Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura cria comissão especial para auxiliar na transição à reforma tributária

Publicado

Além de preparar para o novo regime fiscal nacional, esse grupo de trabalho também vai estudar os impactos financeiros que o Município pode sofrer com a alteração da lei tributária federal

A Prefeitura de Várzea Grande publicou a portaria conjunta n° 02/2025 da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária e Procuradoria Municipal que dispõe sobre a Comissão Especial com a finalidade de auxiliar os órgãos competentes na análise, revisão e proposta de reforma do Código Tributário Municipal.

Conforme a portaria, os trabalhos da Comissão terão início na data da publicação desta Portaria (3), com prazo inicial de 45 dias. O secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, relata que o principal objetivo é modernizar o Código Tributário Municipal e buscar equilíbrio com a nova regra nacional, principalmente, com a transição do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a partir de 2027.

“Estamos nos antecipando e nos preparando para os cenários que estão por vir com a nova legislação tributária federal. Estamos preparando o Município para as mudanças que terão por conta da reforma tributária. Esse nosso trabalho é forte e representa a responsabilidade fiscal da gestão Flávia Moretti e Tião Zaeli, pois Várzea Grande merece uma lei tributária forte e que represente a grandeza do município. Acredito que todo relatório da comissão será entregue antes do prazo de 45 dias, assim vamos agilizar e ter mais tempo de avaliação e tempo de ser discutido no Legislativo, além de seguirmos o princípio constitucional da anterioridade”, destaca Marcos.

“Estamos fazendo um trabalho sério e bem minucioso sobre a reforma tributária e vamos entregar para a prefeita Flávia Moretti avaliar, posteriormente, vamos enviar à Câmara Municipal para submeter ao processo legislativo”, completa Marcos.

Leia mais:  Várzea Grande lança campanha "VG sem Queimadas" para prevenir incêndios e proteger a saúde da população

O Procurador-Geral do Município, Maurício Magalhães Faria Neto, destaca que a comissão também estuda os impactos financeiros que o Município pode sofrer com a alteração da lei tributária federal. “Este grupo vai estudar e aperfeiçoar a legislação municipal para nos adequarmos e estarmos preparados para essas mudanças da legislação federal, principalmente, sobre os impactos na arrecadação que podemos passar a ter com esta nova lei federal. Nossa intenção é ficarmos preparados e atentos para a nova realidade”, destaca Maurício.

Confira os integrantes da comissão especial de reforma tributária:

I – MEMBROS GESTÃO FAZENDÁRIA

Adriana Schlitter

Christian Laert Campos de Almeida

Daniel da Silva Martins Neto

Eder Silva Lourenço

Hellen Mamedes Ferreira Pazin

Maxwel Silva Alves

Miriam Helena Crepaldi de Barros

Washington Luiz Lopes Filho

II – MEMBROS DA PROCURADORIA

Anderson Ricardo Pereira Cajango

Kássia Rabelo Silva

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

VÁRZEA GRANDE

Dançarinos de Várzea Grande colecionam vitórias em competições internacionais

Publicado

Eles representam o Município pelo Brasil e pelo mundo, levando o nome e as tradições de todo um povo e ainda contribuem para perpetuação da cultura local

O grupo de danças folclóricas Flor Ribeirinha, criado em 1995 no bairro São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá, se tornou um dos símbolos da cultura mato-grossense e atualmente se apresenta em todo território nacional, além de turnês mundiais e em competições internacionais. Declarado como patrimônio histórico, cultural e de natureza imaterial em 2025, o grupo conta com a participação de dançarinos de Várzea Grande, que representam o município com muito brilhantismo.

Os dançarinos: Willian Vicente (participa do grupo há 10 anos), Nicoly Lopes (participa há 7 anos), Maximiano Bruno (participa há 7 anos), Gabriel Henrique (participa há 5 anos), Edimyla Estar (participa há 2 anos) e Claiane Silva (participa há 2 anos), além de Eduardo Andrade, que participa como videomaker há 3 anos, são todos de Várzea Grande.

Eles contam que representar o município pelo Brasil e pelo mundo, levando o nome e as tradições de Várzea Grande é motivo de orgulho e reforçam ainda mais o compromisso e dedicação nas apresentações do siriri, cururu, além do espetáculo da diversidade cultural dos ritmos: rasqueado, lambadão, frevo, samba, forró, moringa, afro e boi bumbá, que empolgam o público por onde se apresentam.

Para a prefeita Flávia Moretti (PL), a Associação Flor Ribeirinha é referência quando o assunto é a valorização das nossas tradições como o siriri e cururu. “Levar a cultura de Várzea Grande para o mundo é manter viva nossa história” afirmou.

O grupo tem história de vitórias em competições pelo mundo. Já conquistaram quatro títulos mundiais em festivais internacionais de danças folclóricas. Em 2017 na Turquia, em 2021 na Polônia, em 2022 na Bulgária e em 2023 na Coréia do Sul. Este ano, o grupo representou o Brasil em uma turnê de 28 dias pela Bélgica e França, passando por mais de 10 cidades e se apresentando em grandes festivais.

Leia mais:  Prefeitura e Fipe realizam primeira reunião de alinhamento sobre saneamento básico

As apresentações deste ano foram no Festival Mundial de Folklore de Saint-Chislain, na Bélgica e no Festival Folklore Du Monde de Saint-Malo, da França, eventos que reuniram grupos de cinco países. A turnê do Grupo Flor Ribeirinha foi encerrada com uma apresentação especial em frente a torre Eiffel, em Paris.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

VÁRZEA GRANDE

Tião da Zaeli abre etapa dos Jogos Estudantis Mato-grossenses

Publicado

Das modalidades individuais que estão em disputa sairão atletas que vão representar Mato Grosso no nacional

O ginásio poliesportivo Fiotão, em Várzea Grande, foi palco da abertura dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, ontem (18), e contou a presença do vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL). Participam do certame 38 municípios, representados por dirigentes e atletas. O evento conta com mais de 1.700 alunos, que disputam as categorias individuais.

São modalidades masculinas e femininas, na categoria A e B, que são elas: Atletismo, Atletismo adaptado, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Natação, Taekwondo, Wrestling (Luta Livre), Karatê e Tiro Com Arco. O encerramento será no dia 20 de julho.

O certame é realizado em parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), por meio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).

Tião da Zaeli parabenizou a organização dos jogos e o esforço para realização do evento no Município, “ao secretário Cleiton (SMECEL), e também ao secretário Davi Moura (Secel), obrigado por estarem aqui conosco e a todos que vão de estar envolvidos neste evento. Que tenhamos sucesso. Que o nosso município de Várzea Grande seja a casa de todos vocês, atletas e dirigentes de cada cidade mato-grossense”, enfatizou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer da SECEL, Davi Moura, falou da importância do esporte para agregar qualidade de vida aos alunos que disputam os jogos. “O esporte transforma, e para ganhar espaço e destaque, nesse mundo competitivo, que não é fácil. Daqui vão sair os representantes de Mato Grosso nos campeonatos nacionais. Então a gente torce para que dê tudo certo com o futuro de cada um desses jovens atletas”, destacou Davi Moura.

Leia mais:  Flávia Moretti dá andamento à criação de Centro de Atendimento aos Autistas e aos Neurodivergentes  

Em seu discurso, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Marino Santana, parabenizou o trabalho de todas as 38 delegações presentes na abertura do estudantil mato-grossense. “É importante que possamos trabalhar para que esse evento tenha todo o sucesso. Hoje acolhemos todas essas delegações e desejo a todos boa sorte nesses jogos estudantis”, declarou o secretário.

Além do Fiotão, os ginásios, Antônio Sotero de Almeida localizado no Parque do Lago e o Centro de Iniciação ao Esporte, Danilo Nascimento de Souza Campos -CIE, no bairro Asa Bela, serão palco das disputas. As provas de natação serão na piscina da Escola Militar Miguel Baracat no bairro Parque Sábia.

Todas as provas de atletismo serão realizadas no COT da UFMT, e a ginástica no CTGA do bairro Morada do Ouro 2, em Cuiabá.

Vale destacar ainda, o empenho da Prefeitura, por meio da SMECEL, em garantir a cada delegação, qualidade no transporte, alimentação, alojamento dos atletas e delegações, e dos árbitros, ambos de outros municípios de Mato Grosso.

AMBULÂNCIAS – Em cada polo dos Jogos Estudantis Escolares haverá uma unidade móvel de saúde disponível, com dois profissionais: enfermeiro e técnico de enfermagem, para atendimento caso necessário, de atletas, equipes de apoio técnico ou até mesmo público em geral, para os primeiros socorros e o encaminhamento, se necessário, para pronto atendimento mais próximo.

SEGURANÇA – Garantindo a integridade dos alunos, professores e arbitragem, serão destinados em cada polo, duas viaturas, sendo uma da Policia Militar (PM) e uma da Guarda Municipal (GMVG), garantindo a segurança e mobilidade no evento.

TRANSPORTE – Os atletas e dirigentes, alojados nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), poderão se deslocar por meio de vans ou micro-ônibus, disponibilizados pela Prefeitura de Várzea Grande até os locais de competição.

Leia mais:  Prefeitura instala novos abrigos de ônibus para maior conforto aos passageiros

REFERÊNCIA EM ACOMODAÇÃO – Oito escolas da rede municipal, sendo elas: EMEB Eunice Cesar de Mello, EMEB Gonçalo Domingos de Campos (CAIC), EMEB Napoleão José da Costa, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, EMEB Maria das Graças, EMEB Abdala José de Almeida, EMEB Emanuel Benedito de Arruda e EMEB Ângela Jardim Botelho, estão à disposição das delegações das cidades participantes dos jogos. As escolas irão receber cerca de 1.300 atletas.

Participaram da cerimônia de abertura no Fiotão, os superintendentes do Município, Héliton Gomes de Esporte e Lazer, Rafael Medeiros de Gestão, Leandro Manduca de Cultura, Edu Sá de Turismo, Majô Dias – Pedagógica, e os superintendentes da SECEL, Marcelo Cruz de Eventos Esportivos e Gisela Sampaio de Politicas Esportivas e Lazer, os vereadores Charles da Educação e sargento Galibert, além de outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana