Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeita Flávia Moretti acompanha mutirão do DAE-VG para combate a vazamentos no Grande Cristo Rei

Publicado

As frentes de serviço foram concentradas nos bairros Construmat, Alameda e Bairro da Manga, mobilizando diversos servidores, máquinas e equipamentos

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) realizou, nesta quinta-feira (09), mais um grande mutirão de combate a vazamentos na região do Grande Cristo Rei. A ação contou com a presença da prefeita Flávia Moretti, que acompanhou de perto os trabalhos e verificou in loco a atuação das equipes técnicas.

As frentes de serviço foram concentradas nos bairros Construmat, Alameda e Bairro da Manga, mobilizando diversos servidores, máquinas e equipamentos. Durante o mutirão, as equipes atuaram simultaneamente em diferentes pontos, realizando a identificação, escavação e reparos dos vazamentos, além de serviços de manutenção preventiva na rede de distribuição.

A iniciativa integra a força-tarefa que o DAE-VG vem intensificando nos últimos dias, com o objetivo de reduzir perdas de água, melhorar a pressão na rede e garantir maior regularidade no abastecimento para a população.

A prefeita Flávia Moretti reforçou a importância de acompanhar de perto as ações e garantir que os serviços cheguem com eficiência à população. Durante a visita, ela observou os procedimentos realizados pelas equipes e conversou com servidores sobre as demandas da região. “Estamos diminuindo as percas por meio dos vazamentos em vários bairros, assim fazendo com que a água vá realmente para as casas dos nossos munícipes”, disse a prefeita.

O presidente do DAE-VG, Rogerinho da Dakar, destacou que o trabalho é contínuo e prioritário para a melhoria do sistema de abastecimento em toda a cidade. “Estamos com várias frentes de trabalho atuando ao mesmo tempo. Nosso compromisso é reduzir vazamentos, melhorar a pressão da água e levar mais eficiência ao abastecimento. Esse mutirão na região do Grande Cristo Rei é mais uma ação concreta do DAE-VG para atender a população com mais agilidade e qualidade”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Saúde de Várzea Grande reforça medidas para identificação de casos da doença

Publicado

Várzea Grande segue sem registros de casos de meningite em 2026. Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado aos profissionais, especialmente das unidades de pronto atendimento, a importância de fazer o chamado ‘manuseio da meningite’, com identificação de sintomas – mesmo que em caráter de suspeita – para atendimento e notificação imediatos, e da notificação compulsória, ou seja, obrigatória.

“O atendimento pontual e ágil vai fazer toda a diferença em casos de confirmação da doença, independentemente de ser meningite viral ou bacteriana. Essa celeridade vai impedir a transmissão para outras pessoas e até mesmo, ofertar um tratamento em tempo, que pode ser crucial para a plena recuperação do paciente”, frisa a secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira.

Conforme dados atualizados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) da Secretaria de Estado de Saúde (SES MT), foram confirmados 29 casos de meningite e 8 óbitos pela doença em Mato Grosso.

No final do ano passado, técnicos da Pasta passaram por uma capacitação em meningite ofertada pelo governo do Estado. “A doença tem um sintoma bastante característico que liga o alerta para urgência de atendimento, e até mesmo de isolamento, que é o chamado diagnóstico diferenciado, a rigidez da nuca”, explica a Maria José Neves, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município.

Em casos de rigidez na nuca, o paciente sob suspeita deve adotar o uso de máscaras, assim como parentes próximos, e buscar imediatamente unidades de pronto atendimento, que em Várzea Grande são as UPAs do Cristo Rei e do Ipase e o Hospital e Pronto-Socorro Municipal. Nos locais, a equipe médica vai avaliar o paciente e avaliar se cabe um tratamento medicamentoso em casa, ou, se é o caso de isolamento imediato. A meningite pode ser causada por diferentes agentes, como vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos. Por isso, nem todo caso de meningite é meningocócico e nem toda situação exige as mesmas medidas de controle.

Leia mais:  Flávia Moretti anuncia fortalecimento da Guarda Municipal de Várzea Grande e recomposição salarial aos servidores da Defesa Social

A doença tem como principais sintomas: febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, sonolência, confusão mental, convulsões, manchas vermelhas ou arroxeadas na pele ou piora rápida do estado geral. Em lactentes e crianças pequenas, também devem ser observados irritabilidade intensa, choro persistente, recusa alimentar, vômitos, sonolência ou letargia e abaulamento da fontanela [quando a moleira da cabeça do bebê fica estufada].

