Pesquisar
Close this search box.

TCE MT

TCE-MT visita Grupo Fleury em busca de boas práticas de saúde no trabalho

Publicado

Ilustração
Equipe multidisciplinar garante atendimento integral. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou visita técnica à sede do Grupo Fleury, em São Paulo (SP), para conhecer iniciativas de promoção à saúde e valorização profissional no ambiente corporativo. A estrutura do empreendimento, que é referência no assunto, vai subsidiar futuras ações do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT) do órgão.

É o que explica a coordenadora do setor, Nathalia Sato, que na última segunda-feira (30) conheceu a atuação do Núcleo de Atendimento ao Colaborador (NAC) do Grupo Fleury. A unidade garante cuidado integral aos colaboradores por meio de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde.

“Fui apresentada a ações voltadas à promoção da saúde física e mental, como programas estruturados de saúde emocional, incentivo à atividade física, acompanhamento preventivo de doenças crônicas, além de iniciativas de integração e valorização dos profissionais, todas sustentadas por dados e indicadores de resultados”, relatou.

Ilustração
Boas práticas serão avaliadas pela Secretaria de Gestão de Pessoas. Clique aqui para ampliar

A visita foi solicitada pelo secretário-executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas da Silva, a partir de sugestão do presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (COPSAS), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que destacou o Grupo Fleury como referência nacional em gestão da qualidade de vida no trabalho.

Agora, de acordo com Nathalia, as boas práticas serão analisadas pela Secretaria de Gestão de Pessoas e poderão ser adaptadas à realidade do TCE-MT, aprimorando as ações já desenvolvidas pelo NQVT. Além disso, o intercâmbio pode inspirar a criação de novos programas para os servidores do Tribunal.

Leia mais:  Tricotando sobre Ouvidoria abordará uso da inteligência artificial nesta quinta-feira (17)

“O Grupo Fleury estrutura programas como o Viver Melhor e o Acolher, focados na escuta ativa e no cuidado integral, o que reforça a importância de olhar para o servidor além da dimensão funcional. A transparência na apresentação dos projetos demonstra o compromisso da instituição com a qualidade de vida no trabalho, assim como no TCE-MT”, concluiu Sato.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

TCE MT

Sérgio Ricardo articula diálogo com municípios por valorização de conselheiros tutelares

Publicado

Ilustração
Sérgio Ricardo e Nelson de Lira debateram soluções para o problema. Clique aqui para ampliar

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, vai articular com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) medidas para melhorar as condições de trabalho e a remuneração dos conselheiros tutelares no estado. O compromisso foi assumido nesta quarta-feira (16), durante reunião com o presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares, Nelson de Faria.

Na ocasião, foram apresentadas as principais dificuldades enfrentadas pela categoria, como a ausência de um piso salarial, a precariedade na estrutura física e a falta de apoio administrativo em diversos municípios. De acordo com Sérgio Ricardo, a situação é alarmante porque compromete o funcionamento dos conselhos e pode afetar a adesão de novos candidatos nas próximas eleições, em 2027.

“O Tribunal está comprometido com a proteção da infância e da adolescência, e valorizar os conselheiros tutelares é parte fundamental desse compromisso. Vamos abrir diálogo com os municípios e buscar soluções que garantam estrutura adequada e remuneração justa a esses profissionais, que exercem um papel essencial na defesa dos direitos das nossas crianças”, afirmou o presidente.

Atualmente, Mato Grosso possui 154 conselhos tutelares em funcionamento, totalizando cerca de 780 conselheiros em atuação. De acordo com Nelson, cada município tem autonomia para definir a remuneração dos profissionais, o que resulta em disparidades que vão de um salário-mínimo, como ocorre em Jangada, até mais de R$ 7 mil, pagos em Lucas do Rio Verde.

Desta forma, a agenda conjunta entre o TCE-MT, a AMM e a associação buscará soluções para a padronização mínima dos salários e das estruturas de funcionamento, respeitando a realidade orçamentária de cada município. “Agradecemos ao presidente Sérgio Ricardo, que se comprometeu em nos ajudar a construir um entendimento com os gestores e garantir condições dignas para nossa função”, pontuou Nelson.

Leia mais:  Justiça Eleitoral de Mato Grosso planeja mutirões de biometria em territórios indígenas com respeito às tradições culturais

De acordo com ele, como os conselheiros não podem exercer outra atividade remunerada durante o mandato, a valorização da categoria se torna ainda mais urgente. Além disso, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do município assegurar estrutura adequada para o funcionamento dos conselhos tutelares, o que não tem sido respeitado em todas as gestões.

“Tem município onde o conselho tutelar não tem nem celular para atendimento. Falta computador, impressora, veículo, equipe de apoio. Isso dificulta o trabalho e compromete a proteção de crianças e adolescentes.”

A reunião faz parte de uma série de encontros regionais promovidos pela entidade, que vem fortalecendo os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por meio da atuação em 23 polos no estado.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

TCE MT

TCE-MT lança novos painéis do Radar e amplia controle sobre concessões e investimentos em TI

Publicado

Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT
Ilustração
Ferramentas aumentam transparência. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, nesta semana, dois novos painéis do Radar de Controle Público: o Radar Concessões e o Radar TI. As ferramentas permitem acompanhar contratos de concessões e parcerias público privadas (PPPs), além de investimentos em tecnologia feitos pelo estado e municípios.

Clique aqui para acessar.

Desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI), as novidades se somam a outros 10 painéis temáticos do sistema, garantindo o monitoramento de contratos e gastos em tempo real. Para o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, este controle resulta na melhoria dos serviços na ponta.

“A tecnologia é uma das maiores aliadas do controle externo. Com o Radar, oferecemos à população, aos gestores e aos órgãos de controle dados estratégicos. O Radar Concessões e o Radar TI chegam para ampliar ainda mais essa transparência. Estamos colocando o cidadão no centro da fiscalização”, avalia.

Pelo Radar Concessões é possível acompanhar os detalhes de concessões públicas e parcerias público-privadas firmadas por entes estaduais e municipais. O painel reúne dados sobre contratos vigentes, incluindo valores envolvidos, prazos, status de execução e ente concedente, por exemplo.

O secretário da SETI, Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos, explica que o conteúdo também pode ser acessado por áreas de atuação, como saneamento básico, iluminação pública e mobilidade urbana, entre outros. Além disso, ressalta que a dinâmica do portal fortalece a governança sobre ações de alto impacto social.

“Organizamos em um único ambiente, informações que antes estavam fragmentadas em diversos sistemas e documentos. Agora, qualquer cidadão pode acessar os dados das concessões formalizadas, compreender sua situação atual e verificar os compromissos assumidos. É uma iniciativa que aprimora a gestão e incentiva o controle social”, afirma.

Leia mais:  Justiça Eleitoral de Mato Grosso planeja mutirões de biometria em territórios indígenas com respeito às tradições culturais

Já o Radar TI traz uma visão consolidada dos investimentos no setor, permitindo identificar as quantias destinadas e padrões de comportamento orçamentário e contratual.

Segundo o subsecretário de Sistemas do TCE-MT, Rodrigo Matos Medeiros, o Radar TI oferece um diagnóstico da capacidade tecnológica dos jurisdicionados, subsidia tanto a atuação orientativa quanto a fiscalizatória, estimulando a administração pública a adotar boas práticas nesta área.

“Isso contribui não apenas para o aprimoramento do controle, mas também para o planejamento institucional, a definição de prioridades e a elevação do patamar digital dos serviços prestados à sociedade. É uma ferramenta estratégica, pensada para apoiar o gestor moderno na tomada de decisões mais eficazes e fundamentadas”, pontua.

Expansão constante

O portal Radar reúne dados oficiais, declarados em sistemas governamentais, prestações de contas e fontes públicas, como o sistema Auditoria Pública Informatizada de Contas (APLIC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados estão distribuídos em painéis como Educação, Obras, Compras Públicas e Saúde, entre outros.

Em constante expansão, o sistema já havia sido atualizado em 2025 com outros dois painéis temáticos: o Meio Ambiente e o Previdência. Só neste ano, a plataforma já contabilizou mais de 775 mil visualizações, com 47 mil usuários ativos e 1.671 interações com o conteúdo.

Desde seu lançamento, a plataforma é reconhecida por instituições de todo o país como referência em transparência e controle. Graças aos resultados alcançados, ela também se tornou um dos produtos do Tribunal certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o selo ISO 9001.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561

Fonte: TCE MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana