Pesquisar
Close this search box.

EDUCAÇÃO

Governo do Brasil inaugura Hospital Universitário da UFCAT

Publicado

O Governo do Brasil inaugurou, nesta terça-feira, 2 de junho, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Catalão (HU-UFCAT), em Goiás. A nova unidade, que faz parte da Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), atenderá a 56 municípios da macrorregião Centro-Sudeste de Goiás e beneficiará mais de 1,5 milhão de pessoas. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; dos ministros da Educação, Leonardo Barchini, e da Saúde, Alexandre Padilha; do presidente da HU-Brasil, Arthur Chioro; e da reitora da UFCAT, Roselma Lucchese.  

O presidente Lula ressaltou que o objetivo do governo é democratizar o acesso à educação superior e que política se faz em conjunto. “A educação é para todo mundo, sem exceção nenhuma. Não queremos tirar ninguém das universidades ou dificultar o ingresso na graduação, mas sim garantir que todos tenham as mesmas condições de acesso ao ensino superior. É importante que todos entendam que política pública não se faz sozinha, mas sim a partir de um conjunto entre município, estado e governo federal, como é o caso deste hospital que estamos inaugurando aqui hoje”, finalizou.  

“A nossa missão é continuar inaugurando campi de universidades federais, hospitais universitários e institutos federais, ao mesmo tempo em que buscamos expandir as vagas e o acesso aos programas de ingresso no ensino superior, como Prouni, Fies e Sisu”, destacou o ministro Barchini. “Por isso, gostaria de aproveitar a comemoração de um marco fundamental para a UFCAT, que é a inauguração deste hospital, para lembrar aos estudantes concluintes do ensino médio que as inscrições para o Enem estão abertas e que vale a pena participar, porque essa é uma oportunidade de ter mais renda, poder sonhar e dar uma vida melhor para suas famílias”. 

A nossa missão é continuar inaugurando campi de universidades federais, hospitais universitários e institutos federais, ao mesmo tempo em que buscamos expandir as vagas e o acesso aos programas de ingresso no ensino superior”. Leonardo Barchini, ministro da Educação. 

Chioro explicou que a nova unidade integrará a rede de hospitais universitários federais administrados pela HU-Brasil e que isso cria uma realidade favorável para o desenvolvimento e a melhoria da saúde no país. Segundo ele, “este será o 46° hospital da rede, que foi criada para colaborar, de maneira decisiva, com a promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais forte e apto a atender à população com qualidade e de forma humanizada. Ao mesmo tempo, a rede permite criarmos um cenário de ensino e de formação dos futuros profissionais de saúde, fornecendo ao país os especialistas que tanto precisamos para poder colocar em prática a saúde como um direito de todos”. 

Leia mais:  Participantes de Minas Gerais têm mais tempo para garantir participação no Enem 2026

Já a reitora da universidade comemorou a entrega e ressaltou os benefícios para a população. “Este é um momento histórico e de transformação, tanto para a UFCAT quanto para nossa cidade. Hoje, inauguramos uma estrutura capaz de dar dignidade e tratamento de qualidade para nossa comunidade e para a macrorregião em que estamos inseridos. Agora, pacientes que antes precisavam viajar para receber o tratamento necessário, poderão fazê-lo de casa, próximos da família. Além disso, vamos poder formar profissionais com capacidade e excelência, focados em ensino, pesquisa e extensão na área da saúde”, completou Lucchese. 

O HU-UFCAT teve investimento de R$ 67 milhões do Governo do Brasil para iniciar suas operações, sendo R$ 27 milhões do Ministério da Saúde para construção da infraestrutura e R$ 40 milhões do Ministério da Educação para as primeiras ações de funcionamento. Anualmente, o MEC vai repassar, ainda, R$ 261 milhões para o custeio do hospital, por meio da HU Brasil. A prefeitura de Catalão também investiu R$ 100 milhões na construção do prédio. 

A implantação do hospital levará à transformação no atendimento assistencial da região e ampliará as oportunidades de formação acadêmica, de residências médicas e multiprofissionais e de atividades de pesquisa, extensão e inovação em saúde. O hospital começou a ser construído em abril de 2022, pela prefeitura municipal de Catalão (GO). Em 2024, a unidade foi integrada ao patrimônio da universidade e, após assinatura do Contrato de Gestão Especial (CGE), passou a fazer parte da rede de hospitais administrados pela HU Brasil, estatal vinculada ao MEC. 

Estrutura – A unidade tem capacidade para 166 leitos de internação, sendo 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, 25 leitos de cuidados intensivos neonatal e 40 leitos de observação e recuperação pós-anestésica. Além disso, a estrutura assistencial conta com: seis salas cirúrgicas; duas salas obstétricas; três salas de endoscopia; 22 consultórios ambulatoriais; parque de diagnóstico por imagem completo; e serviços diagnósticos em cardiologia.  

Leia mais:  Participantes do Rio de Janeiro têm mais tempo para garantir participação no Enem 2026

Totalmente concluído e equipado, o hospital será liberado para a população em quatro fases. Esta primeira será marcada pela abertura de 30 leitos clínicos adultos, um leito de observação, dois leitos de Unidade de Decisão Clínica e da ala de ambulatório. A estimativa é que o total de leitos esteja em funcionamento no prazo de 12 meses. 

Quando estiver operando em plena capacidade, o hospital contará com investimentos superiores a R$ 300 milhões por ano para custeio e pessoal, com recursos da HU Brasil/MEC. O dimensionamento total da unidade prevê 1.527 trabalhadores, dos quais cerca de 1.400 atuarão na assistência e mais de 100 em funções administrativas. Desse total, aproximadamente 200 profissionais já estão previstos para a primeira fase de funcionamento do hospital. 

UFCAT  A universidade foi oficialmente criada em março de 2018, após o desmembramento do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ideia era promover a educação superior e a produção de conhecimento da região, contribuindo para o desenvolvimento social de Catalão e dos municípios próximos. Atualmente, a UFCAT tem um campus e oferece 34 cursos de graduação e 14 programas de pós-graduação para aproximadamente 4,5 mil estudantes.   

Agenda  Na manhã desta terça-feira, o ministro da Educação participou da inauguração do Campus Catalão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A sede definitiva recebeu investimento de R$ 6,5 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), ampliando a capacidade de atendimento.  

Além disso, o ministro também visitou o Hospital Municipal Universitário de Rio Verde, que funciona em parceria com a universidade da cidade e é a maior unidade modelo do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.  

Leia mais:  Participantes do Tocantins têm mais tempo para garantir participação no Enem 2026

HU Brasil – Vinculada ao MEC, a HU Brasil, antiga Ebserh, foi criada em 2011 e atualmente administra 47 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Resumo | Mais educação para o Goiás 

Transmissão 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da HU Brasil

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

EDUCAÇÃO

MEC participa de fórum sobre parcerias e compras públicas

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) está participando do XI Fórum Nacional da Rede de Parcerias, Transparência e Compras Públicas (Parcom), que começou na terça-feira, 9 de junho, com o objetivo de fortalecer a governança colaborativa para ampliar a eficiência, a transparência e o impacto das políticas públicas em todo o país. Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o tema “Ampliamos o jogo: coloque seu time em campo!”, o Parcom ocorre até quinta-feira, 11 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). 

O encontro é voltado a gestores, servidores, colaboradores e integrantes de órgãos e entidades públicas e privadas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal; e busca incentivar a troca de experiências e boas práticas de gestão, além de aproximar os estados e municípios das políticas do governo federal. 

Por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MEC está com um estande no evento para realizar atendimento aos visitantes e tirar dúvidas sobre os programas, as políticas e as ações desenvolvidas pela Pasta. Além disso, também está sendo distribuído o Relatório Educacional para Gestores Públicos, com diagnóstico das políticas e ações educacionais implementadas pelos 5.550 municípios brasileiros. 

Os Relatórios Educacionais para Gestores Públicos estão disponíveis na Plataforma Aqui tem MEC e apresentam informações sobre os investimentos e as ações do ministério em cada unidade da federação, a fim de dar transparência às ações realizadas para reconstruir a educação brasileira nos estados e municípios. 

Programação – Além do estande, representantes da pasta participam de palestras e painéis durante o fórum. Na terça-feira, 9 de junho, ocorreu o painel “O papel do FNDE na infraestrutura escolar brasileira” e a palestra “Novo PAC: avanços e impactos na infraestrutura educacional brasileira”. 

Nesta quarta, 10 de junho, os temas abordados pela pasta são: chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); projetos referenciais em BIM no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e seus impactos; o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); compras públicas centralizadas; supervisão de obras financiadas com recursos federais e procedimentos para análise técnica de transferências de recursos destinadas a obras educacionais do PAR e do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação. 

Leia mais:  PDDE Equidade: prazo para adesão termina nesta quarta (10)

Já na quinta-feira, 11 de junho, serão debatidos pelo MEC e FNDE assuntos como: a Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (Educadados) – plataforma nacional de dados educacionais no contexto do Sistema Nacional de Educação (SNE); o programa Juros por Educação; os desafios dos projetos padronizados na arquitetura escolar para escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades tradicionais, além do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e o financiamento da manutenção de veículos escolares. 

O cronograma completo de atividades do Parcom está disponível na página do evento

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

EDUCAÇÃO

MEC lança programa de inclusão e acessibilidade na Rede Federal

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira, 10 de maio, o Programa ProDiversidade. A iniciativa tem como objetivo fortalecer práticas inclusivas, garantir acessibilidade, promover autonomia e enfrentar o capacitismo nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

O seminário de lançamento do programa reuniu especialistas, gestores e coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) das instituições de ensino, em Brasília, com transmissão pelo canal do MEC no YouTube

Os cursos podem ser acessados na Plataforma Digital de Formação Continuada (PlaforEDU), por meio de acesso via portal Gov.br. O ProDiversidade foi estruturado em 10 dimensões temáticas e 18 trilhas formativas, disponibilizando inicialmente 51 cursos para qualificar docentes e técnicos. O programa está relacionado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite. 

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou o alcance estratégico da ação: “o ProDiversidade tem potencial de ampliar a atuação da Rede Federal. Como o nosso foco é garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a autonomia dos estudantes com necessidades específicas, nossas expertises têm que transcender as instituições e chegar às redes estaduais. Estamos na vanguarda no que diz respeito às ações de equidade e diversidade, que podem servir de exemplo para a sociedade”. 

Apoio – Para o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama de Souza, a iniciativa é uma resposta à necessidade de suporte das equipes que atuam na ponta. “O primeiro ponto é dar apoio aos servidores, tendo em vista a complexidade do tema, principalmente àqueles que estão na gestão de muitas ações institucionais, como os professores em sala de aula e os técnicos específicos dos Napnes”, explicou o diretor, ressaltando que a ação capacitará profissionais para compreenderem de legislação ao uso de tecnologias assistivas. 

A importância central da qualificação dos servidores foi enfatizada por Betânia Ramos, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição que é parceira na oferta de cursos do programa. Ela destacou que leis e vontade política são fundamentais, mas insuficientes sem o preparo técnico das equipes. “Para que a gente consiga implementar o que a lei manda, a gente tem que ter pessoas capacitadas. Porque quem faz as coisas acontecerem são as pessoas”, pontuou Betânia. Segundo ela, “um programa de formação continuada para a inclusão, para a diversidade e a acessibilidade é um marco dentro da educação técnica”. 

Leia mais:  Participantes de Minas Gerais têm mais tempo para garantir participação no Enem 2026

Especialistas – O seminário contou ainda com a participação do reitor do IF Fluminense, Victor Saraiva, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); com a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Ceará, instituição parceira do programa, Ana Uchoa; além de especialistas em educação inclusiva e tecnologias assistivas da Rede Federal: Dalmir Pacheco de Souza (Ifam), Andréa Poletto Sonza (IFRS), Rutiléia Maria Portes (IFTM), John Kenede Batista Lima (Ifac), Franclin Costa do Nascimento (IFB), Valter Lenine Fernandes (IFSul) e Leandro Guedes (IFMS). 

Seminário de lançamento do Programa ProDiversidade | Manhã 

Seminário de lançamento do Programa ProDiversidade | Tarde 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec  

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana