CUIABÁ
Educação avança com 34 obras estruturantes e melhorias em todas as escolas da rede municipal
Publicado
13 de julho de 2026
A Secretaria Municipal de Educação promoveu ações em todas as 172 unidades da rede municipal de ensino no primeiro semestre de 2026, com 34 obras estruturantes, 72 projetos de prevenção contra incêndio aprovados e mais de 110 alvarás sanitários emitidos. O período foi marcado por uma intensa agenda de investimentos e melhorias, consolidando um dos maiores programas de modernização da rede municipal de ensino de Cuiabá. Com foco na expansão física, qualificação dos ambientes escolares, regularização institucional e manutenção preventiva, a gestão reforçou seu compromisso com uma educação pública de qualidade e acolhimento aos alunos. Balanço referente ao primeiro semestre de 2026.
Entre os principais investimentos em execução estão três novas unidades construídas desde o alicerce: o Cemei Altos do Parque, o Cemei Santa Terezinha II e o Ceic São Francisco de Assis. Também estão em andamento 17 obras de manutenção geral, incluindo o Ceic Santa Inês Poção, a Emeb Osmar Cabral e a Emeb Rafael Rueda.
Também foram entregues obras importantes, como a reforma geral da Emeb Jescelino José Reyners, a reconstrução da Emeb Esmeralda de Campos e as revitalizações do Centro Amar e do Ceic Marechal Rondon.
“Essas obras representam um importante avanço na ampliação e revitalização dos espaços escolares, proporcionando ambientes mais modernos, seguros e adequados para estudantes e profissionais da educação. Com as unidades novas previstas para serem entregues já no segundo semestre, estaremos ampliando a capacidade de atendimento da educação infantil”, pontuou o secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira.
A modernização da rede educacional contou com a ampliação da climatização das unidades escolares, garantindo melhor qualidade do ar, maior eficiência energética e aumento da vida útil dos equipamentos. Os serviços de manutenção, limpeza e revisão foram realizados em 134 unidades, atingindo 84% da meta prevista. Entre as beneficiadas estão o Ceic Francisco Santana, a Emeb Madre Marta Cerutti e a Emeb Senador Darcy Ribeiro. Os 16% restantes já estão programados para execução, com prioridade para a Emeb Orlando Nigro e o Cmei Coronel Meireles.
A Secretaria também manteve uma ampla política preventiva voltada à saúde da comunidade escolar.
“Foram executadas ações de limpeza de reservatórios de água, dedetização preventiva e sanitização em 143 unidades escolares, abrangendo Cemeis, Ceics e Emebs. Outras 22 unidades já estão incluídas no cronograma das próximas semanas, entre elas o Ceic Risoleta Neves e a Emeb Dom Bosco. O volume dessas operações demonstra a prioridade da gestão em garantir ambientes escolares saudáveis e seguros para alunos e servidores”, frisou o secretário adjunto de Obras Públicas da Educação, Mateus Silva Alves.
Manutenção corretiva
Em 49 unidades escolares foram realizados reparos em bombas d’água, correção de infiltrações, manutenção elétrica e hidráulica e recuperação de estruturas. Entre as execuções destacam-se a reforma da quadra da Emeb Orlando Nigro e as adequações hidráulicas no Ceic Clóvis Dias.
Em outras seis unidades, as ações corretivas e preventivas seguem em andamento, incluindo o Ceic Jamil Boutros e o Cemei Dante Martins.
Problemas estruturais históricos relacionados a infiltrações e sobrecarga elétrica foram solucionados com a instalação segura dos sistemas de climatização. Em 10 unidades foram necessárias intervenções completas, envolvendo a substituição de cobertura, modernização elétrica e adequação para climatização. Entre as beneficiadas estão os Ceics Inocêncio Leocádio, Amália Curvo e Elenita Paz de Assunção, além das Emebs Jesus Criança e Tereza Lobo.
De acordo com o secretário adjunto Mateus Silva Alves, a equipe técnica desenvolve 16 projetos de engenharia elétrica, preparando a rede para a climatização integral e a expansão tecnológica de unidades situadas em diferentes bairros, considerando o clima quente característico da capital mato-grossense.
Também foi iniciada a elaboração de sete projetos de média tensão para unidades de maior porte, contemplando escolas como a Emeb Jercelino José Reyners, a Emeb Osmar Cabral e o CEI Portal da Fé.
Nesse período, a Secretaria de Educação implementou o modelo de descentralização de recursos, que consiste na liberação de valores diretamente para as escolas realizarem pequenos reparos, permitindo mais agilidade na prestação de serviços à comunidade escolar.
Os avanços alcançados incluem ainda a regularização dos sistemas de prevenção e combate a incêndio, considerada outro marco importante da gestão. Já são 72 projetos aprovados, sendo 32 simplificados e 40 completos, todos homologados pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, cinco projetos estão em execução, com adequações físicas nas unidades, e outros 13 encontram-se em fase de levantamento e elaboração técnica.
Na regularização sanitária das unidades, a Secretaria também alcançou resultados positivos. Até o encerramento do semestre, foram emitidos 110 alvarás sanitários, atendendo rigorosamente às exigências da Vigilância Sanitária Municipal, enquanto 11 processos estão na fase final de emissão.
Somados às ações de sanitização e limpeza de reservatórios, esses resultados consolidam um amplo processo de adequação da rede municipal.
“Mais do que investimentos em infraestrutura, as ações representam investimentos diretos na aprendizagem, na segurança e no bem-estar de milhares de estudantes e profissionais da educação, fortalecendo uma rede cada vez mais preparada para os desafios”, avalia Reginaldo Teixeira.
No semestre também foram disponibilizados caminhões-pipa para 55 unidades, realizados serviços de limpeza de fossas em 40 unidades e atendimentos da equipe Patrulha em 59 unidades, com deslocamentos rápidos para reparos emergenciais em escolas, bibliotecas, coordenadorias e conselhos.
Números gerais do semestre:
172 unidades atendidas
34 obras estruturantes
3 novas escolas em construção
17 obras de manutenção geral
134 unidades com climatização revisada
143 unidades sanitizadas
49 unidades com manutenção corretiva
72 projetos de prevenção contra incêndio aprovados
110 alvarás sanitários emitidos
59 atendimentos emergenciais da equipe Patrulha
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura inicia Censo Real para mapear população em situação de rua e ampliar rede de acolhimento
Publicado
14 de julho de 2026
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, iniciou a operação Censo Real, uma ação conjunta com o Governo de Mato Grosso para realizar um diagnóstico atualizado da população em situação de rua no município. O levantamento tem como objetivo identificar o perfil, as necessidades e a quantidade de pessoas nessa condição, subsidiando a ampliação das políticas públicas de acolhimento, assistência social, saúde e reinserção social. A ação começou na terça-feira (14).
A iniciativa reúne equipes da Prefeitura e do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública (Sesp) e de Assistência Social e Cidadania (Setasc), além do Ministério Público e do Poder Judiciário. Nesta primeira etapa, quatro equipes atuaram simultaneamente na Praça do Porto, na Rodoviária, no Morro da Luz e na Praça Ipiranga. Na quarta-feira (15), os trabalhos seguem na Praça Cultural do CPA II e na região dos bairros Pedregal e Leblon.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, o município já realiza o acompanhamento da população em situação de rua, mas o Censo Real permitirá um levantamento ainda mais detalhado e atualizado. “Esse diagnóstico sempre foi feito, mas agora teremos um levantamento individualizado de todas as pessoas em situação de rua. Nosso cadastro é atualizado a cada seis meses, porém queremos intensificar esse acompanhamento, realizando-o de forma quadrimestral. Assim, teremos números mais precisos para desenvolver novas políticas públicas em conjunto com o Estado”, destacou Hélida.
Atualmente, o município conta com uma rede de acolhimento com capacidade para 350 vagas, distribuídas entre as unidades da Associação Terapêutica de Apoio às Pessoas, do Abrigo do Porto, do Abrigo Guia e do Miraglia. Esta última unidade está em reforma. Segundo Hélida, o diagnóstico permitirá dimensionar a necessidade de ampliação dessa estrutura e fortalecer o atendimento às pessoas em situação de rua, especialmente àquelas que necessitam de tratamento para dependência química. Ela ressaltou ainda que diversos fatores contribuem para o aumento dessa população, como o uso abusivo de álcool e outras drogas, o rompimento dos vínculos familiares e a vulnerabilidade social. “A saída das ruas depende da vontade da própria pessoa. O nosso papel é oferecer acolhimento, acompanhamento social, psicológico e os encaminhamentos necessários para que ela tenha condições de reconstruir sua vida”, completou.
A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel Susana Tamanho, destacou que a ação integra diversas áreas do poder público e busca enfrentar uma realidade que impacta tanto a assistência social quanto a segurança pública. “Hoje estamos realizando um diagnóstico para identificar quem são essas pessoas, quantas são e quais encaminhamentos serão necessários. Muitas delas vivem em situação de extrema vulnerabilidade e acabam também expostas à criminalidade, ao tráfico de drogas e à prática de delitos. Por isso, é fundamental que Estado e município atuem juntos”, afirmou.
Também participaram da ação a secretária adjunta de Políticas para Mulheres da Setasc, Salete Morockoski, e o secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva da Setasc, Emerson Toledo Santana, que reforçaram o compromisso do Governo do Estado em apoiar financeiramente o município na implementação e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população em situação de rua.
Entre as pessoas abordadas pelas equipes está Pedro Andrade, de 40 anos, que vive há mais de uma década em situação de rua. Dependente de álcool e outras drogas, ele afirmou acreditar na possibilidade de reconstruir a própria vida, desde que tenha acesso a tratamento adequado. “Tem que ter uma casa de apoio de verdade, com tratamento, remédio e acompanhamento. Não basta apenas retirar a pessoa da rua. É preciso oferecer condições para que ela consiga vencer a dependência e recomeçar.”
Além das ações de acolhimento, distribuição de cobertores, alimentação e atendimento social, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão viabilizou, entre janeiro e junho deste ano, 170 passagens interestaduais e intermunicipais para pessoas em situação de vulnerabilidade que, após atendimento técnico e cumprimento dos critérios estabelecidos, puderam retornar ao convívio familiar.
Após a conclusão do levantamento, o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá devem firmar um convênio para apoiar financeiramente a ampliação da rede de acolhimento e a reforma das unidades existentes.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura e Estado reforçam parceria para revitalizar Centro Histórico com isenção de impostos
Publicado
14 de julho de 2026
A Prefeitura de Cuiabá reforçou, nesta terça-feira (14), a parceria com o Governo de Mato Grosso para a revitalização do Centro Histórico durante reunião realizada no Palácio Paiaguás, sede do Executivo estadual. O encontro discutiu a regulamentação da Lei Complementar que institui a Política Estadual Tributária de Incentivo à Revitalização do Comércio dos Centros Históricos, prevendo benefícios como isenção de ICMS, ITCMD e redução do IPVA para empresas instaladas na região.
Representaram o município o prefeito Abilio Brunini, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, e a secretária municipal de Comunicação, Ana Karla.
Durante o encontro, Abilio destacou que a redução da carga tributária fortalece a competitividade do comércio local diante da concorrência do comércio eletrônico e pode atrair novamente consumidores para a região central. Segundo ele, a medida permitirá que os lojistas ofereçam preços mais competitivos e recuperem espaço no mercado.
“Com essa redução, os lojistas do Centro poderão ofertar um preço mais acessível e, oferecendo um preço mais em conta, com certeza vão participar melhor dessa concorrência de mercado”, afirmou o prefeito.
Abilio também ressaltou o potencial turístico e econômico do Centro Histórico, defendendo que a região pode se consolidar como um importante polo gastronômico e de convivência. Na avaliação do prefeito, além dos incentivos fiscais, é necessário estimular uma nova ocupação urbana para tornar o espaço mais atrativo para a população.
“Eu entendo que o Centro da nossa cidade tem uma oportunidade gigante, principalmente nos calçadões, de se tornar um espaço gastronômico muito forte. Imagina a noite cuiabana com os calçadões iluminados, música e boa gastronomia. Eu acho que isso fortalece o Centro”, disse.
O prefeito também lembrou que a Prefeitura já adotou medidas para incentivar a ocupação da região, como a redução do ISS para empresas instaladas no Centro Histórico. Segundo ele, a iniciativa resultou em aumento de 18% na emissão de alvarás, mas defendeu fiscalização para evitar o uso irregular dos incentivos apenas como endereço fiscal.
Abilio ainda alertou que a nova política estadual dependerá da colaboração dos empresários para alcançar os resultados esperados. Segundo ele, eventuais fraudes podem comprometer a continuidade dos benefícios.
“Essa medida que o Governo do Estado está fazendo é gigante. Eu não conheço um governo que zere o ICMS para uma região da cidade. É praticamente a criação de uma zona franca no Centro Histórico. Mas precisa da participação de todos para que isso funcione com eficiência e traga resultado para a população”, afirmou.
O governador Otaviano Pivetta destacou que o Estado está disposto a ampliar as medidas de incentivo e reafirmou que a revitalização do Centro Histórico será construída em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá. Ele também reconheceu que diversas propostas apresentadas pela gestão municipal já vêm sendo incorporadas pelo Governo do Estado.
“Tudo que foi encaminhado pelo Abilio estamos dando sequência e atendendo. Não tenha dúvida de que o Governo do Estado e a Prefeitura não vão medir esforços para trazer vida e pertencimento novamente para esse espaço”, afirmou.
A lei debatida durante a reunião estabelece uma política permanente de incentivo à revitalização dos centros históricos de Mato Grosso, com foco na preservação do patrimônio cultural, fortalecimento do comércio, incentivo à habitação, geração de empregos e valorização urbanística das áreas centrais. Entre os principais instrumentos previstos estão a isenção de ICMS por cinco anos para empresas instaladas nos centros históricos, isenção de ITCMD sobre imóveis localizados nessas áreas, redução de 50% do IPVA para veículos comerciais de empresas sediadas no Centro Histórico de Cuiabá, além da criação de linhas de crédito, incentivos para restauração de imóveis e prioridade para a instalação de órgãos públicos na região.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Envie sua denúncia
Dra. Eudócia pede ação do governo federal na saúde de Alagoas
Aprovado no Senado, limite à retenção de fundos de participação vai à Câmara
Girão critica fechamento de comentários nas redes do Senado
Comissão de Constituição e Justiça aprova data para conscientização sobre a síndrome de Alagille
CCJR aprova LDO de 2027 e analisa mais de 30 matérias
DIAMANTINO
Colégio CNEC Diamantino abre processo seletivo com vagas para diversas áreas
O Colégio CNEC Diamantino está com processo seletivo aberto para a contratação de profissionais que irão compor a equipe da...
Prefeitura de Diamantino realiza ação preventiva nas unidades escolares para o retorno às aulas
Nesta segunda e terça-feira (13 e 14.07), a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da...
Prefeitura de Diamantino realiza primeiro sorteio do IPTU Premiado 2026 com R$ 8 mil em prêmios
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, realizou nesta terça-feira (14.07) o primeiro sorteio da campanha...
POLÍTICA MT
CCJR aprova LDO de 2027 e analisa mais de 30 matérias
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou parecer favorável à proposta...
Comissão aprova projeto de combate ao vício em apostas e à reorganização do Conselho de Saúde
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na manhã desta terça-feira...
Comissão da ALMT agenda visita técnica em área entre Poxoréu e Primavera do Leste
A Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa de Mato Grosso definiu, nesta terça-feira (14),...
POLICIAL
Polícia Civil prende investigado por vender imagens de crianças em cenas de estupro
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta terça-feira (14.7), em Salvador (BA), um homem, de 19 anos, investigado por...
Polícia Civil prende foragido condenado por crime de tráfico de drogas em Nova Bandeirantes
A Polícia Civil cumpriu, nesta segunda-feira (13.7), um mandado de prisão contra um homem de 27 anos, condenado pelo crime...
Polícia Civil cumpre mandados contra investigado por coagir e intimidar delegado em Cuiabá
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, em Cuiabá, nesta terça-feira (13.7), a Operação Autoritas, para cumprir três ordens judiciais...
MATO GROSSO
2ª Corrida da Justiça e Cidadania une esporte e solidariedade em Rondonópolis
Esporte, solidariedade, saúde, cidadania e inclusão social estarão reunidos em um único evento em Rondonópolis. No dia 16 de agosto,...
2ª Corrida da Justiça e Cidadania reúne esporte e solidariedade em Rondonópolis
Esporte, solidariedade, saúde, cidadania e inclusão social estarão reunidos em um único evento em Rondonópolis. No dia 16 de agosto,...
Sensibilidade e responsabilidade: Christiane Neves é a nova convidada do Por Dentro da Magistratura
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), em parceria com a Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça...
POLÍTICA NACIONAL
Dra. Eudócia pede ação do governo federal na saúde de Alagoas
Em pronunciamento nesta terça-feira (14) na tribuna do Plenário, a senadora Dra. Eudócia (PSDB-AL) informou ter se reunido com o...
Aprovado no Senado, limite à retenção de fundos de participação vai à Câmara
O Plenário aprovou nesta terça-feira (14), em regime de urgência, um projeto de lei que limita a 5% o percentual...
Girão critica fechamento de comentários nas redes do Senado
O senador Eduardo Girão (Novo-CE), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (14), voltou a criticar o fechamento dos comentários nas...
ESPORTES
Espanha domina França e garante vaga na final da Copa do Mundo 2026
A Espanha é a primeira finalista da Copa do Mundo de 2026. Em uma atuação consistente no AT&T Stadium, em...
Dourado abre vantagem, mas São Bernardo busca empate; Cuiabá fora do G-6
O Cuiabá ficou no empate por 2 a 2 com o São Bernardo na tarde deste domingo, no estádio Primeiro...
Inglaterra busca virada sobre a Noruega na prorrogação e garante vaga na semifinal da Copa do Mundo
A seleção inglesa está na semifinal da Copa do Mundo. Em partida realizada neste sábado no Hard Rock Stadium, em...
Mais Lidas da Semana
-
POLÍTICA NACIONAL7 de julho de 2026Câmara aprova criação do Sistema Nacional de Enfrentamento da Violência contra Meninas e Mulheres
-
ESPORTES9 de julho de 2026França vence Marrocos por 2 a 0 e avança às semifinais da Copa do Mundo
-
DIAMANTINO8 de julho de 2026Seminário Municipal reúne 500 profissionais da educação e destaca projetos desenvolvidos nas escolas da rede municipal em Diamantino
-
POLÍTICA MT9 de julho de 2026ALMT aprova requerimentos que reforçam fiscalização sobre concursos, servidores e políticas públicas
-
POLÍTICA NACIONAL8 de julho de 2026Senado aprova crédito de R$ 15 bilhões para exportadores e agroindústria
-
POLÍTICA NACIONAL8 de julho de 2026Secretário do Tesouro Nacional destaca crescimento econômico após a pandemia
-
MATO GROSSO8 de julho de 2026Polícia Civil deflagra 2ª fase da Operação ‘Incarceratus’ e cumpre mandados em presídio de Sinop
-
POLICIAL9 de julho de 2026Polícia Civil cumpre mandado de regressão cautelar em Porto Alegre do Norte

