Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Central de Processamento Eletrônico organiza fluxos e amplia apoio às unidades do Primeiro Grau

Publicado

A Central de Processamento Eletrônico (CPE) vinculada à Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, fechou 2025 com resultados consolidados no apoio às unidades do Primeiro Grau. Ao longo do ano, a Central ampliou sua atuação, aumentou a produtividade e contribuiu diretamente para a redução de acervos e a melhoria dos fluxos de trabalho em todo o Estado.

Em 2025, a CPE passou a prestar apoio direto e contínuo a 40 unidades judiciárias, com atuação voltada ao impulsionamento processual e ao suporte especializado das rotinas cartorárias. Também manteve e fortaleceu o apoio na expedição de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) e Precatórios para 117 unidades judiciárias.

No período, 25.343 processos ingressaram no fluxo da Central no Processo Judicial Eletrônico (PJe), número superior aos 20.804 registrados em 2024. Já a expedição de requisições alcançou 58.448 registros, frente a 35.461 no ano anterior, evidenciando o aumento da capacidade operacional e a consolidação da CPE como estrutura de apoio permanente às unidades do Primeiro Grau.

O juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador da CPE, Jorge Alexandre Martins Ferreira, destacou a ampliação do atendimento da Central às unidades com competência da Fazenda Pública. Segundo ele, o número de unidades atendidas passou de 84 para 117, além da redução do prazo para elaboração de RPV e precatórios, que passou a ser inferior a 30 dias.

Criada pela Lei Estadual nº 11.126 de 2020 e regulamentada pela Resolução nº 09 de 2020 do TJMT, a CPE vem se consolidando como estrutura estratégica de apoio técnico e colaborativo às unidades judiciais.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, ressaltou que os resultados alcançados refletem o compromisso da Corregedoria com uma Justiça simples e eficaz. Segundo ele, embora a atuação da CPE ocorra nos bastidores, os efeitos alcançam todo o Estado e impactam diretamente o cidadão que aguarda a prestação jurisdicional.

Leia mais:  Cumprimento de metas do CNJ impulsiona celeridade e garante qualidade nos serviços do Judiciário

Entre as ações desenvolvidas em 2025, os mutirões tiveram papel relevante. A CPE atuou de forma integrada com gabinetes do Núcleo dos Juizados Especiais, por meio do Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário, com ordens de bloqueio, decisões minutadas e triagem processual. O número de expedições de alvarás passou de 766 em 2024 para 1.118 em 2025.

A Central também prestou apoio ao Programa Mais Júri, voltado à redução do acervo de crimes contra a vida. Ao longo do ano, foram realizados júris em Cuiabá, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Várzea Grande, Sorriso e Marcelândia, em atuação conjunta com as unidades envolvidas.

Em 2025, a CPE passou por expansão estrutural, regulamentada pela Lei nº 12.957. A nova organização passou a contar com gestor administrativo, cinco gestores judiciários, três gestores de distribuição, além de analistas judiciários e assessores de gabinete, totalizando 109 colaboradores, entre servidores e estagiários.

Outro avanço do ano foi a atuação inédita da Central no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). No mês de dezembro, a CPE iniciou mutirão de arquivamento que abrange todas as unidades do Estado, com previsão de atuação em cerca de 99 mil processos sentenciados pendentes. Em 25 dias úteis, foram realizadas 10.551 movimentações processuais e implantadas aproximadamente 1.200 guias.

A Central também prestou apoio ao Núcleo de Execuções Fiscais Estadual, com a realização de 238.005 tarefas e 102.433 movimentos processuais. Em 2025, o núcleo recebeu 2.773 processos novos e promoveu a baixa de 2.857, demonstrando eficiência no tratamento do acervo.

Para o coordenador da CPE, os resultados alcançados ao longo do ano evidenciam o impacto do investimento em organização, tecnologia e capacitação de pessoas. Segundo Jorge ALexandre, os números representam processos resolvidos, fluxos aprimorados e respostas mais rápidas à sociedade, reforçando a importância da Central no fortalecimento do Primeiro Grau do Judiciário de Mato Grosso.

Leia mais:  Confira telefones, e-mails e endereços do Tribunal e das comarcas no Portal do TJMT

Autor: Assessoria de Comunicação

Fotografo: Alair Ribeiro

Departamento: CGJ-MT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Tribunal aumenta indenização por extravio de bagagem após 38 dias de espera

Publicado

A imagem apresenta uma balança dourada, símbolo da justiça, centralizada em um fundo branco. À direita da base da balança, as letras

Um voo doméstico que partiu de Fortaleza com destino a Cuiabá terminou em transtorno para duas passageiras, que ficaram 38 dias sem a bagagem. O processo, julgado pela Primeira Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, resultou na elevação do valor da indenização por danos morais devida pela companhia aérea.

As passageiras relataram que desembarcaram em Mato Grosso sem os pertences e registraram a ocorrência no próprio aeroporto. Mesmo após diversas tentativas de solução e várias reclamações, a mala só foi localizada mais de um mês depois. A situação envolveu também uma menor de idade, o que, segundo o tribunal, aumenta a vulnerabilidade das consumidoras e agrava os efeitos do extravio. A ação foi proposta para reparar os danos morais sofridos.

O relator, juiz convocado Marcio Aparecido Guedes, destacou que o extravio prolongado ultrapassa qualquer noção de mero aborrecimento, porque impede o uso dos objetos pessoais e obriga o consumidor a gastar tempo tentando resolver um problema que deveria ter sido solucionado rapidamente pela empresa. A decisão também citou a Teoria do Desvio Produtivo do Consumidor, que reconhece que a perda de tempo útil causada pela má prestação do serviço deve ser indenizada.

Durante o julgamento, os desembargadores observaram que o prazo de 38 dias é muito superior ao limite previsto pela Anac para devolução de bagagens extraviadas em voos nacionais. Além disso, verificaram que a sentença havia incluído, por engano, um valor de danos materiais, mesmo depois de as autoras desistirem expressamente desse pedido quando a mala foi encontrada. Essa parte acabou sendo retirada pelo colegiado.

Processo nº 1002322-18.2022.8.11.0003

Autor: Flávia Borges

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Leia mais:  Ganha Tempo ultrapassa 1,3 milhão de atendimentos em 2025 e alcança mais de 99% de satisfação

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros realiza buscas por desaparecidos após naufrágio de embarcação

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, no domingo (28.12), para atender a uma ocorrência de naufrágio de embarcação na região de Manso.

Segundo informações iniciais, uma criança que estava na embarcação conseguiu pedir ajuda após o acidente. De forma imediata, equipes do CBMMT, em conjunto com a Marinha, iniciaram as buscas no local.

Durante a operação, a mãe e uma criança de colo foram localizadas em uma espécie de flutuador, ambas à deriva.

As buscas seguem em andamento para localizar o piloto da embarcação e o pai da criança, que permanecem desaparecidos. As equipes continuam realizando buscas superficiais, com o uso de sonar da embarcação.

A operação conta com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além de embarcações da Marinha do Brasil e da Polícia Militar Ambiental. Os trabalhos também foram reforçados com a chegada de mais um jet ski do CBMMT e com o emprego de um drone da corporação.

Na manhã desta segunda-feira, foram localizados alguns itens da embarcação, como colete e mochila. No entanto, até o momento, a embarcação e as demais vítimas ainda não foram encontradas.

O CBMMT reforça que novas informações serão divulgadas conforme o andamento da ocorrência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Justiça Comunitária realiza pelo terceiro ano entrega de donativos a famílias de Jaciara
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana