Pesquisar
Close this search box.

EDUCAÇÃO

MEC inaugura sede do Campus Catalão do IF Goiano

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta terça-feira, 2 de junho, a sede própria do Campus Catalão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em Goiás. A agenda contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Leonardo Barchini, além de autoridades locais, professores, técnicos e estudantes. O valor total da obra foi de R$ 8,3 milhões, sendo R$ 6,5 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Em todo o país, são 36 sedes próprias de campi, com um investimento de mais de R$ 430 milhões por meio do Novo PAC. 

Na inauguração, o presidente Lula afirmou que seu “fanatismo” pela educação se justifica por acreditar que não existe outra forma de o Brasil se transformar em uma nação, que disputa qualidade e competitividade tecnológica com outros países mais avançados, se não for pela via da educação. “O que a gente vai investir hoje é o retorno financeiro amanhã, é o retorno cultural. Se prepare, porque vem muita coisa na educação. Hoje eu tenho consciência de que não há saída para este país se a gente não houver investimento na educação. Eu quero que os filhos sejam mais estudados que os pais”, disse. 

O presidente também comentou sobre a visita que fez ao Laboratório de Tratamento Mineral do Campus Catalão e que ficou impressionado com o trabalho dos estudantes. “Eu vi um grupo de jovens separando as chamadas ‘terras raras’ e disse para eles que se continuarem assim, qualquer dia desses os chineses vão vir até nós para aprender com os nossos institutos federais como é que separa as terras raras”, comentou. 

O ministro Leonardo Barchini destacou a importância do modelo de educação do instituto federal para o desenvolvimento pleno do estudante. “A gente precisa fazer com que a educação brasileira seja igual a este instituto federal, que todas as escolas do Brasil procurem se alinhar a este modelo de educação, um modelo verticalizado. Aqui tem licenciatura, tem graduação, tem mestrado, tem ensino médio concomitante, ensino médio integrado, ensino médio subsequente, curso técnico, tem tudo o que um jovem precisa para se desenvolver plenamente”, afirmou.  

A gente precisa fazer com que a educação brasileira seja igual a esse instituto federal, que todas as escolas do Brasil procurem se alinhar a este modelo de educação, um modelo verticalizado. Tudo o que um jovem precisa para se desenvolver plenamente”. Leonardo Barchini, ministro da Educação

“É por isso que nós acabamos de anunciar que esta escola, de tipologia IF Campus 40/26 (com 40 professores e 26 técnicos), que pode atender até mil alunos, vai passar a ser de tipologia 70/45. Teremos 70 professores e atenderemos 1.500 alunos aqui, para que a gente possa oferecer uma educação digna e dar o exemplo de que investindo na educação agora, nós vamos colher um país muito mais próspero, muito menos desigual, muito mais desenvolvido economicamente e socialmente do que a gente teve nos últimos anos”, finalizou. 

Leia mais:  Participantes de Santa Catarina têm mais tempo para garantir participação no Enem 2026

O reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, destacou que a inauguração do Campus Catalão possui um significado que vai muito além da entrega de uma obra física. “Este campus é a materialização de um compromisso com os jovens que sonham com um futuro melhor e com os trabalhadores que buscam qualificação profissional. É um compromisso com a ciência, com a inovação, com o desenvolvimento regional, com a inclusão social e com a redução das desigualdades”. 

As obras do Campus Catalão começaram em dezembro de 2018, mas enfrentaram paralisações em diferentes momentos. Após a retomada definitiva, em novembro de 2023, o empreendimento foi concluído em janeiro deste ano. 

A sede própria do Campus Catalão amplia a capacidade de atendimento da unidade e substitui o imóvel anteriormente alugado, cujo custo mensal era de R$ 23 mil. O campus possui, atualmente, 1.210 matrículas, incluindo cursos de qualificação profissional. Antes do anúncio desta terça-feira, a unidade já havia passado por uma ampliação de tipologia, de IF Campus 20/13 (20 professores e 13 técnicos-administrativos) para IF Campus 40/26 (40 professores e 26 técnicos-administrativos). Atualmente, o campus conta com 32 professores e 12 técnicos administrativos, mas tem previsão de contratação de mais oito docentes e 14 técnicos administrativos até o final do ano. 

A estrutura entregue inclui bloco administrativo e bloco pedagógico. Este último com 12 salas de aula e seis laboratórios básicos, sendo eles: três de informática; um de química; um de física; e um de tratamento mineral; biblioteca e auditório. Além disso, estão sendo construídos um restaurante estudantil e um laboratório de mineração. 

O Campus Catalão oferta os seguintes cursos: técnico em mineração integrado ao ensino médio; técnico em informática integrado ao ensino médio; técnico em desenvolvimento de sistemas integrado ao ensino médio; técnico em mineração; técnico em gerência em saúde; bacharelado em sistemas de informação; especialização em EAD na educação profissional e tecnológica, além de qualificações profissionais. 

No segundo semestre, está prevista a criação do curso de Tecnólogo em desenvolvimento e análise de sistemas e, para 2027, está prevista a implementação do técnico em enfermagem e técnico em gerência em saúde integrado ao ensino médio. Com a abertura dos novos cursos e a chegada de novos servidores, a previsão é expandir para 800 matrículas em cursos presenciais. 

Leia mais:  Pé-de-Meia: saiba como é calculada a frequência nas aulas

Edital – Na cerimônia, o ministro e o presidente Lula assinaram o Edital nº 4/2026, que prevê apoio financeiro para estudantes das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das universidades federais participarem de olimpíadas científicas e competições acadêmicas no Brasil e no exterior. A ação promove o estímulo à pesquisa, à extensão, ao empreendedorismo e à inovação por meio da participação em competições técnicas e científicas, além de engajar estudantes e servidores em atividades voltadas às áreas tecnológicas relacionadas a diversas áreas do conhecimento. 

“Os estudantes de todos os institutos federais do Brasil e de todas as universidades federais que participam de competições nacionais e internacionais, de Olimpíadas da Ciência, de Matemática, de Foguetes, de Robótica e de todas as competições, agora vão poder fazer a requisição no Ministério da Educação e a gente vai financiar a viagem de vocês para todos os lugares do mundo. Para que vocês possam participar das competições internacionais. Isso é muito importante nós. Estamos em 2026, em um ano de Copa do Mundo e o Brasil vai ganhar a Copa do Mundo não só no futebol, mas vai ganhar a copa do mundo na educação”, falou o ministro da Educação. 

Serão destinados até R$ 30 mil para participações individuais, incluindo estudante e servidor acompanhante, quando necessário. Para equipes de até quatro integrantes, o valor poderá chegar a R$ 100 mil, enquanto equipes com cinco ou mais participantes poderão receber até R$ 120 mil. 

Os recursos poderão ser utilizados para custear despesas como taxas de inscrição, passagens aéreas ou rodoviárias, hospedagem, alimentação, transporte urbano e contratação obrigatória de seguro-viagem e seguro-saúde relacionadas às competições. O valor do edital está condicionado à disponibilidade orçamentária. 

02/06/2026 - Inauguração do Campus Catalão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Fotos: Luis Fortes/MEC

IF Goiano – O IF Goiano possui, atualmente, 14 campi e oferta 236 cursos, com cerca de 30,5 mil estudantes matriculados. A instituição conta com 801 docentes da carreira de ensino básico, técnico e tecnológico e 583 técnicos-administrativos em educação. 

Expansão e Consolidação – No eixo de expansão do Novo PAC, o IF Goiano está recebendo investimentos de R$ 24,5 milhões para a construção e aquisição de equipamentos do novo Campus Porangatu. Já na ação de consolidação, destinada à melhoria da infraestrutura das unidades existentes, estão previstos recursos de R$ 28,1 milhões em investimentos. Entre 2023 e 2025, foram repassados R$ 25,5 milhões – ainda há previsão de outros R$ 4,1 milhões. Ao todo, o IF Goiano recebe investimentos na ordem de R$ 52,6 milhões do governo federal, por meio do Novo PAC. 

Leia mais:  Participantes do Mato Grosso do Sul têm mais tempo para garantir participação no Enem 2026

Também estão em execução a construção da cozinha para o restaurante estudantil do Campus Morrinhos e do restaurante estudantil do Campus Rio Verde, ambos com recursos de R$ 2,6 milhões provenientes do MEC. 

Formação técnica e fortalecimento do SUS – O Campus Catalão vem ampliando sua atuação na área da saúde. Em maio de 2026, foi realizada a aula inaugural do curso técnico em gerência em saúde, com oferta de 55 vagas. A previsão é iniciar o curso técnico em enfermagem em 2027. 

A expansão do eixo tecnológico Ambiente e Saúde ocorre em parceria com a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e acompanha a implantação do Hospital Regional Universitário da instituição, fortalecendo a formação técnica voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS) no interior de Goiás. 

O curso Técnico em Mineração é ofertado pelo campus desde 2015. Com a nova sede, foi possível estruturar o Laboratório de Tratamento Mineral, voltado ao desenvolvimento de pesquisas em processamento mineral, com destaque para agrominerais e terras raras, atividades estratégicas na região de Catalão.  

Entre os projetos desenvolvidos pela unidade está a pesquisa “Da Mina à Tecnologia de Ponta”, que cria rotas tecnológicas para o processamento de minerais críticos e terras raras extraídos no complexo mineral de Catalão. 

Outro destaque é o projeto de monitoramento ambiental com uso de sensores de baixo custo e tecnologias de internet das coisas (IoT), desenvolvido por estudantes e professores da área de informática. A iniciativa acompanha indicadores de qualidade do ar, água e poluição sonora no município, e seus dados são disponibilizados gratuitamente à população por meio de plataforma digital. 

Resumo | Mais educação para o Goiás 

Transmissão 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

MEC participa de fórum sobre parcerias e compras públicas

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) está participando do XI Fórum Nacional da Rede de Parcerias, Transparência e Compras Públicas (Parcom), que começou na terça-feira, 9 de junho, com o objetivo de fortalecer a governança colaborativa para ampliar a eficiência, a transparência e o impacto das políticas públicas em todo o país. Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o tema “Ampliamos o jogo: coloque seu time em campo!”, o Parcom ocorre até quinta-feira, 11 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). 

O encontro é voltado a gestores, servidores, colaboradores e integrantes de órgãos e entidades públicas e privadas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal; e busca incentivar a troca de experiências e boas práticas de gestão, além de aproximar os estados e municípios das políticas do governo federal. 

Por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MEC está com um estande no evento para realizar atendimento aos visitantes e tirar dúvidas sobre os programas, as políticas e as ações desenvolvidas pela Pasta. Além disso, também está sendo distribuído o Relatório Educacional para Gestores Públicos, com diagnóstico das políticas e ações educacionais implementadas pelos 5.550 municípios brasileiros. 

Os Relatórios Educacionais para Gestores Públicos estão disponíveis na Plataforma Aqui tem MEC e apresentam informações sobre os investimentos e as ações do ministério em cada unidade da federação, a fim de dar transparência às ações realizadas para reconstruir a educação brasileira nos estados e municípios. 

Programação – Além do estande, representantes da pasta participam de palestras e painéis durante o fórum. Na terça-feira, 9 de junho, ocorreu o painel “O papel do FNDE na infraestrutura escolar brasileira” e a palestra “Novo PAC: avanços e impactos na infraestrutura educacional brasileira”. 

Nesta quarta, 10 de junho, os temas abordados pela pasta são: chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); projetos referenciais em BIM no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e seus impactos; o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); compras públicas centralizadas; supervisão de obras financiadas com recursos federais e procedimentos para análise técnica de transferências de recursos destinadas a obras educacionais do PAR e do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação. 

Leia mais:  Participantes do Mato Grosso têm mais tempo para garantir participação no Enem 2026

Já na quinta-feira, 11 de junho, serão debatidos pelo MEC e FNDE assuntos como: a Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (Educadados) – plataforma nacional de dados educacionais no contexto do Sistema Nacional de Educação (SNE); o programa Juros por Educação; os desafios dos projetos padronizados na arquitetura escolar para escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades tradicionais, além do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e o financiamento da manutenção de veículos escolares. 

O cronograma completo de atividades do Parcom está disponível na página do evento

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

EDUCAÇÃO

MEC lança programa de inclusão e acessibilidade na Rede Federal

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira, 10 de maio, o Programa ProDiversidade. A iniciativa tem como objetivo fortalecer práticas inclusivas, garantir acessibilidade, promover autonomia e enfrentar o capacitismo nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

O seminário de lançamento do programa reuniu especialistas, gestores e coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) das instituições de ensino, em Brasília, com transmissão pelo canal do MEC no YouTube

Os cursos podem ser acessados na Plataforma Digital de Formação Continuada (PlaforEDU), por meio de acesso via portal Gov.br. O ProDiversidade foi estruturado em 10 dimensões temáticas e 18 trilhas formativas, disponibilizando inicialmente 51 cursos para qualificar docentes e técnicos. O programa está relacionado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite. 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou o alcance estratégico da ação: “o ProDiversidade tem potencial de ampliar a atuação da Rede Federal. Como o nosso foco é garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a autonomia dos estudantes com necessidades específicas, nossas expertises têm que transcender as instituições e chegar às redes estaduais. Estamos na vanguarda no que diz respeito às ações de equidade e diversidade, que podem servir de exemplo para a sociedade”. 

Apoio – Para o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama de Souza, a iniciativa é uma resposta à necessidade de suporte das equipes que atuam na ponta. “O primeiro ponto é dar apoio aos servidores, tendo em vista a complexidade do tema, principalmente àqueles que estão na gestão de muitas ações institucionais, como os professores em sala de aula e os técnicos específicos dos Napnes”, explicou o diretor, ressaltando que a ação capacitará profissionais para compreenderem de legislação ao uso de tecnologias assistivas. 

A importância central da qualificação dos servidores foi enfatizada por Betânia Ramos, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição que é parceira na oferta de cursos do programa. Ela destacou que leis e vontade política são fundamentais, mas insuficientes sem o preparo técnico das equipes. “Para que a gente consiga implementar o que a lei manda, a gente tem que ter pessoas capacitadas. Porque quem faz as coisas acontecerem são as pessoas”, pontuou Betânia. Segundo ela, “um programa de formação continuada para a inclusão, para a diversidade e a acessibilidade é um marco dentro da educação técnica”. 

Leia mais:  Participantes de Santa Catarina têm mais tempo para garantir participação no Enem 2026

Especialistas – O seminário contou ainda com a participação do reitor do IF Fluminense, Victor Saraiva, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); com a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Ceará, instituição parceira do programa, Ana Uchoa; além de especialistas em educação inclusiva e tecnologias assistivas da Rede Federal: Dalmir Pacheco de Souza (Ifam), Andréa Poletto Sonza (IFRS), Rutiléia Maria Portes (IFTM), John Kenede Batista Lima (Ifac), Franclin Costa do Nascimento (IFB), Valter Lenine Fernandes (IFSul) e Leandro Guedes (IFMS). 

Seminário de lançamento do Programa ProDiversidade | Manhã 

Seminário de lançamento do Programa ProDiversidade | Tarde 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec  

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana