Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Capacitação reúne cerca de 40 participantes e incentiva produção de conteúdo para fortalecer o turismo em Várzea Grande

Publicado

Transformar as belezas naturais e culturais de Várzea Grande em vídeos e fotos para divulgar destinos, atrair visitantes e empreender com serviços de guia de turismo. Esse foi um dos objetivos da capacitação gratuita em Produção de Conteúdo Digital, realizada na noite de quinta-feira (24) pela Prefeitura de Várzea Grande e parceiros. O curso reuniu cerca de 40 participantes, embora inicialmente tenham sido disponibilizadas 25 vagas.

A atividade teve quatro horas de duração, com emissão de certificado, e foi voltada a guias de turismo e pessoas interessadas em trabalhar ou empreender no setor. A iniciativa integra a programação especial do município em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro.

Entre os participantes estava o guia de turismo e turismólogo Bruno de Jesus Cordeiro, morador de Cuiabá. Atuando de forma autônoma, ele buscou no curso conhecimentos para aprimorar a produção de fotos e vídeos e ampliar a divulgação dos serviços.

“Vim em busca de conhecimento sobre fotografia, aplicativos e divulgação, que é essencial na nossa área. Quero aprender a trabalhar melhor com vídeos e fotografias e aplicar esse conhecimento na divulgação do nosso turismo”, afirmou.

Para Bruno, a iniciativa também contribui para fortalecer o setor. “É muito importante incentivar o nosso trade, que cresce cada dia mais. Nossa região é muito rica em turismo, com diversos atrativos procurados por turistas de outras regiões e até internacionais. A parceria da Prefeitura com outros órgãos é muito importante para o nosso trade”, disse.

Moradora do bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, a guia de turismo Jenifer Prado também participou da capacitação. Ela trabalha de forma independente e atualmente realiza, principalmente, passeios para destinos como Chapada dos Guimarães, Jaciara e Nobres.

Leia mais:  Vovô Zeid celebra Dia do Idoso com inauguração de piscina e ações de saúde

Segundo ela, o curso mostrou como as redes sociais podem ser utilizadas para apresentar o trabalho e conquistar novos clientes.

“O curso foi fantástico. Muita gente precisa aprender a mexer com a internet e com as redes sociais, que hoje são uma das principais formas de comunicação. Aprendi a editar vídeos, mostrar meu trabalho e vender o serviço que faço como guia de turismo”, contou.

Jenifer também vê potencial para ampliar a oferta de experiências turísticas dentro de Várzea Grande. “Várzea Grande é a porta de entrada de Mato Grosso, e desenvolver opções de turismo aqui seria muito acessível tanto para o turista quanto para o guia. É uma grande oportunidade”, avaliou.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Edu Sá, explicou que a qualificação faz parte da estratégia do município para fortalecer o turismo e preparar profissionais para atender os visitantes.

“Essa iniciativa demonstra que nossa gestão trabalha para potencializar o município como um destino receptivo, garantindo que a mão de obra local esteja qualificada e alinhada às expectativas dos visitantes”, afirmou.

Segundo Edu, a programação continua nesta sexta-feira (25), às 19h, com uma palestra em parceria com o Desenvolve MT sobre linhas de financiamento e crédito para empreendedores e potenciais investidores. Nesta sexta-feira e no sábado (26), também será realizado um curso sobre produção de cerveja artesanal.

“Nosso objetivo é que moradores e turistas encontrem em Várzea Grande um destino de qualidade, com serviços de excelência em bares, restaurantes, meios de hospedagem, guias e agências de turismo, assegurando um atendimento profissional ao público”, explicou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, destaca que a qualificação integra a política de fortalecimento do setor adotada pela gestão da prefeita Flávia Moretti.

Leia mais:  Prefeita Flávia Moretti recebe integrantes do terceiro setor e destaca importância das entidades nas políticas públicas

“A gestão da prefeita Flávia Moretti entende o turismo como uma atividade capaz de gerar emprego, renda e novas oportunidades para Várzea Grande. Por isso, estamos trabalhando para qualificar as pessoas, fortalecer os empreendedores e criar um ambiente cada vez mais preparado para receber turistas e desenvolver novos produtos e serviços”, afirmou.

As ações são realizadas pela Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Sedec e da Secretaria Adjunta de Turismo, do Desenvolve MT, do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (Singtur-MT) e da Cervejaria Dourada. Também apoiam a programação o Várzea Grande Shopping, a Uniceu e o Hotel Ritz Pantanal, parceiro estratégico que representa a Astur.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

UPA Ipase promove ações de conscientização e prevenção às doenças cardiovasculares

Publicado

Em alusão ao Setembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e à prevenção das doenças cardiovasculares, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipase realizou uma programação especial voltada à promoção da saúde do coração. As atividades mobilizaram médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem em dois dias de aprendizado, orientação e incentivo à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

A programação teve início com foco na comunidade e nos pacientes que aguardavam atendimento. Na manhã desta quinta-feira (25), a equipe médica ministrou uma palestra educativa sobre temas fundamentais para a manutenção da saúde, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e a importância do diagnóstico precoce.

Além dos cuidados preventivos, os profissionais orientaram a população sobre como identificar sinais de alerta e em quais situações de urgência é necessário procurar um serviço de saúde. Para complementar a ação, foi oferecido um café da manhã saudável aos participantes.

A programação teve continuidade na manhã desta sexta-feira (26), desta vez direcionada aos funcionários e profissionais da unidade. A capacitação interna reforçou o compromisso de manter a equipe alinhada e preparada para atuar na prevenção e no manejo de possíveis complicações cardiovasculares.

A palestra voltada aos colaboradores foi conduzida pela enfermeira Juliana Pinheiro, pelo médico Dr. Bruno Del’Arco e por Odilene Gonçalves de Arruda. A organização do evento contou com o apoio de Silvana Viana, do Núcleo de Segurança do Paciente, em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Para Juliana Pinheiro, responsável técnica da UPA Ipase, a iniciativa cumpre um papel importante tanto para a comunidade quanto para a rotina interna do serviço de saúde.

“O Setembro Vermelho é uma oportunidade ímpar para lembrarmos que a prevenção ainda é o melhor remédio. Nosso objetivo com essa ação foi não apenas conscientizar a população que busca atendimento sobre a importância da alimentação e dos hábitos saudáveis, mas também cuidar de quem cuida. Capacitar e sensibilizar nossa equipe garante um atendimento ainda mais humanizado, ágil e eficiente em casos de urgência cardiovascular”, afirmou.

Leia mais:  Várzea Grande reestrutura carreiras e beneficia mais de 3 mil servidores com 15 PCCS

A campanha reforça o papel das unidades de pronto atendimento não apenas na assistência imediata aos casos de urgência, mas também como espaços de educação em saúde e prevenção, contribuindo para ampliar o conhecimento da população sobre os cuidados com a saúde do coração.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Pronto-Socorro de VG realiza troca de disjuntor

Publicado

A direção do Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande informa que, na manhã deste sábado, está sendo realizada a troca do disjuntor geral responsável pela alimentação do grupo gerador da unidade.

Equipes da Energisa e os eletricistas do hospital já estão no local realizando o serviço. A previsão é de que o fornecimento de energia seja normalizado em até duas horas.

A substituição do equipamento faz parte das ações de reestruturação e melhorias na infraestrutura do hospital, com o objetivo de proporcionar mais segurança e estabilidade ao sistema elétrico da unidade.

A Secretaria reforça que não há risco de interrupção do suporte aos pacientes das UTIs Neonatal, UTI 1 e UTI 2 Adulto, pois há sistemas de suporte de energia.

A direção do Pronto-Socorro e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estão no local acompanhando todo o processo de substituição do equipamento e a normalização do fornecimento de energia.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Várzea Grande avança na construção do Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana