A etapa estadual de modalidades individuais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses começa a ser disputada entre sábado e a próxima terça-feira (4 e 7.7), com atletismo, atletismo adaptado, ginásticas rítmica e artística, karatê, natação, taekwondo e Wrestling. Cerca de 1500 estudantes de 12 a 17 anos participam das competições promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que têm Várzea Grande como município-sede.
Ao todo, 44 municípios de Mato Grosso contam com representantes na busca pelos títulos de campeões estaduais das respectivas modalidades individuais. Estudantes de 12 a 14 anos competem nos Jogos Escolares, e os da faixa etária de 15 a 17 anos, nos Jogos Estudantis.
A abertura oficial do evento esportivo ocorre neste sábado (4), às 19h, no Ginásio Fiotão, em Várzea Grande. Marcada pelo acendimento do fogo simbólico, a solenidade contará com a participação de todas as delegações participantes.
Já as competições serão realizadas em diferentes dias e espaços esportivos de Cuiabá e Várzea Grande, conforme a modalidade. Confira a programação:
Atletismo e atletismo adaptado Data: 6 e 7 de julho Local: Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.
Ginástica Artística Data: 5 de julho Local: Centro de Treinamento de Ginástica Artística (CTGA), bairro Morada do Ouro, Cuiabá
Ginástica Rítmica Data: 6 de julho Local: Ginásio Fiotão, Várzea Grande
Karatê e Wrestling Data: 5 de julho Local: Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, Cuiabá
Natação Data: 4 e 5 de julho Local: Complexo Aquático Arena Pantanal, Cuiabá
Taekwondo Data: 4 e 5 de julho Local: Ginásio Verdinho, bairro CPA I, Cuiabá
Etapas estaduais e nacionais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis
A fase estadual sediada em Várzea Grande é a primeira parte das competições de modalidades individuais. Haverá ainda as disputas estaduais de badminton, ciclismo, judô, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez, que ocorrem de 18 a 20 de julho, em Campo Verde.
As etapas estaduais das modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol também serão realizadas neste mês. De 10 a 16 de julho, Sapezal sedia a disputa estadual dos Jogos Escolares; e de 24 a 30 de julho, Sinop recebe a fase estadual dos Jogos Estudantis de Seleções.
Atletas e equipes que conquistarem os títulos de campeões e campeãs mato-grossenses irão representar Mato Grosso nas etapas nacionais de sua faixa etária.
Para os estudantes de 12 a 14 anos, os Jogos Escolares Brasileiros serão realizados no mês de setembro, em Brasília (DF). Para estudantes de 15 a 17 anos, a disputa nacional ocorre nos Jogos da Juventude, no mês de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).
O Governo de Mato Grosso já realizou obras de infraestrutura em todos os 142 municípios do Estado. Os investimentos foram destinados tanto à melhoria de rodovias, com asfalto novo e construção de pontes, quanto à mobilidade urbana, à reforma de espaços públicos e a melhorias no saneamento e na iluminação pública.
Os investimentos também chegaram a áreas voltadas ao turismo, com a construção e revitalização de orlas, além de melhorias em aeródromos públicos. Os recursos chegaram à população tanto por contratações realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), quanto por meio de convênios formalizados com as prefeituras.
A estratégia adotada pelo Estado buscou distribuir os investimentos de forma regionalizada, garantindo que tanto grandes centros urbanos quanto pequenos municípios fossem contemplados com obras estruturantes.
Em Cuiabá, os investimentos incluem a construção do Complexo Viário do Jardim Leblon, a nova ponte sobre o Rio Cuiabá, no Parque Atalaia, e a pavimentação de 11 bairros. Já em Araguainha, menor município mato-grossense, o asfalto na MT-100 integrou o município por uma via asfaltada.
As obras são realizadas tanto na primeira capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade, com o asfaltamento da MT-199 até a divisa com a Bolívia, quanto em Boa Esperança do Norte. O mais jovem município do Estado foi beneficiado com o asfaltamento da MT-140, ainda antes de conseguir sua emancipação política.
Já o programa MT Iluminado levou melhorias na iluminação pública para 132 municípios mato-grossenses.
“A realização de obras em todos os 142 municípios mostra o alcance do Estado. Esse é um Governo que não olha para o tamanho das cidades e busca levar os investimentos até onde os cidadãos precisam”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
As melhorias realizadas nas unidades escolares da Rede Estadual têm provocado transformações que vão além da infraestrutura física. Em diferentes municípios de Mato Grosso, estudantes e gestores relatam uma nova relação com o ambiente escolar, marcada por maior motivação, sentimento de pertencimento e valorização dos espaços de aprendizagem.
Na rede estadual quando se trata de infraestrutura escolar, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), já inaugurou 52 novas escolas e mantém outras 64 em construção em diferentes regiões. Também concluiu a reforma de 106 unidades e tem outras 95 com obras em andamento. Já na área esportiva e de lazer, foram entregues 48 quadras poliesportivas, outras 39 estão em construção.
Para o governador Otaviano Pivetta, a ambiência faz diferença no processo de aprendizagem. Segundo ele, quando o estudante encontra uma escola bem cuidada, organizada e confortável, ele se sente acolhido e valorizado.
“Nosso papel é garantir as condições adequadas para que alunos e professores possam desenvolver todo o seu potencial. Investir na infraestrutura das escolas é investir em gente e na formação das próximas gerações”, avalia Otaviano Pivetta.
“Um lugar novo, realmente, dá mais vontade de estudar. Faz a gente sentir prazer em estar aqui. Vejo como uma conquista coletiva”. A fala da estudante Arielly Cristina Dias da Silva, de 12 anos, resume a percepção de muitos jovens que vivenciaram a mudança decorrente das reformas nas escolas da rede.
Aluna do 8º ano C da Escola Estadual Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques, no município de Denise, Arielly conta que a nova estrutura escolar transformou a forma como enxerga a escola. “Onde nós estudávamos antes não era um local confortável. Hoje, é tudo diferente; nós temos prazer em estar na escola e em estudar”, afirma.
A experiência vivida pela estudante também é percebida pelos gestores escolares, que observam mudanças no comportamento e na relação dos estudantes com o ambiente escolar após as reformas.
Na mesma unidade, a diretora Maria Edwirgens da Silva destaca que os impactos das melhorias vão muito além do aspecto físico da escola.
“Em uma escola com uma estrutura boa, conservada e pensada com tanto carinho para recebê-los, os estudantes chegam mais motivados, se sentem importantes e pertencentes àquele ambiente”, afirma.
Segundo a gestora, a infraestrutura adequada influencia diretamente a forma como os alunos se relacionam com a aprendizagem e com a própria escola. “Isso impacta diretamente o foco dos estudantes e, consequentemente, o rendimento do aprendizado”, completa.
A percepção é compartilhada por gestores de outras unidades da rede. Para a diretora Marta Silva, da Escola Estadual Ana Maria do Couto, em Cuiabá, as melhorias estruturais fortaleceram o vínculo dos estudantes com a escola e contribuíram para um ambiente mais acolhedor. “Os estudantes se sentem pertencentes a uma unidade bonita, valorizada, segura e acolhedora”, afirma.
Segundo ela, as mudanças também se refletiram na convivência escolar, tornando o ambiente mais harmonioso para estudantes e servidores. Na avaliação da diretora, uma escola bem cuidada favorece a aprendizagem e fortalece os laços dos alunos com a comunidade escolar.
A estudante Maria Izabel de Souza Oliveira Rodrigues, do 9º ano da Escola Estadual Ana Maria do Couto, também percebeu mudanças no dia a dia após a reforma da unidade. Segundo ela, estudar em um ambiente mais organizado e acolhedor trouxe uma sensação de conforto e tranquilidade.
“A reforma da escola me trouxe um sentimento de aconchego. Saber que, durante a tarde, estarei em um ambiente seguro e confortável para mim e para meus colegas me tranquiliza e me motiva ainda mais para estar aqui”, relata.
Maria Izabel conta que passou a aproveitar mais os espaços da escola após as melhorias e afirma que seu local favorito é a área em frente ao pátio, cercada por árvores e com ambiente arejado, onde costuma permanecer antes das aulas e durante o intervalo.
Para a estudante, as mudanças também influenciaram a convivência com os colegas. “O conforto foi o que mais incentivou os alunos a fazer novas amizades, a se sentirem mais pertencentes ao ambiente escolar e a conviver de forma mais leve”, afirma.
As experiências relatadas por estudantes e gestores mostram que investir em infraestrutura é também investir nas pessoas. Mais do que novas salas, espaços revitalizados ou ambientes modernizados, as reformas têm contribuído para que os estudantes se sintam valorizados, acolhidos e motivados a aprender.
Para Arielly e Maria Izabel, a transformação pode ser resumida de forma simples. “A escola deixou de ser apenas um lugar para assistir às aulas e se tornou um espaço onde os estudantes sentem vontade de permanecer”.