Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

“I Feira Mulheres em Campo” promove autonomia econômica à trabalhadora rural

Publicado

Contribuir para a inclusão produtiva e a promoção da autonomia econômica à trabalhadora rural, foi o objetivo da “I Feira Mulheres em Campo” realizada na tarde de segunda-feira (22/07), no pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande. Um programa especial realizado pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Sindicato Rural de nossa Senhora do Livramento.

“Esta foi a primeira vez que Várzea Grande realizou uma feira da agricultura familiar organizado exclusivamente por mulheres do meio rural. A iniciativa busca contribuir para o enfrentamento dos problemas relacionados à questão de gênero na sociedade dando incentivo, visibilidade e formando agricultoras familiares. A ‘I Feira Mulheres em Campo’ atende às demandas históricas dos movimentos sociais ligados às mulheres que residem no campo”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira.

“Com foco e dedicação elas superam desafios para aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Quem reside no meio rural, ainda precisa de acesso ao conhecimento para contribuir mais com o sucesso das propriedades”, enfatiza a instrutora e engenheira ambiental Kamila Barros. “Nós trabalhos seis módulos que envolvem empreendedorismo, planejamento, gestão financeira, habilidades e desenvolvimento pessoal. Ao final do curso é perceptível que essas mulheres possuem competência, capacidade de superação, de fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, possuem sensibilidade, jogo de cintura e determinação. Essas são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocuparem, cada vez mais, novos espaços, no campo e na cidade”, destacou a engenheira.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Everton Navarro, o programa Mulheres em Campos criado pelo Senar-MT, busca despertar o interesse pela gestão e, assim,  ampliar o protagonismo feminino na administração das propriedades rurais. “O programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante e da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio. Durante os encontros, as mulheres participam de discussões, dinâmicas, atividades de grupo, realizam atividades individuais e com suas famílias. Também fazem estudos de caso e outras formas de exposição, que tornam o aprendizado mais efetivo e interessante” completou o coordenador.

Leia mais:  Cronograma de pavimentação dos bairros é atualizado e entra em nova fase

Um exemplo é Juranil Batista de Arruda, de acordo com a dona de casa e produtora rural, muitos dos produtos ensinados no curso já eram de seu conhecimento porém como precessa-los, ter cuidado com a higiene ou mesmo a embalagem e o trato com o cliente foram fundamentais para ela. “É preciso fazer pesquisa de mercado tanto na aquisição dos produtos quanto na venda. É preciso saber tratar o cliente, dar boa apresentação ao produto e não desperdiçar ingredientes. Tudo isso interfere no nosso rendimento”, explicou.

Rozângela Vilela é servidora pública e não vê a hora de se aposentar para morar em sua chácara e trabalhar com derivados de leite. “Aprendi e já estou vendendo queijos. Não vejo a hora de ser independente. Esse curso me ajudou muito”, declarou. A moradora do campo Lucineia Vieira, que nunca trabalhou fora também recomenda o curso. “Foi ótimo não somente como empreendedora, mas para socializar. Eu não saía muito e tinha poucas amigas, agora além de poder contribuir com o rendimento da família, fiz várias amizades”.

As participante da “I Feira Mulheres em Campo” pertencem à comunidade rural de São José do Vista Alegre, em Várzea Grande, e, comercializaram: doce de leite, cocada, queijo, biscoitos de maisena e fubá, bolos de potes, salgados, sucos naturais, rosca húngara, paçoca de pilão, entre outros.

“Este programa é especial, pois tem como foco o público feminino de pequenas propriedades rurais de Várzea Grande. Nas oficinas, essas mulheres desenvolvem competências de empreendedorismo e de gestão, visando o desenvolvimento pessoal e da propriedade rural onde residem. Por exemplo, elas aprendem a planejar, levantar custos de produção, como comercializar e o que produzir. Ao final das oficinas as participantes tiveram a oportunidade de expor seu trabalho em uma feira para que todos pudessem adquirir seus produtos”, completou a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias Ferreira.

Leia mais:  Força-tarefa reforça cuidados com bairros de Várzea Grande  

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura realiza recuperação de travessia na Rua Cel. Manoel Gomes, no bairro da Manga

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas, iniciou na quarta-feira (5) os trabalhos de recuperação de uma travessia com manilhas na Rua Cel. Manoel Gomes, no bairro Manga. O serviço foi necessário após o rompimento da estrutura antiga, que cedeu por falta de manutenção ao longo dos anos, ocasionando a abertura de uma cratera na via.

De acordo com a Secretaria, as equipes precisaram remover todas as manilhas danificadas e substituí-las por novas, ampliando ainda mais a extensão da travessia para garantir melhor escoamento da água e evitar futuros problemas de assoreamento.

Os trabalhos contam com o apoio de duas máquinas, uma retroescavadeira e uma pá carregadeira, além de caminhões utilizados para retirada de entulhos, lançamento de novo aterro e aplicação de pedra de mão para reforçar a estabilização do solo. Duas equipes próprias da Secretaria estão envolvidas na execução do serviço.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até a próxima quarta-feira (12), restabelecendo as condições adequadas de tráfego e segurança no local.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeita sanciona lei que incentiva instalações de empresas no Aeroporto de Várzea Grande
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Guarda Municipal atende ocorrência de acidente na Avenida Prefeito Murilo Domingos

Publicado

A Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG) atendeu, na madrugada deste sábado (8), uma ocorrência de sinistro de trânsito com vítima na Avenida Prefeito Murilo Domingos, nas proximidades do bairro Parque do Lago.

Por volta das 4h, um veículo Ford Ka, conduzido por uma mulher de 32 anos, perdeu o controle da direção e colidiu contra um poste de iluminação pública. Com o impacto, o poste caiu sobre a via, bloqueando temporariamente o tráfego no sentido Parque do Lago.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro à condutora, que foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Várzea Grande. Familiares da vítima estiveram no local durante o atendimento.

De acordo com a verificação da Guarda Municipal, tanto a documentação do veículo quanto a habilitação da condutora estavam regulares. O automóvel foi removido do local por guincho particular.

A concessionária Energisa também foi acionada, realizando a substituição do poste e a restauração da rede elétrica. Após os trabalhos, a via foi totalmente liberada para o tráfego de veículos.

A Guarda Municipal de Várzea Grande reforça que mantém equipes de prontidão 24 horas por dia para atendimento de ocorrências e apoio à população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeitura de Várzea Grande realiza Dia D da Saúde do Homem neste sábado (8)
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana