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Audiência pública discute federalização da Transpantaneira

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Foto: NAJYLLA NUNES

A federalização da rodovia MT-060, que liga os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, foi discutida em audiência pública nesta quinta-feira (05), na Câmara Municipal de Poconé (distante a 104 km de Cuiabá).

A estrada liga os municípios de Poconé a Corumbá (MS), em uma distância de aproximadamente 400 km. O trecho mato-grossense ainda não é de responsabilidade do governo federal e, atualmente, a estrada é de chão e, em períodos de chuva, fica intransitável, pois fica alagável.

Iniciada em 1970, antes da divisão do estado de Mato Grosso, as obras da Rodovia Transpantaneira já eram consideradas um grande sonho de desenvolvimento para os moradores da região. O objetivo era interligar o sul e o norte do Pantanal, além de unir duas importantes cidades, Poconé e Corumbá, assegurando assim a integração de toda a região. Em 1976, a construção foi paralisada à beira do Rio Cuiabá, em Porto Jofre, desde então os dois municípios têm lutado para que seja enfim federalizado a  rodovia, a fim de transformar a economia de toda região.

O deputado Paulo Araújo, co-autor da audiência pública em conjunto com a vereadora de Poconé Camila Silva (PSC), pediu mobilização da classe política mato-grossense para a concretização do projeto de integração da Rodovia Transpantaneira que, segundo ele, simboliza um sonho de desenvolvimento para muitas de pessoas.

Foto: NAJYLLA NUNES

“Sem dúvida nenhuma, é uma interligação importante para os dois estados, pois entendo que essa seja, talvez, a região com maior potencial turístico do estado de Mato Grosso. O turismo é a vocação de toda a Baixada Cuiabana e, se conseguirmos fazer a interligação da região de Poconé a Corumbá iremos, sem dúvida nenhuma, conseguir fomentar o turismo nessa região”, afirmou Araújo.

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A vereadora Camila Silva explicou que a federalização facilita o trabalho para a pavimentação da rodovia, proporcionando incremento na economia da região e levando desenvolvimento para a população, através da integração entre os dois estados.

“A federalização desta estrada é um sonho da população poconeana. Essa obra representaria uma melhor infraestrutura para o escoamento da produção do estado de Mato Grosso, bem como alavancaria o turismo na nossa região e, sem dúvida nenhuma, geraria empregos para os nossos jovens que em sua grande maioria encontra-se desempregados”, argumentou Camila.

O coronel Ângelo Rabelo, representante do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), destacou a necessidade de ampliação da infraestrutura dos estados. “Muitos me perguntam se a construção dessa rodovia traria impactos ambientais. Entendo que hoje nós temos uma engenharia ambiental inteligente. Essa engenharia, tenho certeza, trabalharia com um único objetivo de atender a população sofrida, que são os pantaneiros que nunca tiveram estrada, nem comunicação. Acredito que essa federalização seria sinônimo de oportunidade para a geração de empregos, através do turismo e potencializaria essa região que é isolada do país”, afirmou Rabelo.

Já o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marcelo Rezende, ressalta a complexidade da obra. “É um processo demorado e complexo, contudo, o Dnit irá realizar um estudo técnico para saber a viabilidade técnica, porque envolve também a questão ambiental. Entendemos a importância desse projeto, pois visa fazer uma interconexão dos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário, inclusive vai melhorar a qualidade de vida de toda população e também ajudará a escoar a produção de grãos de todo o estado”, analisou o engenheiro.

O deputado Paulo Araújo anunciou a criação de um comitê e uma expedição por parte do governo do estado de Mato Grosso para os próximos dias. “A partir dessa audiência pública será criado um comitê com o objetivo representar toda esta região das vias que ligam a MT-060 também, conhecida como Transpantaneira. Outro encaminhamento foi um compromisso do governo de Mato Grosso, que irá realizar uma expedição aqui na Transpantaneira em uma data futura. Já estamos articulando essa ação que será conjunta como o nosso estado vizinho Mato Grosso do Sul”, explicou o parlamentar.

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Também participaram da audiência Tatá Amaral (DEM), prefeito de Poconé; Antônio Souza (DEM), presidente da Câmara Municipal de Poconé; o vereador de Poconé, Márcio Pereira (MDB); o secretario de Turismo de Poconé, Walney de Souza; o vereador Manoel Rodrigues (PRB) de Corumbá e Luiz Alberto, primeiro assessor técnico do Sindicato Rural de Poconé.

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Max fortalece transporte escolar em Jauru com entrega de ônibus para a zona rural

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A educação de Jauru vai ser reforçada com a aquisição de um novo ônibus escolar articulado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB). Esse foi um pedido do prefeito Passarinho (UB) para reforçar a frota escolar que percorre mais de mil quilômetros na zona rural e urbana do município.

“Jauru vem passando uma situação muito complicada em relação ao transporte escolar, nós temos uma grande quantidade de linhas de ônibus, são em torno de 18 linhas rurais e este ônibus chega em ótima hora”, comemorou o prefeito Passarinho ao receber o veículo.

Ainda na oportunidade, Passarinho aproveitou para agradecer a parceria do deputado com o município. “Quero agradecer o Max e o governador Mauro Mendes por esse trabalho que estão fazendo pelo município”, declarou.

O novo ônibus conta com assentos adaptados para atender pessoas com deficiência e ar-condicionado , o que irá garantir mais segurança e qualidade de vida no deslocamento dos alunos até a escola.

“Tenho um carinho muito grande pela cidade de Jauru e poder auxiliar nossas crianças com mais um veículo é motivo de muita felicidade para mim. Não é só um ônibus, é a dignidade que estamos proporcionando às nossas crianças”, disse Max Russi.

A entrega do veículo ocorreu na quinta-feira (11) em Cuiabá e contou com a presença da secretária adjunta de educação municipal, Jaiane Rodrigues e do chefe de gabinete, Otávio Lana.

Fonte: ALMT – MT

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Drenos e sustentabilidade: o desafio da produção em Mato Grosso

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Quando falamos sobre as áreas úmidas em Mato Grosso, é importante começar por um tema que hoje preocupa diretamente nossos produtores: os drenos. Não estamos diante apenas de uma pauta ambiental ou econômica, mas também de uma pauta social.

Na região norte, em municípios como Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e até Querência, no Araguaia, são mais de 4 milhões de hectares de drenos que dependem de licenciamento junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Produtores e suas famílias relatam dificuldades para conseguir essas liberações e suas renovações, gerando insegurança jurídica e ameaçando a continuidade da produção, a mesma que gera emprego, renda e ajuda a garantir o alimento em nossas mesas.

Com essa realidade em mente, trabalhamos na Assembleia Legislativa para buscar soluções concretas. Nesse caso específico, contratamos um estudo técnico para avaliar de forma detalhada a situação dos drenos e destinamos recursos para que servidores da Sema realizem uma pós-graduação, ampliando o conhecimento e garantindo mais agilidade nas liberações. Sendo assim, estamos acompanhando, cobrando e fortalecendo esses encaminhamentos.

Tenho dito e repito: precisamos aliar produção sustentável com segurança jurídica para o setor produtivo. Esse equilíbrio é indispensável!

Mato Grosso é um estado privilegiado pela natureza, abrigando ecossistemas de relevância mundial, como o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. Essas áreas úmidas prestam serviços ambientais fundamentais: regulam o regime das águas, ajudam a manter o clima, sustentam a biodiversidade e garantem qualidade de vida para comunidades locais.

Nos últimos anos, essa temática se tornou um dos centros de debate em nosso Parlamento. Reforço assim que nossas decisões sejam sempre pautadas pela ciência, que deve ser uma das principais aliadas desse processo.

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Na Assembleia, tenho atuado para que esse diálogo seja permanente. Buscamos propor medidas, criar diretrizes, fiscalizar e cobrar resultados, sempre de forma participativa, em uma ligação direta com as comunidades tradicionais.

Em 2023, por exemplo, junto aos deputados Dr. Eugênio de Paiva (PSB) e Valmir Moretto (Republicanos), conduzimos uma audiência pública que reforçou a importância da sustentabilidade no Vale do Araguaia e no Vale do Guaporé.

Naquela ocasião, nos posicionamos contra uma proposta de regulamentação que pretendia transformar as áreas úmidas em planícies pantaneiras, o que poderia travar economicamente essas regiões.

Optamos, ao contrário, pelo caminho da responsabilidade: destinar aporte financeiro para estudos técnicos, garantindo que famílias que vivem e produzem nessas áreas tenham tranquilidade para unir produção e preservação.

Ainda nesta semana, a pauta voltou a ganhar força nos corredores do Legislativo, quando somamos nossas vozes às de entidades de apoio do setor produtivo, como a Aprosoja, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Sindicato Rural de Primavera do Leste. Juntos, reforçamos o debate em busca de soluções concretas para os impasses que envolvem tanto as áreas úmidas quanto os drenos em nosso estado.

Esse é o nosso compromisso: construir alternativas que respeitem a lei, a ciência e, principalmente, a realidade de quem produz em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

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