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EDUCAÇÃO

Últimos dias: escolas devem registrar a conferência ambiental

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As escolas que participaram da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) têm até o sábado, dia 5 de julho, para fazer o registro da etapa Conferência nas Escolas. O registro é fundamental para que as escolas possam participar das próximas etapas da conferência, que terão encerramento na etapa nacional, em Brasília, em outubro de 2025. 

O registro pode ser feito no portal do MEC, por meio da página da VI CNIJMA. Para isso, é preciso cadastrar o projeto de ação, bem como os dados do delegado, do suplente e dos professores acompanhantes, e responder às questões sobre os resultados da conferência. Não é possível alterar as informações após o envio, que é efetivado quando a mensagem “formulário enviado com sucesso” aparece na tela. O link para a emissão do certificado de realização da VI CNIJMA na escola será enviado para o e-mail informado no registro. 

Composta por várias etapas, a conferência funciona como um pretexto pedagógico para promover a educação ambiental nas escolas e estimular o público infantojuvenil a se tornar agente ativo de mudanças nas ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima.  

Com delegações e projetos de ação eleitos na atual Conferência nas Escolas, é a vez das etapas municipais e regionais, culminando nas conferências estaduais, que têm até 15 de agosto para acontecer. Delegações e projetos de ação finalistas chegarão à Conferência Nacional, prevista para ocorrer de 6 a 10 de outubro deste ano, em Brasília (DF), onde haverá espaço para aprendizagem e troca de experiências entre centenas de participantes de vários estados. 

A CNIJMA é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Mais de 61 mil escolas estão convidadas a refletir e agir em torno do tema “Vamos transformar o Brasil com educação e justiça climática”.  

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Mobilização – A conferência é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Esse recorte abrange universo de 61.806 escolas públicas e particulares do país, com potencial de mobilizar mais de 775 mil professores e nove milhões de estudantes.  

O principal objetivo da CNIJMA é contribuir para que essas instituições possam reconhecer a importância da mudança do clima, engajando crianças, adolescentes e jovens na transformação de suas comunidades escolares e dos territórios em que se situam. A VI CNIJMA se insere nas ações socioeducativas pois os impactos da crise climática atingem, em especial, as comunidades mais vulneráveis. Assim, as comunidades escolares são chamadas a participar desse processo, já que abrigam um dos segmentos populacionais mais expostos às mudanças do clima: crianças, adolescentes e jovens.  

Dessa forma, a conferência é um convite para que as comunidades escolares se debrucem sobre a justiça climática, considerando a urgência de se ampliar a capacidade de respostas da sociedade brasileira a eventos extremos associados à crise climática. O MEC, o MMA e o MCTI elaboraram um “Passo a Passo” com a metodologia para a participação das escolas na VI CNIJMA.  

Histórico – A CNIJMA é uma iniciativa do órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo MEC e pelo MMA. O objetivo é mobilizar crianças e adolescentes do Brasil para que reflitam, discutam e proponham ações e projetos no contexto socioambiental, além de debater seus desafios e alternativas no âmbito da escola, do município, do estado e do país.  

A iniciativa foi realizada, pela primeira vez, em 2003. Nas cinco edições realizadas ao longo de 15 anos (2003-2018), mais de 20 milhões de pessoas participaram: crianças e adolescentes de 11 a 14 anos (como delegados); jovens de 18 a 29 anos (como mobilizadores, facilitadores, oficineiros e gestores); professores e profissionais das comunidades escolares; e gestores da educação e do meio ambiente. Cada edição mobilizou, em média, 14 mil escolas de todos os estados.  

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Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi)   

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

Redação do Enem aborda o envelhecimento na sociedade brasileira

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Na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, os participantes deverão dissertar sobre “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O texto (de até 30 linhas) precisa ser do gênero dissertativo-argumentativo. Isso significa que as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e argumentações sobre o assunto. Os estudantes também contam com textos motivadores para desenvolver os seus conceitos. 

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplica o Enem 2025 neste e no próximo domingo, 9 e 16 de novembro, para mais de 4,8 milhões de participantes, em todos os estados e no Distrito Federal. 

Redação – Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação. 

Cada redação será corrigida por dois avaliadores, e cada um deles atribuirá uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores. 

Entre os critérios que conferem nota zero à redação, estão fuga ao tema; texto com até sete linhas; trecho deliberadamente desconectado do tema; desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa; e desrespeito à seriedade do exame. 

Competências – Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às competências que serão exigidas no texto. Serão avaliados o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a proposta de intervenção para o problema abordado. 

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Cartilha – Para os participantes aprimorarem a escrita e compreenderem os critérios de avaliação adotados na correção da prova, o Inep disponibilizou em seu portal a cartilha: A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante. O material reúne informações sobre a Matriz de Referência da redação, além de apresentar amostras comentadas de textos que obtiveram nota alta no Enem 2024. 

Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep   

Fonte: Ministério da Educação

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EDUCAÇÃO

Começa aplicação do Enem 2025

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Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram, às 13h30 (horário de Brasília) deste domingo, 9 de novembro, a realização das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. 

Com o sonho de ingressar na educação superior, Antônia Silva Ribeiro, de 42 anos, chegou cedo ao local de prova, determinada a não perder mais uma oportunidade. Trabalhadora e mãe, ela conta que conciliar as responsabilidades do dia a dia com os estudos não foi tarefa fácil, mas a esperança de conquistar uma vaga em psicologia a motiva. “Para mim, o futuro é uma oportunidade de cursar o ensino superior — esse é o meu sonho. Estudei bastante e estou confiante de que vou conseguir. Não foi fácil associar trabalho, filhos e estudo, mas é a chance de alcançar algo melhor”, afirmou. 

Ao todo, serão cinco horas e trinta minutos de aplicação, com encerramento às 19h para os participantes regulares.  O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terá direito a 60 minutos extras em cada dia de aplicação das provas. No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em libras, o acréscimo será de 120 minutos. 

Monitoramento – O ministro da Educação, Camilo Santana, acompanhado do presidente do Inep, Manuel Palacios, está na sede do Inep para monitorar de perto todas as etapas do exame. Os painéis de monitoramento dão informações em tempo real. Mostram, por exemplo, quantos participantes acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição, a distribuição dos malotes nos locais de prova e as intercorrências durante a aplicação. 

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Enem – Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep   

Fonte: Ministério da Educação

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