Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Fortaleza vira capital do turismo brasileiro a partir desta quinta; veja o que esperar do Salão do Turismo

Publicado

A contagem regressiva termina amanhã! Nesta quinta-feira, 7 de maio, Fortaleza se torna a vitrine oficial do turismo brasileiro ao sediar a abertura do Salão do Turismo. Pela primeira vez na região Nordeste, a programação ocupa o Centro de Eventos do Ceará durante três dias, reunindo toda a cadeia produtiva, autoridades e o público final em uma imersão pela diversidade cultural e econômica do Brasil.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a realização do evento em solo cearense simboliza um novo momento de integração nacional. “O Salão é a melhor oportunidade para o brasileiro conhecer, em um só lugar, novos destinos e culturas de todo o Brasil. Viajar é para todo mundo, e este evento mostra que o turismo tem um leque enorme de possibilidades. Também é um espaço de qualificação e, principalmente, de negócios. Será imperdível!”, destacou Gustavo Feliciano.

Com a presença de expositores das 27 unidades federativas, o Salão não é apenas uma feira de destinos, mas um hub de negócios e cultura. Estudantes, professores, profissionais do trade, empreendedores e turistas de todo o país terão no Salão uma oportunidade única de vivenciar esse grande encontro. Se você vai participar dessa imersão, confira o nosso guia com tudo o que é preciso saber para aproveitar o evento ao máximo.

Como garantir sua entrada

O Salão do Turismo é um evento 100% gratuito. Para participar e vivenciar o melhor do turismo de nosso país, basta realizar seu credenciamento prévio. A inscrição é rápida e pode ser feita acessando o portal oficial: salao.turismo.gov.br. Garanta sua vaga com antecedência.

Como chegar ao evento

A feira será realizada no moderno Centro de Eventos do Ceará. O acesso ao local é simples e oferece diferentes alternativas, permitindo que você escolha a melhor opção de mobilidade, seja por transporte público, táxis ou aplicativos de corrida. Para facilitar ainda mais seu deslocamento, preparamos um guia detalhado de rotas. É só clicar aqui.

Leia mais:  Ministério do Turismo realiza mais uma edição de sucesso do "Brasil Mais Crédito" durante fórum internacional

Programação e horários

O Salão do Turismo acontece entre os dias 7 e 9 de maio, reunindo as principais inovações do setor. As atividades no Núcleo do Conhecimento, espaço dedicado a palestras e encontros técnicos essenciais para estudantes e profissionais, têm início sempre às 9h. Já a abertura dos estandes com os expositores, as oportunidades de negócios e as apresentações culturais ocorrem a partir das 13h. Confira a programação completa clicando aqui.

O que você vai encontrar por lá

O Brasil inteiro vai se reunir no Salão e isso não é à toa. A feira traz expositores das 27 unidades federativas, além de associações, empresas e todo o trade em um só lugar. A estrutura do evento foi planejada para oferecer uma experiência completa, segmentada em espaços temáticos integrados.

Diversidade – Ao visitar o espaço das Macrorregiões, você poderá conhecer o Brasil sem sair do Ceará, explorando as experiências, a culinária e os destinos de todos os estados brasileiros para já sair com a sua próxima viagem garantida. Nossa identidade nacional ganha os holofotes na área de Manifestações Culturais, onde o palco recebe a grandiosidade dos bois-bumbás do Festival de Parintins, o humor consagrado dos comediantes cearenses, o ritmo contagiante do forró e muito mais durante os três dias de evento.

Diversão e Culinária – Para as famílias e os viajantes, dos mais tranquilos aos mais radicais, o setor de Parques e Atrações apresenta as melhores opções de diversão espalhadas pelo país. Os sabores inconfundíveis da nossa terra estarão reunidos no Armazém da Agricultura Familiar, que contará com 18 expositores, de nove estados, e mais de 80 produtos diferentes para você degustar, complementando as belezas do espaço de Artesanato com produtos de moda e decoração criados pelas mãos de 37 talentosos artesãos, de 14 estados.

Leia mais:  Ministro do Turismo cumpre agenda no Amapá com ações voltadas ao crédito para empreendedores do setor e ao desenvolvimento do turismo de fronteira

Negócios – Os profissionais e empresários também têm foco e presença garantidos. A 2ª edição do Brasil Mais Crédito para o Turismo oferecerá orientação técnica e apoio direto para acesso a linhas de financiamento do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), permitindo simulações de crédito no próprio local. O Espaço para Negócios promoverá encontros e rodadas ideais para impulsionar o crescimento do seu empreendimento, enquanto o Núcleo do Conhecimento trará renomados especialistas do setor para debater as grandes tendências e capacitar o mercado de turismo no Brasil e no mundo.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

No Amapá, Ministério do Turismo promove linha de crédito de mais de R$ 1 bilhão para empreendedores do setor

Publicado

O Ministério do Turismo (MTur) realizou nesta segunda-feira (8), em Macapá (AP), a 4ª edição do programa “Brasil Mais Crédito para o Turismo”, iniciativa que orienta empresários e prestadores de serviços sobre o acesso às linhas de financiamento do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que dispõe de mais de R$ 1 bilhão para operações em 2026. 

Durante a agenda, o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assinou ainda um protocolo de intenções com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para ampliar ações conjuntas de desenvolvimento regional e facilitar o acesso ao crédito, com prioridade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O ministro destacou a importância dessa iniciativa. “O objetivo é claro: orientar empreendedores turísticos locais sobre como acessar financiamentos em condições extremamente vantajosas, por meio do Fungetur. Essa grande mobilização nacional chega com força total ao Amapá, dando continuidade a um circuito que percorrerá todo o país. O Fungetur é o combustível que o setor precisa. É uma linha de crédito desenhada para financiar capital de giro, a execução de obras e a aquisição de equipamentos”, afirmou.

O ‘Brasil Mais Crédito para o Turismo’ já passou por Salvador (BA), Fortaleza (CE), durante o Salão do Turismo, e João Pessoa (PB), como parte da programação do Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, evento que debateu o protagonismo feminino no setor.

“Estamos falando de ‘recurso na veia’ para que principalmente os pequenos negócios – as pousadas, os restaurantes, as agências de viagens, os guias de turismo – possam promover melhorias reais nas suas atividades”, disse o ministro.

Também participam das agendas no Estado os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR); e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Leia mais:  Festejos juninos começam no Nordeste: cidades projetam mais público e faturamento maior em 2026

Sobre o protocolo, Gustavo Feliciano afirmou que o objetivo é fortalecer o setor. “Estamos assinando hoje, aqui, um Protocolo de Intenções com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com meu amigo ministro Waldez Góes, para desenvolvimento do turismo regional. Vamos juntos construir políticas públicas para que mais empreendedores possam se desenvolver e oferecer o que o Brasil tem de melhor, que é a recepção calorosa do seu povo. Vamos facilitar o acesso ao crédito do Fungetur para que o turismo se fortaleça ainda mais”, complementou.

A parceria prevê a elaboração de planos de ação conjuntos e a indicação, em até 30 dias, dos responsáveis pela execução das iniciativas. O protocolo terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

A edição no Amapá do “Brasil Mais Crédito para o Turismo” foi realizada também no Oiapoque, onde o ministro cumpriu agenda pela manhã.

As ações do MTur nas duas cidades amapaenses preveem ainda orientações sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) – sistema oficial do Ministério do Turismo que cadastra e regulamenta pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico no Brasil (requisito para acesso aos financiamentos).

Em Macapá, o ministro falou ainda sobre uma política especial, implementada pelo Ministério do Turismo na semana passada, anunciada em João Pessoa (PB) e que dá apoio para mulheres empreendedoras do setor, que foram vítimas de violência doméstica.

 “Sabemos o quanto é difícil se reconstruir após um episódio assim. Por isso vamos  fortalecer as mulheres empreendedoras com crédito, para que elas possam voltar cada vez mais fortes e independentes”, disse.

Ele citou, também, o bom momento que o turismo brasileiro vive. “Estamos impulsionando o turismo local e reforçando o maior compromisso do governo do presidente Lula: a proteção e valorização da mulher, a geração de emprego, renda e inclusão social. Senhoras e senhores, o momento para o Amapá acelerar o turismo não poderia ser melhor. O desempenho positivo do setor no Estado acompanha os recordes nacionais que temos registrado em todo o Brasil, criando as condições perfeitas para que empreendedores apostem, invistam e acreditem no turismo como força econômica”, finalizou.

Leia mais:  No Amapá, Ministério do Turismo promove linha de crédito de mais de R$ 1 bilhão para empreendedores do setor

Fungetur

As linhas do Fungetur podem ser usadas para capital de giro, aquisição de equipamentos e obras, beneficiando principalmente pequenos negócios, como meios de hospedagem, restaurantes, agências de turismo, guias e demais empreendedores da cadeia turística.

Entre 2018 e 2026, o Fungetur acumulou 14.789 operações contratadas no país, movimentando R$ 5,1 bilhões em financiamentos. Apenas em 2026, até 2 de junho, foram registradas 719 operações, no valor de R$ 276,3 milhões em crédito concedido.

No Amapá, foram contratados treze financiamentos entre 2023 e 2026, totalizando R$ 4,04 milhões. Todos os recursos foram destinados a capital de giro. Macapá concentrou doze operações, equivalentes a R$ 3,3 milhões, beneficiando agências de viagens, organizadoras de eventos, restaurantes e empresas de transporte turístico. Em 2026, foram fechados dez contratos, todos na capital, que somaram R$ 3,03 milhões.

O Estado possui atualmente 555 prestadores de serviços turísticos regularizados no Cadastur. As atividades com maior número de registros são agências de turismo, com 140 cadastros; restaurantes, bares e similares, com 104; e meios de hospedagem, com 90 estabelecimentos. Em Macapá, há 381 prestadores cadastrados, liderados por agências de turismo (123), guias de turismo (66) e organizadoras de eventos (50).

Infraestrutura

Além das ações voltadas ao crédito, o Ministério do Turismo mantém doze contratos ativos de infraestrutura turística no Amapá, que somam R$ 65,5 milhões. Desde 2023, três obras foram concluídas, totalizando R$ 8,6 milhões em investimentos.

Em Macapá, os principais investimentos em execução incluem a construção do Centro de Convenções, com aporte de R$ 12 milhões; as obras no Parque do Centenário, de R$ 11,4 milhões; e a reforma do Teatro das Bacabeiras, com recursos de R$ 10 milhões.

Leia mais:  Ministério do Turismo anuncia plano estratégico para impulsionar o setor nas fronteiras do Amapá e do Pará

Fluxo

Os indicadores do fluxo turístico também mostram crescimento do mercado internacional no estado. Em 2025, o Amapá recebeu 52 mil turistas estrangeiros, resultado 33% superior ao registrado em 2024 e o segundo maior da região Norte no período.

Turismo fronteiriço

Nesta segunda-feira (8), durante agenda em Oiapoque, o Ministério do Turismo também anunciou a elaboração de um diagnóstico e de um plano de ação para o turismo nas áreas de fronteira do Amapá e do Pará, que fazem divisa com a Guiana Francesa e o Suriname. 

A iniciativa faz parte de um projeto de cooperação com a UNESCO voltado ao fortalecimento das relações turísticas entre o Brasil e os países vizinhos.

Por Isadora Lionço
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Ministério do Turismo anuncia plano estratégico para impulsionar o setor nas fronteiras do Amapá e do Pará

Publicado

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, anunciou nesta segunda-feira (8), em Oiapoque (AP), a realização de um diagnóstico e de um plano de ação voltados ao desenvolvimento do turismo nas áreas de fronteira do Amapá e do Pará com a Guiana Francesa e o Suriname. A iniciativa integra um projeto de cooperação técnica firmado com a UNESCO cujo edital está em fase de publicação.

