Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Ministro Gustavo Feliciano lança guia para atendimento a turistas neurodivergentes

Publicado

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participa nesta quinta-feira (7) do lançamento do Guia Para Atender Bem Turistas Neurodivergentes, iniciativa inédita do Ministério do Turismo desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O material reúne orientações práticas para tornar viagens, eventos e experiências turísticas mais acessíveis e organizadas para pessoas neurodivergentes.

O lançamento acontece durante a programação do Salão do Turismo 2026, realizado em Fortaleza (CE), e será acompanhado de uma oficina gratuita voltada a profissionais do turismo e ao público interessado na pauta.

Após a cerimônia, o ministro estará disponível para entrevistas à imprensa, das 14h30 às 15h.

Serviço
– Data: Quinta-feira, 7 de maio de 2026
– Horário: 14h30
– Local: Mezanino, Sala Núcleo do Conhecimento 2, (sala 4), 1º andar, Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza (CE).

Por Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Leia mais:  Tecnologia deixa de ser tendência e passa a mudar a experiência de quem viaja, aponta painel no Salão do Turismo
publicidade

TURISMO

Ministérios do Turismo e da Cultura debatem ações para ampliar a promoção do Brasil na China

Publicado

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, debateram, nesta segunda-feira (11), formas de promoção do Brasil na China. O objetivo é atrair turistas chineses, com o fim da exigência do visto por 30 dias, que passou a valer a partir de hoje.

No último ano, o Brasil recebeu 103.122 turistas da China, um aumento de 35% em relação a 2024. Já no primeiro trimestre de 2026, o aumento foi de 30,5%, totalizando mais de 26,4 mil visitantes do país asiático.

“Temos excelentes roteiros e atrativos, que despertam muito interesse dos turistas chineses, como a Amazônia, o Pantanal, as Cataratas do Iguaçu, nossa fauna e flora, e os diversos biomas. Estamos prontos para recebê-los. Essa articulação entre ministérios é fundamental para que possamos, juntos, definir ações de divulgação e parcerias que atraiam chineses para o nosso país”, afirmou Gustavo Feliciano.

Já Margareth Menezes destacou o interesse dos chineses pela nossa cultura. “O público chinês tem demonstrado um grande interesse em aprofundar o diálogo com o Brasil. O Ano Cultural Brasil-China representa uma oportunidade para ampliar a presença da cultura brasileira e fortalecer as conexões entre os dois países”, disse a ministra, que acabou de retornar de uma visita oficial à China para promoção da cultura brasileira.

Durante a reunião, os ministros abordaram, por exemplo, o potencial do audiovisual como ferramenta de promoção internacional do país. A ideia é ampliar a presença das paisagens, da cultura e das experiências brasileiras em produções capazes de alcançar públicos em diferentes partes do mundo, fortalecendo a imagem do Brasil no exterior. Ações poderão ser pensadas para divulgações específicas na China.

Fim dos vistos

Leia mais:  No Dia Nacional do Turismo, Brasil celebra alta nos indicadores, recordes históricos em 2026 e medidas direcionadas a inclusão social e econômica

A reunião foi voltada ao fortalecimento de ações entre os dois ministérios, com foco na promoção do Brasil no mercado chinês, e reforça a estratégia do Governo do Brasil de ampliar a presença brasileira entre os chineses.

A isenção de vistos é válida até dezembro de 2026 e deve impulsionar o fluxo de turistas chineses no país, fortalecendo o intercâmbio cultural, turístico e econômico entre as nações, especialmente no contexto do Ano Cultural Brasil-China. 

A medida abarca viagens para fins de turismo, negócios, atividades artísticas, culturais, recreativas e desportivas, além de visita a familiares, além da participação em conferências, congressos ou reuniões.

O Ministério do Turismo vem atuando na preparação do setor para atender esse público. Por meio do programa Approved Destination Status (ou Programa ADS China), o Ministério credencia agências brasileiras aptas a receber grupos chineses no país. Atualmente, 325 empresas estão habilitadas para oferecer o serviço, com suporte especializado e acompanhamento aos visitantes.

A revista “Tendências do Turismo”, de 2026 – parceria entre o Ministério do Turismo e a Embratur –, destaca que a China deverá ocupar uma das primeiras posições como emissores de turistas em todo o mundo até 2050, ao lado de Índia e Estados Unidos.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Ministério do Turismo divulga resultado de edital para diagnóstico e mapeamento do turismo pet friendly no Brasil

Publicado

O Ministério do Turismo (MTur) anuncia o resultado do edital para a contratação de consultoria especializada para elaborar diagnóstico e mapeamento do turismo pet friendly no Brasil.

A jornalista e especialista em mercado pet, Marília Fernanda de Andrade e Brites Figueiredo, foi a profissional selecionada no processo realizado em parceria com a Unesco.

A iniciativa surge em resposta ao crescimento do segmento pet friendly no país e ao aumento da procura por destinos, serviços e experiências que recebam tutores e seus animais de estimação com segurança, qualidade e responsabilidade.

Sobre o trabalho

O trabalho da consultoria incluirá a realização de estudos, levantamento e a organização de dados sobre o segmento no Brasil.

Entre os principais focos estão a análise da oferta de serviços turísticos pet friendly, o perfil e o potencial da demanda atual, além da elaboração de um manual de boas práticas para empreendedores e gestores públicos e privados.

Também será desenvolvido um guia nacional de turismo pet friendly, direcionado a tutor de animais de companhia, apresentando destinos, experiências e serviços pet friendly de destaque no país, além de orientações práticas sobre convivência e bem-estar animal em viagens.

Para Fabiana Oliveira, coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, a iniciativa reforça o compromisso do governo com a diversificação da oferta turística e a adaptação do setor às transformações do mercado. “É mais um passo no desenvolvimento de produtos e experiências turísticas alinhados às novas tendências e ao fortalecimento de segmentos com potencial de expansão no Brasil. A expectativa é que os estudos e produtos resultantes da consultoria apoiem a organização do setor, a qualificação da oferta turística e a melhoria da experiência de viagem de famílias que incluem seus pets em seus deslocamentos pelo país”, destaca.

Leia mais:  Apresentações culturais encantam o público no primeiro dia do Salão do Turismo

Sobre a consultora

Marília Fernanda é jornalista e atua nas áreas de comunicação, marketing e turismo pet friendly. Desde 2019, desenvolve projetos, conteúdos, treinamentos e consultorias por meio da iniciativa “Farejando por Aí”. Também coordena a Comissão de Estudo Pet Friendly, da ABNT, no Comitê Brasileiro de Turismo, e produz conteúdo técnico e educativo voltado a tutores, empreendedores e destinos turísticos.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana