Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Sextou Centro Histórico estreia em Cuiabá com programação semanal para valorizar cultura e comércio

Publicado

O Centro Histórico de Cuiabá ganhará, a partir desta sexta-feira (12), no calçadão da Rua Ricardo Franco, uma nova programação permanente voltada à ocupação cultural e ao fortalecimento da região. O projeto Sextou Centro Histórico passará a ser realizado quinzenalmente às sextas-feiras, reunindo atrações em diferentes pontos do centro da capital, incluindo praças e espaços públicos tradicionais, com atividades voltadas à cultura, gastronomia, lazer e incentivo ao comércio local..

A iniciativa é promovida pela Associação Rádio Comunitária Patrimonial Calçadão, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio de diversas secretarias municipais. O objetivo é ampliar a circulação de moradores e visitantes na região histórica, criando oportunidades para artistas, empreendedores e comerciantes, além de fortalecer a identidade cultural cuiabana.

Segundo o presidente da associação, Valcir Amaro da Silva, o projeto nasceu da necessidade de construir uma identidade própria para o Centro Histórico.

“Não estamos copiando ninguém. O projeto surgiu com a finalidade de criarmos uma identidade para o Centro Histórico”, afirma Amaro.

A proposta prevê a realização contínua de atividades culturais e gastronômicas, valorizando elementos característicos da cultura cuiabana. Entre as ações planejadas estão apresentações artísticas, espaços dedicados à gastronomia regional, concursos culinários, intervenções culturais e iniciativas voltadas ao turismo e à preservação da memória local.

Parceria com a Prefeitura

A estrutura do evento conta com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá por meio de diferentes secretarias. Amaro destacou a participação da Secretaria Municipal de Cultura, que disponibilizou tendas para a realização das atividades, e da Secretaria Municipal de Governo, responsável pelo apoio com mesas e cadeiras utilizadas na estrutura do evento. Também foi ressaltada a colaboração da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), que prestará suporte nas questões relacionadas à segurança.

Leia mais:  Prefeitura e MP avançam campanha 'Transporte Seguro Para Elas' contra o assédio em Cuiabá

“Somos gratos a todas as secretarias que se colocaram à disposição para colaborar”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, destacou que a iniciativa contribui para fortalecer a ocupação dos espaços públicos e valorizar a identidade cultural da capital.

“Cuiabá tem uma história rica e um patrimônio cultural que precisa ser vivido e compartilhado pela população. O Sextou Centro Histórico representa uma importante oportunidade de aproximar as pessoas da nossa cultura, incentivar os artistas locais e movimentar uma região que guarda parte fundamental da memória da cidade. A Secretaria Municipal de Cultura apoia ações que promovam pertencimento, valorização das tradições e fortalecimento da economia criativa”, afirmou o secretário.

Cultura, turismo e identidade local

Entre as ações previstas para as próximas edições do Sextou Centro Histórico estão iniciativas voltadas à valorização do patrimônio cultural cuiabano, incluindo espaços instagramáveis, criação de mascotes inspirados no rasqueado, apresentações artísticas e atividades que destaquem tradições, personagens populares e manifestações culturais da região.

O projeto também pretende desenvolver campanhas para estimular o turismo e o comércio local, incentivando visitantes a conhecer a história do centro da cidade e a consumir nos estabelecimentos participantes.

De acordo com os organizadores, a programação será construída de forma gradual, incorporando diferentes datas comemorativas ao longo do ano e fortalecendo a conexão entre a população e o Centro Histórico.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Prefeito de Campos do Jordão visita Cuiabá para troca de experiências em turismo e gestão ambiental

Publicado

Neste sábado (13), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu no Palácio Alencastro o prefeito de Campos do Jordão, Carlos Eduardo Pereira da Silva, o Caê, para uma visita institucional voltada à troca de experiências administrativas e ao fortalecimento da cooperação entre os dois municípios. O encontro abordou temas ligados ao turismo, sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos.

Durante a reunião, os gestores discutiram políticas públicas relacionadas à coleta seletiva, ao tratamento de resíduos sólidos e a estratégias para reduzir o descarte irregular de lixo. Também foram apresentadas experiências desenvolvidas em Campos do Jordão que poderão servir de referência para futuras ações em Cuiabá.

Abilio destacou que a visita foi produtiva e permitiu conhecer iniciativas bem-sucedidas na área ambiental. Segundo o prefeito, algumas medidas apresentadas já estão sendo avaliadas pela administração municipal. “Hoje tivemos uma reunião produtiva para falar sobre questões ambientais, coleta seletiva e sobre como tratar os resíduos sólidos da nossa cidade. Foi uma troca de experiências muito positiva e em breve teremos boas notícias para Cuiabá”, afirmou.

Além das pautas ambientais, os prefeitos conversaram sobre o potencial turístico de Mato Grosso e de Campos do Jordão, discutindo formas de ampliar o intercâmbio de experiências entre os municípios. O turismo foi apontado como uma das áreas com maior potencial para futuras parcerias institucionais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Assistência Social de Cuiabá apresenta diagnóstico e articula com TCE ampliação da rede de acolhimento
Continue lendo

CUIABÁ

Prefeito e voluntários plantam mudas em nova etapa do projeto “Tia Nair Mais Verde”

Publicado

A segunda fase do projeto “Tia Nair Mais Verde” foi realizada na manhã deste sábado (13), no Parque Tia Nair, em Cuiabá, com o plantio de aproximadamente 40 mudas nativas ao longo da margem do lago. A ação contou com a participação do prefeito Abilio Brunini, dos secretários municipais José Afonso Portocarrero, Juliana Palhares e Ana Karla Costa, além de servidores e frequentadores do parque.

Durante a atividade, o prefeito participou do plantio das mudas ao lado de crianças e moradores. Ao final da programação, distribuiu figurinhas para os participantes mirins em um momento de integração com as famílias presentes.

Segundo o diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Fábio Moura, as mudas plantadas são espécies nativas do Cerrado, principalmente ipês e aroeiras.

“Hoje estão sendo plantadas aproximadamente 40 árvores em volta da lagoa. A ideia é arborizar o máximo possível esse parque para que as pessoas tenham mais conforto e áreas de sombra ao longo do dia”, explicou.

O prefeito destacou que a ação integra uma estratégia mais ampla de arborização urbana. A meta da gestão é plantar pelo menos 200 mil árvores em Cuiabá, mantendo um ritmo anual entre 20 mil e 30 mil mudas. Ele afirmou ainda que acompanha pessoalmente iniciativas como essa para garantir a execução dos plantios e reforçou medidas adotadas para ampliar o controle sobre autorizações de poda e supressão de árvores.

A secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, ressaltou que o projeto nasceu dentro da própria secretaria, cuja sede está localizada no parque. Segundo ela, a ampliação da cobertura vegetal contribuirá para reduzir a sensação térmica e tornar o espaço mais confortável para os usuários.

Leia mais:  Cuiabá registra queda nos acidentes com animais peçonhentos em 2026; escorpiões lideram ocorrências

Ela também destacou o trabalho conjunto entre as secretarias envolvidas, o apoio do Horto Florestal na produção das mudas e a participação da Limpurb na preparação das covas e na irrigação das plantas durante o período inicial de adaptação.

Já o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, afirmou que a arborização desempenha papel importante na melhoria da qualidade ambiental da cidade.

“A melhor sombra que existe é a sombra de árvore. A ideia é ampliar o plantio ao longo da pista de caminhada e também em áreas utilizadas pelas crianças, fortalecendo a educação ambiental e tornando o parque ainda mais agradável para a população”, disse.

Portocarrero acrescentou que iniciativas semelhantes deverão ser levadas para outras regiões da capital, especialmente bairros da região sul, onde há menor oferta de grandes áreas verdes.

A ação também recebeu apoio dos frequentadores do parque. O analista de dados Olimar Martins Gonçalves avaliou que o aumento da arborização poderá incentivar mais pessoas a utilizarem o espaço em horários de maior calor.

“Cuiabá precisa disso. Sombra nunca é demais”, afirmou.

O servidor público Valduino de Souza Brandão Júnior também destacou a importância do replantio e da manutenção das áreas verdes. Para ele, mais árvores significam melhoria da temperatura, mais opções de lazer e maior contato das crianças com a natureza.

De acordo com Fábio Moura, a prefeitura realiza o monitoramento das mudas já plantadas e substitui aquelas que não resistem ao período de estiagem. Ele informou ainda que, desde setembro do ano passado, cerca de 2,5 mil árvores já foram plantadas pela atual gestão em diferentes pontos da cidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana