Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura lança “Programa Escola na Comunidade” e abre unidades para população

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá lançou oficialmente, nesta quinta-feira (3), o Programa “Escola na Comunidade”, na EMEB Profª. Tereza Lobo, localizada no bairro Dom Aquino. A iniciativa transforma as escolas municipais em espaços abertos à população, oferecendo atividades de lazer, esporte e cultura, e promovendo maior integração entre o poder público e a comunidade. O evento de lançamento contou com a presença do prefeito Abilio Brunini, secretários municipais, vereadores e representantes da comunidade escolar.

Realizado em parceria entre as secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Cultura, o programa permite que as estruturas escolares, incluindo as quadras esportivas, sejam utilizadas pela população em horários estendidos: às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A iniciativa começa com 20 escolas municipais, mas a meta é expandir para as 48 unidades com quadras cobertas mapeadas pela Secretaria Municipal de Educação até o final do ano. Segundo o prefeito Abilio Brunini, o plano é garantir que todas as escolas municipais tenham algum tipo de integração com a comunidade.

Brunini também destacou a importância da participação da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ele, a pasta é fundamental para combater problemas como obesidade infantil e sedentarismo juvenil. Além disso, o prefeito anunciou a criação de um estudo para viabilizar o “Prêmio Educação”, uma forma de bonificar os servidores que se voluntariarem para colaborar com o programa.

“Vamos analisar o nosso orçamento, é claro, e estudar a melhor forma de aplicar esses recursos. O mais importante é que todas as escolas municipais tenham algum tipo de interação com a comunidade. Onde houver espaço, ofereceremos atividades físicas; onde não houver, traremos ações culturais, educativas ou de saúde. Quero reforçar o papel da escola não apenas como um espaço de educação infantil, mas também como um centro de interação social”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Primeira-dama articula nova praça no Distrito do Sucuri com academia e playground

Ele afirmou ainda, que o próximo passo será levar a escola para além de seus muros, ampliando as atividades complementares para centros comunitários e áreas de lazer da cidade, promovendo ainda mais interação com a população.

Gabriel Henrique Magalhães, diretor da EMEB Professora Tereza Lobo, afirmou que a abertura da escola era um desejo antigo da comunidade. Segundo ele, a iniciativa implementada pela administração municipal dá à comunidade respaldo e estrutura para receber as famílias com segurança. “A comunidade sempre me pediu que a escola fosse aberta para uso, com espaço para esportes como vôlei e futsal. Com esse projeto, tudo ficou mais fácil. Pais, crianças e toda a equipe da Tereza Lobo abraçam essa iniciativa. Vamos participar”, assegurou.

Integração entre secretarias

O secretário de Educação, Amauri Monge, enfatizou que o objetivo é ressignificar o papel das escolas públicas, fazendo com que os prédios deixem de ser exclusivos aos alunos e passem a ser patrimônio ativo da comunidade. “Estamos abrindo os prédios escolares para que a comunidade usufrua da quadra de esportes, participe de atividades culturais e crie laços. Isso é construção de cidadania”, destacou.

Já a secretária adjunta de Cultura, Vilmara da Silva Vidica, ressaltou que o projeto também vai fomentar a cultura regional: “Teremos aulas de música, violão, viola de coxo e dança de siriri. A ideia é resgatar nossas raízes e fortalecer o vínculo entre as famílias.”

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, explicou que a proposta surgiu da necessidade de oferecer espaços esportivos sem grandes investimentos. “Com poucos recursos, saindo de um decreto de calamidade financeira, mapeamos as quadras cobertas das escolas e vimos um potencial enorme. Ao invés de construir, vamos usar o que já existe.”

Leia mais:  Cuiabá adota visitas multidisciplinares nas UPAs para evitar superlotação

A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou que a pasta vai participar ativamente do programa, promovendo ações como aferição de pressão arterial, acompanhamento de peso e atividades educativas. “É uma forma de integrar a família com a saúde pública. A criança pode brincar enquanto os pais participam também, fortalecendo os laços familiares e cuidando da saúde.”

Marcaram presença a vereadora Baixinha Giraldelli e os vereadores Wilson Kero Kero, Dilemário Alencar e Cezinha Nascimento. A vereadora Michelly Alencar foi representada pela assessora Débora Inácio. Também participaram da cerimônia o secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini; a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa; o secretário adjunto especial de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira; o secretário-adjunto de Esportes, Pablo Queiroz; e o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista.

#PraCegoVer

A foto mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado de sua equipe de secretários e vereadores, durante o discurso de lançamento do Programa “Escola na Comunidade”, na EMEB Profª. Tereza Lobo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Produtores de queijo recebem apoio técnico da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

Dois produtores que atuam na cadeia produtiva do leite conquistaram, na sexta-feira (18), mais um passo na busca pela legalização de seus produtos, graças ao apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat). Ambos são da Comunidade Aricazinho, área rural de Cuiabá, e receberam as orientações técnicas para construção da queijaria.

Um deles quer construir a queijaria para ampliar a comercialização e melhorar a rotina dos serviços com mais praticidade. “Com essa assessoria da equipe da Secretaria de Agricultura e da Empaer, vai potencializar a nossa produção, que atualmente é feita artesanalmente. Vamos buscar recursos para incrementar ações o mais breve possível”, disse Jovane Curado de Oliveira, 38 anos. Ele é filho do seu Anízio Sales de Oliveira, 65 anos, proprietário da Fazenda Boa Vista, que sempre dedicou a vida trabalhando no local e atua tirando leite e fazendo queijos.

Jovane é o único dos filhos do produtor que se mantém na propriedade. E cresceu vendo o pai trabalhando muito, por isso, com as orientações técnicas, quer fazer as coisas melhorarem e da forma correta para expandir as vendas.

Ele ficou entusiasmado ao ter em mãos o mapa de fluxo da produção, com as etapas necessárias para o processo, inclusive com o setor de higienização, para garantir a qualidade do produto.

“A ideia é de um espaço pequeno, mas muito funcional, que só tem a agregar à qualidade dos queijos que produzem. E respeitando a legislação para poder vender”, explicou o secretário adjunto de Agricultura, Renildo França.

O outro produtor é Davino de Lima, proprietário da Chácara Relíquia. Para ele, as orientações técnicas entregues pela Smat e Empaer foram de adequações para o projeto da queijaria. Ele já iniciou a construção e recebeu as informações com expectativa. “Agora vamos fazer a coisa certa, fazer andar. Já era um sonho, agora vamos realizar esse sonho de forma organizada. Vai melhorar muito, porque o queijo é um produto que não dá para fazer em qualquer lugar. Com ambiente fechado e seguindo as orientações técnicas, melhora a produção e o comércio também, porque não esbarra na legislação, né”, disse.

Leia mais:  Prefeitura oferece curso gratuito para quem deseja iniciar na apicultura

De acordo com o secretário municipal da Smat, Vicente Falcão, “essa iniciativa de orientar o pequeno produtor é uma demonstração de quebra de paradigmas, da inércia outrora do poder público em buscar soluções para o pequeno da agricultura familiar”.

Vicente também falou do envolvimento das equipes. “Todo o corpo técnico se voltou para isso, em parceria — Secretaria Municipal de Agricultura e Empaer (Empresa de Pesquisa e Extensão Rural do Estado) — para que possamos fortalecer o nosso pequeno produtor, e este possa alcançar os mercados consumidores dentro dos padrões sanitários exigíveis”, frisou.

Os produtores contarão com o apoio de consultoria da Secretaria de Agricultura a qualquer momento, sem custo, para a conclusão das iniciativas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá

Publicado

Cerca de 40 alunos, com idades entre 12 e 16 anos, do Projeto PM Mirim de Campos de Júlio participaram de uma visita educativa ao Aquário Municipal Justino Malheiros, em Cuiabá.

Coordenada pelo sargento da Polícia Militar, Márcio Rodrigues, a visita contou com a presença de professores e mães voluntárias do projeto.

Recepcionados pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, pela vereadora Baixinha Giraldelli e pela equipe técnica da Secretaria, os policiais mirins se encantaram com diversas espécies de peixes, como o pirarucu, tambaqui, pirarara, dourado, cachara, jaú, jundiá, entre outras.

“Esses jovens estão tendo uma experiência única. Muitos nunca haviam visitado a capital. Aqui, eles conhecem de perto um dourado, uma pirarara, um pirarucu, uma piraputanga. É uma oportunidade de ampliar horizontes e conhecer a riqueza do nosso estado”, disse o secretário.

Fernando destacou a importância do projeto para a juventude e exaltou o apoio da Polícia Militar, da Prefeitura de Campos de Júlio e de instituições como o Sicoob, por colaborarem com a iniciativa. “É uma alegria ver essa juventude engajada e no caminho do bem. Que levem para a vida os valores da disciplina, do respeito e do amor à sociedade que estão aprendendo no PM Mirim. Nosso Aquário e o Museu do Rio estão sempre de portas abertas para receber projetos como este.”

O sargento Márcio Rodrigues, coordenador e instrutor do projeto, agradeceu à Prefeitura de Cuiabá e à estrutura que acolheu os alunos. Segundo ele, a atividade, que promove conscientização ambiental, encerra um roteiro de visitação que envolve muito aprendizado. “Em nome do prefeito de Campos de Júlio, Irineu Marcos Parmeggiani, da Secretaria de Assistência Social e dos pais dos alunos, nosso muito obrigado. Muitos nunca tinham visto os biomas de Mato Grosso. Eles estão saindo daqui encantados.”

Leia mais:  Prefeitura promove conscientização sobre a causa animal durante a 57ª Expoagro

A mãe voluntária Danielle do Rosário Silva, que acompanhou o filho de 13 anos, destacou a experiência: “Para muitas dessas crianças, é a primeira vez na capital. Ver o encantamento deles ao entrar no aquário, ao se deparar com tantas espécies de peixes, é gratificante. Eles vão levar esse momento como uma referência para a vida.”

A vereadora Baixinha Giraldelli também parabenizou o grupo e incentivou os jovens a sonharem alto. “Isso que vocês estão vivendo hoje, ninguém tira. Aproveitem cada oportunidade. Sonhem grande. Querem ser médicos, policiais, engenheiros? Lutem por isso. Não desistam, mesmo quando parecer difícil. Vocês já são vitoriosos por estarem aqui.”

A visita ao Aquário Municipal faz parte da proposta do Projeto PM Mirim de promover o desenvolvimento cidadão por meio da disciplina, do conhecimento e da convivência. Em Cuiabá, os estudantes também visitaram várias instituições da Polícia Militar e coirmãs, como o Bope, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a Rotam e a Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

#PraCegoVer

A foto mostra a recepção do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, aos policiais mirins do município de Campos de Júlio, durante visita ao Aquário Municipal Justino Malheiros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana