Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Mais de 9 mil alunos da rede municipal recebem kits literários do Programa Ler+ em Sorriso

Publicado

Iniciativa contempla estudantes do 1º ao 5º ano de 22 escolas municipais e incentiva a troca de 15 minutos de tela por leitura diária

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a entrega dos kits pedagógicos do Programa Ler+, iniciativa desenvolvida em parceria com o Governo de Mato Grosso que vai beneficiar aproximadamente nove mil estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em 22 unidades escolares da rede municipal.

A entrega dos materiais foi conduzida pela secretária municipal de Educação, Adriana Reichert. “Com essa entrega, queremos reforçar o compromisso do município com as ações voltadas ao fortalecimento da alfabetização e ao incentivo à formação de leitores desde os primeiros anos da vida escolar”, ressalta.

O Programa Ler+ é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT) e tem como objetivo ampliar o acesso das crianças à literatura de qualidade, promovendo experiências que contribuam para o desenvolvimento da linguagem, da criatividade, da imaginação e da ampliação do repertório cultural dos estudantes.

Cada aluno atendido receberá um kit individual composto por cinco livros literários selecionados de acordo com cada etapa escolar. Além disso, o material contempla um guia pedagógico de apoio ao professor e um guia destinado às famílias, fortalecendo a participação conjunta no processo de aprendizagem.

A proposta do programa também busca estimular a criação do hábito da leitura dentro de casa por meio da campanha “Troque 15 minutos de tela por 15 minutos de leitura todos os dias”, incentivando momentos de leitura compartilhada entre crianças e familiares e promovendo a construção de uma comunidade leitora dentro e fora da escola.

Leia mais:  Procon instaura procedimento administrativo após identificar extravasamento de esgoto em bairros de Sorriso

Segundo a secretária, o incentivo ao contato com os livros desde a infância é uma estratégia fundamental para fortalecer o processo de alfabetização e ampliar as possibilidades de aprendizagem das crianças ao longo da trajetória escolar.

“Além de incentivar o hábito da leitura, o Programa Ler+ reconhece que experiências literárias vivenciadas desde os anos iniciais contribuem diretamente para o desenvolvimento da oralidade, da escuta, da sensibilidade e da construção de vínculos positivos entre escola, família e estudantes”, pontua Adriana.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Sorrisenses integram o 26º Encontro Nacional do CONGEMAS

Publicado

Evento em Fortaleza reforça defesa do financiamento permanente do SUAS

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maristela Zanata, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Renato Ferreira, e o responsável pelo Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, Marcos Barreto, participam do 26º Encontro Nacional do CONGEMAS, em Fortaleza (CE).

Os representantes de Sorriso estão unidos, desde o dia 16 de junho, a demais gestoras e gestores municipais, trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), representantes dos governos estaduais, entidades socioassistenciais, universidades, movimentos sociais e conselhos de assistência social de todo o país.

Durante a cerimônia de abertura, foi destacado que o encontro representa um momento estratégico para o presente e o futuro da assistência social brasileira. Mais do que discutir uma política pública, o evento propõe um amplo debate sobre a capacidade do Estado brasileiro de garantir proteção social, reduzir desigualdades e assegurar dignidade para milhões de cidadãos.

Até amanhã, vários temas estão em debate, com destaque à necessidade de consolidar uma base estrutural de financiamento para o SUAS, tema central da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 7/2026), que prevê a vinculação de recursos mínimos para a assistência social. A medida busca garantir maior previsibilidade orçamentária, regularidade nos repasses e sustentabilidade para a rede socioassistencial em todo o território nacional.

“É fundamental que a Assistência Social tenha um orçamento mínimo, da mesma forma que a Saúde e a Educação”, destaca Maristela, que também representa a Administração Municipal de Sorriso no evento, à medida que integra a equipe de servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) como assessora técnica.

Segundo os dados apresentados durante o evento, a aprovação da proposta poderá ampliar significativamente a capacidade de investimento na assistência social, fortalecendo os serviços ofertados à população, qualificando o atendimento e assegurando melhores condições para o cofinanciamento entre União, estados e municípios.

Leia mais:  Sorriso participa da Expo Turismo em Goiás

O encontro também reafirmou a importância do pacto federativo e do compromisso coletivo em defesa do SUAS, reconhecendo o papel fundamental dos municípios na execução das políticas públicas e na garantia dos direitos socioassistenciais.

Até amanhã (19 de junho), o 26º Encontro Nacional do CONGEMAS seguirá promovendo debates, trocas de experiências e construção de propostas voltadas ao fortalecimento da assistência social brasileira, consolidando-se como um dos mais importantes espaços de diálogo e articulação do setor.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Escola Papa João Paulo II promove ação de conscientização sobre combate ao trabalho infantil

Publicado

Estudantes participam de atividades e seminário voltados à conscientização sobre os direitos da infância e a prevenção ao trabalho infantil

Ensinar desde cedo que infância é tempo de aprender, brincar e se desenvolver. Com esse propósito, a Escola Municipal Papa João Paulo II realiza, nesta quarta-feira (18), a partir das 13h, um seminário em que estudantes dos anos iniciais apresentarão atividades e reflexões construídas ao longo de um trabalho voltado à conscientização sobre o combate ao trabalho infantil.

Durante as últimas semanas, alunos e professores desenvolveram uma série de atividades em sala de aula para discutir os direitos das crianças e reforçar a importância da educação, do lazer e da proteção integral durante a infância.

Como parte da programação, os estudantes participaram da leitura e estudo da cartilha Lugar de Criança é na Escola, produzida pelo Ministério Público do Trabalho, além de rodas de conversa, pesquisas, debates e produções artísticas que estimularam a reflexão sobre os impactos do trabalho infantil e a necessidade de garantir uma infância segura e protegida.

Segundo a secretária de Educação, Adriana Reichert, o seminário marca o encerramento dos trabalhos e será conduzido pelos próprios alunos, que irão compartilhar com a comunidade escolar o que aprenderam durante as atividades e apresentar diferentes perspectivas construídas ao longo do projeto.

“Mais do que abordar um tema social importante, a iniciativa busca fortalecer entre os estudantes a compreensão de que toda criança tem direito a viver plenamente a infância, com acesso à educação, proteção e oportunidades para crescer de forma saudável. A mensagem é simples e necessária: lugar de criança é na escola, aprendendo, brincando e construindo o futuro”, ressalta.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Agência Itinerante da Marinha está em Sorriso
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana