Pesquisar
Close this search box.

DIAMANTINO

I Pedal Ecológico marca o final de semana reunindo mais de 70 ciclistas

Publicado

Da Assessoria

Imagem principal da Notícia

O I Pedal Ecológico organizado pela Prefeitura de Diamantino reuniu cerca de 70 ciclistas (profissionais e amadores) na manhã de ontem (domingo 28). Eles percorreram mais de 15 quilômetros com partida do Museu Casa Memorial dos Viajantes e chegada no Rio Areal. O evento foi organizado pela Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, sob o comando do secretário João Pedro Severo Velasco.

O prefeito Eduardo Capistrano (PDT) entrou no clima “sob duas rodas” e pedalou do início ao final do percurso junto com os participantes. Também participaram da corrida, o secretário João Pedro e o secretário de Esporte, Lazer e Tiurismo Williomar Siqueira (Nenê). Acompanharam as atividades o titular da Finanças Claudinei Spínola e a secretária de Saúde Cleide Anzil.

O grupo “Amigos do Pedal” foi o grande inspirador e ofereceu todo apoio para a realização do Pedal Ecológico. Formado por 60 integrantes, eles já são conhecidos na cidade e região. Pedalam pelo menos três vezes por semana e buscam atrair novos adeptos e conhecer diferentes lugares a cada passeio. Nas redes sociais é possível conhecer mais sobre o movimento através da tag: @mtbdiamantino.
O percurso organizado pela equipe da prefeitura buscou também conhecer os locais turísticos da cidade, percorrendo pontos próximos à Cachoeira de Pedra, ao Monte Sião, além do trajeto dentro do Rio Areal, um dos locais de lazer mais frequentados por banhistas no município.

Praticante da modalidade há mais de 25 anos, Antonio Jaci Leite elogiou a iniciativa da gestão municipal em oferecer incentivo para o grupo bem como despertar o interesse das pessoas para praticarem exercício físico. “É a realização de um sonho. Em vários lugares há uma legião de seguidores. As pessoas procuram porque é muito mais barato investir em atividade física do que em médico e exames. É a primeira vez que a gestão municipal de Diamantino tem essa iniciativa e só temos a comemorar”, disse.

Leia mais:  Secretaria de Assistência Social promove ação TEAcolho com programação de acolhimento às famílias

O prefeito Eduardo frisou que a atual gestão está de portas abertas para incentivar as diversas atividades esportivas e que o Pedal Ecológico soma vários benefícios para os participantes, além de estimular outras pessoas a praticarem. “Em um só evento foi possível valorizar vários setores como o lazer, turismo, esporte e acima de tudo as pessoas que curtem pedalar e sair da rotina’, avaliou.

O evento contou com ciclistas de Nobres, Rosário Oeste, Alto Paragai, São José do Rio Claro e Nortelândia.

Comentários Facebook
publicidade

DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino anuncia Festa do Divino Espírito Santo 2026

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, em parceria com a Paróquia Imaculada Conceição, anuncia oficialmente a realização da Festa do Divino Espírito Santo 2026, uma das mais tradicionais e significativas manifestações culturais e religiosas do município. A iniciativa tem como objetivo preservar as expressões culturais da cidade, fortalecendo a identidade local e garantindo sua transmissão de geração em geração.

A Festa do Divino Espírito Santo será realizada no dia 24 de maio (domingo), a partir das 17h, na praça Major Caetano Dias e contará com uma programação cultural e religiosa, além do show nacional da banda católica Fraternidade São João Paulo II.

Segundo o prefeito Chico Mendes, idealizador do projeto, a iniciativa tem como principal propósito valorizar e preservar uma das mais importantes expressões culturais do município, reconhecendo sua relevância na formação da identidade local.

“A Festa do Divino Espírito Santo faz parte da nossa história e é um símbolo da nossa cultura. Ela representa a união do nosso povo, os saberes transmitidos ao longo do tempo e o sentimento de pertencimento da nossa comunidade. Nosso compromisso é garantir que essa tradição continue viva, sendo preservada e compartilhada entre as gerações.”

Além da programação festiva do dia 24 de maio, também será realizada a programação religiosa, que tem início no dia 9 de maio, com a apresentação da bandeira do Divino Espírito Santo nas comunidades do município, além da tradicional percorrida da bandeira e a novena.

A HISTÓRIA

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com mais de 200 anos de história, a celebração tem origem em um período em que Diamantino ficou sem a presença de um líder religioso. Nesse contexto, a devoção ao Divino Espírito Santo foi a forma encontrada pela própria comunidade para manter viva a fé e as práticas religiosas.

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino entrega novos uniformes ao Grupo de Idosos Viver Legal

Desde então, a tradição foi sendo fortalecida ao longo do tempo, consolidando-se como um importante símbolo de resistência cultural, espiritualidade e união entre os moradores. Um dos momentos mais marcantes dessa tradição é a percorrida da bandeira do Divino Espírito Santo, quando os devotos visitam residências levando a bandeira, acompanhados pelo grupo da Velha Guarda, com seus cantos tradicionais.

PROGRAMAÇÃO FESTIVA — 24 DE MAIO

A programação acontece na praça Major Caetano Dias, a partir das 17h, com a Percorrida da Fé. Às 17h30 será realizada a Bênção Solene, seguida, às 18h, pela apresentação da Velha Guarda “Memória Viva”. A Abertura Oficial está prevista para às 18h30, e, na sequência, às 18h50, haverá o show de abertura com o Grupo Desperta Jovem. Encerrando a noite, às 19h20, acontece o show nacional com a Fraternidade São João Paulo II.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino entrega novos uniformes ao Grupo de Idosos Viver Legal

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou na segunda-feira (27.04) a entrega de novos uniformes aos integrantes do Grupo de Idosos “Viver Legal – Sabedoria com o objetivo de promover o bem-estar, a inclusão social e a valorização da pessoa idosa.

Além dos uniformes, o grupo também recebeu uma caixa de som, equipamento que irá auxiliar no desenvolvimento das atividades realizadas com os participantes, especialmente em momentos de alongamento, nas atividades aquáticas, dinâmicas, recreação e encontros de convivência.

Atualmente, o grupo conta com 143 idosos participantes, que integram as ações promovidas pela Assistência Social, com atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos, qualidade de vida e socialização.

O prefeito Chico Mendes destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas de assistência social no município, com ações que promovem cuidado, inclusão e qualidade de vida para a população.

“Cuidar dos nossos idosos é valorizar quem ajudou a construir a história de Diamantino. Essa entrega representa mais do que investimentos em materiais, representa respeito, atenção e o compromisso em promover qualidade de vida para todos”

A primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, ressaltou que a iniciativa fortalece o sentimento de pertencimento dos participantes e contribui para o desenvolvimento das atividades do grupo.

“O Grupo Viver Legal é um espaço de convivência, alegria e fortalecimento de vínculos. Esses uniformes trazem identidade para o grupo. Nosso trabalho é seguir cuidando das pessoas, especialmente dos nossos idosos, com ações que promovam acolhimento, autoestima e envelhecimento ativo.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Diamantino anuncia Festa do Divino Espírito Santo 2026
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana