VÁRZEA GRANDE
EMEB João Ponce de Arruda conquista 1º lugar no projeto Adote um Espaço
Publicado
2 de junho de 2026
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) João Ponce de Arruda, localizada no distrito de Passagem da Conceição, foi a grande vencedora do projeto Adote um Espaço, promovido pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso.
O projeto premiado envolveu alunos do 4º e 5º anos durante o ano de 2025. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, a unidade escolar recebeu um prêmio de R$ 30 mil e um notebook.
“É com muita satisfação que estamos aqui para receber esse prêmio. Nossos alunos atuaram de forma surpreendente e responsável nesse projeto, que também foi acolhido por toda a comunidade escolar e por uma empresa parceira. Agradeço a todos que contribuíram para essa conquista. Essa premiação vai ajudar muito. Como gestora, tenho a responsabilidade de dar continuidade a essa iniciativa”, destacou a diretora Adnair Pacheco.
A orientadora do projeto, Michele Aparecida Correia, explicou que o Adote um Espaço teve início em 2025 e, ao longo de vários meses, os estudantes realizaram o plantio de mudas, a recuperação de mata ciliar e a identificação das árvores plantadas, aliando a prática à educação ambiental e ao monitoramento contínuo das atividades.
“A população não apenas abraçou o projeto, como participou ativamente das ações promovidas nesse período. Foi um trabalho dedicado ao meio ambiente. A partir do Adote um Espaço surgiu também um projeto de sustentabilidade que vem sendo desenvolvido na unidade. É importante alinhar a ação prática à educação ambiental e manter o monitoramento de forma contínua”, ressaltou.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável, Ricardo Costa Amorim, destacou a importância da iniciativa e o envolvimento das escolas, empresas e instituições parceiras na promoção da consciência ambiental.
“Estamos encerrando hoje esta primeira etapa com a premiação dos finalistas. O projeto tem como propósito criar um sentimento de pertencimento. Quando você adota um espaço, trabalha e cuida dele como se fosse seu. Foi exatamente isso que vimos entre os participantes, que se engajaram e colocaram as ações em prática. Também agradeço às empresas que aceitaram esse desafio e apoiaram as escolas na execução dos trabalhos”, afirmou.
Segundo o secretário, a educação ambiental desenvolvida junto aos estudantes contribuirá para a formação de futuras gerações mais conscientes.
“Essa identidade ambiental construída hoje mostrará às futuras gerações a importância de cuidar do planeta. Não é apenas o espaço adotado que fará a diferença, mas as ações realizadas diariamente em prol do meio ambiente”, completou.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, comemorou a conquista da EMEB João Ponce de Arruda e reforçou o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental.
“O meio ambiente é um tema essencial para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. Essa prática transforma estudantes em agentes de mudança, desenvolvendo valores éticos e responsabilidade social. Estou muito feliz em saber que duas escolas da rede municipal conquistaram premiações”, destacou.
Também foram premiadas a Escola Estadual José Leite de Moraes, em 2º lugar; a Escola Estadual Adalgisa de Barros, em 3º; a Escola Municipal de Educação Básica Honorato Pedroso de Barros, em 4º; e a Escola Meta, em 5º lugar.
A cerimônia de premiação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no auditório do Ministério Público, com a presença de alunos, professores, diretores e demais representantes das instituições participantes.
Galeria de Fotos (10 fotos)
VÁRZEA GRANDE
DAE-VG intensifica força-tarefa contra vazamentos em quatro bairros para reforçar o abastecimento de água
Publicado
12 de junho de 2026
Dando continuidade ao trabalho de recuperação e modernização da rede de abastecimento, o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) realiza, nesta sexta-feira (12), mais um mutirão de identificação e reparo de vazamentos. Desta vez, as equipes atuam nos bairros São Gonçalo, Jardim das Flores, Elias Domingos e Ataíde Monteiro, com o objetivo de reduzir perdas de água e aumentar a eficiência do sistema de distribuição.
A ação integra um conjunto de medidas que vêm sendo executadas pela autarquia para melhorar o abastecimento em diferentes regiões do município. Além de corrigir vazamentos visíveis, as equipes realizam inspeções preventivas para identificar possíveis pontos de perda que possam comprometer o fornecimento de água à população.
De acordo com o presidente do DAE-VG, Rogerinho da Dakar, o enfrentamento dos vazamentos é uma das prioridades da atual gestão para garantir mais regularidade no abastecimento.
“Cada vazamento eliminado representa mais água chegando às torneiras da população. Estamos trabalhando diariamente para reduzir perdas, melhorar a pressão na rede e garantir um sistema mais eficiente. Esses mutirões são fundamentais para acelerar os serviços e atender às demandas dos bairros de forma mais rápida e efetiva”, destacou Rogerinho da Dakar.
A iniciativa reforça o compromisso do DAE-VG em investir na manutenção da infraestrutura hídrica do município, promovendo melhorias contínuas na prestação dos serviços e na qualidade de vida dos moradores.
O DAE-VG orienta a população a continuar colaborando com o trabalho das equipes, informando possíveis vazamentos por meio dos canais oficiais de atendimento da autarquia. A participação da comunidade é essencial para que os problemas sejam identificados e solucionados com maior agilidade.
Galeria de Fotos (2 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Rompimento de cabo de internet afeta dispensação de medicamentos na UBS São Matheus
Publicado
12 de junho de 2026
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, em decorrência das obras de reforma realizadas na área localizada nos fundos da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Matheus, houve o rompimento do cabo de internet que atende a unidade.
Em razão do incidente, o sistema utilizado para a dispensação de medicamentos encontra-se temporariamente indisponível. Diante da situação, os pacientes estão sendo orientados a retirar seus medicamentos na unidade de saúde mais próxima, até que o serviço seja normalizado.
A equipe responsável já foi acionada e trabalha na realização dos reparos necessários para restabelecer o atendimento o mais breve possível.
A Secretaria agradece a compreensão de todos e reforça que está empenhada em solucionar o problema com a máxima agilidade.
Envie sua denúncia
Comissão aprova projeto que destina renda de concurso da Loteca para combater calamidades
Comissão aprova inclusão de vítimas de desastres em programa de saúde menstrual
Tradição, alegria e integração continuam dando o tom dos arraiás nas escolas municipais
Em Cuiabá, secretário participa de ato com entrega de equipamentos para o HRS
Comissão de Turismo debate gestão sustentável em Fernando de Noronha e Ilha do Mel
DIAMANTINO
Urgência e emergência de Diamantino passa a funcionar dentro do Hospital Municipal
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os atendimentos de urgência e emergência passam...
Projeto “Gente Pequena Cuidando do Meio Ambiente” promove educação ambiental para crianças em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e...
Estão abertas as inscrições para a Copa Sest Senat de Futebol Society Infantil em Diamantino
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sest Senat, está...
POLÍTICA MT
Assembleia Legislativa homenageia comerciantes, empresários e lideranças de MT
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta quinta-feira (11), sessão especial para a entrega...
Reportagens vencedoras mostram força do jornalismo mato-grossense e incentivam participação no Prêmio ALMT
As inscrições para a segunda edição do Prêmio ALMT de Jornalismo – Troféu Parlamento representam uma nova oportunidade para que...
Corregedoria da ALMT troca experiências com CGE para aprimorar procedimentos
Nessa quarta-feira (11), a Corregedoria-Geral da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou uma visita à Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT)...
POLICIAL
Polícia civil prende membros de grupo especializado em furto de baterias de torres de telecomunicações
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, na tarde desta quarta-feira (10.6), dois homens suspeitos de integrar um grupo especializado...
Governo de MT entrega novas delegacias da Polícia Civil em Rosário Oeste e Nobres nesta sexta-feira (12)
O Governo de Mato Grosso fará, nesta sexta-feira (12.6), a entrega das novas sedes das Delegacias de Polícia de Rosário...
Polícia Civil prende homem que agrediu esposa e tentou matar amiga dela em Porto Esperidião
Um homem envolvido em crime de violência doméstica contra a sua esposa e tentativa de homicídio de uma amiga dela...
MATO GROSSO
Audiência de conciliação garante guarda dos filhos a pai durante Expedição Justiça Sem Fronteiras
Uma audiência de conciliação realizada durante a 2ª edição da Expedição Justiça Sem Fronteiras, nesta quinta-feira (12 de junho), garantiu...
Bombeiros socorrem vítima ejetada após capotamento na MT-140
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, nesta quinta-feira (11.6), uma vítima de capotamento na MT-140, no...
Polícia Militar lança operação para reforçar combate à violência doméstica e ao feminicídio em MT
A Polícia Militar de Mato Grosso lançou, nesta quinta-feira (11.6), a Operação “Escudo Feminino”, uma ação estratégica voltada ao enfrentamento...
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova projeto que destina renda de concurso da Loteca para combater calamidades
A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que destina a renda...
Comissão aprova inclusão de vítimas de desastres em programa de saúde menstrual
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite ao governo federal...
Comissão de Turismo debate gestão sustentável em Fernando de Noronha e Ilha do Mel
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quarta-feira (17) sobre boas práticas de gestão no...
ESPORTES
Coreia do Sul vence de virada a República Tcheca na estreia da Copa do Mundo
A Coreia do Sul iniciou sua trajetória na Copa do Mundo com um resultado importante nesta quinta-feira. Em partida válida...
Alisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
Ser titular da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo da FIFA é para poucos. Entre os goleiros, apenas dois...
México vence África do Sul no Estádio Azteca em abertura marcada por cartões vermelhos
A Copa do Mundo começou com vitória dos anfitriões. Em uma partida tensa e com três expulsões, o México derrotou...
Mais Lidas da Semana
-
ENTRETENIMENTO6 de junho de 2026Elisa Zarzur e Alexandre Negrão se casam em cerimônia luxuosa em Paris: ‘Um conto’
-
BRASIL5 de junho de 2026MJSP cria grupo de trabalho para regulamentar banco nacional de dados sobre facções criminosas, milícias e grupos paramilitares
-
VÁRZEA GRANDE6 de junho de 2026EMEB Abdala José de Almeida lança Projeto Matific para fortalecer o ensino da Matemática
-
VÁRZEA GRANDE5 de junho de 2026Operação Descarga Livre remove 18 motocicletas irregulares em Várzea Grande
-
MATO GROSSO6 de junho de 2026Polícia Militar prende dois faccionados e resgata vítima de sequestro e tortura em Aripuanã
-
ESPORTES6 de junho de 2026Endrick brilha e Brasil supera Egito em último teste antes do Mundial
-
POLICIAL6 de junho de 2026Polícia Civil prende mulher com três mandados de prisão em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIOS5 de junho de 2026Brasil e Honduras discutem parceria estratégica para modernizar a agricultura e fortalecer a segurança alimentar