O projeto busca promover o desenvolvimento do turismo a partir de uma abordagem integrada. Para isso, propõe estratégias para formulação e aprimoramento de políticas públicas de turismo, que articulem a preservação ambiental, a valorização das culturas locais e a cooperação institucional entre os estados e os países fronteiriços.

Ao anunciar a iniciativa, o ministro Gustavo Feliciano destacou o potencial do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e integração regional. “Nossa presença aqui faz parte do permanente esforço do Governo do Brasil para levar desenvolvimento ao Amapá, proporcionando empregos, distribuição de renda e inclusão social. E isso passa pelo desenvolvimento do turismo. Por esta razão, tenho a honra de anunciar a realização de um estudo profundo, que vai diagnosticar e traçar um plano de ação estratégico sobre o turismo fronteiriço, com foco nas divisas dos estados do Amapá e do Pará com a Guiana Francesa e o Suriname”, afirmou.

O movimento ocorre em meio ao processo de fortalecimento do turismo em Oiapoque. Ao mencionar os 81 anos do município, o ministro destacou a elaboração do Plano Municipal de Turismo, construído pela prefeitura, em articulação com o Governo do Amapá e o Sebrae, e afirmou que o instrumento estabelece metas e diretrizes para orientar o desenvolvimento do setor e ampliar a inserção da cidade nas rotas de integração com os países vizinhos.

“Este nosso trabalho integra um projeto de cooperação técnica junto à UNESCO e abrange, ainda, outros estados da região Norte e do Sul do Brasil, buscando a integração regional e o fortalecimento das relações turísticas com países vizinhos. O objetivo é fortalecer o turismo de fronteira a partir de uma análise das condições atuais da nossa atividade. Vamos identificar obstáculos e, acima de tudo, mapear oportunidades, construindo estratégias que promovam o intercâmbio turístico, cultural e econômico”, complementou.

Leia mais:  Ministério do Turismo anuncia crédito especial para mulheres empreendedoras do setor em situação de violência

A iniciativa faz parte de um conjunto de cinco projetos voltados ao turismo de fronteira nas regiões Norte e Sul do país. No caso do eixo Amapá-Pará, os estudos abrangem o Suriname e a Guiana Francesa e deverão considerar aspectos territoriais, econômicos, sociais e culturais da região. 

A expectativa é ampliar oportunidades para os atores locais, especialmente comunidades tradicionais e empreendedores da cadeia produtiva do turismo.

Além de identificar potencialidades, os levantamentos devem contribuir para o enfrentamento de desafios relacionados à infraestrutura, conectividade, governança e promoção turística, fatores considerados estratégicos para ampliar a integração regional e o desenvolvimento econômico das áreas de fronteira.

A proposta ganhou força após discussões realizadas na reunião de ministros do Turismo do Mercosul, em 2023, e está alinhada às diretrizes do Comitê Nacional de Fronteiras e à elaboração da Estratégia Nacional de Fronteiras. Segundo o Ministério do Turismo, dos 9,3 milhões de turistas internacionais recebidos pelo Brasil em 2025, cerca de 65% tiveram origem em países sul-americanos, reforçando o peso das regiões fronteiriças no fluxo internacional.

Outras regiões

Os estudos estão sendo feitos também em outras regiões do país. O projeto nas fronteiras do Amazonas e de Roraima com a Guiana, a Venezuela, a Colômbia e o Peru já foi concluído. Já os relatórios na fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná, com os países do Mercosul, estão em andamento.

Editais serão lançados, ainda, para as regiões Norte (Acre e Rondônia com o Peru e a Bolívia) e Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul com países do Mercosul).

Crédito

Na mesma ocasião, técnicos do Ministério do Turismo prestaram atendimento a empreendedores locais sobre acesso às linhas de crédito do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) – uma política pública que concede linhas de financiamento a empreendedores, com condições facilitadas. Também houve orientações a respeito do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) – sistema oficial do Ministério do Turismo, que cadastra e regulamenta pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico no Brasil (requisito para obtenção dos financiamentos).

Leia mais:  Festejos juninos começam no Nordeste: cidades projetam mais público e faturamento maior em 2026

É a 4ª edição do ‘Brasil Mais Crédito para o Turismo’: uma ação nacional, integrada com Estados e municípios, com foco no atendimento aos prestadores de serviços turísticos para viabilizar o acesso a crédito. As outras três edições ocorreram em Salvador (BA), Fortaleza (CE) – durante o Salão do Turismo –, e em João Pessoa (PB), como parte da programação do Fórum Internacional de Mulheres no Turismo.

O Fungetur registrou, entre 2018 e 2026, 14.789 operações contratadas em todo o país, somando R$ 5,1 bilhões em financiamentos. Apenas em 2026, até 2 de junho, foram 719 operações, totalizando R$ 276,3 milhões em crédito concedido.

Em Oiapoque, o Cadastur contabiliza 35 prestadores de serviços turísticos com cadastro regular. Entre as principais atividades estão meios de hospedagem, com 15 registros, restaurantes, bares e similares, com 13, e agências de turismo, com quatro estabelecimentos.

“Esta iniciativa do Ministério do Turismo marca um novo e decisivo passo do governo do presidente Lula para levar desenvolvimento econômico e justiça social a cada cidadão desta região. Neste sentido, também estamos oferecendo, aqui, orientações essenciais para que empreendedores turísticos acessem crédito em condições muito vantajosas, por meio do Fungetur. É dinheiro na veia para que pequenos negócios possam crescer e prosperar”, disse o ministro.

Investimentos

O município também concentra investimentos federais em infraestrutura turística. Entre os contratos em execução, apoiados pelo Ministério do Turismo, estão a construção de um centro turístico para comercialização de produtos locais, com aporte de R$ 4,7 milhões, e a requalificação da orla da cidade, com R$ 802,1 mil em recursos.

Suriname

Em maio, o Ministério do Turismo recebeu o ministro do Transporte, Comunicação e Turismo da República do Suriname, Raymond Landveld, e iniciou tratativas para a elaboração de um memorando de entendimento voltado ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Leia mais:  Ministro do Turismo prestigia 'O Maior São João do Mundo', em Campina Grande (PB)

Entre janeiro e abril de 2026, o Brasil recebeu 4.084 turistas do Suriname, número 30,6% superior ao registrado no mesmo período de 2025. O crescimento foi observado em todos os meses do período, com destaque para janeiro, quando houve aumento de 46%. Atualmente, 92,4% dessas entradas ocorrem pelo Pará.

Mulheres

Durante o evento, o ministro destacou ainda a ampliação das ações de crédito voltadas ao setor e mencionou a assinatura de uma portaria que facilita o acesso aos recursos do Fungetur por mulheres empreendedoras do turismo, vítimas de violência doméstica.

A medida se soma a outras iniciativas do Ministério do Turismo, voltadas às mulheres, como o lançamento das versões em inglês e espanhol do Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas, elaborado em parceria com a UNESCO, a partir de uma pesquisa realizada com 2.712 mulheres de todas as regiões do país.

O material foi lançado na semana passada, durante o Fórum Internacional de Mulheres no Turismo, em João Pessoa. O evento debateu o protagonismo feminino no setor.

Macapá

A agenda no Amapá também inclui anúncios e entregas do Governo do Brasil em Macapá.

Também participam das agendas no Estado os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR); e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Na capital, haverá a assinatura do Protocolo de Intenções entre MTur e MIDR, com o objetivo de desenvolver a cooperação em projetos de desenvolvimento regional sustentável aplicados ao setor do turismo, visando fortalecer a atividade turística e melhorar o acesso ao crédito para empreendedores do setor, com especial atenção às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Em Macapá, também serão realizados atendimentos da 4ª edição do ‘Brasil Mais Crédito para o Turismo’.

Por Isadora Lionço
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana