Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

2º Seminário Alfabetiza MT reúne professores e especialistas da rede municipal

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá realizará o 2º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT, no Auditório Maestro China, na sede da Secretaria, com a participação de professores regentes da Educação Infantil, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, profissionais da Sala de Recomposição e representantes das equipes municipal e estadual de educação. O encontro será realizado durante o dia, com início às 7h, em 23 de setembro.

Com foco no fortalecimento das boas práticas, o seminário será um espaço de formação continuada, troca de experiências e valorização das ações desenvolvidas pelos profissionais da educação no cotidiano das unidades educacionais.

Um dos destaques da programação será a apresentação de relatos de experiências realizados por professores da rede municipal, permitindo aos participantes conhecer práticas pedagógicas exitosas e estratégias utilizadas em favor da aprendizagem dos estudantes.

A programação contará ainda com palestra inspiradora com a temática “Educar para transformar: Onde há um professor, há possibilidades para ensinar a todos”, além de momentos culturais. Na abertura, será apresentado o Projeto de Musicalização da EMEB Ana Luiza Prado Bastos. À tarde, estudantes do 3º ano C da EMEB Madre Marta Cerutti participarão de “A Hora do Conto”, com a apresentação de “A Casa”, de Vinícius de Moraes.

Segundo a Coordenadoria Técnica de Ensino Fundamental da SME, o seminário representa uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho realizado pelos educadores e fortalecer a colaboração entre os profissionais, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para a garantia do direito à aprendizagem das crianças.

A iniciativa também reforça a parceria entre Estado e Municípios nas ações de alfabetização e na formação continuada dos profissionais da educação.

Leia mais:  Drenagem é reforçada para evitar alagamentos no Jardim Gramado, em Cuiabá

Serviço

2º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT

Data: 23 de setembro
Horário: 7h às 11h e 13h às 17h
Local: Auditório Maestro China, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Audiência pública debate prioridades e cenário de receitas para o orçamento de Cuiabá em 2027

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realizou a primeira audiência pública para discutir a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027. O encontro ocorreu no auditório da CuiabáPrev e reuniu representantes da administração municipal e a população para tratar das prioridades que devem orientar a aplicação dos recursos públicos no próximo ano.

Durante a audiência, foram apresentados aspectos relacionados à previsão de receitas, à destinação de recursos para as secretarias e aos critérios utilizados na definição das prioridades do município.

A discussão também abordou o cenário de receitas e os fatores externos que influenciam a arrecadação de Cuiabá.

A LOA é o instrumento que estabelece a previsão de receitas e fixa as despesas do município para o exercício seguinte.

A elaboração da proposta considera as diretrizes definidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as ações previstas no Plano Plurianual (PPA), que organiza o planejamento da administração para um período de quatro anos.

O secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Rafael Alvarez Paulino Iacovacci, explicou que as audiências permitem apresentar à população como as prioridades da administração são transformadas em planejamento orçamentário.

“A população começa a ver os números e a destinação dos recursos para cada secretaria. A LOA retrata as prioridades definidas no planejamento e mostra quanto cada uma delas representa no orçamento”, disse.

Outro tema discutido foi o comportamento das receitas municipais. Segundo o secretário, os dados acompanhados entre janeiro e agosto indicam estabilidade, mas sem o crescimento registrado em períodos anteriores.

A elaboração da proposta para 2027 precisa considerar ainda a dependência do município em relação a transferências e recursos vinculados de outras esferas de governo.

A audiência também tratou dos impactos provocados por mudanças nos critérios de distribuição de recursos e da necessidade de adequação do planejamento diante de alterações na arrecadação.

Leia mais:  Prefeito recebe 70 paratletas e reforça compromisso de Cuiabá com políticas de inclusão

Após essa etapa, a proposta da LOA seguirá para a Câmara Municipal, onde será analisada e discutida antes da votação.

As audiências fazem parte do processo de planejamento orçamentário e permitem que a sociedade acompanhe a definição das prioridades e a previsão de aplicação dos recursos públicos para Cuiabá em 2027.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Cuiabá recebe Festival Paralímpico e promove inclusão e experiências esportivas

Publicado

Cuiabá recebe neste sábado (19) mais uma edição do Festival Paralímpico, iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que reúne crianças e jovens em uma programação voltada à inclusão, à prática esportiva e à experimentação de modalidades paralímpicas. Na Capital, as atividades serão realizadas das 8h às 11h, no Ginásio Dom Aquino, com a parceria da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Durante a manhã, os participantes poderão conhecer e experimentar diferentes modalidades esportivas, entre elas atletismo, tênis de mesa, badminton e tiro com arco. A programação também contará com uma atividade de experimentação de skate adaptado, ampliando as possibilidades de contato com diferentes práticas esportivas.

As atividades serão conduzidas de forma orientada e adaptada, permitindo a participação de pessoas com e sem deficiência. A proposta é apresentar o esporte paralímpico de maneira acessível e estimular o interesse pela prática esportiva, além de promover momentos de convivência e interação entre os participantes.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Mateus Barbosa, a iniciativa reforça o papel do esporte como instrumento de inclusão e transformação social.

“O Segundo Festival Paralímpico é um exemplo prático de que o esporte é uma das importantes ferramentas de inclusão e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, vem caminhando no sentido de cumprir sua missão de fomentar o esporte, garantindo que ele seja essa grande ferramenta de inclusão social e de transformação de vidas”, destacou.

Além da vivência esportiva, o Festival Paralímpico busca ampliar o conhecimento sobre o paradesporto e mostrar que diferentes modalidades podem ser praticadas por pessoas com deficiência. A iniciativa também contribui para estimular a autonomia, o desenvolvimento, a socialização e a descoberta de novos talentos.

Leia mais:  Escola da Comunidade reúne até 120 moradores em atividades gratuitas no Jardim União

A etapa realizada em Cuiabá fortalece ainda o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência Paralímpico de Cuiabá, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Prefeitura de Cuiabá e demais instituições envolvidas na promoção e democratização do esporte paralímpico em Mato Grosso.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana