EDUCAÇÃO
Governo do Brasil inaugura Hospital Universitário da UFCAT
Publicado
2 de junho de 2026
O Governo do Brasil inaugurou, nesta terça-feira, 2 de junho, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Catalão (HU-UFCAT), em Goiás. A nova unidade, que faz parte da Rede HU Brasil – Hospitais Universitários Federais, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), atenderá a 56 municípios da macrorregião Centro-Sudeste de Goiás e beneficiará mais de 1,5 milhão de pessoas. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; dos ministros da Educação, Leonardo Barchini, e da Saúde, Alexandre Padilha; do presidente da HU-Brasil, Arthur Chioro; e da reitora da UFCAT, Roselma Lucchese.
O presidente Lula ressaltou que o objetivo do governo é democratizar o acesso à educação superior e que política se faz em conjunto. “A educação é para todo mundo, sem exceção nenhuma. Não queremos tirar ninguém das universidades ou dificultar o ingresso na graduação, mas sim garantir que todos tenham as mesmas condições de acesso ao ensino superior. É importante que todos entendam que política pública não se faz sozinha, mas sim a partir de um conjunto entre município, estado e governo federal, como é o caso deste hospital que estamos inaugurando aqui hoje”, finalizou.
“A nossa missão é continuar inaugurando campi de universidades federais, hospitais universitários e institutos federais, ao mesmo tempo em que buscamos expandir as vagas e o acesso aos programas de ingresso no ensino superior, como Prouni, Fies e Sisu”, destacou o ministro Barchini. “Por isso, gostaria de aproveitar a comemoração de um marco fundamental para a UFCAT, que é a inauguração deste hospital, para lembrar aos estudantes concluintes do ensino médio que as inscrições para o Enem estão abertas e que vale a pena participar, porque essa é uma oportunidade de ter mais renda, poder sonhar e dar uma vida melhor para suas famílias”.
A nossa missão é continuar inaugurando campi de universidades federais, hospitais universitários e institutos federais, ao mesmo tempo em que buscamos expandir as vagas e o acesso aos programas de ingresso no ensino superior”. Leonardo Barchini, ministro da Educação.
Chioro explicou que a nova unidade integrará a rede de hospitais universitários federais administrados pela HU-Brasil e que isso cria uma realidade favorável para o desenvolvimento e a melhoria da saúde no país. Segundo ele, “este será o 46° hospital da rede, que foi criada para colaborar, de maneira decisiva, com a promoção de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais forte e apto a atender à população com qualidade e de forma humanizada. Ao mesmo tempo, a rede permite criarmos um cenário de ensino e de formação dos futuros profissionais de saúde, fornecendo ao país os especialistas que tanto precisamos para poder colocar em prática a saúde como um direito de todos”.
Já a reitora da universidade comemorou a entrega e ressaltou os benefícios para a população. “Este é um momento histórico e de transformação, tanto para a UFCAT quanto para nossa cidade. Hoje, inauguramos uma estrutura capaz de dar dignidade e tratamento de qualidade para nossa comunidade e para a macrorregião em que estamos inseridos. Agora, pacientes que antes precisavam viajar para receber o tratamento necessário, poderão fazê-lo de casa, próximos da família. Além disso, vamos poder formar profissionais com capacidade e excelência, focados em ensino, pesquisa e extensão na área da saúde”, completou Lucchese.
O HU-UFCAT teve investimento de R$ 67 milhões do Governo do Brasil para iniciar suas operações, sendo R$ 27 milhões do Ministério da Saúde para construção da infraestrutura e R$ 40 milhões do Ministério da Educação para as primeiras ações de funcionamento. Anualmente, o MEC vai repassar, ainda, R$ 261 milhões para o custeio do hospital, por meio da HU Brasil. A prefeitura de Catalão também investiu R$ 100 milhões na construção do prédio.
A implantação do hospital levará à transformação no atendimento assistencial da região e ampliará as oportunidades de formação acadêmica, de residências médicas e multiprofissionais e de atividades de pesquisa, extensão e inovação em saúde. O hospital começou a ser construído em abril de 2022, pela prefeitura municipal de Catalão (GO). Em 2024, a unidade foi integrada ao patrimônio da universidade e, após assinatura do Contrato de Gestão Especial (CGE), passou a fazer parte da rede de hospitais administrados pela HU Brasil, estatal vinculada ao MEC.
Estrutura – A unidade tem capacidade para 166 leitos de internação, sendo 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, 25 leitos de cuidados intensivos neonatal e 40 leitos de observação e recuperação pós-anestésica. Além disso, a estrutura assistencial conta com: seis salas cirúrgicas; duas salas obstétricas; três salas de endoscopia; 22 consultórios ambulatoriais; parque de diagnóstico por imagem completo; e serviços diagnósticos em cardiologia.
Totalmente concluído e equipado, o hospital será liberado para a população em quatro fases. Esta primeira será marcada pela abertura de 30 leitos clínicos adultos, um leito de observação, dois leitos de Unidade de Decisão Clínica e da ala de ambulatório. A estimativa é que o total de leitos esteja em funcionamento no prazo de 12 meses.
Quando estiver operando em plena capacidade, o hospital contará com investimentos superiores a R$ 300 milhões por ano para custeio e pessoal, com recursos da HU Brasil/MEC. O dimensionamento total da unidade prevê 1.527 trabalhadores, dos quais cerca de 1.400 atuarão na assistência e mais de 100 em funções administrativas. Desse total, aproximadamente 200 profissionais já estão previstos para a primeira fase de funcionamento do hospital.
UFCAT – A universidade foi oficialmente criada em março de 2018, após o desmembramento do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ideia era promover a educação superior e a produção de conhecimento da região, contribuindo para o desenvolvimento social de Catalão e dos municípios próximos. Atualmente, a UFCAT tem um campus e oferece 34 cursos de graduação e 14 programas de pós-graduação para aproximadamente 4,5 mil estudantes.
Agenda – Na manhã desta terça-feira, o ministro da Educação participou da inauguração do Campus Catalão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A sede definitiva recebeu investimento de R$ 6,5 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), ampliando a capacidade de atendimento.
Além disso, o ministro também visitou o Hospital Municipal Universitário de Rio Verde, que funciona em parceria com a universidade da cidade e é a maior unidade modelo do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.
HU Brasil – Vinculada ao MEC, a HU Brasil, antiga Ebserh, foi criada em 2011 e atualmente administra 47 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Resumo | Mais educação para o Goiás
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da HU Brasil
Fonte: Ministério da Educação
O Ministério da Educação (MEC) está participando do XI Fórum Nacional da Rede de Parcerias, Transparência e Compras Públicas (Parcom), que começou na terça-feira, 9 de junho, com o objetivo de fortalecer a governança colaborativa para ampliar a eficiência, a transparência e o impacto das políticas públicas em todo o país. Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o tema “Ampliamos o jogo: coloque seu time em campo!”, o Parcom ocorre até quinta-feira, 11 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
O encontro é voltado a gestores, servidores, colaboradores e integrantes de órgãos e entidades públicas e privadas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal; e busca incentivar a troca de experiências e boas práticas de gestão, além de aproximar os estados e municípios das políticas do governo federal.
Por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o MEC está com um estande no evento para realizar atendimento aos visitantes e tirar dúvidas sobre os programas, as políticas e as ações desenvolvidas pela Pasta. Além disso, também está sendo distribuído o Relatório Educacional para Gestores Públicos, com diagnóstico das políticas e ações educacionais implementadas pelos 5.550 municípios brasileiros.
Os Relatórios Educacionais para Gestores Públicos estão disponíveis na Plataforma Aqui tem MEC e apresentam informações sobre os investimentos e as ações do ministério em cada unidade da federação, a fim de dar transparência às ações realizadas para reconstruir a educação brasileira nos estados e municípios.
Programação – Além do estande, representantes da pasta participam de palestras e painéis durante o fórum. Na terça-feira, 9 de junho, ocorreu o painel “O papel do FNDE na infraestrutura escolar brasileira” e a palestra “Novo PAC: avanços e impactos na infraestrutura educacional brasileira”.
Nesta quarta, 10 de junho, os temas abordados pela pasta são: chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); projetos referenciais em BIM no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e seus impactos; o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); compras públicas centralizadas; supervisão de obras financiadas com recursos federais e procedimentos para análise técnica de transferências de recursos destinadas a obras educacionais do PAR e do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação.
Já na quinta-feira, 11 de junho, serão debatidos pelo MEC e FNDE assuntos como: a Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (Educadados) – plataforma nacional de dados educacionais no contexto do Sistema Nacional de Educação (SNE); o programa Juros por Educação; os desafios dos projetos padronizados na arquitetura escolar para escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades tradicionais, além do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e o financiamento da manutenção de veículos escolares.
O cronograma completo de atividades do Parcom está disponível na página do evento.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE
Fonte: Ministério da Educação
EDUCAÇÃO
MEC lança programa de inclusão e acessibilidade na Rede Federal
Publicado
10 de junho de 2026
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira, 10 de maio, o Programa ProDiversidade. A iniciativa tem como objetivo fortalecer práticas inclusivas, garantir acessibilidade, promover autonomia e enfrentar o capacitismo nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O seminário de lançamento do programa reuniu especialistas, gestores e coordenadores dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) das instituições de ensino, em Brasília, com transmissão pelo canal do MEC no YouTube.
Os cursos podem ser acessados na Plataforma Digital de Formação Continuada (PlaforEDU), por meio de acesso via portal Gov.br. O ProDiversidade foi estruturado em 10 dimensões temáticas e 18 trilhas formativas, disponibilizando inicialmente 51 cursos para qualificar docentes e técnicos. O programa está relacionado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou o alcance estratégico da ação: “o ProDiversidade tem potencial de ampliar a atuação da Rede Federal. Como o nosso foco é garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a autonomia dos estudantes com necessidades específicas, nossas expertises têm que transcender as instituições e chegar às redes estaduais. Estamos na vanguarda no que diz respeito às ações de equidade e diversidade, que podem servir de exemplo para a sociedade”.
Apoio – Para o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama de Souza, a iniciativa é uma resposta à necessidade de suporte das equipes que atuam na ponta. “O primeiro ponto é dar apoio aos servidores, tendo em vista a complexidade do tema, principalmente àqueles que estão na gestão de muitas ações institucionais, como os professores em sala de aula e os técnicos específicos dos Napnes”, explicou o diretor, ressaltando que a ação capacitará profissionais para compreenderem de legislação ao uso de tecnologias assistivas.
A importância central da qualificação dos servidores foi enfatizada por Betânia Ramos, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), instituição que é parceira na oferta de cursos do programa. Ela destacou que leis e vontade política são fundamentais, mas insuficientes sem o preparo técnico das equipes. “Para que a gente consiga implementar o que a lei manda, a gente tem que ter pessoas capacitadas. Porque quem faz as coisas acontecerem são as pessoas”, pontuou Betânia. Segundo ela, “um programa de formação continuada para a inclusão, para a diversidade e a acessibilidade é um marco dentro da educação técnica”.
Especialistas – O seminário contou ainda com a participação do reitor do IF Fluminense, Victor Saraiva, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); com a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Ceará, instituição parceira do programa, Ana Uchoa; além de especialistas em educação inclusiva e tecnologias assistivas da Rede Federal: Dalmir Pacheco de Souza (Ifam), Andréa Poletto Sonza (IFRS), Rutiléia Maria Portes (IFTM), John Kenede Batista Lima (Ifac), Franclin Costa do Nascimento (IFB), Valter Lenine Fernandes (IFSul) e Leandro Guedes (IFMS).
Seminário de lançamento do Programa ProDiversidade | Manhã
Seminário de lançamento do Programa ProDiversidade | Tarde
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec
Fonte: Ministério da Educação
Envie sua denúncia
É amanhã: audiência pública debaterá impactos da Lei de Combate ao Crime Organizado
Comissão aprova prazo para ações de indenização em falências e recuperações judiciais
Comissão debate práticas ilegais e furtos no setor de energia elétrica
Comissão debate criação de cooperativas habitacionais e moradia por autogestão
Deputados analisam execução do contrato da Rodovia Rio-Santos
DIAMANTINO
Urgência e emergência de Diamantino passa a funcionar dentro do Hospital Municipal
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os atendimentos de urgência e emergência passam...
Projeto “Gente Pequena Cuidando do Meio Ambiente” promove educação ambiental para crianças em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e...
Estão abertas as inscrições para a Copa Sest Senat de Futebol Society Infantil em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sest Senat, está...
POLÍTICA MT
Dr. João destrava mais R$ 3,11 milhões para a saúde de Tangará da Serra
O deputado estadual Dr. João (MDB) garantiu mais um avanço importante para a saúde de Tangará da Serra com o...
Cattani critica proposta de restringir biomassa nativa e diz que medida pode prejudicar setor florestal
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) criticou, durante a sessão desta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT),...
Deputados participam de audiência no STF sobre disputa territorial com o Pará
Deputados estaduais participaram de uma audiência de conciliação realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em busca de uma solução consensual...
POLICIAL
Polícia Civil apreende 3 adolescentes por homicídio e ocultação de cadáver em Tabaporã
Três adolescentes foram apreendidos em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de quarta-feira (10.6), em Tabaporã, por atos infracionais análogos...
Polícia Civil cumpre mandados contra núcleo de facção responsável por execuções em Barra do Bugres
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11.6), a “Operação Missionários”, para cumprimento de 10 ordens judiciais, com alvo...
Polícia Civil cumpre mandados contra grupo criminoso que utilizava mulheres para o transporte interestadual de drogas
A Polícia Civil, deflagrou na manhã desta quinta-feira (11.6) a Operação Valquíria, com objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido...
MATO GROSSO
É amanhã: audiência pública debaterá impactos da Lei de Combate ao Crime Organizado
Nesta sexta-feira (12), partir das 13h30, será realizada a audiência pública “A Lei do Combate ao Crime Organizado no Brasil...
Bombeiros socorrem gestante após parto emergencial em veículo às margens da MT-060
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, na tarde desta quarta-feira (10.6), uma gestante e seu bebê...
Projeto-piloto acolhe estagiários e aproxima estudantes da realidade do Judiciário
Começar um estágio em uma instituição do porte do Poder Judiciário é uma experiência cercada de expectativas, descobertas e desafios....
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova prazo para ações de indenização em falências e recuperações judiciais
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece que o prazo para pedir...
Comissão debate práticas ilegais e furtos no setor de energia elétrica
A Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre Pirataria discute na próxima terça-feira (16) práticas ilegais no setor de energia...
Comissão debate criação de cooperativas habitacionais e moradia por autogestão
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima terça-feira (16) para discutir propostas...
ESPORTES
Raphinha exalta Ancelotti e se diz mais maduro para a Copa do Mundo de 2026
O atacante da Seleção Brasileira Raphinha elogiou o técnico Carlo Ancelotti, aniversariante desta quarta-feira (10), em entrevista coletiva no hotel...
Cuiabá vence a Ponte Preta fora de casa e sobe na tabela da Série B
O Cuiabá conquistou uma vitória importante na noite desta terça-feira (09.06), ao bater a Ponte Preta por 2 a 1,...
Marquinhos empata com Leão e Ronaldo em número de jogos pela Seleção
O capitão da Seleção Brasileira, Marquinhos, completou 105 jogos pela Amarelinha na vitória por 2 a 1 sobre o Egito,...
Mais Lidas da Semana
-
ENTRETENIMENTO6 de junho de 2026Elisa Zarzur e Alexandre Negrão se casam em cerimônia luxuosa em Paris: ‘Um conto’
-
BRASIL5 de junho de 2026Brasil apresenta política migratória em fórum ibero-americano
-
ESPORTES4 de junho de 2026Ancelotti testa Rayan e Léo Pereira em último ensaio antes de amistoso contra o Egito
-
POLÍTICA MT5 de junho de 2026Comissão da ALMT avança em projetos para proteção do Pantanal, da fauna e dos recursos hídricos
-
BRASIL5 de junho de 2026MJSP cria grupo de trabalho para regulamentar banco nacional de dados sobre facções criminosas, milícias e grupos paramilitares
-
VÁRZEA GRANDE5 de junho de 2026Semana do Meio Ambiente mobiliza Várzea Grande com educação, reciclagem e premiações
-
AGRONEGÓCIOS5 de junho de 2026Leite nacional busca ganho de eficiência em meio à pressão de importações
-
POLICIAL5 de junho de 2026Polícia Civil prende autor de violência doméstica que tentou resistir à prisão ameaçando tirar a própria vida