INICIATIVAS – Como forma de evitar a confirmação de casos, além de ofertar vacinas, as equipes de saúde estão desde o início do ano letivo realizando busca ativa nas escolas públicas para atualização da caderneta de vacinação. Crianças e jovens com dose em atraso, ou sem o registro dela, são imunizados na escola mesmo, após prévia autorização dos pais.

“Muitas vezes, ficamos sem poder atualizar as cadernetas porque os pais e ou responsáveis não autorizam a vacinação. É preciso ter ciência que a vacina salva vidas e previne contra várias doenças. Precisamos ampliar os índices de cobertura da população, mas para isso, temos de contar com a conscientização. Estamos em plena busca ativa de pessoas dos grupos prioritários para receber as doses específicas, estamos indo até as pessoas, tudo para facilitar e abreviar o acesso aos imunizantes. Precisamos da colaboração”, reforça a secretária.

No último sábado, dia 25, quando Várzea Grande realizou o ‘Dia D’ de vacinação contra influenza, por exemplo, todas os grupos elegíveis às doses tiveram as cadernetas e carteirinhas de vacinação atualizadas.

Quem estava com doses em atraso, pôde receber vacina contra sarampo, covid-19 e em caso de vacinas com dias específicos de aplicação, as pessoas foram orientadas a retornar à unidade de saúde na data correta.

Leia mais:  VG em Ação intensifica limpeza urbana e atende bairros de Várzea Grande nesta terça-feira (28)

PROTEÇÃO – O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente a vacina contra a meningite C, aplicada em bebês entre 3 e 5 meses de vida, e a vacina contra as meningites A, C, W, Y, aplicada como reforço preferencialmente aos 12 meses, podendo ser administrada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. A ACWY também pode ser aplicada como dose única ou complementar em adolescentes entre 11 e 14 anos.

Os imunizantes previstos pelo Programa Nacional de Imunizações estão disponíveis nas 25 Unidades Básicas de Saúde de Várzea Grande, conforme os públicos e faixas etárias definidos pelo Ministério da Saúde e atendendo à rotina da Sala de Vacinação das unidades para evitar desperdício de doses, com o descarte de imunizantes sem a total utilização.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Estudantes de Engenharia de Transportes da UFMT realizam visita técnica à Mobilidade Urbana de Várzea Grande

Publicado

Os estudantes do curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Mato Grosso realizaram, nesta terça-feira (28), uma visita técnica à Coordenadoria de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande.

A atividade integrou a disciplina Introdução à Engenharia de Transportes, ministrada pela professora Fabiani Dalla Rosa Barbosa, e teve como objetivo apresentar aos acadêmicos a estrutura administrativa e operacional do setor responsável pelo trânsito e pela mobilidade urbana no Município.

Durante a programação, os estudantes conheceram a central de monitoramento da secretaria, a infraestrutura utilizada no planejamento viário, os sistemas empregados no acompanhamento do trânsito e as principais ações executadas pela equipe técnica para melhorar a circulação de veículos e pedestres na cidade.

O coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, destacou a importância da aproximação entre a gestão pública e o meio acadêmico.

“Receber os estudantes é uma oportunidade de apresentar como funciona o trabalho técnico desenvolvido pela secretaria e, ao mesmo tempo, abrir espaço para novas ideias e propostas que possam contribuir com a melhoria da mobilidade urbana de Várzea Grande”, afirmou.

O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, ressaltou que iniciativas como essa fortalecem o planejamento da cidade.

“A universidade tem papel fundamental na formação de profissionais e na produção de conhecimento. Essa parceria permite que os alunos conheçam os desafios reais da gestão pública e também contribuam com soluções inovadoras para o trânsito e a mobilidade urbana”, disse.

Representando os acadêmicos, os estudantes avaliaram a visita como uma experiência enriquecedora, por permitir contato direto com a realidade do setor público e ampliar a compreensão sobre a aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula, especialmente nas áreas de planejamento viário, engenharia de tráfego e gestão da mobilidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana