Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Saúde divulga novos dados de arboviroses

Publicado

De 1.º de janeiro até o momento, Sorriso registrou 20 casos de dengue e dez de chikungunya, não houve registros de zika. Dos casos de dengue um, registrado em fevereiro, foi com sinais de alarme; além disso outros 10 casos testaram positivo para a enfermidade em janeiro, 6 em fevereiro e 3 em março. Em relação à chikungunya foram 3 registros em janeiro, 5 em fevereiro e 2 em março.

Os índices são considerados baixos e, para que tudo continue assim, é essencial o cuidado para garantir a eliminação de criadouros de Aedes aegypti. O mosquito, vale lembrar, é vetor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika vírus, cujos dados são rotineiramente monitorados pela Semsa.

Os dados atualizados divulgados nesta manhã, 9 de abril, integram o relatório do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e constam no Sistema Sinan On-line.

Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno, esse é o momento ideal para a população dar uma geral no quintal de casa e também na empresa. “Estamos no período chuvoso, é necessário eliminar criadouros nesse momento e manter esse olhar de forma contínua”, aconselha. “Não temos pico de arboviroses, não há procura elevada e queremos manter dessa forma”, reforça.

Armadilhas ovitrampas

Recentemente, em 30 de março, a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental divulgou uma nova leitura das armadilhas ovitrampas instaladas em Sorriso. Nas 567 armadilhas instaladas no Município foram coletados 45.583 ovos e, desse total 77%, isso é, mais de 35 mil das amostras coletadas positivaram para o Aedes aegypti, agente mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya. Os dados foram coletados pela Vigilância em Saúde Ambiental na quinta-feira, dia 26 de março.

Leia mais:  Escolas municipais confirmam participação na Olimpíada Nacional de Ciências 2026

Dentre os índices de maior preocupação está o bairro Rota do Sol: com 34 armadilhas inspecionadas e a coleta de 5.024 ovos, 91% ou seja, 4.471 ovos positivaram para o Aedes aegypti.

Fase aguda e crônica

“Precisamos lembrar que além da fase aguda a chikungunya apresenta uma fase crônica em que o paciente continua sentindo muita dor por um longo tempo”, frisa o médico e secretário de Saúde, Vanio Jordani. “Há pessoas que continuam sentindo dores por mais de seis meses”, destaca o profissional.

Caso suspeite ter contraído ou apresente sintomas de qualquer uma das arboviroses, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). É lá que a população recebe o atendimento clínico e a orientação correta sobre como agir.

Eliminando criadouros

E a melhor forma de eliminar e evitar a doença é evitar que o mosquito nasça. “Como todo mundo já sabe a água parada – suja ou limpa; é o local ideal para disseminação de criadouros do Aedes aegypti, o tal mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya”, pontua o gestor. Para evitar situações assim, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental estão diariamente na rua realizando trabalho de instrução e alerta.

E em cada visita, seja em comércios, pontos estratégicos (PEs) ou residências em que são detectados criadouros, as larvas são coletadas e testadas para o Aedes e o criadouro eliminado. Quando a suspeita se confirma os responsáveis são comunicados para que possam monitorar o surgimento de casos de dengue e realizar o pente fino eliminando outros possíveis criadouros que tenham passado despercebidos.

Hoje os principais problemas identificados pela equipe da Vigilância Ambiental são a água servida, aquela oriunda de esgoto doméstico ou empresarial e a sujeira nas bocas de lobo, situações propícias para a proliferação do mosquito.

Leia mais:  Sorriso recebe Copa Mato-grossense de Futmesa | Foot Table

Cuidando de casa

A orientação é que toda a semana a população tire dez minutos semanais para dar aquela conferida no espaço onde vive ou trabalha. A recomendação é evitar acúmulo de lixo, que além do Aedes aegypti também pode esconder animais peçonhentos como cobras, ratos, aranhas, escorpiões, dentre outros.

Denúncias

Vale reforçar que para quem identificar situações com criadouros ou com suspeita, água servida descartada na rua e descarte de lixo em locais inapropriados, a recomendação é procurar a equipe técnica. As denúncias também podem ser realizadas diretamente ao Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) pelo número (66) 99927-2611.

Coleta de resíduos sólidos

Sempre é bom ficar de olho no calendário de coleta de resíduos sólidos – confira aqui o calendário de coleta de 2026, em que são recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins que incluem folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada. O recomendado é descartar o material seguindo corretamente o calendário, evitando assim a formação de possíveis criadouros para o Aedes aegypti e outros animais peçonhentos.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

4ª edição do Futuro em Campo aproxima estudantes do agronegócio em Sorriso

Publicado

Futuro em Campo promove aprendizado sobre agro e sustentabilidade dentro da escola

Em vez de pegar a estrada até uma fazenda, desta vez foi o campo que atravessou os portões da escola. Na tarde desta terça-feira (28), em clima de celebração pelo Dia Mundial da Educação, o Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) se transformou em um verdadeiro espaço de descoberta, curiosidade e aprendizado. A 4ª edição do programa Futuro em Campo, promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em parceria com a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação, chegou até os estudantes — literalmente.

A atividade reuniu produtores e delegados da Aprosoja, estudantes e também contou com a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Materazzi, representando o Legislativo.

Cerca de 110 alunos do CMEB participaram da atividade, que levou para dentro da escola um pouco da realidade vivida no campo. Entre explicações, demonstrações e atividades interativas, as crianças puderam entender como funciona o plantio, a produção agrícola e pecuária, o uso de tecnologias como a energia solar, além dos processos de armazenagem e o funcionamento dos maquinários.

Olhos atentos, perguntas curiosas e aquele brilho típico de quem está descobrindo algo novo tomaram conta do ambiente. Para muitos, foi o primeiro contato mais próximo com o universo do agronegócio — um setor tão presente na região, mas que nem sempre chega de forma tão acessível até eles.

“Eu gostei e aprendi muito com os técnicos da Aprosoja como funciona o agronegócio do nosso município”, disse a aluna Nicolly Ibanês do 6º ano.

Como forma de reconhecimento pela parceria e contribuição com o projeto, a Secretaria Municipal de Educação e a unidade escolar receberam um certificado da Aprosoja-MT, reforçando o compromisso com uma educação conectada à realidade e ao desenvolvimento sustentável.

Leia mais:  Casa dos Conselhos promove nova edição do "Fala, presidente"

A diretora da unidade, Marizane Brunetto, destacou o envolvimento dos estudantes e a importância da iniciativa no processo de aprendizagem. “Foi muito gratificante ver o interesse das crianças. Elas participaram, perguntaram e ficaram encantadas com tudo apresentado. Esse tipo de experiência faz toda a diferença no desenvolvimento deles”, destacou.

Para a produtora rural e delegada da Aprosoja-MT, Aline Beledelli, o programa reforça o verdadeiro propósito da iniciativa. “Nosso objetivo é aproximar os estudantes da realidade do campo, mostrando como funciona a produção de alimentos e a importância de fazer isso com responsabilidade ambiental. Acreditamos que a educação é o caminho para formar cidadãos mais conscientes”, afirmou.

Voltado para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o Futuro em Campo busca trabalhar a interdisciplinaridade, despertar o interesse pelo setor produtivo e mostrar, na prática, os desafios e as oportunidades do agronegócio.

A secretária municipal de Educação, Adriana Reichert, destacou que, quando o conhecimento chega de forma próxima e leve, ele não apenas ensina, mas transforma.

“Trazer o programa para dentro da escola é garantir que todos tenham acesso. Quando aproximamos o ensino da realidade econômica do município, o aprendizado ganha mais sentido. As crianças passam a entender melhor o papel do agro na vida delas e no futuro da nossa região. É um aprendizado que vai além da teoria, é vivência, é conexão com o dia a dia deles”, frisou.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Formação aborda fundamentos do Direito Administrativo

Publicado

Curso é voltado a fiscais de vários setores

O fiscal de Uso do Solo e Meio Ambiente da Prefeitura de Sorriso, Reinaldo Nunes, iniciou, na tarde desta terça-feira (28 de abril) um curso sobre Fundamentos do Direito Administrativo Aplicados, Poder de Polícia e Segurança Jurídica na Fiscalização.

A formação, que continua na tarde de amanhã (quarta-feira – 29 de abril), é viabilizada pela Escola de Gestão, e é voltada a fiscais da Vigilância Sanitária, do Procon, do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama). “Participar de formações como esta certamente amplia nosso repertório, facilita nosso trabalho, traz segurança jurídica e, principalmente, reflete-se no avanço para o atendimento de excelência ao cidadão”, afirmou o gerente de Fiscalização do Procon, Moacir Macedo.

“É muito gratificante poder partilhar conhecimento com os colegas, tornando o processo de fiscalização mais eficiente e garantindo um trabalho uniforme e integrado entre os fiscais, dentro de cada atribuição”, comentou Reinaldo.

Um dos responsáveis pela Escola de Gestão, Miro Ribeiro destaca que o trabalho da equipe é justamente o de ofertar as formações de forma a atender necessidades específicas. “É uma curadoria, em que buscamos aprimorar os servidores das mais variadas áreas de maneira exclusiva, prática e objetiva ”, destaca.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Escolas municipais confirmam participação na Olimpíada Nacional de Ciências 2026
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana