Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Parceria entre Estado e Várzea Grande vai regularizar 7 mil moradias da extinta Cohab

Publicado

Uma parceria entre a prefeitura de Várzea Grande e o governo do Estado vai dar celeridade e ampliar as ações voltadas à regularização fundiária urbana no Município. Novos títulos poderão ser emitidos, bem como ajustes que se fazem necessários para processos de legitimação de posse já iniciados. Quase sete mil unidades entre casas e lotes em 16 comunidades, a maior parte pertencentes à antiga ‘cohab’, são foco da parceria. Até fevereiro do ano que vem, 100% dos imóveis que serão alvo dessa ‘força-tarefa’ estarão legitimados e com registro de posse junto ao cartório.

O pontapé – que vai marcar o início das ações conjuntas – teve início hoje, dia 29, com a assinatura do Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a prefeitura e o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). A cerimônia foi realizada na sala de reuniões do gabinete da prefeita e contou com a presença do presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, da  promotora Maria Fernanda Corrêa da Costa, Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental do Ministério Público, do juiz de Direito Eduardo Calmon de Almeida Cezar, diretor do Fórum de Várzea Grande, de servidores e técnicos do Município e de lideranças comunitárias representando mais de 20 bairros da cidade.

“A prefeitura de Várzea Grande vem atuando na regularização das escrituras definitivas dos imóveis e agora com a ajuda do Estado vamos atuar sobre a Carteira Imobiliária da extinta Companhia de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso (Cohab). Por meio dessa parceria técnica, poderemos dar sequência a todo um processo já iniciado na nossa cidade com a finalidade de legitimar a posse dos imóveis como já fizemos em bairros como Santa Maria II e Vila São João”, destaca a prefeita Lucimar Sacre de Campos. Como destacou a prefeita, com apoio do Intermat, a regularização fundiária avança dentro de Várzea Grande ao permitir à emissão dos termos de posse e registros de área sob o domínio do Estado, que são as Cohabs.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde altera horário de funcionamento

Pelo Termo, serão atendidas as comunidades do Jardim Manaíra, com 900 lotes, Nossa Senhora da Guia (308), Cristo Rei (815), Cristo Rei Profilurb (353), Santa Izabel (510), Jaime Campos (436), Primavera (501), Dom Bosco (208), Asa Bela (428), Asa Branca (99), Dom Orlando Chaves (389), Cabo Michel (263), 7 De Maio (505), 24 De Dezembro (593), Tarumã I (475) e Residencial Alberto Canellas  (492). Entre os conjuntos residenciais, serão 6.375 unidades, que somadas aos 900 lotes do Manaíra, somam 7.275 imóveis.

Como explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo, José Roberto Amaral de Castro Pinto, a proposta dessa parceria visa ampliação da capacidade técnica e operacional para a execução das ações de regularização fundiária, especificamente, “fazendo a atualização dos cadastros dos ocupantes bem como análise jurídica de cada caso para emissão do título definitivo de propriedade e para isso, contaremos a partir deste Termo com a expertise dos técnicos do Intermat”. O secretário frisou que a convocação de aprovados no último concurso público visa justamente dar celeridade e qualidade aos trabalhos que estão sendo realizados.

Para o ‘seo’ Gonçalino Catarino Brandão, morador há mais de duas décadas da Cohab Cristo Rei, ter a “posse documentada de sua casa é um presente, um presente muito esperado e fruto de muita luta”, como ele resumiu. Brandão, como é mais conhecido, disse que criou filhos e netos e que agora, aos 77 anos, já com quatro bisnetos, sente que cumpriu sua missão, pois sabe que tem um bem para deixar de herança para a família. “Sem documento éramos apenas famílias assentadas sobre terra do governo”. O processo de regularização no bairro teve início no último dia 25 com uma primeira reunião entre equipe técnica e moradores. Além de explicar como será realizado o trâmite, todos foram orientados sobre os documentos necessários, procedimentos para quem não possui todos os documentos e prazos.

Leia mais:  Várzea Grande forma comissão para acompanhar estudos técnicos sobre saneamento básico

A promotora Maria Fernanda, disse que a titulação documentada é um grande avanço que a cidade contabiliza e que será fruto da expertise do Intermat com a mão de obra do Município e o apoio do poder judiciário. “Enfim, um passo efetivo para resolução de um problema antigo”.

O juiz de Direito, Eduardo Calmon, destacou que há mais de 30 anos famílias aguardam pela documentação de posse de seus imóveis e todas têm, assegurando constitucionalmente, o direito à propriedade.

A prefeita Lucimar Campos pontuou  ainda que a regularização fundiária é uma ação tão importante para o Município quanto obras de infraestrutura. “Com o documento de posse e seu registro devido, teremos famílias donas de suas casas, com a dignidade resgatada e isso ajuda na missão que tomamos para gente, lá em 2015 quando assumi, de desenvolver nossa cidade. Todas as ações são peças de uma engrenagem que ajudam a alavancar nossa cidade dia-a-dia e fazer nossa cidade reagir e correr atrás do tempo perdido. Todos esses antigos moradores ajudaram e ajudam a escrever a história de Várzea Grande”.

Representando a Câmara de Várzea Grande, o vereador Claído Celestino (Ferrinho), disse que para quem necessita da documentação de posse, receber o titulo em definitivo é a realização de um sonho. “Todos os beneficiados vão poder dizer, daqui a alguns meses, que esse imóvel é meu”. O parlamentar destacou o conjunto de ações que está sendo implementado pela gestão da prefeita Lucimar. “São quatro anos e quarenta anos de progresso”.

DIREITO – Sob áreas de domínio municipal, a Pasta já emitiu 500 títulos registrados em 2017, outros mil em 2018 e para 2019 a meta é fechar o exercício com mais de 2 mil títulos de regularização. “Com a posse de fato e agora de direito de milhares de famílias elas podem acessar financiamentos para melhorias de seus imóveis, bem como, ter um bem legalizado para deixar de herança aos seus herdeiros. Para quem quer empreender, o imóvel passa a estar apto para ser um pequeno comércio para geração de renda à família, por exemplo”, destaca Castro Pinto.

Leia mais:  Várzea Grande troca experiências com Nova Brasilândia sobre agricultura familiar

O presidente do Intermat assegurou que o trabalho – já em curso em outras cidades de Mato Grosso – não apenas regulariza a posse de antigas famílias, como põe fim ao processo, porque todos os títulos são entregues com registro em cartório. “Muitas famílias que já receberam a titulação de posse, não tiveram condições de registrá-la em cartório, porque há custos para esse serviço. Vamos juntamente com a prefeitura atualizar pendências de outras ações que visavam a regularização fundiária, bem como dar início, meio e fim aos moradores dessas cohabs. Até fevereiro, 100% dos títulos estarão entregues”.

O secretário pontua ainda que o objetivo, ao reforçar o trabalho já em plena execução na cidade, é conceder a titulação para todas as famílias que ainda não possuem o título de propriedade, totalizando 7 mil famílias que moram em cohabs no Município. “É um processo nem sempre rápido e realizado no curto prazo, porque existem processos de regularização que não puderam ser finalizados ainda em virtude de pendências documentais. A etapa mais complicada é da ‘juntada de documentos’, quando muitos moradores sentem dificuldades. E aonde existem passivos para se chegar a última etapa de creditação dos documentos {que é feita pela Justiça de Mato Grosso} teremos o Intermat também nos ajudando”.

O Acordo de Cooperação Técnica terá a vigência de 18 (dezoito) meses – até o final de 2020 -, podendo ser prorrogado por igual período.

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Seleção de futsal feminino recebe apoio e estrutura para disputar medalhas no mato-grossense

Publicado

A prefeitura de Várzea Grande permitiu que a delegação embarcasse em transporte de qualidade, um ônibus de 32 lugares. As atletas ganharam uniformes novos para passeio e para uso nas partidas oficiais, todos com recursos oriundos da gestão Flávia-Tião

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) – via Superintendência Municipal de Esportes -, ofertou todo suporte para a seleção feminina de futsal que representa o Município nos Jogos Escolares/Estudantis Mato-grossenses 2025, disputado em Lucas do Rio Verde (a 340 quilômetros de distância), na região médio norte de Mato Grosso. A competição começou no dia 10 e segue até o dia 17.

“O esporte é respeito, o esporte é educação, o esporte é futuro e cada um de vocês é responsável pelo futuro de nossa cidade”, afirmou a prefeita Flávia Moretti, que afirmou que é através do esporte que se conquista uma sociedade mais justa e mais digna.

“As atletas embarcaram cheias de expectativa, levando na bagagem o orgulho de defender as cores da nossa cidade e o sonho de conquistar grandes resultados. A participação é fruto do trabalho conjunto da SMECEL, que segue investindo no esporte escolar como ferramenta de transformação social, disciplina e cidadania”, destacou o superintendente de Esporte e Lazer, Héliton Gomes.

A delegação várzea-grandense viajou com uma estrutura de transporte de qualidade, um ônibus de 32 lugares destinado para transportar atletas do Município, além dos uniformes novos para passeio e para uso nas partidas oficiais, todos com recursos oriundos da gestão Flávia-Tião.

A seleção várzea-grandense, participou da abertura do certame no dia 10, no ginásio Rio Verde. Ao todo, a equipe feminina é composta por nove atletas, além de quatro componentes da comissão técnica.

Leia mais:  Várzea Grande forma comissão para acompanhar estudos técnicos sobre saneamento básico

O time tem como técnico o professor Rafael França, do Projeto Pés de Ouro. O chefe de delegação, Erasmo Ribeiro da Costa, que fica responsável por zelar pela integridade dos atletas, além de cuidar da parte burocrática junto da Comissão Central Organizadora (CCO).

COMEÇOU – Os Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, sediados em Lucas do Rio Verde, contaram com a participação de mais de mil atletas. Estão confirmados para os jogos as delegações de 42 municípios, sendo alguns deles: Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Porto Alegre do Norte, Vila Rica, Confresa, São Felix do Araguaia, Cáceres, Várzea Grande, Araputanga, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger, Jaciara, Pedra Preta, Juscimeira, Aripuanã, Campo Novo do Parecis, Juara e Conilza.

Já as partidas serão divididas em seis ginásios da cidade, sendo: Ginásio Rio Verde (futsal); Ginásio Pimpão (futsal); Ginásio Didé Martins (handebol); Ginásio da Escola Angelo Nadin (basquete); Ginásio Ernesto Zortéa (voleibol); Ginásio Colégio Lasalle (voleibol).

EDIÇÃO DE VÁRZEA GRANDE – Na próxima semana, dia 18 de julho, começa em Várzea Grande, a etapa dos Jogos Estudantis e Escolares Mato-grossenses de Seleções, nas modalidades individuais: Atletismo, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Natação, Taekwondo, Wrestling, Karatê e Tiro Com Arco.

Estão previstos para os jogos cerca de 1.500 atletas, que estarão sendo alojados em oito Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), que são referência no Município na recepção de outras delegações nas edições passadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura notifica moradores para aproveitarem vantagens e descontos do Refis

Publicado

Os profissionais que estão realizando estes serviços pelos bairros de Várzea Grande estão devidamente identificados e uniformizados

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Gestão Fazendária, está notificando os munícipes para aproveitarem os descontos e as vantagens do programa de Regularização Fiscal, o Refis 2025.

O secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, informa aos moradores que os profissionais que estão realizando estes serviços pelos bairros estão devidamente identificados e uniformizados. “Muitos munícipes acham que é golpe, entendemos a reação deles, porém, a Prefeitura está apresentando a eles as vantagens, os descontos e os benefícios de estarem em dia com o Fisco Municipal”, disse Marcos.

A ação já percorreu 33 bairros e ainda deve percorrer mais 40 bairros nas próximas semanas. “Estamos divulgando diariamente, por meio da Secretaria de Comunicação e nas mídias sociais da Prefeitura. Agora, a nossa ação é corpo a corpo. A população tem comparecido, buscado o atendimento na Prefeitura”, relata o secretário.

ATENDIMENTO – De forma presencial, os atendimentos são feitos no Paço Municipal, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, no Centro de Atendimento ao Cliente (CAC), no posto avançado da Subprefeitura do Cristo Rei ou ainda na Procuradoria Municipal, caso haja execução pela Justiça.

O atendimento também pode ser feito pelo WhatsApp pelo número (65) 98459 – 8124. Para mais informações, acesse o site da Prefeitura: https://www.varzeagrande.mt.gov.br/certidoes .

O secretário de Gestão Fazendária lembrou que o Refis vale para débitos como: IPTU, Alvará e ISSQN. “Com certeza, toda essa receita voltará ao cidadão por meio de obras, ações e melhorias em serviços disponibilizados pela prefeitura de Várzea Grande”, afirmou Marcos.

Leia mais:  Prefeitura adquire novos equipamentos para reforçar serviços de zeladoria

CONFIRA AS FORMAS DE PAGAMENTO:

COTA ÚNICA – 80% de descontos sobre juros e multas

PARCELADO EM 12 VEZES – 60% de descontos de juros e multas

PARCELADO EM 24 VEZES – 40% de descontos de juros e multas

PARCELADO EM 36 VEZES – 20% de descontos de juros e multas

PARCELADO EM 48 VEZES – 15% de descontos em juros e multas

PARCELADO EM 60 VEZES – 10% de descontos de juros e multas

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana