5 de Novembro de 2025
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EDUCAÇÃO

MEC debate planos decenais de educação em Goiás e Tocantins

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O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), realizou, simultaneamente, em Goiânia (GO) e Palmas (TO), o Encontro de Cooperação Técnica Planos Decenais de Educação. A iniciativa faz parte da estratégia para disseminar a proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE) e realizar oficinas para promover a formação e a vivência dos participantes em relação à metodologia de elaboração dos planos e às ferramentas e painéis de consulta de dados educacionais.  

O encontro reuniu representantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). Também participaram técnicos e dirigentes das secretarias estaduais e municipais de educação; conselheiros estaduais e municipais de educação; e representantes estaduais e municipais dos fóruns de educação.  

“Foram quatro dias de muita dedicação e envolvimento dos participantes. A minha avaliação é que a discussão foi muito rica, e pudemos ver o compromisso de todos os atores e entidades representadas com o processo de elaboração dos planos decenais de educação”, disse a diretora de Articulação com os Sistemas Nacionais de Ensino do MEC, Maria Selma Rocha. 

Ela destacou a importância de se ter rigor metodológico combinado com uma participação social verdadeiramente democrática, de forma que os segmentos possam contribuir com o debate e trocar experiências entre si. “A perspectiva agora é que, terminado o encontro, o processo de cooperação técnica iniciado pelo MEC continue por meio da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação, que está sendo estabelecida, contando também com a plataforma digital Cooperação PNE, na qual os conteúdos abordados nas oficinas do encontro ficarão disponíveis”, completou. 

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Para a coordenadora-geral de Articulação com os Sistemas de Educação do MEC, Alessandra Assis, os planos decenais de educação são instrumentos de planejamento de grande relevância para a garantia da educação como direito fundamental, conforme previsto na Constituição Federal. “A metodologia de elaboração do novo PNE, compartilhada e vivenciada com os participantes neste encontro, sugere uma construção participativa, democrática e intersetorial, envolvendo os diversos segmentos e setores da sociedade, a partir do diagnóstico de cada realidade para definir novos objetivos, metas e estratégias para o futuro do país. Daí a importância da cooperação entre União, estados e municípios para se alcançar as metas estabelecidas e superar os desafios hoje enfrentados”. 

ContextoEm 2024, a Sase já havia realizado o Encontro Nacional de Estratégia para Cooperação Técnica Planos Decenais de Educação, além de cinco encontros regionais de cooperação técnica para apresentar a proposta do novo PNE. O intuito foi planejar o processo de elaboração dos planos estaduais e distrital de educação para o próximo decênio e discutir uma proposta da rede de apoio técnico para elaboração dos novos planos de educação.  

Cumprida essa etapa, a secretaria deu início ao processo de apoio aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal para elaboração ou adequação de seus planos de educação. O encontro deu ênfase à importância do planejamento e da proposta metodológica do novo PNE e apresentou o guia, os passos metodológicos que devem ser seguidos e as ferramentas de consulta a dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), contextualizadas para cada unidade da federação.  

Novo PNE – Em 2024, o Governo Federal, por meio do MEC, enviou para o Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 2.614, de 2024, que propõe o PNE para o próximo decênio. O processo de elaboração da proposta aconteceu com ampla participação social, contando com contribuições apresentadas pela Conferência Nacional de Educação (Conae) em janeiro de 2024, coordenada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). Além disso, foram consideradas contribuições de entidades representativas de secretarias estaduais e municipais, conselhos estaduais e municipais de educação, comissões de educação da Câmara e do Senado, secretarias e autarquias do MEC e Conselho Nacional de Educação (CNE).  

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Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase 

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

MEC promove simpósio internacional para diretores escolares

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O Ministério da Educação (MEC) promoverá, de 5 a 7 de novembro, o 2º Simpósio Internacional Diretor em Foco: Formação e Desafios Cotidianos, em Brasília. Promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB), o evento terá transmissão on-line no canal do MEC no YouTube e é uma parceria com 35 universidades federais integrantes do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) na oferta do curso de aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares.  

O Simpósio reunirá autoridades do MEC, pesquisadores, diretores escolares e técnicos das secretarias de educação de todo o país, com o objetivo de fomentar debates e reflexões sobre os desafios e demandas enfrentados na gestão educacional. A programação inclui mesas-redondas, conferências internacionais e apresentações de experiências formativas com representantes do Chile e de Portugal, além de gestores e pesquisadores brasileiros.  

Entre os destaques da programação, estão a conferência internacional “A formação do diretor escolar no Chile”, com o Prof. Dr. da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Valparaíso/Chile), Felipe Aravena; as mesas dedicadas à formação e mentoria de diretores escolares, conexões entre educação superior e básica e enfrentamento da violência interseccional nas escolas.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

MEC empossa reitor do Instituto Federal do Piauí

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O ministro da Educação, Camilo Santana, participará, na quarta-feira, 5 de novembro, da solenidade de posse do professor Paulo Borges da Cunha como reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O professor foi reeleito pela comunidade acadêmica do IFPI e reconduzido ao cargo por decreto presidencial publicado em 29 de agosto. 

Graduado em engenharia florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), possui mestrado em botânica pela mesma instituição e doutorado em geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente, é professor da educação básica, técnica e tecnológica do IFPI. 

O IFPI conta com 20 campi, mais de 33 mil matrículas e 355 cursos ofertados, e está recebendo recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). No total, serão destinados R$ 75 milhões para a construção de três novas unidades do instituto no Piauí, nos municípios de Barras, Esperantina e Altos, ampliando o acesso à educação profissional e tecnológica (EPT) no estado. 

Cada nova unidade tem custo estimado de R$ 25 milhões, sendo R$ 15 milhões para infraestrutura e R$ 10 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliário. Os campi terão capacidade de atender, em média, 1.400 estudantes, majoritariamente em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa integra o processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que prevê a construção de mais de 102 novos campi em todo o Brasil, com investimento nacional de R$ 2,5 bilhões. 

Para ações de melhorias nos campi já existentes, o Ministério da Educação (MEC) está investindo, também pelo Novo PAC, R$ 19 milhões. Desses, já foram repassados R$ 17,8 milhões entre 2023 e 2025, e até 2026 estão previstos mais R$ 1,1 milhão. 

Agenda – Ainda no Piauí, na manhã desta terça-feira (4), o ministro Santana assinou autorizações para a criação do campus Impa Tech Nordeste, em Teresina (PI), e do curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O chefe da pasta também anunciou iniciativa firmada entre a UFPI, o governo do Piauí e o MCTI, em articulação com o MEC e o Impa, que prevê um investimento de R$ 35 milhões voltados à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico no estado.  

Leia mais:  Governo do Brasil institui Sistema Nacional de Educação

À tarde, a comitiva do MEC inaugurou novo núcleo da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh) em Teresina e participou do evento EduCOP30: Educação para o Clima e Inovação para o Futuro. Na quarta-feira (5), no Campus Ministro Petrônio Portella, da UFPI, o MEC realizará a entrega de 900 unidades da Carteira Nacional Docente, além de vouchers de premiação do programa Mais Professores. 

Resumo | Mais educação para o Piauí 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)  

Fonte: Ministério da Educação

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