Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá notifica ferros-velhos e reforça ações integradas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá realizou, nesta quinta-feira (03), uma nova rodada da operação conjunta de fiscalização em estabelecimentos de comércio de ferro-velho na capital. A ação contou com a atuação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP), com apoio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Polícia Militar.

Os alvos da fiscalização foram estabelecimentos localizados nos bairros Altos da Glória, CPA IV e Novo Horizonte. Uma das empresas fiscalizadas não possuía Alvará Sanitário, mas apresentou dispensa emitida pela Vigilância Sanitária. Outras duas empresas foram notificadas para regularizar o Alvará de Publicidade. Ao todo, foram emitidos 10 Termos de Vistoria Comercial (TVC) e sete notificações.

Segundo o fiscal Elton Rondon, a empresa localizada no bairro Novo Horizonte foi notificada para regularizar o Alvará de Publicidade no prazo de 30 dias, além de sete dias para retirada de publicidade que estava obstruindo a calçada.

“Essa ação fiscalizatória é importante para garantir que o contribuinte esteja regular quanto ao uso da paisagem urbana, evitando a poluição visual e a concorrência desleal. Se a publicidade é liberada indiscriminadamente, aqueles com maior poder aquisitivo acabam dominando os espaços, o que prejudica os menores comerciantes”, explicou o fiscal.

O diretor-adjunto de Serviços Urbanos da Limpurb, Ivan Rastelli, destacou a importância da ação integrada para atender as demandas da população. “Recebemos uma denúncia sobre a situação do bairro Altos da Glória e viemos fazer a vistoria. Encontramos calçadas e ruas precisando de manutenção, estabelecimentos e terrenos abandonados. Estamos atuando em conjunto com a Secretaria de Obras, a Limpurb, a Semob e a SORP para identificar os problemas e promover melhorias no bairro e em toda a cidade. Essa é apenas a primeira etapa. O prefeito Abilio está comprometido em trabalhar por uma Cuiabá muito melhor”, afirmou Rastelli.

Leia mais:  Com apoio do Judiciário e Legislativo, prefeitura intensifica cirurgias e reduz fila de espera no HMC

Em um dos pontos fiscalizados, localizado na Avenida do CPA IV, o proprietário informou que a empresa está em processo formal de alteração de endereço e de atividade econômica. A atividade anterior, voltada à comercialização de sucata, está sendo encerrada, e os materiais remanescentes serão vendidos. A empresa passou a atuar no ramo de transporte turístico, especificamente com vans. No local, a fiscalização emitiu um TVC (Termo de Vistoria Comercial) referente à nova atividade.

Ação durante percurso

Ainda durante a fiscalização, a equipe da Semob identificou, na Avenida Tuiuiú, um veículo Fiat Uno, de cor vermelha, estacionado indevidamente sobre o passeio público. Além da infração por obstrução do passeio, foi constatado que o veículo se encontrava com o licenciamento anual vencido. Diante das irregularidades e da impossibilidade de contato com o condutor no momento da abordagem, o veículo foi removido, conforme previsto na legislação vigente.

#PraCegoVer

Imagem mostra a diretora da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Cláudia Bertholdo, a equipe da Semob e o diretor-adjunto de Serviços Urbanos da Limpurb, Ivan Rastelli em reunião momentos antes da operação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

CUIABÁ

Produtores de queijo recebem apoio técnico da Prefeitura de Cuiabá

Publicado

Dois produtores que atuam na cadeia produtiva do leite conquistaram, na sexta-feira (18), mais um passo na busca pela legalização de seus produtos, graças ao apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat). Ambos são da Comunidade Aricazinho, área rural de Cuiabá, e receberam as orientações técnicas para construção da queijaria.

Um deles quer construir a queijaria para ampliar a comercialização e melhorar a rotina dos serviços com mais praticidade. “Com essa assessoria da equipe da Secretaria de Agricultura e da Empaer, vai potencializar a nossa produção, que atualmente é feita artesanalmente. Vamos buscar recursos para incrementar ações o mais breve possível”, disse Jovane Curado de Oliveira, 38 anos. Ele é filho do seu Anízio Sales de Oliveira, 65 anos, proprietário da Fazenda Boa Vista, que sempre dedicou a vida trabalhando no local e atua tirando leite e fazendo queijos.

Jovane é o único dos filhos do produtor que se mantém na propriedade. E cresceu vendo o pai trabalhando muito, por isso, com as orientações técnicas, quer fazer as coisas melhorarem e da forma correta para expandir as vendas.

Ele ficou entusiasmado ao ter em mãos o mapa de fluxo da produção, com as etapas necessárias para o processo, inclusive com o setor de higienização, para garantir a qualidade do produto.

“A ideia é de um espaço pequeno, mas muito funcional, que só tem a agregar à qualidade dos queijos que produzem. E respeitando a legislação para poder vender”, explicou o secretário adjunto de Agricultura, Renildo França.

O outro produtor é Davino de Lima, proprietário da Chácara Relíquia. Para ele, as orientações técnicas entregues pela Smat e Empaer foram de adequações para o projeto da queijaria. Ele já iniciou a construção e recebeu as informações com expectativa. “Agora vamos fazer a coisa certa, fazer andar. Já era um sonho, agora vamos realizar esse sonho de forma organizada. Vai melhorar muito, porque o queijo é um produto que não dá para fazer em qualquer lugar. Com ambiente fechado e seguindo as orientações técnicas, melhora a produção e o comércio também, porque não esbarra na legislação, né”, disse.

Leia mais:  Com apoio do Judiciário e Legislativo, prefeitura intensifica cirurgias e reduz fila de espera no HMC

De acordo com o secretário municipal da Smat, Vicente Falcão, “essa iniciativa de orientar o pequeno produtor é uma demonstração de quebra de paradigmas, da inércia outrora do poder público em buscar soluções para o pequeno da agricultura familiar”.

Vicente também falou do envolvimento das equipes. “Todo o corpo técnico se voltou para isso, em parceria — Secretaria Municipal de Agricultura e Empaer (Empresa de Pesquisa e Extensão Rural do Estado) — para que possamos fortalecer o nosso pequeno produtor, e este possa alcançar os mercados consumidores dentro dos padrões sanitários exigíveis”, frisou.

Os produtores contarão com o apoio de consultoria da Secretaria de Agricultura a qualquer momento, sem custo, para a conclusão das iniciativas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

CUIABÁ

Policiais mirins de Campos de Júlio visitam Aquário Municipal de Cuiabá

Publicado

Cerca de 40 alunos, com idades entre 12 e 16 anos, do Projeto PM Mirim de Campos de Júlio participaram de uma visita educativa ao Aquário Municipal Justino Malheiros, em Cuiabá.

Coordenada pelo sargento da Polícia Militar, Márcio Rodrigues, a visita contou com a presença de professores e mães voluntárias do projeto.

Recepcionados pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, pela vereadora Baixinha Giraldelli e pela equipe técnica da Secretaria, os policiais mirins se encantaram com diversas espécies de peixes, como o pirarucu, tambaqui, pirarara, dourado, cachara, jaú, jundiá, entre outras.

“Esses jovens estão tendo uma experiência única. Muitos nunca haviam visitado a capital. Aqui, eles conhecem de perto um dourado, uma pirarara, um pirarucu, uma piraputanga. É uma oportunidade de ampliar horizontes e conhecer a riqueza do nosso estado”, disse o secretário.

Fernando destacou a importância do projeto para a juventude e exaltou o apoio da Polícia Militar, da Prefeitura de Campos de Júlio e de instituições como o Sicoob, por colaborarem com a iniciativa. “É uma alegria ver essa juventude engajada e no caminho do bem. Que levem para a vida os valores da disciplina, do respeito e do amor à sociedade que estão aprendendo no PM Mirim. Nosso Aquário e o Museu do Rio estão sempre de portas abertas para receber projetos como este.”

O sargento Márcio Rodrigues, coordenador e instrutor do projeto, agradeceu à Prefeitura de Cuiabá e à estrutura que acolheu os alunos. Segundo ele, a atividade, que promove conscientização ambiental, encerra um roteiro de visitação que envolve muito aprendizado. “Em nome do prefeito de Campos de Júlio, Irineu Marcos Parmeggiani, da Secretaria de Assistência Social e dos pais dos alunos, nosso muito obrigado. Muitos nunca tinham visto os biomas de Mato Grosso. Eles estão saindo daqui encantados.”

Leia mais:  Conferência das Cidades em Cuiabá destaca meio ambiente e saneamento

A mãe voluntária Danielle do Rosário Silva, que acompanhou o filho de 13 anos, destacou a experiência: “Para muitas dessas crianças, é a primeira vez na capital. Ver o encantamento deles ao entrar no aquário, ao se deparar com tantas espécies de peixes, é gratificante. Eles vão levar esse momento como uma referência para a vida.”

A vereadora Baixinha Giraldelli também parabenizou o grupo e incentivou os jovens a sonharem alto. “Isso que vocês estão vivendo hoje, ninguém tira. Aproveitem cada oportunidade. Sonhem grande. Querem ser médicos, policiais, engenheiros? Lutem por isso. Não desistam, mesmo quando parecer difícil. Vocês já são vitoriosos por estarem aqui.”

A visita ao Aquário Municipal faz parte da proposta do Projeto PM Mirim de promover o desenvolvimento cidadão por meio da disciplina, do conhecimento e da convivência. Em Cuiabá, os estudantes também visitaram várias instituições da Polícia Militar e coirmãs, como o Bope, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a Rotam e a Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

#PraCegoVer

A foto mostra a recepção do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, aos policiais mirins do município de Campos de Júlio, durante visita ao Aquário Municipal Justino Malheiros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana