Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Curso nacional reforça cuidado com a saúde mental de profissionais da segurança pública

Publicado

Brasília, 10/4/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), disponibilizou, nesta sexta-feira (10), o curso Saúde Mental e Adoecimento em Profissionais de Segurança Pública, pela Rede EaD.

A formação é oferecida na modalidade de ensino a distância (EaD) e é voltada a profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), com carga horária de 60 horas. A iniciativa surgiu da crescente preocupação com o adoecimento psíquico desses trabalhadores, que lidam diariamente com situações de risco, pressão institucional e exposição à violência. 

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, o cuidado com a saúde mental é essencial para os processos de tomada de decisão, o uso responsável da força e a preservação da vida. “O curso aborda temas como ansiedade, estresse, burnout, depressão, uso de substâncias e comportamento suicida, com foco na prevenção. Também apresenta estratégias de autocuidado e regulação emocional, contribuindo para o fortalecimento dos profissionais e das instituições”, explica. 

A capacitação busca ampliar o conhecimento sobre saúde mental, promover a identificação precoce de sinais de adoecimento e desenvolver estratégias de prevenção, cuidado e intervenção no ambiente de trabalho. A iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais e para a transformação da cultura organizacional nas instituições de segurança pública. 

Estrutura e avaliação do curso 

A formação foi estruturada com base na Matriz Curricular Nacional da Senasp e organizada em cinco módulos, que abordam temas como: 

* a relação entre saúde mental, qualidade de vida e ciclo de carreira; 

* a distinção entre reações emocionais consideradas normais e quadros patológicos, como ansiedade, estresse, síndrome de burnout, depressão e uso de substâncias psicoativas; 

Leia mais:  MJSP e Santa Catarina firmam protocolo para integração tecnológica nos recursos do FNSP

* os principais sintomas do adoecimento mental, sejam psicofisiológicos, comportamentais ou emocionais; 

* o comportamento suicida, com análise de fatores de risco e de proteção, além de estratégias de prevenção e posvenção; 

* recursos em saúde mental, como regulação emocional, autocuidado e estratégias de apoio institucional. 

O conteúdo pode ser acessado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Rede EaD Senasp, com uso de apostilas digitais, vídeos, exercícios interativos, leituras complementares e atividades reflexivas, priorizando a autonomia do aluno e a flexibilidade de acesso. 

O processo de avaliação é dividido entre exercícios ao final de cada módulo, que correspondem a 50% da nota final, e uma avaliação final, responsável pelos outros 50%. Para aprovação, o participante deve atingir no mínimo 70 pontos. São permitidas até três tentativas em cada avaliação, com limite de duas horas para a realização da prova final. 

Ao término do curso, o aluno também realiza uma avaliação de reação, com o objetivo de coletar a opinião dos participantes sobre a qualidade do conteúdo, da metodologia e dos materiais didáticos, contribuindo para o aprimoramento contínuo da formação. Aqueles que cumprirem os requisitos e alcançarem o desempenho mínimo exigido receberão certificado emitido pela Rede EaD Senasp, disponibilizado no sistema acadêmico da instituição. 

Alinhado à Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e ao Plano Nacional de Segurança Pública (2021–2030), o curso reforça a importância da formação continuada e da valorização dos profissionais como pilares estratégicos para o fortalecimento das instituições. 

Ao colocar a saúde mental como tema central, o MJSP reconhece que o sofrimento psíquico deve ser tratado de forma estrutural, e não apenas individual. A expectativa é que a iniciativa contribua para reduzir os índices de adoecimento mental, prevenir o suicídio e promover uma cultura mais humana, consciente e preparada para lidar com os desafios emocionais da atividade policial no Brasil. 

Leia mais:  MME publica diretrizes para temporadas de acesso da PNAST

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
publicidade

BRASIL

Ministra das Mulheres cumpre agendas em Porto Alegre (RS) para fortalecer a rede de proteção e o enfrentamento à violência

Publicado

Nesta segunda-feira (4), a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, terá uma série de compromissos em Porto Alegre (RS) para ampliar o diálogo com gestores locais e movimentos sociais e fortalecer a rede de proteção às meninas e mulheres do país. Às 10h, a ministra visita o terreno onde será construída a Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Porto Alegre. Desde 2023, o Ministério das Mulheres investiu R$ 323 milhões na ampliação das CMB em todo o país. Às 11h, a ministra se reúne com a secretária da Mulher do Rio Grande do Sul, Ana Costa.

A ministra das Mulheres participa, às 14h, de uma reunião com parlamentares na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). No mesmo local, às 17h, a ministra Márcia Lopes terá um encontro com gestoras locais e a rede de proteção do RS. Após o evento, a ministra atenderá a imprensa para detalhar as iniciativas de enfrentamento à violência no estado, no âmbito do Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio.

Às 18h30, a ministra das Mulheres se reúne com movimentos sociais na sede do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Sul.

O Ministério das Mulheres possui um grupo para compartilhamento de conteúdos de áudio, vídeo e fotos de eventos voltado a jornalistas e comunicadoras(es). Para ingressar,  acesse aqui. Inscreva-se também no mailing de imprensa.

SERVIÇO:

Visita ao terreno da CMB de Porto Alegre

Data: segunda-feira (29)

Horário: 10h

Local: Av. Baltazar de Oliveira Garcia – 1602 a 3200, Lado Par nº 2132, Rubem Berta, Porto Alegre – RS 

Reunião com a secretária da Mulher do Rio Grande do Sul

Data: segunda-feira (4)

Leia mais:  MDIC reduz em até 50% prazo de análise de incentivo à exportação

Horário: 11h

Local: Av. Dolores Alcaraz Caldas, 90, Praia de Belas, Porto Alegre – RS

Reunião com parlamentares na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Data: segunda-feira (4)

Horário: 14h

Local: Praça Marechal Deodora 101, Centro Histórico, Porto Alegre-RS 

Encontro com gestoras locais e rede de proteção do RS

Data: segunda-feira (4)

Horário: 17h

Local: Praça Marechal Deodora 101, Centro Histórico, Porto Alegre-RS 

Encontro com Movimentos Sociais do Rio Grande do Sul 

Data: segunda-feira (4)

Horário: 18h30

Local: Sindicato dos Bancários – Rua General Câmara, 424, Centro Histórico, Porto Alegre-RS 

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação do Ministério das Mulheres

Tel.: (21) 99400-1479 (Jonathan Ferreira – assessor em viagem) | E-mail: [email protected]

 

Fonte: Ministério das Mulheres

Comentários Facebook
Continue lendo

BRASIL

MDIC avança em agenda de desburocratização, competitividade e propriedade intelectual

Publicado

O secretário de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Pedro Ivo, apresentou um conjunto de iniciativas do Governo Federal voltadas à simplificação de normas, ao fortalecimento da competitividade e à melhoria do ambiente de negócios no país. 

O anúncio foi feito durante visita à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), ocorrido na tarde de ontem (30). Na ocasião, o secretário detalhou a Estratégia Nacional de Desburocratização, pacote de medidas com lançamento previsto para maio, que busca modernizar a administração pública, ampliar a eficiência, elevar a qualidade dos serviços prestados e tornar o ambiente regulatório mais favorável às empresas.

Segundo Pedro Ivo, “a simplificação regulatória é um passo essencial para reduzir custos, dar mais previsibilidade às regras e criar condições para que o setor produtivo possa inovar e crescer com mais segurança”.

O secretário também destacou o novo Marco de Boas Práticas Regulatórias, que prevê o aperfeiçoamento da Análise de Impacto Regulatório (AIR), a incorporação da análise concorrencial e o fortalecimento da participação social na elaboração de normas. Por fim, apresentou a Rede Nacional Mais Simples, iniciativa voltada à identificação e superação de entraves regulatórios com participação do setor industrial.

Amcham Brasil

Pedro Ivo participou ainda de reunião técnica do Grupo de Trabalho de Propriedade Intelectual da Amcham Brasil, onde apresentou ações do MDIC voltadas ao fortalecimento da área. No encontro, ele destacou o papel do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI), colegiado presidido pelo MDIC e responsável por coordenar as políticas públicas do setor no país. O grupo atua na implementação da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), com foco em inovação, competitividade e melhoria do ambiente de negócios.

Leia mais:  Operação "Falso Defensor" desarticula grupo criminoso que aplicava golpes se passando por advogados

Associação Paulista da Propriedade Intelectual

O secretário também se reuniu com a presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI), Soraya Imbassahy de Mello, para alinhar ações da entidade no âmbito da ENPI. A estratégia tem como objetivo coordenar e fortalecer o Sistema Nacional de Propriedade Intelectual (SNPI) até 2030, promovendo o uso estratégico da propriedade intelectual como instrumento de inovação e desenvolvimento econômico.

Fundada em 1983, a ASPI atua na difusão de conhecimentos sobre propriedade intelectual no Brasil e na defesa dos direitos e deveres dos profissionais da área.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Na terça-feira (28), Pedro Ivo esteve no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde se reuniu com o diretor-presidente Anderson Correia para tratar do fortalecimento da infraestrutura da qualidade no país. O MDIC desenvolve o Portal Único de Infraestrutura da Qualidade que tem previsão para ser lançado ainda este mês. O Instituto foi convidado pelo secretário para integrar o projeto.

Segundo o secretário, o portal será um ponto central de integração do ecossistema nacional da qualidade, facilitando o acesso de empresas a informações técnicas, regulatórias e metrológicas. “A proposta é reunir, em um único ambiente, instrumentos e orientações necessários para que empresas desenvolvam e fabriquem produtos em conformidade com normas nacionais e internacionais”, afirmou.

Participaram da agenda representantes do MDIC e do IPT, incluindo equipes técnicas das áreas de regulação, finanças e pesquisa.

As agendas integram o conjunto de ações conduzidas pelo MDIC para modernizar o ambiente regulatório brasileiro, estimular a inovação e ampliar a competitividade da indústria nacional por meio da cooperação entre governo, setor produtivo e instituições de pesquisa.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana