VÁRZEA GRANDE
Feira Literária reúne escritores, artistas e leitores em noite cultural na Orla de Várzea Grande
Publicado
19 de setembro de 2026
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, prestigiou na noite desta sexta-feira (18) a Feira Literária, Cultural e Sarau, realizada no Complexo Cultural da Orla Alameda. O evento reuniu escritores, artesãos, artistas, músicos e grupos culturais em uma programação que celebrou a literatura, a arte e as manifestações culturais.
Organizado pela doutora Marizete França, diretora do Instituto e Academy Mulheres de Fé, o encontro marcou o lançamento do livro “A Minha Vida Inventada”, da escritora Cléo Silva, além de destacar a obra “Mulheres de Fé – Empreendedorismo com Propósito”, projeto que reúne histórias e experiências ligadas ao empreendedorismo feminino.
A programação também contou com a participação de outros escritores, entre eles Cibele Gomes Campos, Juan Vieira, Eliani Silveira Viana e Juliana Valentim, além de exposições literárias e artísticas.
Durante a noite, a prefeita Flávia Moretti destacou a importância de ocupar os espaços públicos de Várzea Grande com atividades que aproximem a população da cultura, da arte e da literatura.
“É uma alegria ver a Orla Alameda recebendo escritores, artistas, artesãos, músicos e famílias. A cultura precisa estar presente nos espaços públicos e fazer parte da vida da nossa população. Queremos que a Orla seja cada vez mais um lugar de encontro, de lazer, de cultura e também de oportunidades para quem produz e empreende em Várzea Grande”, afirmou a prefeita.
De acordo com a superintendente de Cultura, Luh Arruda, a realização do sarau literário foi integrada a uma proposta da gestão municipal de transformar a Orla Alameda em um espaço permanente de convivência cultural, artesanal e gastronômica.
“Hoje, no Centro Cultural, nós recebemos uma apresentação multicultural, que é a primeira feira literária realizada pela doutora Marizete. Aproveitamos esse evento para agregar também a nossa primeira feira de artesanato junto com a feira gastronômica da família”, explicou Luh Arruda.
Segundo a superintendente, a proposta atende a um desejo da gestão da prefeita Flávia Moretti de utilizar a Orla como espaço turístico e de convivência para as famílias.
“A prefeita Flávia Moretti já tinha esse desejo de usar a Orla como um espaço turístico, de feira gastronômica da família e de cultura. Então juntamos o sarau literário com o nosso desejo de trazer também o artesanato e a feira da família para esse espaço”, destacou.
A feira contou com os expositores do ‘Passinho das Artes’, com aproximadamente 14 artesãos, além de outros produtores convidados da região. A programação contou ainda com o Coral Canto e Encanto, da EMEB Salvelina Ferreira da Silva, e com o coral da EMEB Joaquim de Arruda.
O público também acompanhou apresentações culturais, incluindo categorias juvenil e mirim, além da participação de um grupo de idosos de cururueiros tradicionais, que levou ao espaço manifestações da cultura mato-grossense, a viola de cocho e elementos ligados à religiosidade e ao folclore regional.
Encerrando a programação, a Banda Municipal realizou uma apresentação musical para o público.
*Orla como novo espaço para cultura e empreendedorismo*
Luh Arruda também explicou que a Superintendência de Cultura pretende ampliar a participação de artesãos e feirantes nas próximas edições realizadas na Orla Alameda.
Para isso, a Prefeitura deverá organizar um cadastro de interessados, em parceria com os setores de Serviços Públicos e Desenvolvimento Econômico, facilitando a regularização e a participação dos trabalhadores nas feiras.
“Na parte do artesanato, nós já temos um cadastro próprio, que é o nosso Mapa da Cultura. Já realizamos feiras nas praças, no Paço Municipal e no shopping, e agora, com muito desejo, estamos trazendo essa atividade para o Centro Cultural da Orla”, explicou.
A superintendente destacou que a iniciativa busca criar novas oportunidades para quem produz artesanato e outros produtos culturais, ao mesmo tempo em que transforma a Orla em um ponto de encontro para moradores e visitantes.
Com literatura, música, artesanato, gastronomia e manifestações tradicionais reunidas em uma mesma programação, a Feira Literária, Cultural e Sarau marcou mais uma iniciativa de ocupação cultural do Complexo Cultural da Orla Alameda, fortalecendo o espaço como ponto de encontro entre artistas, produtores culturais, escritores, empreendedores e a população de Várzea Grande.
Galeria de Fotos (71 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Palestra leva alerta sobre riscos do cigarro eletrônico a estudantes
Publicado
19 de setembro de 2026
A equipe da Unidade de Saúde do bairro Água Limpa realizou, na sexta-feira (18), uma palestra sobre tabagismo para estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Elmaz Gattas. A atividade reuniu jovens de 13 a 18 anos em um momento de conversa, interação e dinâmicas sobre os riscos do cigarro convencional e, principalmente, do cigarro eletrônico.
Durante o encontro, os profissionais falaram sobre os cuidados com a saúde, sintomas e consequências do uso dos dispositivos eletrônicos, além do risco de o cigarro eletrônico se tornar uma porta de entrada para o consumo de outras substâncias.
A conversa também abriu espaço para que os próprios estudantes compartilhassem suas experiências. Muitos relataram já ter experimentado o cigarro eletrônico por curiosidade, influência de amigos ou até mesmo pelos sabores oferecidos pelos dispositivos.
A estudante Marina, de 13 anos, contou que já recebeu ofertas de amigos, mas prefere não experimentar.
“Meus amigos sempre oferecem, mas eu não aceito. Eu vejo que não faz bem e prefiro não usar. Eles respeitam minha decisão e eu também falo para eles não experimentarem”, relatou.
Já a estudante Miriam, de 14 anos, contou que chegou a experimentar o cigarro eletrônico, mas teve uma experiência negativa. Após o uso, apresentou tontura e uma tosse persistente que durou cerca de duas semanas. O quadro fez com que ela precisasse procurar atendimento médico para avaliação e uso de medicamentos. Depois da experiência, ela não voltou a utilizar o dispositivo.
A responsável técnica pela atividade destacou a importância de levar esse tipo de informação diretamente aos adolescentes. A palestra foi realizada nos períodos da manhã e da tarde, e a equipe ficou surpresa com a quantidade de estudantes que já tiveram algum contato com o cigarro, especialmente com os dispositivos eletrônicos.
“É muito importante conversar com eles de forma aberta, sem julgamento, porque muitos já tiveram contato ou receberam ofertas. Ficamos impressionados com a quantidade de jovens que já tiveram alguma experiência. Esse diálogo é uma oportunidade para orientar e mostrar as consequências antes que o uso se torne um hábito”, destacou.
Durante a atividade, um dos inspetores da escola apresentou à equipe uma sacola com diversos dispositivos eletrônicos, conhecidos popularmente como “pods” ou “vapes”, que haviam sido apreendidos dentro da unidade escolar.
Por se tratar de uma escola militar, a unidade também desenvolve ações próprias de orientação e conscientização com os estudantes. A atividade realizada pela equipe de saúde reforça esse trabalho, aproximando os profissionais da saúde do ambiente escolar e criando espaço para que os adolescentes possam tirar dúvidas e falar abertamente sobre o tema.
VÁRZEA GRANDE
Balcão de Empregos reúne mais de 160 atendimentos e encaminha 12 candidatos para nova etapa
Publicado
19 de setembro de 2026
A Prefeitura de Várzea Grande realizou o Balcão de Empregos, que registrou mais de 160 atendimentos à população. A ação reuniu serviços de intermediação de mão de obra e oportunidades de emprego oferecidas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) e por empresas parceiras. Somente o Sine disponibilizou 518 vagas, sendo 143 destinadas a pessoas com deficiência (PCDs).
Além das vagas disponibilizadas pelo Sine, a ação contou com representantes do grupo Solar Coca-Cola; Grupo Pereira, que reúne o supermercado Comper, o Fort Atacadista e o restaurante Trudy’s; Sesi; Norte Sul; e Sabian.
Durante o Balcão de Empregos, a população também teve acesso a serviços de cadastro e atualização de currículos, emissão e orientações relacionadas à Carteira de Trabalho Digital, além de informações sobre os demais serviços oferecidos pelo Sine.
Conforme o coordenador do Sine de Várzea Grande, Fábio Campos Silva, a ação alcançou resultado positivo. Segundo ele, além dos atendimentos realizados, 12 pessoas foram classificadas para a próxima etapa do processo seletivo após as entrevistas.
“Além desses atendimentos, o que mais nos deixou felizes foi saber que 12 pessoas foram classificadas para uma próxima etapa após as entrevistas. Estamos satisfeitos com esse resultado e por saber que a ação está colaborando positivamente na vida dessas pessoas”, afirmou Fábio.
A coordenadora do programa Qualifica VG, Eliane Milca Oliveira, agradeceu a participação da população e das empresas parceiras.
“É uma ação importante para a população e não conseguiríamos realizá-la sem a presença das empresas parceiras e do Sine. Várzea Grande, com certeza, deve ter mais Balcões de Empregos para a população”, declarou.
Galeria de Fotos (12 fotos)
Envie sua denúncia
Marcha para Jesus reúne comunidade e integra programação do segundo dia de comemorações dos 298 anos de Diamantino
Missa em Ação de Graças celebra os 298 anos de Diamantino
Thiaguinho e Carol Peixinho celebram primeiro ano de Bento: ‘Que orgulho’
Dia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop
Palestra leva alerta sobre riscos do cigarro eletrônico a estudantes
DIAMANTINO
Marcha para Jesus reúne comunidade e integra programação do segundo dia de comemorações dos 298 anos de Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a APIMED (Associação dos...
Missa em Ação de Graças celebra os 298 anos de Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Paróquia Imaculada Conceição,...
Chá com Bolo reúne comunidade no Centro Histórico e resgata tradição dos 298 anos de Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou na manhã desta sexta-feira (18), no...
POLÍTICA MT
Projeto premiado da ALMT é apresentado no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública
Premiado nacionalmente, o projeto Termômetro de Notícias, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), foi apresentado nesta quinta-feira (17), no...
ALMT transmite apuração das Eleições 2026
Os cidadãos e cidadãs de Mato Grosso poderão acompanhar, ao vivo, a apuração dos votos das eleições de 2026 pelos...
Após atuação da ALMT, STF reconhece cumprimento por MT à apresentação de propostas sobre divisa entre Mato Grosso e Pará
A atuação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na discussão sobre a divisa entre Mato Grosso e Pará alcançou...
POLICIAL
Governo de MT suspende notícias institucionais do Portal em cumprimento às normas eleitorais
Em cumprimento à legislação eleitoral, o Governo de Mato Grosso suspende, a partir deste sábado (4.7), a exibição das notícias...
Polícia Civil prende foragido por roubo em Poconé
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta segunda-feira (20.7), um homem de 36 anos, em cumprimento a mandado de...
Polícia Civil prende cinco suspeitos de envolvimento em crimes de tortura, sequestro, cárcere privado e organização criminosa em Pedra Preta
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu cinco pessoas, na noite de sábado (18.7), em Pedra Preta, suspeitas de tortura,...
MATO GROSSO
MPMT promove alinhamento estratégico da rede de proteção em Juara
A Promotoria de Justiça Cível de Juara (a 709 km de Cuiabá) promoveu, na quinta-feira (17), uma reunião de alinhamento...
MPMT valida diagnóstico das redes de proteção à mulher
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio da Procuradoria de Justiça Especializada Criminal e do Centro...
Atuação integrada do Cira-VG amplia recuperação de créditos
A atuação integrada do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Várzea Grande (Cira-VG) tem fortalecido as estratégias de recuperação...
POLÍTICA NACIONAL
Lei proíbe prisão de candidatos e eleitores durante período de votação
A legislação oferece uma espécie de “imunidade” para candidatos e eleitores, para que não sejam presos durante as votações. Mas...
Importância do direito tributário é destacada em sessão especial
A importância do direito tributário para a sociedade foi o tema central de uma sessão especial no Plenário do Senado...
Governo terá que cortar despesas para fechar as contas em 2027, diz IFI
Em seu mais recente relatório de acompanhamento fiscal, a Instituição Fiscal Independente (IFI) analisa o projeto do Orçamento 2027 e...
ESPORTES
Flamengo empata com Del Valle no Maracanã e avança à semifinal da Libertadores
O Flamengo está na semifinal da Copa Libertadores. O Rubro-Negro empatou por 1 a 1 com o Independiente del Valle,...
Corinthians perde para o Estudiantes e é eliminado da Libertadores
O Corinthians está fora da Copa Libertadores. O Timão foi derrotado por 1 a 0 pelo Estudiantes nesta quarta-feira, na...
Botafogo vence o Grêmio e encerra jejum de seis jogos no Brasileirão
O Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o Alvinegro derrotou o Grêmio por 3 a...
Mais Lidas da Semana
-
ESPORTES13 de setembro de 2026Palmeiras vence clássico contra o São Paulo e reassume a liderança do Brasileirão
-
ESPORTES13 de setembro de 2026Santos vence o Cruzeiro na Vila Belmiro e emplaca a terceira vitória seguida no Brasileirão
-
POLÍTICA MT14 de setembro de 2026Procuradoria Especial da Mulher da ALMT leva campanha digital sobre Setembro Amarelo para municípios do estado
-
AGRONEGÓCIOS13 de setembro de 2026Fila de 57 navios sustenta embarques, mas preços recuam 8,3%
-
DIAMANTINO14 de setembro de 2026Programação do Agosto Dourado percorre unidades de saúde e reúne mais de 180 participantes em Diamantino
-
DIAMANTINO14 de setembro de 2026Confira a programação da semana em comemoração aos 298 anos de Diamantino
-
SAÚDE14 de setembro de 2026SUS alcança mais de 1 milhão de crianças vacinadas com nova vacina contra doenças pneumocócicas
-
CUIABÁ13 de setembro de 2026Prefeitura e Governo do Estado articulam plano de contingência para Orla do Porto

