educativa. “Estivemos no Shopping Sinop, numa ação para as crianças e adultos, com objetivo principal de conscientização no trânsito e o respeito às suas regras”, ressaltou.

Para os adultos, foram realizadas demonstrações sobre os riscos da combinação entre álcool e direção. Os participantes puderam utilizar óculos simuladores dos efeitos da embriaguez, que reproduzem alterações na percepção, no equilíbrio e nos reflexos de uma pessoa sob efeito de álcool. Também foram repassadas orientações sobre o funcionamento do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro, equipamento utilizado durante fiscalizações de trânsito.

A atividade proporcionou momentos de aprendizado e interação entre a comunidade e a Guarda Civil Municipal, reforçando a importância da educação para o trânsito como ferramenta de prevenção, conscientização e promoção de comportamentos mais seguros nas vias públicas.

Leia mais:  Atletas profissionais que iniciaram carreiras em Sinop revisitam Escolinha de Vôlei da Prefeitura

Para o diretor do Shopping Sinop, Antonio Maziviero, a parceria reforça o compromisso social do empreendimento e contribui para ampliar o alcance de ações educativas junto à comunidade. “A gente consegue fazer uma ação tão importante como essa, onde você trabalha com a conscientização do público infantil e principalmente com a participação do público adulto. Eu acho que é um momento em que você consegue consolidar a nossa missão. Faz parte da nossa missão isso, é tornar o nosso espaço cada vez mais democrático, mais assertivo e mais coletivo, para que a gente possa contribuir com a sociedade de alguma forma”, afirmou.

A iniciativa também chamou a atenção das crianças participantes, que demonstraram compreensão sobre atitudes seguras no trânsito. A pequena Isadora Custódio destacou alguns dos aprendizados adquiridos durante a atividade. “Pode correr, tem que prestar atenção no semáforo e o principal, sempre não olhar no celular. Se chegar alguma mensagem, deixa para olhar quando chegar no local”, comentou.

A Guarda Civil Municipal destaca que ações educativas como esta fazem parte do trabalho permanente desenvolvido pelo Setor de Educação para o Trânsito, levando informações e experiências práticas à população para incentivar comportamentos mais seguros e responsáveis nas vias. Neste ano, o Maio Amarelo teve como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, mensagem que norteou as atividades realizadas ao longo do mês e fortaleceu a importância da empatia, do respeito e da responsabilidade compartilhada entre todos os usuários das vias.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Raquel Ostrovski / Trânsito, colaborou Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

CULINÁRIA

Prefeitura de Sinop encaminha projeto para flexibilizar hora-atividade e aprimorar organização do trabalho dos professores da rede municipal

Publicado

A Prefeitura de Sinop encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei complementar que promove alterações na Lei Complementar nº 062/2011, que dispõe sobre a carreira dos Profissionais da Educação Pública Básica do Município de Sinop. A proposta busca modernizar a organização do trabalho docente, garantir maior flexibilidade no cumprimento da hora-atividade e fortalecer a valorização dos servidores da rede municipal de ensino. A medida está prevista para entrar em vigor no início do segundo semestre letivo de 2026, caso seja aprovada pelo Legislativo.

Entre as principais mudanças está a flexibilização do cumprimento da hora-atividade dos professores, período destinado à preparação e avaliação do trabalho didático, às reuniões pedagógicas, à articulação com a comunidade escolar e ao aperfeiçoamento profissional, conforme definido na legislação municipal vigente. Pela proposta, 40% dessa carga horária deverá ser cumprida presencialmente na unidade escolar e os outros 60% poderão ser realizados em regime não presencial, em local escolhido pelo profissional, mediante registro eletrônico e validação das atividades pedagógicas no sistema da Secretaria Municipal de Educação.

A proposta representa um avanço na política de valorização dos profissionais da educação, ao permitir mais autonomia para a organização da rotina pedagógica sem prejuízo ao atendimento dos estudantes ou à carga horária em sala de aula. O projeto estabelece mecanismos de controle e acompanhamento, garantindo que as atividades realizadas fora do ambiente escolar sejam devidamente registradas e acompanhadas pela coordenação pedagógica das unidades de ensino.

A iniciativa também busca gerar impactos positivos no ambiente de trabalho, ao oferecer mais flexibilidade para os educadores realizarem atividades de planejamento e organização em locais mais adequados às suas necessidades, o que pode contribuir para a melhoria do bem-estar profissional, da qualidade do ensino e da rotina escolar.

Leia mais:  Curso de Operador de Máquinas Pesadas abre oportunidade de qualificação para mercado em expansão em Sinop

A vereadora Sandra Donato, que apresentou a pauta ao Poder Legislativo, destacou que a proposta representa um ganho real na qualidade de vida dos profissionais da educação, ao permitir maior flexibilidade na realização da hora-atividade. “Estamos falando de uma medida que oferece aos professores a possibilidade de cumprir 40% da hora-atividade na escola e 60% em casa, garantindo mais autonomia e qualidade de vida aos nossos profissionais. E, quando valorizamos os professores, quem ganha também são as nossas crianças”, afirmou.

Outro ponto previsto no projeto é a regulamentação das chamadas aulas excedentes, que poderão ser atribuídas em caráter eventual e emergencial, mediante aceite voluntário do professor, garantindo continuidade do atendimento educacional nas unidades escolares quando houver necessidade. A remuneração será feita por hora/aula efetivamente ministrada, conforme regulamentação do Poder Executivo, sem incorporação ao subsídio do servidor.

A construção da proposta ocorreu a partir de diálogo institucional entre a Prefeitura de Sinop e o Poder Legislativo, após debate conduzido pela vereadora Sandra Donato, que apresentou pauta relacionada ao tema na Câmara Municipal. Em razão da competência legal para proposição de matérias relacionadas ao regime jurídico dos servidores públicos, o Executivo municipal acolheu a demanda e elaborou o projeto com base técnica e jurídica, consolidando uma alternativa construída em conjunto e voltada ao fortalecimento das políticas de valorização dos profissionais da educação.

O prefeito Roberto Dorner ressaltou que a medida atende a um compromisso construído ao longo do tempo e busca reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação. “Esse é um projeto construído a longo prazo e que agora está sendo colocado em prática para garantir esse avanço aos nossos professores, que desempenham um papel fundamental na educação dos nossos filhos”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop intensifica vacinação antirrábica com ações itinerantes nos bairros

A secretária municipal de Educação, Salete Rodrigues, destacou que a proposta nasceu da escuta ativa dos profissionais da rede e do diálogo permanente com as unidades escolares. “Esse é um projeto construído ouvindo professores, diretores e toda a comunidade escolar. A gestão tem mantido uma escuta permanente das demandas da educação, buscando atender aquilo que contribui para fortalecer o trabalho pedagógico e valorizar os nossos profissionais”, destacou.

A proposta também segue modelo já adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, com adequações à realidade da rede municipal de ensino de Sinop, preservando integralmente as aulas regulares e o atendimento aos alunos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CULINÁRIA

Prefeitura de Sinop encaminha projeto para regulamentar jornada intermitente e ampliar proteção previdenciária de motoristas do transporte escolar

Publicado

A Prefeitura de Sinop encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 039/2026, que institui o Regime Especial de Trabalho Intermitente para os servidores ocupantes do cargo de Motorista de Transporte Escolar da Secretaria de Educação. A proposta busca adequar a legislação à dinâmica da função desempenhada pelos profissionais, regulamentando uma jornada naturalmente fracionada ao longo do dia, fortalecendo a proteção previdenciária e promovendo melhorias nas condições de trabalho da categoria.

O projeto reconhece uma realidade já vivenciada pelos motoristas do transporte escolar, cuja rotina é organizada em diferentes períodos diários, conforme os horários de entrada e saída dos estudantes das redes municipal e estadual de ensino. Em muitos casos, os profissionais iniciam a jornada nas primeiras horas da manhã, realizam o transporte dos estudantes até as unidades escolares e, após um período de intervalo entre os turnos, retomam o serviço para o deslocamento dos alunos ao final das aulas.

Pela proposta, o regime intermitente permitirá a organização da jornada em até quatro períodos de atividade diários, observando os horários do calendário escolar e respeitando o limite máximo de oito horas de trabalho por dia e 40 horas semanais.

Entre as principais mudanças está a substituição de uma verba indenizatória anteriormente concedida aos motoristas do transporte escolar por um adicional remuneratório vinculado à responsabilidade da função. O novo modelo prevê pagamento correspondente a 50% do vencimento inicial do cargo de Motorista IV, reconhecendo as particularidades da atividade, marcada pela responsabilidade no transporte de estudantes e pela necessidade de disponibilidade em horários alternados.

A mudança também representa avanço do ponto de vista previdenciário. Diferentemente da verba anteriormente praticada, criada em período anterior e sem incidência previdenciária, o novo adicional terá natureza remuneratória e passará a integrar a base de contribuição ao Regime Próprio de Previdência Social do Município (PreviSinop). Com isso, os profissionais terão reflexos diretos no cálculo de benefícios futuros, como aposentadoria, além de fortalecer o equilíbrio do sistema previdenciário municipal.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo

Durante diálogo com a categoria, o prefeito Roberto Dorner destacou que a medida atende a um compromisso da gestão e reconhece as especificidades da rotina dos profissionais do transporte escolar. “Sabemos que a rotina dos motoristas não segue horários convencionais. São profissionais que iniciam o trabalho ainda de madrugada, retornam em diferentes períodos do dia e exercem uma função essencial para a educação. Trabalhamos com responsabilidade financeira para construir uma proposta segura, dentro da lei e que possa garantir benefícios concretos aos servidores, inclusive no futuro previdenciário”, afirmou o prefeito.

O projeto ainda prevê mecanismos de organização e controle da jornada, com escalas definidas pela Secretaria de Educação e registro eletrônico dos períodos efetivamente trabalhados, garantindo segurança jurídica tanto para os servidores quanto para a Administração Pública.

A construção da proposta ocorreu a partir de diálogo institucional entre a Prefeitura de Sinop e o Poder Legislativo, após pauta apresentada pela vereadora Sandra Donato sobre as demandas dos motoristas do transporte escolar. Em razão da competência legal para tratar do regime jurídico dos servidores públicos, o Executivo municipal acolheu o tema e elaborou a proposta com base técnica e jurídica, consolidando uma alternativa voltada à valorização dos profissionais da educação e ao aperfeiçoamento das relações de trabalho no serviço público municipal.

Sandra Donato ressaltou que a medida foi construída de forma responsável, respeitando os limites orçamentários do município e a necessidade de valorização dos profissionais. “Os motoristas exercem uma função essencial e possuem uma jornada diferenciada, muitas vezes iniciando cedo e encerrando as atividades apenas no fim do dia. O projeto reconhece essa realidade e busca oferecer mais segurança aos profissionais, sem comprometer a responsabilidade financeira da administração pública”, destacou a vereadora.

Representando a categoria, o motorista do transporte escolar, Maiquis Nobre de Macedo, avaliou a proposta como um reconhecimento a uma demanda antiga dos profissionais. “É uma reivindicação aguardada há muitos anos. Nossa rotina exige dedicação em diferentes horários do dia e muitas vezes impacta até o tempo com a família. Ver esse reconhecimento acontecer demonstra sensibilidade da gestão e valorização do nosso trabalho”, afirmou.

Leia mais:  Curso de Operador de Máquinas Pesadas abre oportunidade de qualificação para mercado em expansão em Sinop

Além de formalizar juridicamente uma rotina já existente, a medida busca assegurar maior transparência remuneratória, valorização profissional e adequação da legislação às necessidades operacionais do transporte escolar, sem prejuízo à continuidade e à qualidade do atendimento prestado aos estudantes da rede pública.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana