Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Confira como era e como ficou o Hospital Estadual Santa Casa após a requisição do Estado

Publicado

A partir da próxima segunda-feira, dia 29 de julho, o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, passará a receber os primeiros pacientes e oferecer os serviços de saúde 100% SUS – Sistema Único de Saúde.

As intervenções de readequação predial realizadas nas estruturas do Hospital Estadual Santa Casa foram concluídas. Durante 60 dias, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), trabalhou intensivamente para recuperar a unidade, que estava em péssimas condições estruturais e com vários setores totalmente sucateados.

As estruturas internas e externas receberam pintura, troca de piso, manutenção no telhado, reajustes na rede elétrica, revitalização das alas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cozinha, refeitório e recepção do setor administrativo. Para realizar todas essas melhorias, foram investidos, aproximadamente, R$ 2 milhões. As obras transformaram os antigos setores em uma moderna unidade de saúde, com estrutura agradável para pacientes e os profissionais que irão trabalhar no local.

Uma grande transformação aconteceu em todos os quartos da Unidade de Terapia Intensiva (UTIs). No caso das Alas de internação voltadas para o atendimento e o tratamento das crianças, houve uma preocupação em tornar o ambiente mais leve, aconchegante. Isso vai proporcionar um processo de tratamento menos doloroso aos pequenos. As paredes receberam uma pintura especial, com animações infantis, totalmente lúdicas, proporcionando uma visão divertida no local.

Os pisos dos corredores foram trocados e as paredes da unidade receberam protetor de parede, tecnicamente chamados de “bate-macas”. O antigo modelo não atendia as normas técnicas, e foi substituído por peças produzidas com materiais recomendados, todos de plástico.

Além dos equipamentos de ponta que foram instalados nas UTIs, todos os quartos receberam uma estrutura com cortinas, divisórias ao redor das camas, proporcionando mais intimidade aos pacientes durante os procedimentos de higienização do corpo e troca de roupa. 

Leia mais:  MP participa de reunião sobre monitoramento eletrônico de agressores

A recepção do hospital passou por ampliação e o espaço foi dividido em dois ambientes. A sala de atendimento foi estruturada, recebeu pintura com cores de tons leves e um conjunto de luzes que proporcionou uma boa iluminação interna no ambiente.

Anexo à recepção, a segunda sala foi transformada em um amplo espaço para acomodar os pacientes que aguardam o atendimento. O local foi equipado com televisor, jarros de plantas e quadros com mensagens motivacionais para estimular todos aqueles que estão em processo de tratamento. 

Os três jardins da unidade foram totalmente recuperados e sua estrutura foi revitalizada. Esses espaços de convivência são recomendados pelos médicos, pois beneficiam o paciente durante o processo de tratamento e recuperação. Antes, o local não possuiu uma estrutura adequada, pois havia muita vegetação, sem calçamento e com vários locais com retenção de água parada, espaço que poderia proliferar e gerar doenças, tais como dengue.

Atendimentos

Com todas essas etapas concluídas, a unidade se prepara para receber os primeiros pacientes, que irão chegar na próxima segunda-feira (29), para realizar os tratamentos oferecidos no maior hospital do Estado. Para este início, a unidade dividiu o retorno das ofertas de atendimentos em duas etapas.

De acordo com o cronograma, nesta primeira etapa serão retomados os atendimentos nas áreas de Oncologia (tratamento de câncer), Nefrologia (hemodiálise), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Pediátrica e Neonatal, Pronto Atendimento Infantil, cirúrgias pediátricas e cirurgia geral (para intercorrências das UTIs).

Outros atendimentos que integram a lista dos serviços de saúde da unidade, comtempla o Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT), tais como Tomografia, Raio-X, Ultrassonografia, Densitomestria Óssea, Cateterismo, Ressonância para crianças, hemoterapia, exames laboratoriais clínico e de anátomo-patológico (usado para o diagnóstico preciso de doenças). Além de todos os serviços listados, o hospital poderá receber até 180 pacientes para internações.

Leia mais:  Capacitação reúne rede de proteção de quatro municípios

Já na segunda etapa, após os 30 dias de funcionamento, serão oferecidos mais serviços à população, atendendo também nas áreas de Cardiologia, Vascular, Ortopedia Pediátrica, Neurocirurgia Pediátrica e cirurgias gerais de média complexidade.

Além do anúncio de todos esses atendimentos, a equipe de regulação do Estado já iniciou o processo de planejamento para realização das primeiras cirurgias. As UTIs já estarão 100% prontas para entrar em operação. O centro cirúrgico, que possui 10 salas para operação e 10 leitos de recuperação pós-anestésica (RPA), está totalmente aparelhado com equipamentos de primeira linha.  

Para prestar os atendimentos no hospital, o quadro de servidores possui uma equipe de 255 pessoas, distribuídas nas áreas administrativa, enfermagem, fisioterapia, nutrição clínica, maqueiros, psicologia e assistente social.

É importante destacar à sociedade que o funcionamento desta unidade será porta aberta referenciada. Isso significa que, em casos de urgência, o paciente deverá, inicialmente, procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Policlínica para atendimentos. Neste caso, o médico é que irá determinar se o paciente será transferido ou não para o Hospital Estadual. 

Para este início, o hospital contará com 10 leitos de UTI pediátrica, 11 leitos de UTI adulto, 9 leitos de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto-Atendimento Infantil. Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade – isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.

Porém, quando estiver em total funcionamento, o maior hospital estadual de Mato Grosso estará com um total de 242 leitos e todo os serviços serão prestados 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais:  Estado é condenado por falta de vagas a pagar R$ 250 mil por dano moral

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

MPMT promove alinhamento estratégico da rede de proteção em Juara

Publicado

A Promotoria de Justiça Cível de Juara (a 709 km de Cuiabá) promoveu, na quinta-feira (17), uma reunião de alinhamento com instituições que integram a rede de proteção à infância e à juventude do município. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a atuação estratégica e integrada dos órgãos responsáveis pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com a definição de diretrizes voltadas ao aprimoramento dos fluxos de atendimento e à delimitação mais clara das atribuições de cada instituição.Coordenado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o encontro foi realizado na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e reuniu representantes do Poder Judiciário, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Creas, da Casa de Passagem Francisca Isaura, do Conselho Tutelar e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), órgãos que compõem a rede de proteção no município.Durante a reunião, foram debatidos aspectos relacionados ao funcionamento da rede, com destaque para a necessidade de aperfeiçoar a comunicação entre os serviços, consolidar fluxos de atendimento mais eficientes e definir com maior precisão as responsabilidades de cada órgão. Também foi ressaltada a importância da articulação permanente entre as instituições para garantir respostas mais ágeis e eficazes às demandas envolvendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou com direitos violados.Outro tema abordado foi o fortalecimento dos procedimentos relacionados à Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) e à busca ativa escolar, ferramentas consideradas estratégicas para o enfrentamento da evasão e da infrequência escolar. A proposta é ampliar a capacidade de identificação precoce de situações de risco e assegurar a adoção das medidas necessárias para a permanência dos estudantes no ambiente educacional.Na ocasião, o Ministério Público informou que passará a realizar acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas pela rede de proteção, por meio de avaliações periódicas sobre o cumprimento das atribuições institucionais e a efetividade dos atendimentos prestados. A medida permitirá identificar desafios, corrigir eventuais falhas de comunicação e promover melhorias contínuas nos fluxos de trabalho e na integração entre os órgãos.A qualificação permanente dos profissionais que atuam diretamente no atendimento de crianças e adolescentes também foi apontada como prioridade. Nesse contexto, foi destacada a importância da participação contínua de conselheiros tutelares, equipes do Creas e demais serviços especializados em atividades de capacitação e atualização técnica.No fim do encontro, ficou definida a adoção de medidas permanentes para o aperfeiçoamento e a formalização dos fluxos de atendimento, incluindo a elaboração de fluxogramas que orientem os encaminhamentos e estabeleçam de forma objetiva as responsabilidades de cada instituição integrante da rede de proteção.

Leia mais:  MP participa de reunião sobre monitoramento eletrônico de agressores

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

MPMT valida diagnóstico das redes de proteção à mulher

Publicado

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da Procuradoria de Justiça Especializada Criminal e do Centro de Apoio Operacional sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Gênero Feminino (CAOVD), apresentou nesta sexta-feira (18) o Relatório do Diagnóstico das Redes de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e das Redes de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência. O documento, que reúne informações das 33 comarcas participantes do Projeto Gaia (Gestão Articulada e Interinstitucional de Apoio ao Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher), foi validado durante a reunião.Realizado de forma virtual, o encontro reuniu membros e servidores do Ministério Público em 24 comarcas. Também participaram integrantes da Corregedoria-Geral do MPMT, reforçando o compromisso institucional com o fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.Durante o encontro, foi apresentado o relatório elaborado pelo Núcleo de Estatística do Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan), que consolida e analisa as informações coletadas junto às comarcas participantes. O estudo reúne dados sobre a estrutura, potencialidades e desafios das Redes de Enfrentamento e Atendimento, servindo de subsídio para o planejamento e a qualificação das ações institucionais voltadas à proteção das mulheres.Além da apresentação dos resultados, a reunião teve como objetivo validar as informações sistematizadas e possibilitar que as Promotorias de Justiça participantes contribuíssem com observações e apontamentos sobre os dados levantados.Na próxima etapa, o CAOVD encaminhará relatórios analíticos individualizados para cada comarca participante. Os documentos trarão informações específicas sobre as redes locais e servirão de base para a implementação de melhorias, com foco no fortalecimento da articulação interinstitucional, no aperfeiçoamento dos fluxos de trabalho, na qualificação dos serviços e na ampliação da efetividade das políticas públicas de proteção às mulheres em situação de violência.A iniciativa integra as ações estratégicas do MPMT voltadas ao aprimoramento da governança das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e ao fortalecimento da atuação integrada entre os órgãos e instituições que compõem a rede de proteção.Projeto Gaia – Tem como objetivo fortalecer a atuação articulada e interinstitucional no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa promove o diagnóstico, a qualificação e o aprimoramento das Redes de Enfrentamento e Atendimento nas comarcas participantes, buscando ampliar a proteção e garantir um atendimento mais humanizado às mulheres em situação de violência.Participam do projeto as comarcas de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Colíder, Comodoro, Diamantino, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.

Leia mais:  MP participa de reunião sobre monitoramento eletrônico de agressores

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana