Pesquisar
Close this search box.

CULINÁRIA

Sinop recebe Selo FNAS e é reconhecida por excelência na gestão da assistência social

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, conquistou o Selo FNAS – Edição 2025, certificação concedida pelo Fundo Nacional de Assistência Social que reconhece estados e municípios com excelência na gestão orçamentária, financeira, contábil e regulatória dos recursos da assistência social.

O reconhecimento foi oficializado nesta semana, mediante emissão de certificação pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, atestando que Sinop atendeu a todos os critérios estabelecidos para a obtenção do selo.

O Selo FNAS estimula a qualificação da gestão pública na Política de Assistência Social, promovendo mais eficiência na aplicação dos recursos destinados às proteções sociais básicas. A certificação também simboliza o compromisso dos entes públicos com a transparência, organização e responsabilidade na execução das políticas públicas do setor.

Essa iniciativa federal também atua como instrumento de avaliação e incentivo à boa gestão dos recursos públicos. Concedida anualmente aos municípios, a certificação evidencia o esforço contínuo dos municípios em aprimorar seus processos administrativos e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população.

Para conquistar esse marco, os municípios precisam cumprir uma série de exigências técnicas, como: preenchimento integral das informações no sistema AgilizaSUAS; o envio e regularidade do Quadro Detalhado de Despesas (QDD), de forma bianual; além da comprovação de execução mínima de 75% dos recursos recebidos para a Assistência Social.

Outro requisito fundamental é garantir a correta estruturação do Fundo Municipal de Assistência Social, com controle e acompanhamento por parte do Conselho Municipal, assegurando que todos os processos estejam em conformidade com a legislação vigente.

Sineia Abreu, secretária municipal de Assistência Social, destacou que a conquista é resultado de um trabalho de comprometimento das equipes. “Esse reconhecimento mostra que Sinop está no caminho certo, com uma gestão responsável, transparente e comprometida com quem mais precisa. É fruto de muito trabalho, organização e dedicação de toda a nossa brilhante equipe da Assistência Social”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop realiza neste sábado (18) mutirão de atualização do Bolsa Família no Umuarama II e Boa Esperança

Dessa forma, Sinop se destaca no cenário nacional como referência na gestão da assistência social, reforçando o compromisso da gestão municipal com a correta aplicação dos recursos públicos e com a garantia de direitos da população, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

CULINÁRIA

Prefeitura de Sinop já alcança 16,9% do público-alvo de vacinação contra influenza

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde – setor de imunização –, alcançou 16,9% do público-alvo prioritário com aplicações de doses contra o vírus da influenza. O município iniciou a fase de imunização no dia 1º de abril e já aplicou mais de 7,4 mil doses.

A população-alvo, ou seja, o público determinado para os grupos prioritários, segundo o Ministério da Saúde (MS), é de 43,8 mil pessoas em Sinop. Cada cidadão recebe apenas uma dose. A vacina é aplicada apenas em bebês com idade igual ou superior a 6 meses. Para o coordenador de imunização, João Breganó, a agilidade na cobertura vacinal está relacionada às ações descentralizadas.

“Sinop mantém uma cultura de realização de vacinação itinerante no município há pelo menos cinco anos. Essas ações são feitas nos bairros, em locais de maior movimento, como estacionamentos de supermercados, em condomínios de residências populares, como é o caso do Nico Baracat e Gente Feliz, e em ações de parceria com outras secretarias, como é o caso do Prefeitura em Ação. Essas ações têm facilitado o acesso da população”, comentou.

Neste sábado (18) e domingo (19), o setor realizou uma ação em parceria com o Shopping Center Sinop. Mais de 120 pessoas foram vacinadas. A ação aconteceu das 14h às 20h, sem interrupção, em um local de fácil acesso a toda a população.

“Para receber uma dose de imunizante, tanto contra a influenza quanto contra qualquer outra doença, a pessoa precisa apenas apresentar um documento oficial com foto, CPF e caderneta de vacinação. As vacinas que estiverem em atraso podem ser atualizadas no momento, pois a equipe está à disposição para regularizar o cartão de vacinas”, comentou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop entrega 20 ônibus novos e tecnológicos para o transporte público coletivo nesta sexta-feira (17)

Grupos prioritários para vacinação contra influenza

Segundo a cartilha do Ministério da Saúde, os grupos são definidos da seguinte maneira e em ordem de prioridade, considerando a predisposição a complicações graves da doença:

Grupo 1 – Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; e idosos com 60 anos ou mais, comprovado mediante documento pessoal;

Grupo 2 – Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CULINÁRIA

Sinop terá palestra gratuita com Ian Arthur de Sulocki sobre pesca esportiva durante seminário regional

Publicado

O especialista Ian Arthur de Sulocki será um dos destaques do 3º Seminário Regional de Turismo de Sinop, com a palestra “Pesca Esportiva: oportunidade de desenvolvimento para os municípios”. A apresentação integra a programação do seminário, que ocorre nos dias 29 e 30 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://mt.loja.sebrae.com.br/3-seminario-de-turismo-regional-ev-90540.

Com trajetória consolidada no turismo de pesca na região amazônica, Ian Arthur atua em operações, logística e desenvolvimento de projetos em áreas remotas. Ele também é representante brasileiro da International Game Fish Association (IGFA) e possui experiência na organização de expedições, atendimento a clientes nacionais e internacionais e gestão de empreendimentos voltados ao setor. Ao longo da carreira, participou de iniciativas voltadas à estruturação da pesca esportiva no país, além de atuar na comunicação especializada e na condução de projetos sustentáveis, incluindo operações em parceria com comunidades locais e em territórios indígenas, sempre com foco no desenvolvimento responsável da atividade.

Ian Arthur explicou que a proposta da palestra é apresentar caminhos práticos para quem deseja investir no segmento. “A proposta da palestra é apresentar, de forma clara, como funciona o modelo de turismo de pesca e quais são as possibilidades reais de desenvolvimento para os municípios. A pesca esportiva, quando bem estruturada, gera renda, movimenta a economia local e valoriza os recursos naturais”, afirmou.

O palestrante também ressaltou o potencial da região de Sinop para expansão da atividade. “Eu frequento a região de Sinop há muitos anos e conheço o potencial dos rios que existem no entorno. Há condições favoráveis para a criação de novos destinos de pesca esportiva. No entanto, é fundamental avaliar a capacidade de suporte ambiental e garantir qualidade na experiência oferecida ao visitante”, disse.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop promove treinamento de liderança para coordenadores da Assistência Social

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, pontuou sobre a relevância da programação aos participantes. “A presença de um profissional com experiência prática e reconhecimento nacional contribui para qualificar o debate e trazer informações consistentes para o município. Essa troca de conhecimento fortalece o planejamento do turismo em Sinop. A pesca esportiva é uma das principais oportunidades para consolidar o turismo regional. Inserir esse tema na programação do seminário amplia a visão dos participantes e fortalece a construção de um setor mais organizado e sustentável”, disse.

O 3º Seminário Regional de Turismo será realizado no auditório do Curupy Acqua Park e contará com programação voltada à qualificação de empreendedores, guias e profissionais do setor. O evento é promovido pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), e tem como objetivo fortalecer o turismo náutico e a pesca esportiva como vetores de desenvolvimento econômico.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana