Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Seduc alinha com servidores ações da Educação em Tempo Integral na rede estadual

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (2.7), no auditório da sede central, em Cuiabá, o evento “Fala Secretaria”. O objetivo foi proporcionar um espaço de diálogo acerca dos processos pedagógicos e de gestão, bem como sobre as diretrizes e estratégias para o fortalecimento da Política de Educação em Tempo Integral (ETI) na rede estadual de ensino.

O evento propôs fortalecer ainda mais a articulação interna entre os setores da pasta, além de alinhar estratégias para a consolidação das 96 unidades de tempo integral na rede, com cerca de 19 mil alunos matriculados. Além de servidores, a iniciativa envolveu a participação estudantil em diversas atividades, como as Ações Protagonistas.

A secretária adjunta de Gestão Educacional (Sage), Jéssyka Kelly Castro Campos, avaliou que o evento foi um passo importante para se conhecer não só os avanços, mas os estudantes, professores e demais servidores envolvidos direta ou indiretamente com a ETI. Segundo ela, a proposta é consolidar a política como modelo sustentável e permanente de educação pública de qualidade.

“Com isso, estabelecemos a corresponsabilidade desenvolvendo planos de trabalho para a contribuição no processo de perenidade desse modelo, agilizando e contribuindo para a assertividade nas tomadas de decisão em prol do sucesso da política na rede estadual”, disse Jéssyka.

O evento também possibilitou a construção de um ambiente colaborativo, que visa à agilidade na implementação de soluções, à melhoria da comunicação institucional e ao fortalecimento das práticas de gestão orientadas por evidências e resultados.

Na ocasião, a SAGE apresentou aos servidores a portaria n° 600, que estabelece a Política de Educação Integral em Tempo Integral, publicada no dia 30 de junho de 2025 e encaminhada para apreciação do Conselho Estadual de Educação (CEE) juntamente com o texto base da política.

Leia mais:  Família busca socorro no quartel e bombeiros salvam recém-nascida engasgada

Como exemplo prático, o estudante do 3º ano do Ensino Médio, Igor Luz, integrante da Comissão de Protagonismo na Escola Estadual Clenia Rosalina Souza, em Cuiabá, disse que a existência do protagonismo nas escolas públicas faz toda a diferença no ensino, na aprendizagem e nas relações interpessoais.

“Por conta desse protagonismo, temos estudantes preparados e mais conscientes, uma escola organizada, com menos conflitos e mais harmônica em todos os sentidos. Amo participar desse processo e posso afirmar que fazer parte da comissão me deu mais ânimo para estar presente na escola e a levar os estudos a sério”, contou Igor.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

MATO GROSSO

Governo de MT inaugura escola indígena em Juína nesta segunda-feira (21)

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inaugura, nesta segunda-feira (21.7), a Escola Estadual Indígena Enawenê Nawê, na aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa, em Juína. A cerimônia de entrega será realizada pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Com investimento de R$ 7 milhões, a nova unidade conta com 12 salas de aula, duas salas de múltiplo uso, refeitório e playground, com capacidade de atendimento para 1.440 estudantes. A escola atende 627 alunos, 33 professores, um secretário, dois técnicos, dois coordenadores e um diretor.

Sob gestão da Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Juína, a unidade tem como objetivo garantir a educação escolar indígena de forma bilíngue, intercultural e comunitária, onde são oferecidas nas modalidades do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A aldeia, que fica no território Enawenê-Nawê, tem o povo falante da língua aruaque, considerada uma população de contato recente, já que a primeira interação com a população não indígena foi em 1974.

Serviço
Inauguração da Escola Estadual Indígena Enawenê Nawê

Local: Aldeia Dolowikwa/Kotakowinakwa, em Juína
Data: Segunda-feira (21.7)
Horário: 9h30

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Sema apresenta projetos para execução de obras e recuperação de áreas no Morro de Santo Antônio
Continue lendo

MATO GROSSO

Com apoio da Secel, Instituto Ciranda inicia aulas presenciais do programa de capacitação e implantação de fanfarras

Publicado

O Instituto Ciranda inaugura neste domingo (20.7), a partir das 8h, na Escola Adventista de Sinop, as aulas presenciais do Giro Pedagógico, que tem como principal objetivo desenvolver competências musicais, com a capacitação de professores e implantação de fanfarras.

O programa conta com apoio do Governo de Mato Grosso, por meio Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar.

A ação pretende promover a educação musical inclusiva, fomentando o acesso das comunidades escolares com estratégias pedagógicas inovadoras para a multiplicação do ensino musical, estimulando a criatividade e a expressão musical. Cerca de 38 municípios do Estado participam do programa.

“As aulas teóricas já estão ocorrendo semanalmente em plataformas online e têm sido muito produtivas. Agora, chegamos a uma nova etapa, a fase de oficinas práticas”, explica o presidente do Instituto Ciranda, maestro Murilo Alves.

Ao todo, 50 kits de instrumentos de percussão para fanfarra foram entregues aos participantes. Cada kit contém entre 12 e 24 itens (taróis, surdos, bumbos e pratos).

O curso de capacitação e implantação de fanfarras tem duração de dez meses, com encontros online todas as segundas-feiras e oficinas práticas a cada semestre.

“Para esse primeiro encontro presencial, participantes de outras cidades contempladas no programa estão se deslocando até Sinop, e cada qual com seu instrumento garantido. Vai ser muito satisfatório aplicar na prática o que estamos teorizando há meses”, ressalta Murilo. “Depois disso, cada participante se torna um multiplicador do programa, levando conhecimento e a cultura das fanfarras até seus municípios de origem”.

Além de Sinop, os encontros presenciais com oficinas práticas estão previstos para ocorrer em Água Boa, com oficina programada para quarta (23) Várzea Grande na sexta-feira (25), domingo (27) em Cuiabá e, em Tangará da Serra na sexta-feira (1.8).

Leia mais:  Escola de Governo oferta capacitação online em direito da administração pública

Serviço

Programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda
Data: Domingo (20.7)
Local: No Colégio Adventista (Av. das Acácias, 465 – Centro- Sinop)
Horário: Das 8h às 11h e das 13h às 16h

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana