Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande recebe 1ª Exposição da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana nesta sexta-feira (3)

Publicado

Várzea Grande será sede, nesta sexta-feira (3), da 1ª Exposição da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana – Terezinha Rios. O evento será das 8h às 18h, na Praça Sarita Baracat, e reunirá agricultores familiares de diversos municípios da região para fortalecer a comercialização direta, incentivar a economia solidária e valorizar a produção rural.

A exposição presta homenagem à ex-presidente da Unicafes Mato Grosso, Terezinha Rios, reconhecida como uma das principais lideranças da agricultura familiar e da economia solidária no estado. Ela foi assassinada em 2017, em seu sítio, no município de Nossa Senhora do Livramento.

A programação contará com a participação de produtores de Várzea Grande, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento e de outros municípios da Baixada Cuiabana. Além da venda de produtos da agricultura familiar, o público poderá conferir iniciativas de economia solidária, manifestações culturais e ações voltadas à valorização dos saberes tradicionais.

Um dos destaques da exposição será a participação de mulheres agricultoras, que apresentarão alimentos e produtos cultivados e produzidos pela agricultura familiar, reforçando o protagonismo feminino no desenvolvimento do setor.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, a feira fortalece a economia rural e cria oportunidades para que os produtores comercializem seus produtos sem intermediários.

“A agricultura familiar tem um papel estratégico na economia de Várzea Grande. Essas feiras aproximam o produtor do consumidor, fortalecem a comercialização direta e valorizam quem produz alimentos com qualidade. É uma oportunidade para a população conhecer e apoiar o trabalho das famílias que movimentam a economia rural do município”, afirmou.

O secretário destacou ainda que a realização da primeira exposição regional contribui para ampliar a integração entre os municípios da Baixada Cuiabana.

Leia mais:  Escola reúne comunidade escolar para alinhar projetos e fortalecer ações do segundo semestre

“Mais do que comercializar produtos, esse encontro promove a troca de experiências, incentiva o cooperativismo e fortalece a agricultura familiar como instrumento de desenvolvimento sustentável. Várzea Grande tem orgulho de sediar um evento dessa importância”, disse.

A 1ª Exposição da Agricultura Familiar da Baixada Cuiabana é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Unicafes, Instituto Maria Terra, Prefeitura de Várzea Grande, FASE, Fetagri-MT, Comercialização Caminhos da Agroecologia, Centro de Tecnologia Alternativa Vale do Guaporé, Fundação RTVE, UFG e o programa Alimento no Prato. A entrada é gratuita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Biblioteca Infantil Professora Nhazinha conquista certificação nacional e amplia acesso a investimentos para Várzea Grande

Publicado

A Biblioteca Pública Infantil Professora Nhazinha, antigo Farol do Saber, localizada no Complexo Esportivo e Cultural do Fiotão, na região central de Várzea Grande, conquistou um importante reconhecimento nacional ao receber a certificação da plataforma BiblioBR, sistema vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) que reúne e reconhece oficialmente as bibliotecas públicas brasileiras.

A certificação comprova que a unidade atende aos critérios técnicos exigidos pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, tornando-a oficialmente habilitada a participar de programas, políticas públicas, editais e receber investimentos destinados ao fortalecimento das bibliotecas em todo o país.

O bibliotecário responsável pela unidade, Odiley Santiago de Souza, explica que a certificação é resultado de um rigoroso processo de avaliação.

“O cadastro reúne todas as informações da biblioteca, como realização de eventos culturais, aquisição de novos livros, participação em programas e políticas públicas, estrutura da equipe, capacitação dos servidores, presença de bibliotecário e regularidade técnica da unidade. Tivemos algumas adequações solicitadas durante a análise, fizemos todas as correções e fomos aprovados em todos os critérios”, destacou.

Segundo Odiley, o reconhecimento representa muito mais do que um certificado.

“É como ter um documento oficialmente válido. Antes ficávamos limitados em diversas oportunidades. Agora somos reconhecidos nacionalmente como biblioteca pública, e isso abre portas para novos editais, programas e investimentos. Também aumenta as chances de recebermos remessas de livros enviadas pelo Ministério da Cultura, ampliando ainda mais o nosso acervo.”

O certificado tem validade de um ano e será renovado mediante nova avaliação, que passará a exigir, a cada ciclo, novos critérios de qualidade e modernização.

Biblioteca se prepara para uma nova fase

Além da certificação, a Biblioteca Professora Nhazinha passa por um processo de reorganização do acervo e implantação de novas tecnologias de gerenciamento bibliográfico.

Leia mais:  Moradores podem conferir e sugerir ajustes no Plano de Saneamento de Várzea Grande

De acordo com o bibliotecário, o objetivo é transformar a unidade em um espaço cada vez mais dinâmico e atrativo.

“Hoje, a biblioteca vai muito além das estantes de livros. Ela é um espaço multicultural, onde podemos desenvolver atividades culturais, incentivar a leitura e atrair novos usuários. Estamos informatizando todo o acervo e ampliando as opções para atender não apenas as crianças, mas também o público infantojuvenil.”

A Biblioteca Pública Infantil Professora Nhazinha funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço. Durante esse período, a população pode consultar o acervo, realizar pesquisas, utilizar os espaços de leitura e fazer o empréstimo domiciliar de livros, conforme as normas da unidade.

Município fortalece rede de bibliotecas

A superintendente de Cultura, Lu Arruda, destaca que Várzea Grande possui atualmente duas bibliotecas públicas em funcionamento.

Além da Biblioteca Pública Infantil Professora Nhazinha, o município conta com a Biblioteca Pública Municipal Professora Laurinda Coelho Pereira, localizada no bairro Cristo Rei, que também está em processo de certificação nacional.

“A Biblioteca Nhazinha atende principalmente o público infantil, enquanto a Biblioteca Professora Laurinda Coelho Pereira possui um acervo mais amplo, voltado para estudantes, pesquisadores, universitários e toda a comunidade. A certificação da Nhazinha representa um avanço importante, e agora estamos trabalhando para que a Laurinda também receba esse reconhecimento.”

As duas bibliotecas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo consulta local, espaços de estudo, incentivo à leitura e serviço de empréstimo domiciliar de obras literárias.

Novas bibliotecas e valorização da literatura várzea-grandense

Entre os projetos da Superintendência de Cultura está a reativação da Biblioteca Maria da Glória, que deverá funcionar futuramente no Centro Cultural da Orla Alameda.

Segundo Lu Arruda, o novo espaço terá uma proposta diferenciada, voltada à valorização da produção literária local.

Leia mais:  Mutirão de cirurgias de catarata atende 100 pacientes nesta quinta (2) e sexta-feira (3)

“Queremos criar uma biblioteca dedicada aos escritores de Várzea Grande, dando visibilidade às obras produzidas no município e fortalecendo a identidade cultural da nossa cidade.”

Outra frente de trabalho é a construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB), iniciativa que reunirá escritores, editoras, educadores e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas permanentes para o setor.

“Nossa meta é estruturar esse plano ainda este ano. Com ele, Várzea Grande poderá acessar recursos federais específicos para modernização das bibliotecas, aquisição de novos acervos, reformas, ampliação dos espaços e investimentos em tecnologia. Queremos transformar nossas bibliotecas em ambientes cada vez mais modernos, acessíveis e acolhedores para toda a população.”

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda de Figueiredo, a certificação representa um marco para o fortalecimento das políticas públicas de incentivo à leitura no município.

“Essa certificação demonstra o compromisso da gestão municipal com a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Investir nas bibliotecas é investir em educação, cultura, conhecimento e inclusão. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esses espaços, tornando-os ambientes vivos, modernos e capazes de despertar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos.”

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Governo anuncia novo Pronto-Socorro em Várzea Grande; nova era na saúde pública

Publicado

Em um município onde milhares de vidas cruzam diariamente as portas de uma unidade que há anos opera além da capacidade, a esperança finalmente ganhou um endereço. O terreno que por muito tempo permaneceu abandonado e cercado por indefinições – que foi a estação do VLT -, dará lugar ao maior investimento da história recente da saúde pública de Várzea Grande: o novo Pronto-Socorro e Hospital Municipal, uma estrutura moderna que ampliará o atendimento de urgência e emergência, aumentará a oferta de leitos e permitirá a realização de cirurgias eletivas, além de procedimentos de média e alta complexidade.

O anúncio foi feito ontem, sexta-feira, 3, pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, durante cerimônia realizada na área onde será construída a nova unidade, em uma localização estratégica, atras do supermercado Comper Aeroporto, próxima ao aeroporto, ao lado do terminal do BRT e também, abrigará a nova sede da Politec.

Mais do que uma nova obra, o projeto representa uma resposta ao crescimento populacional de Várzea Grande e à sobrecarga enfrentada diariamente pela maior porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) na Baixada Cuiabana.

A prefeita Flávia Moretti não escondeu a emoção ao lembrar como nasceu a ideia do novo hospital.

“É mais leito para os nossos várzea-grandenses e para toda a região metropolitana. Nós somos um pronto-socorro de porta aberta e atendemos muito além dos limites do município. Quando visitei essa área, logo no início da gestão, olhei esse espaço e pensei: aqui é o lugar para uma grande obra de Várzea Grande.”

Ela revelou que a confirmação da necessidade de instalar aí o novo complexo hospital eio após acompanhar o primeiro transplante de órgãos realizado pelo município.

Leia mais:  Prefeita recebe dirigentes do VG Shopping após premiação nacional e amplia parceria para novos projetos em Várzea Grande

“Naquele momento, a nossa preocupação era garantir que os órgãos chegassem rapidamente ao aeroporto. Foi quando pensei: por que não construir um hospital próximo ao aeroporto? A partir dali essa ideia começou a ganhar forma e, junto com o Governo do Estado, hoje ela se torna realidade.”

Segundo a prefeita, a estrutura permitirá um salto histórico na assistência.

“Além da urgência e emergência, esse hospital vai possibilitar a realização de cirurgias eletivas e também de média e alta complexidade. Será uma unidade preparada para atender as necessidades atuais e futuras da nossa população.”

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destacou que o novo hospital representa uma conquista aguardada há décadas.

“Essa é uma esperança que o povo várzea-grandense espera há muito tempo. A população cresceu e a estrutura atual já não comporta mais a demanda. Esse novo Pronto-Socorro amplia nossa capacidade instalada para atender Várzea Grande e toda a Baixada Cuiabana.”

Ela ressaltou que um dos maiores avanços será a ampliação dos serviços especializados.

“Hoje muitos pacientes precisam ser encaminhados para Cuiabá porque não temos estrutura suficiente para realizar cirurgias eletivas e procedimentos de média e alta complexidade. Com esse hospital, vamos ampliar não apenas a urgência e emergência, mas também a capacidade de oferecer esses serviços aqui mesmo.”

Para o governador em exercício Otaviano Pivetta, a escolha do local reúne fatores que tornam a obra mais eficiente e econômica.

“Optamos por utilizar uma estrutura já iniciada porque isso permitirá concluir o hospital com mais rapidez e menor custo. Além disso, a localização é estratégica: ao lado do aeroporto, com acesso exclusivo para emergências e integrada aos principais serviços da região.”

O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, explicou que a principal vocação da unidade será atender casos graves e traumas.

Leia mais:  11ª Conferência Municipal de Saúde debate futuro do SUS em Várzea Grande nos dias 2 e 3 de julho

“Esse hospital nasce para fortalecer a urgência e emergência. É uma estrutura que responde ao crescimento da cidade e aumenta, de forma efetiva, a oferta de serviços para toda a Baixada Cuiabana.”

Quem acompanha de perto a realidade do atual Pronto-Socorro sabe o quanto essa ampliação é necessária. O servidor público estadual Benedito Santana, conhecido como Becão, definiu o anúncio como um presente para a população.

“Nosso Pronto-Socorro ficou pequeno para uma cidade que já passa dos 300 mil habitantes. Quem precisa da saúde pública sabe das dificuldades enfrentadas. Essa obra chega para dar mais dignidade ao nosso povo e oferecer uma estrutura adequada para quem mais precisa.”

Visivelmente emocionado, o deputado estadual Fábio Tardin lembrou que aguardava esse momento desde o início do mandato.

“Esperei por esse dia durante mais de três anos. Lutei muito por esse hospital e hoje ver esse sonho começando a sair do papel é motivo de muita gratidão. Várzea Grande merece um hospital de referência.”

Politec também terá nova sede

A cerimônia também marcou a assinatura do termo de compromisso para implantação da nova sede da Politec em Várzea Grande, outro investimento considerado histórico para a região.

O diretor-geral da instituição, Jaime Trevisan, destacou que a unidade reduzirá deslocamentos e facilitará o acesso da população aos serviços periciais.

“É um sonho que se realiza. Hoje atendemos mais de 15 mil exames e muitos moradores precisam atravessar a ponte para buscar atendimento, o que dificulta principalmente os registros de violência contra mulheres. A nova unidade aproxima o serviço da população, reduz vazios assistenciais e fortalece toda a região.”

Segundo ele, o compromisso agora é acelerar a implantação.

“Não vai faltar empenho para que essa obra aconteça. Este é o tempo de fazer, de crescer e de levar os serviços públicos para mais perto das pessoas.”

Leia mais:  Secretária de Saúde e sindicato alinham tratativas para avanço do PCCS da categoria

Com os dois investimentos, Várzea Grande inicia uma nova etapa na estruturação da saúde e da segurança pública, consolidando um complexo de serviços que promete transformar o atendimento à população pelos próximos anos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana