Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeita reforça importância do pagamento do IPTU: “Volta como investimento ao cidadão”

Publicado

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, reforçou a importância do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para assegurar investimentos e a manutenção dos serviços públicos prestados à população. Segundo ela, os recursos arrecadados retornam diretamente em benefícios para os cidadãos, por meio de obras e melhorias em áreas como infraestrutura, saúde, educação, iluminação pública, limpeza urbana e pavimentação.

“A população de Várzea Grande está ansiosa para que a infraestrutura fique em ordem. Mas ainda dependemos de recursos. Cada contribuinte que mantém seus impostos em dia contribui diretamente para uma cidade mais organizada, com melhores serviços e mais capacidade de investimento. O IPTU volta como benefício para o cidadão”, afirmou a prefeita.

De acordo com Flávia Moretti, a arrecadação própria do município impacta diretamente a capacidade de execução de obras e serviços. Ela destacou que algumas regiões apresentam índices de arrecadação muito abaixo do esperado, com bairros que registram menos de 1% de pagamento das guias emitidas.

“Há bairros em que a prefeitura atingiu apenas uma fração mínima da meta planejada. Eu acompanho os índices de cada região e, além da baixa arrecadação, chegamos a uma adimplência de apenas 26%. Não conseguimos fazer asfalto, recapeamento e tapa-buracos sem recursos. A população precisa entender que estamos utilizando todos os meios possíveis, e a colaboração do munícipe é fundamental”, pontuou.

A prefeita também lembrou que a administração municipal buscou alternativas para ampliar os investimentos estruturais por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), linha de crédito da Caixa Econômica Federal, mas a proposta não foi aprovada pela Câmara Municipal.

“No ano passado, tentei viabilizar o Finisa para esses investimentos, mas o projeto não foi aprovado pela Câmara. Neste ano, o financiamento está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), porém ainda depende da aprovação do Legislativo. O valor estimado é de aproximadamente R$ 90 milhões”, explicou.

Leia mais:  Secretária acompanha fiscalização de vereador em setores da pasta

Além de contribuir para o desenvolvimento da cidade, manter o IPTU em dia evita a incidência de multas e juros por atraso. A regularização também protege o patrimônio do contribuinte, já que a inadimplência prolongada pode resultar em cobrança judicial do débito.

Outro benefício é a manutenção da regularidade do imóvel. Com o IPTU em atraso, o proprietário fica impedido de emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND), documento exigido em diversas situações, como financiamentos, transferências e processos de compra e venda de imóveis.

Os contribuintes podem consultar débitos, negociar pendências e emitir as guias de pagamento do IPTU no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado na Prefeitura de Várzea Grande, ou na unidade da Subprefeitura do Cristo Rei.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura realiza mais de 60 ações de manutenção viária em 15 bairros de Várzea Grande

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, realizou mais de 60 ações de manutenção em ruas e avenidas do município entre os dias 1º e 5 de junho. Foram executados serviços de tapa-buracos, patrolamento de vias não pavimentadas, além de limpeza e manutenção de bocas de lobo.

Conforme relatório elaborado pela pasta, os serviços de tapa-buracos contemplaram ruas e avenidas dos bairros Pirineu, Vila Ipase, Mapim, Jardim Ikaray, Jardim Aeroporto, Jardim Glória, Jardim Paula II e Nova Várzea Grande.

Já os trabalhos de patrolamento foram realizados nos bairros Carrapicho, Jardim Manaíra, Jardim Potiguar, Capela do Piçarrão, Monte Castelo, Santa Maria e Santa Cecília.

As ações de limpeza e manutenção de bocas de lobo atenderam os bairros Centro, Cohab Nossa Senhora da Guia, Jardim Costa Verde, Mapim e Nova Várzea Grande.

O secretário municipal de Viação e Obras, Celso Pereira, destaca que o Município tem atuado de forma estratégica, seguindo um cronograma diário de trabalho.

“Estamos realizando diariamente esses serviços em diversas regiões da cidade. Nosso objetivo é regularizar, o mais rápido possível, a manutenção das vias públicas e garantir melhores condições de trafegabilidade para a população”, afirmou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

NOTA DE PESAR

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manifestam profundo pesar pelo falecimento do médico ginecologista Peraquid Moreira da Costa.

Dr. Peraquid dedicou grande parte de sua trajetória ao cuidado da população várzea-grandense, prestando atendimento com profissionalismo, carinho, respeito e dedicação.

Neste momento de tristeza, nos solidarizamos com familiares, amigos, colegas de profissão e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele.

O velório será realizado a partir das 20h30, na Funerária Santo Antônio. O sepultamento ocorrerá às 8h30, no Cemitério Recanto da Paz, no bairro Jardim dos Estados.

Que Deus conforte os corações de todos neste momento de dor.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Profissionais da Educação participam de capacitação para fortalecer inclusão de alunos com autismo
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana