Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Ministério do Turismo e UNESCO lançam edital com foco na promoção das Cidades Criativas e Destinos Turísticos Inteligentes

Publicado

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), abriu um edital para a contratação de consultoria especializada na produção de conteúdo estratégico para o desenvolvimento e a promoção de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) e Cidades Criativas brasileiras. A iniciativa, lançada nesta terça-feira (13.05), faz parte de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional e visa fortalecer a divulgação de destinos que integram inovação, sustentabilidade, cultura e desenvolvimento local. Empresas e instituições com expertise na área têm até o dia 22 de maio para apresentar suas propostas, exclusivamente através da Plataforma de Licitações da UNESCO.

A contratação visa aprimorar a divulgação e a gestão do turismo, de forma sustentável, inovadora e criativa em território nacional. O projeto prevê a elaboração de três edições de uma publicação periódica que abordará inteligência de mercado, tendências, inovação e sustentabilidade no setor turístico. O conteúdo produzido será um importante instrumento de apoio à gestão pública e privada, oferecendo dados e análises atualizadas sobre as oportunidades nos campos criativo e inteligente do turismo.

EDITAL – A seleção reflete a estratégia do Ministério do Turismo de promover uma transformação no setor, alicerçada no desenvolvimento de destinos inteligentes e a integração das indústrias criativas às políticas de promoção turística. A meta é valorizar a riqueza cultural local, fortalecer a identidade dos territórios, ampliar a inclusão social e, consequentemente, aumentar a atratividade e a competitividade dos destinos brasileiros nos cenários nacional e internacional.

A crescente participação do MTur em eventos globais dedicados à inovação, tecnologia, marketing e criatividade no turismo evidenciou a necessidade de dispor de materiais mais elaborados. A consultoria a ser contratada terá o papel importante de suprir essa demanda, fornecendo insumos de alta qualidade para apresentações, negociações institucionais e relatórios técnicos. O objetivo final é consolidar o Brasil como uma referência mundial em turismo sustentável, inovador e rico em diversidade cultural.

Leia mais:  Ministério do Turismo lança edital para fortalecer turismo sustentável e qualificação de gestores de geoparques

COMO PARTICIPAR – As propostas devem ser submetidas unicamente através da Plataforma de Licitações da UNESCO, onde a Solicitação de Cotação (RFQ) está disponível para consulta. Submissões via e-mail ou links externos não serão aceitas. Acesse AQUI o edital.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Salão do Turismo divulga inventário de emissões de gases de efeito estufa e guia com princípios regenerativos

Publicado

A COP30 foi um marco para o turismo brasileiro e voltará a ganhar destaque no Salão do Turismo 2026. Duas das iniciativas mais inovadoras propostas pelo país durante o evento serão compartilhadas no Núcleo do Conhecimento, no dia 7 de maio: o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Turismo e o Guia com Princípios Regenerativos para a Ação Climática no Turismo.

Organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela primeira vez no Nordeste, o Salão do Turismo será realizado no Centro de Eventos do Ceará, de 7 a 9 de maio, com entrada gratuita e aberta ao público geral.

O painel “COP30: Impacto, Legado e Próximos Passos” visa promover um debate sobre os impactos da COP no Brasil e no setor de turismo, abordando as ações em andamento e o papel estratégico do turismo no enfrentamento às mudanças climáticas.

 A iniciativa também busca discutir como o setor vem estruturando políticas públicas para alinhar seu desenvolvimento à agenda climática internacional, reforçando o papel do turismo na transição para uma economia de baixo carbono.

O encontro terá a participação de Glauber Santos, da Universidade de São Paulo; Elena Tarditi, especialista sênior em projetos da ONU Turismo; e Marina Marinho, do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), reunindo perspectivas acadêmicas, institucionais e internacionais sobre o tema.

O debate faz parte do lançamento do primeiro Inventário Internacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Turismo, iniciativa liderada pelo MTur, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O inventário permitirá identificar e medir as emissões geradas por atividades como transporte, hospedagem e visitas a atrativos turísticos, contribuindo para uma compreensão mais precisa dos impactos do setor.

Leia mais:  Ministério do Turismo participa de evento com líderes para debater a promoção dos Destinos Turísticos Inteligentes

As discussões também abordarão o Guia com Princípios Regenerativos para a Ação Climática no Turismo, material em elaboração e resultado de um projeto conjunto entre Ministério do Turismo, ONU Turismo e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As ações apresentadas integram o Plano de Aceleração de Soluções para o Turismo, proposto durante a COP30, que visa tornar o setor mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas.

A iniciativa promove a adoção de medidas de adaptação, a ampliação de investimentos em projetos ambientais e o desenvolvimento de soluções inovadoras, contribuindo para posicionar o Brasil como referência global na integração entre turismo e o enfrentamento às mudanças climáticas. 

Durante o Salão, os participantes terão a oportunidade de conhecer os avanços dessa agenda e discutir caminhos para a transição justa do turismo rumo a práticas mais sustentáveis, inovadoras e alinhadas aos compromissos internacionais de redução de emissões.

SOBRE O SALÃO DO TURISMO – Em sua histórica 10ª edição, o Salão do Turismo desembarca pela primeira vez no Nordeste, transformando Fortaleza na capital do turismo brasileiro. 

Realizado pelo Ministério do Turismo, com apoio do Governo do Estado do Ceará e Prefeitura da Cidade de Fortaleza, o evento é uma vitrine viva das 27 unidades da Federação, promovendo uma imersão que une o sabor da gastronomia regional, a riqueza do artesanato e o pulsar das manifestações culturais com o que há de mais moderno em tecnologia e inovação no setor. 

Mais do que uma exposição, o evento é o ponto de encontro estratégico para o trade e uma viagem completa pelo Brasil; tudo em um só lugar.

PROGRAME-SE:

Data: 7 a 9 de maio

Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza

Entrada: Gratuita e aberta ao público.

Credenciamento: Inscreva-se aqui

Como chegar: Confira as rotas para o Centro de Eventos

Leia mais:  Culinária, apresentações culturais, palestras, debates, qualificação, rodada de negócios: falta uma semana para o Salão do Turismo

Fortaleza: Dicas do que curtir na cidade durante o evento

 Por Bárbara Magalhães

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Culinária, apresentações culturais, palestras, debates, qualificação, rodada de negócios: falta uma semana para o Salão do Turismo

Publicado

A contagem regressiva começou. Falta exatamente uma semana para a abertura dos portões da 10ª edição do Salão do Turismo, a maior vitrine do setor no país. A partir do dia 7 de maio, o Centro de Eventos do Ceará será o palco de um grandioso evento que vai reunir todo o trade turísitico e o público, que contarão com uma programação ampla e intensa. 

Com entrada gratuita, o evento, organizado pelo Ministério do Turismo, marca um momento estratégico para o setor: é a estreia do Salão em solo nordestino, reunindo em um só lugar as potencialidades dos 26 estados e do Distrito Federal.

O evento apresentará diversas iniciativas ligadas ao turismo, como gastronomia, artesanato, agricultura familiar, manifestações culturais, mas também será um espaço de articulação, capacitação e geração de negócios para o setor.

“O Salão é a melhor oportunidade para o brasileiro conhecer, em um só lugar, novos destinos e culturas. Viajar é para todo mundo, e este evento mostra que o turismo é um mundo de possibilidades para o país. Também é um espaço de qualificação e, principalmente, de negócios. Será imperdível!”, destaca o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

Vai ao Salão? Saiba o que curtir em Fortaleza.

Vai ao Salão? Saiba como chegar ao evento.

De olho no presente e com o pé no futuro

Para os gestores, empresários, representantes do poder público, estudantes, integrantes de instâncias de governança e profissionais que atuam no setor, o Salão do Turismo reserva, pela primeira vez na história, uma capacitação estratégica, que irá ocorrer durante a realização do 3º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo.

Saiba mais clicando aqui

O evento também será palco de palestras, oficinas e mesas-redondas abertas ao público, que irão debater o desenvolvimento e o futuro do turismo, abordando temas estratégicos como: infraestrutura e investimentos públicos e privados; acessibilidade e sustentabilidade; crédito e economia criativa; inovação digital, inteligência artificial e uso de novas tecnologias.

Leia mais:  Ministério do Turismo divulga lista de agências credenciadas para atender turistas chineses no Brasil

Outras atividades, de caráter mais técnico serão focadas ao trade turístico, com acesso restrito ao público geral. É o caso de dois workshops de turismo e hospitalidade sobre o Mercado Halal. A iniciativa é realizada em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), a Academia Halal Brasil e a Apex e visa capacitar agentes de viagens, funcionários de hotéis e restaurantes, profissionais de receptivo e estudantes de turismo, hotelaria e relações internacionais para atender com excelência o público muçulmano.

A entrada é gratuita, mas é necessário realizar um cadastro prévio para participar do evento.

Passo a passo para a inscrição:

  1. Acesse o portal oficial: gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo.
  2. Na aba “Inscreva-se”, clique em “Visitantes”.
  3. Informe seu e-mail ou WhatsApp e siga as instruções na tela.
  4. Insira seus dados pessoais (nome, e-mail e CPF).
  5. Escolha as atividades das quais deseja participar (caso queira apenas circular pelo Salão, basta deslizar a página até o fim).
  6. Informe sua data de nascimento e o nome da sua mãe para concluir.

Pronto! A sua inscrição será efetivada e um QR Code será gerado e enviado para o seu e-mail, o qual deverá ser apresentado na entrada do evento.

Programação para o público

Confira as atividades de cada dia acessando os links diretos abaixo:

Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana