Pesquisar
Close this search box.

POLICIAL

Policiais civis adotam cartinhas de Natal e doam cerca de 200 presentes para crianças e idosos

Publicado

Policiais civis lotados nas diretorias e coordenadorias presentes no prédio da Diretoria Geral da Polícia Civil de Mato Grosso, em Cuiabá, encararam uma nobre missão este ano: ser Papai Noel de alguma criança ou idoso de projetos solidários e adotar cartinhas de Natal.

As crianças ou idosos foram escolhidas por projetos realizados pelo Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (Iteec Brasil) e o realizado pela investigadora Gracia Maria Santana, na Comunidade Sucuri, desde 2004, que neste ano ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (25.12).

Ao todo, os policiais civis adotaram cerca de 170 cartas de crianças, 100 de projetos do Iteec – meninos e meninas dos bairros Altos do Parque, Parque Geórgia, do Cras Getúlio Vargas e do Projeto Ama Capoeira – e 70 da Comunidade Sucuri, e 30 cartas de idosos do Lar São Vicente de Paulo.

E havia todo tipo de pedidos, de livros a bola de futebol e vôlei, bonecas a pandeiros e berimbau, material escolar a slime e chocolates. Crianças que colocaram nas cartas a gratidão pelo ano que tiveram e a crença de que o Papai Noel lhes daria o presente merecido.

“Este ano fui boazinha, gentil, fiz amizades novas e ajudei minha família e amigos. Se puder, gostaria de ganhar uma luminária fofa em formato de estrela pro quarto, ou um kit de makes. Peço também saúde pra minha família e pra todos também. Obrigada por fazer o Natal ser especial, você é a magia do bem mais real”, escreveu a capoeirista Amabilly Cristina, do projeto Ama Capoeira.

Adoção das cartinhas Os policiais lotados no prédio da Diretoria da Polícia Civil já tinham hábito de adotar cartinhas de crianças no Natal. Porém, neste ano, foram apresentados às ações do Iteec Brasil, que realiza o Natal Solidário há 10 anos e tem sede em um shopping na Capital, e toparam apoiar a causa.

Leia mais:  Polícia Civil realiza 79 operações e prende 2.845 pessoas no combate à criminalidade na região sul de MT

A princípio, seriam adotadas 50 cartas de crianças, porém, a adesão foi tão grande, que 100 crianças tiveram as cartinhas adotadas e mais 30 idosos também. O presidente do instituto, Valteir Vieira Cabral, que também é o Papai Noel das ações, agradeceu ao apoio da Polícia Civil.

“O Papai Noel não consegue fazer nada sozinho, nós temos uma rede de anjos. Nós buscamos os parceiros e algumas pessoas anônimas doaram, mas a Polícia Judiciária Civil abraçou a causa de uma forma inexplicável, doando mais de 100 presentes escolhidos pelas crianças.
Por isso, estou muito grato por cada policial civil, cada anjo que foi colocado em nosso caminho este ano, para que nossas ações fossem ainda
mais especiais”, disse Cabral.

Comunidade Sucuri

A festa na Comunidade Sucuri, em Cuiabá, realizada pela investigadora Gracia Maria Santana, 60 anos, ocorreu em plena tarde de Natal (25.12). brinquedos infláveis, lanches e entrega de presentes marcaram o dia especial de mais de 110 crianças, que esperaram ansiosas pela
chegada do Papai Noel Cabral.

Este foi o primeiro ano que Gracia não foi o Papai Noel da ação. A investigadora, que é do primeiro concurso da Polícia Civil de Mato Grosso, de 1987, colocava a fantasia, uma barriga falsa e fazia a alegria da criançada desde 2004.

Ela contou que começou as ações solidárias na comunidade desde que ela foi criada. O local foi formado por famílias que ficaram desabrigadas após a enchente de 2001, que receberam as casas da prefeitura. Ela morou no local e, desde então, passou a ajudar os vizinhos. “Eram muitas pessoas carentes. A Mesa Brasil começou a me ajudar com os alimentos e eu tinha uma parceria na feira, que eu tinha que ir buscar. Eu comecei meu trabalho assim, dando de comer às famílias quando elas estavam precisando”, contou Gracia.

Leia mais:  Polícia Civil prende autor de homicídio em Mirassol D'Oeste poucas horas após o crime

E toda essa bondade ocorre logo após Gracia enfrentar uma batalha contra o câncer de mama que a fez ter que se afastar da Polícia Civil em 2000. Porém, logo que venceu a luta, ela fez questão de passar pela perícia e voltar ao trabalho, dessa vez no administrativo.

Atualmente, ela está lotada no plantão da portaria do prédio da Diretoria da Polícia Civil, já não mora no Residencial Sucuri, mas segue com as ações voluntárias na comunidade e, sempre que necessário, tem ajuda dos colegas do trabalho, que neste ano adotaram cerca de 70 cartinhas de Natal.

“Esse evento é uma ação que traz alegria para muitas crianças cujos pais trabalham, ganham somente um salário e não podem comprar uma boneca, um carrinho para o filho brincar. Então, nessas datas comemorativas, em especial o Natal e o Dia das Crianças, eu faço isso por causa dessas crianças e o que me motiva é ver a alegria delas, um sorriso verdadeiro, a felicidade. Eu me emociono muito com as minhas crianças. Falo ‘minhas crianças’ porque tem mais de 20 anos que eu estou ali naquele bairro atendendo”, contou a investigadora Gracia.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

POLICIAL

Polícia Civil prende autor de homicídio em Mirassol D’Oeste poucas horas após o crime

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso solucionou rapidamente um homicídio ocorrido na madrugada desta segunda-feira (29.12) em Mirassol D’Oeste, com a prisão do suspeito poucas horas após o crime. O homem, de 34 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe, evidenciando a atuação célere e coordenada das equipes investigativas na região.

O crime que vitimou Fernando Augusto Ferreira dos Santos, de 58 anos, ocorreu em via pública, no bairro Jardim São Paulo, em Mirassol D’Oeste, no local conhecido como Vila do Baiano. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima, caída ao solo do pátio da vila, com perfurações de arma branca e aparentemente já sem vida.

Testemunhas que estavam no local, relataram que na noite anterior a vítima e o suspeito estavam ingerindo bebida alcoólica, quando tiveram um desentendimento.

No final da discussão, o suspeito deixou o local, dizendo que retornaria para matar a vítima, fato que ocorreu momentos depois.

Momentos depois o suspeito retornou com uma faca nas mãos e desferiu um golpe de na região do tórax da vítima, que caiu ao solo em seguida, indo a óbito no local.

Diante dos elementos coletados durante as investigações, os policiais civis da Delegacia de Mirassol D’Oeste iniciaram as diligências conseguindo localizar o suspeito, em via pública, em uma das saídas da cidade, próximo a usina.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Mirassol D’Oeste, onde após ser interrogado pelo delegado Gustavo Ataíde Fernandes Santos, foi autuado em flagrante pelo crime, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Nova fase da operação afasta vereador e servidor público envolvidos em esquema de fraudes em licitações
Continue lendo

POLICIAL

Polícia Civil realiza 79 operações e prende 2.845 pessoas no combate à criminalidade na região sul de MT

Publicado

A Polícia Civil, por meio das unidades da Delegacia Regional de Rondonópolis, deflagrou 79 operações no sul do estado como parte das ações permanentes de enfrentamento à criminalidade. As iniciativas resultam de investigações que abrangem crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubos, furtos e a atuação de facções criminosas.

A Regional contempla 15 delegacias, entre municipal e especializadas em Rondonópolis e delegacias de polícia das cidades de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira e Pedra Preta.

Ao longo do ano, as unidades policiais da Regional de Rondonópolis contabilizaram 2.845 prisões realizadas, 2.049 inquéritos instaurados, 3.239 relatados, além da apreensão de 767 veículos, 170 armas de fogo, 10.861 bens diversos, mais de R$ 774 mil em valores e mais de 3,4 toneladas de drogas incineradas.

A capacitação profissional foi uma das prioridades ao longo do ano, com a participação de servidores em cursos como Pistola Nível I e II, APH Tático, Operador de Drone, Polícia Comunitária, Introdução à Análise Financeira (CIAF), IPED, entre outros, buscando o constante aprimoramento técnico e operacional.

No campo estrutural, foram entregues melhorias, como a inauguração da nova sede da Delegacia de Alto Garças e da Sala da Mulher em Alto Araguaia. Também foram realizados cinco mutirões policiais, que resultaram na conclusão de 252 inquéritos policiais.

Operações de destaque

Na área de homicídios, a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)de Rondonópolis deflagrou operações como a Deianira, que resultou em 10 prisões relacionadas a investigação de crime de desaparecimento, homicídio e ocultação de cadáver, praticado por uma facção criminosa.

Outras investigações de destaque da DHPP, resultou na Operação Cemitério, com a localização de 11 corpos e a Operação Caronte, que cumpriu 23 mandados judiciais contra organização criminosa, envolvida nos homicídios das vítimas encontradas no cemitério clandestino.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre mandado de prisão de PM investigado de tentativa de homicídio em Cuiabá

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis realizou ações de grande impacto, como a Operação Impetus, com 15 prisões e 38 ordens judiciais contra facção criminosa; a Operação Desarme, que resultou na prisão de três pessoas por comércio ilegal de armas; e a Operação Nocaute, com o cumprimento de 11 mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão, totalizando 12 prisões.

Outros destaques foram realizados pela Delegacia de Alto Araguaia, que deflagrou a Operação Kamikaze, com o cumprimento de 18 ordens judiciais e pela Delegacia de Jaciara, as operações Vitrine e Pedágio Zero, que resultaram em 10 prisões por crimes de furto, extorsão e tráfico de drogas.

O delegado Regional de Rondonópolis, Santiago Rozendo Sanches e Silva, destaca que os resultados refletem o trabalho técnico, integrado e contínuo das equipes, voltado à proteção da sociedade e ao fortalecimento da segurança pública.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana