Pesquisar
Close this search box.

TURISMO

Santarém (PA) ganha pavimentação para facilitar acesso à praia de Ponta de Pedras

Publicado

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou neste sábado (05.07), na cidade de Santarém (PA), da entrega da primeira etapa da pavimentação da estrada de acesso à Praia de Ponta de Pedras, que facilitará o acesso de visitantes ao local.

A obra, que contou com R$ 12 milhões do Ministério da Interação e do Desenvolvimento Regional (MDR), envolveu a realização de drenagem, terraplanagem, a construção de acostamento, ciclofaixa e a implantação de sinalização horizontal e vertical.

Considerado um destino turístico extremamente promissor no Pará, Santarém é a porta de entrada de Alter do Chão, conhecida como o “Caribe Amazônico”, atrativo muito procurado por turistas de todo o mundo.

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento e o fortalecimento da atividade turística na região Amazônica e, por isso, temos trabalhado em trazer recursos federais para melhorar cada vez mais a infraestrutura turística e receber com excelência nossos visitantes. Com a melhoria da via, o trajeto se torna mais rápido, seguro e confortável, e a entrega de hoje é um passo importante na consolidação do turismo em nossa região”, afirmou o ministro Celso Sabino.

O prefeito da cidade, José Maria Tapajós, celebrou o apoio ao desenvolvimento do turismo regional. “O olhar e a atenção do governo federal, em especial do Ministério do Turismo, nos dão oportunidades como essa de entregar essa etapa da estrada, que sempre foi um grande anseio da comunidade e dos trabalhadores que vivem do turismo aqui. São ações como essa que vão trazer cada vez mais emprego, renda e desenvolvimento para nossa região”, declarou.

Além de representantes da comunidade local, a inauguração reuniu o vice-prefeito de Santarém, Carlos Martins, o secretário de Turismo da cidade, Emanoel Júlio, a deputada estadual Maria do Carmo Martins e o deputado federal Airton Faleiro, entre outras autoridades.

Leia mais:  Ministro do Turismo anuncia pacote de ações para impulsionar atividade turística no Pará

SANTARÉM – O Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações para impulsionar o turismo na região. De janeiro a maio de 2025, por exemplo, a Escola Nacional de Turismo, em Santarém, já formou 352 alunos juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo, qualificando o atendimento a visitantes.

Já a edição deste ano do Festival Sairé, que ocorrerá na cidade de 18 a 22 de setembro, tem confirmado um investimento de R$ 2,6 milhões do órgão do governo federal. Este é o segundo ano que a Pasta destina recursos à festividade, conhecida por celebrar a cultura paraense e movimentar o turismo local.

Por Cléo Soares

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

TURISMO

Turismo brasileiro registra o dobro do crescimento do setor de serviços em 12 meses até maio

Publicado

Dados divulgados nesta sexta-feira (11/07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o turismo nacional registrou 6% de crescimento em 12 meses até maio de 2025. O percentual, apontado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, é o dobro da expansão observada no setor de serviços como um todo no mesmo período, que somou 3%. O segmento de turismo se encontra, ainda, 12,4% acima do patamar de fevereiro de 2020, período pré-pandemia.

Na comparação entre maio de 2025 e 2024, de acordo com o IBGE, o índice de atividades turísticas no Brasil apresentou um avanço de 9,5%. O resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento da receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, hotéis, serviços de bufê e serviços de reservas relacionados a hospedagens.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra os números e reforça o compromisso do governo federal com o fortalecimento do setor. “Esses resultados refletem o nosso empenho, seguindo a determinação do governo federal de fortalecer cada vez mais o turismo nacional. Vamos seguir ampliando os investimentos para continuar promovendo uma experiência cada vez mais qualificada para os viajantes no Brasil”, enfatiza.

Em termos regionais, 16 dos 17 estados analisados registraram alta nos serviços voltados ao turismo ao longo do mês de maio, com destaque para Rio de Janeiro (22,2%) e São Paulo (6,1%), seguidos por Rio Grande do Sul (49,8%), Bahia (12,5%) e Paraná (10,6%).

PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE oferece um panorama detalhado da atividade turística no Brasil e do setor de serviços como um todo. As informações levantadas são fundamentais para a formulação de políticas públicas que contribuam para o impulsionamento do turismo no país.

Leia mais:  Turismo brasileiro registra o dobro do crescimento do setor de serviços em 12 meses até maio

Marco Guimarães

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

TURISMO

Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil coordenará análise de candidaturas ao 4º Prêmio Nacional do Turismo

Publicado

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) vai coordenar o desenvolvimento de metodologias e conteúdos voltados à identificação, avaliação e à sistematização de boas práticas no turismo sustentável no país. O trabalho da entidade, selecionada por meio de licitação pública realizada pela UNESCO em parceria com o Ministério do Turismo, ocorrerá no âmbito do 4º Prêmio Nacional do Turismo, uma das principais iniciativas de valorização do setor no país.

Criado no ano de 2018, o Prêmio consagra profissionais e iniciativas que contribuem para o fortalecimento do ramo no país, especialmente em quesitos como inovação, sustentabilidade, responsabilidade social e excelência na gestão. A seleção é uma das principais ações do governo federal para reconhecer iniciativas de destaque na área e estimular o desenvolvimento do turismo nas diferentes regiões do Brasil.

A colaboração da Fundação PTI-BR abrangerá desde a revisão dos critérios de análise, a disponibilização de plataforma online de inscrições, o atendimento aos participantes e a triagem das propostas até a produção de um documento técnico final, que subsidiará a cerimônia de premiação e a difusão dos resultados. O objetivo é assegurar um processo qualificado, transparente e alinhado aos princípios da imparcialidade.

O projeto está em consonância com os objetivos estratégicos da parceria entre o Ministério do Turismo, a UNESCO e a PTI-BR, voltados à promoção do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da valorização dos recursos naturais e culturais brasileiros, além do fomento à integração regional no Mercosul por meio do turismo.

PRÊMIO – Na edição anterior, realizada em dezembro de 2023, o Prêmio Nacional do Turismo foi ampliado com novas categorias, como turismo sustentável, economia criativa, mudanças climáticas, empreendedorismo feminino e lideranças transformadoras. A expectativa para 2025 é aprofundar os avanços e dar ainda mais visibilidade a projetos que fazem a diferença nos locais onde são desenvolvidos.

Leia mais:  Conheça 11 cidades históricas que impulsionam o turismo e preservam o patrimônio cultural no Brasil

Ao destacar experiências diversas em contextos urbanos, rurais, litorâneos e do interior, a premiação favorece a diversificação de oportunidades de reconhecimento e promove o equilíbrio territorial, dialogando diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

Por Lívia Albernaz

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana