Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Cira deflagra operação por sonegação de R$ 4,4 mi no setor de grãos

Publicado

Ao todo, são cumpridas 11 ordens judiciais, sendo quatro mandados de busca e apreensão e sete quebras de sigilo telemático. As ordens foram expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo Tangará da Serra e são cumpridas no município, com apoio da Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz).Durante a operação, os agentes apreenderam aparelhos eletrônicos e documentos fiscais, contábeis e empresariais. O objetivo é reunir provas sobre a atuação de pessoas físicas e jurídicas investigadas no esquema.As investigações indicam que uma empresa do setor de comércio de cereais simulava exportações para evitar o pagamento de impostos. Na prática, eram emitidas notas fiscais com informações falsas, indicando compradores no exterior inexistentes.Apesar dos registros, as mercadorias não saíam do país. Com isso, o grupo se beneficiava indevidamente da isenção tributária nas exportações e deixava de recolher o ICMS ao Estado.O valor devido, já identificado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) e inscrito em dívida ativa pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MT), chega a R$ 4.470.635,67. Os envolvidos podem responder por crimes como sonegação fiscal, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.Segundo o delegado da Defaz, José Ricardo Garcia Bruno, a operação reforça o trabalho conjunto das instituições no combate a fraudes.“A ação demonstra o compromisso em enfrentar crimes tributários e recuperar recursos que deixaram de chegar ao Estado”, afirmou.O promotor de Justiça Washington Eduardo Borrére destacou que esse tipo de crime impacta diretamente a população.“A sonegação reduz a arrecadação e compromete investimentos em serviços públicos essenciais”, disse.O Cira-MT é composto pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MT), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Civil e Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT). As instituições atuam de forma coordenada e permanente no combate à sonegação fiscal em Mato Grosso.

Leia mais:  Central Estadual de Transplantes realiza sexta captação de múltiplos órgãos de 2026

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Mais de 2,1 mil vagas de trabalho são disponibilizadas pelo Sine-MT nesta semana

Publicado

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT) disponibiliza, nesta semana, 2.186 vagas de trabalho em diversas áreas de atuação em todo o Estado.

As oportunidades abrangem diferentes níveis de escolaridade e incluem vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD).

As vagas estão distribuídas em 33 unidades de atendimento do Sine-MT. Os municípios com maior número de oportunidades são Sinop, com 291 vagas, Cuiabá e Várzea Grande, com 288 vagas gerais e outras 23 exclusivas para PCD, Primavera do Leste, com 273, Cáceres, com 180, Diamantino, com 157, Sorriso, com 117, Juína, com 112, Barra do Garças, com 109, e Rondonópolis, com 83 oportunidades disponíveis.

Entre as funções com maior oferta de emprego estão auxiliar de linha de produção, servente de obras, operador de processo de produção, trabalhador da avicultura de postura, auxiliar de expedição, auxiliar de logística, classificador de grãos, operador de máquinas agrícolas, consultor de vendas e motorista carreteiro.

Na região metropolitana, Cuiabá e Várzea Grande concentram 311 oportunidades, sendo 23 destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência. As vagas contemplam cargos como auxiliar de limpeza, auxiliar operacional de logística, operador de vendas, servente de obras, vendedor interno, estoquista, promotor de vendas, operador de caixa e auxiliar de linha de produção.

Os interessados podem procurar atendimento nas unidades do Sine-MT instaladas nos municípios participantes. Em Cuiabá, os postos funcionam no Ganha Tempo CPA I e Ganha Tempo Ipiranga. Em Várzea Grande, o atendimento é realizado no Ganha Tempo Cristo Rei e no Várzea Grande Shopping.

As vagas são atualizadas constantemente e podem ser preenchidas a qualquer momento, conforme a demanda das empresas.

Leia mais:  Governo de MT entrega 160 apartamentos em Cuiabá nesta quinta-feira (14)

Acesse o anexo as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Rede de enfrentamento à violência doméstica é formalizada

Publicado

O Termo de Cooperação Técnica para formalização da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do município de Paranatinga (a 373 km de Cuiabá) foi assinado na manhã desta quarta-feira (13), na sede das Promotorias de Justiça da comarca. O documento prevê o desenvolvimento de estratégias de prevenção, o fortalecimento de políticas públicas e a atuação integrada das instituições no combate à violência doméstica, além de fomentar uma mudança cultural em relação ao tema.A Rede de Enfrentamento reúne instituições do sistema de Justiça, da segurança pública, do poder público municipal e entidades parceiras, com o objetivo de assegurar atendimento humanizado e qualificado às mulheres em situação de violência, garantir seus direitos e promover a responsabilização dos agressores. A solenidade contou com a presença de representantes da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, reforçando o compromisso institucional com a pauta.Para a promotora de Justiça Fernanda Luiza Mendonça Siscar, a formalização do termo representa um fortalecimento significativo para o município. Segundo ela, Paranatinga passa a contar com uma estrutura articulada para atuação conjunta, o que contribui para maior eficácia na proteção das mulheres e na prevenção de novos casos de violência. “A expectativa é de que a rede amplie o acesso a serviços especializados e evite que fins trágicos de feminicídio aconteçam no município por meio da prevenção, educação e consciência”, destacou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Governo de MT entrega 160 apartamentos em Cuiabá nesta quinta-feira (14)
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana