Pesquisar
Close this search box.

POLICIAL

Polícia Civil de Mato Grosso prende vice-líder de facção criminosa paulista

Publicado

Uma ação rápida realizada pela Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, culminou na prisão de um homem de 44 anos, considerado como o vice-líder de uma facção criminosa instalada em São Paulo e com ramificações em todo o país.

Segundo denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco-SP), o suspeito exercia a função de “sintonia final da rua” de uma facção criminosa, sendo considerado o principal responsável pela liderança da organização fora do sistema prisional paulista.

A prisão ocorreu na noite desta quinta-feira (3.7), após troca de informações entre a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) e a Delegacia de Estelionato. Segundo informações, uma mulher teria procurado a Politec para realizar a segunda via de documentos de seus filhos.

Diante do ocorrido, foi levantada a suspeita da legitimidade dos documentos originais. Em seguida, o órgão comunicou a Polícia Civil que, de imediato, procedeu às investigações, chegando até o suspeito, que se encontrava foragido desde 2013, sendo preso no estacionamento de um mercado em Várzea Grande.

Em seguida, os policiais prosseguiram com as diligências até a residência do alvo, no bairro Costa Verde, em Várzea Grande. No local, as equipes policiais apreenderam uma pistola com a numeração raspada, três veículos automotores e diversos aparelhos celulares.

Durante a ação policial, foi possível constatar também que toda sua família, sendo sua companheira, de 32 anos, e seus dois filhos, de 12 e 15 anos, utilizavam-se de documentação falsa.

O homem foi autuado em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e posse de arma de fogo com numeração suprimida, cujas penas, somadas, podem chegar a 12 anos de reclusão.

Leia mais:  Polícia Civil deflagra operação para intensificar combate ao tráfico e às facções em Alto Araguaia

Além disso, foi cumprido um mandado de prisão expedido em 2016 pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, decorrente de condenação a 16 anos de prisão pelos crimes de associação criminosa e associação para o tráfico de drogas. Sua companheira também foi autuada em flagrante pelo crime de uso de documento falso.

“Esta prisão representa um duro golpe contra o crime organizado, pois retira das ruas um dos principais articuladores da facção fora do sistema prisional. O trabalho dos diversos setores da Delegacia de Estelionatos de Cuiabá e a integração com a Politec foi fundamental para o êxito da operação e reforça nosso compromisso com a segurança da população”, afirmou a delegada da Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, Eliane da Silva Moraes.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

POLICIAL

Polícia Civil localiza corpo de vítima e prende envolvidos em homicídio em Alto Araguaia

Publicado

Dois homens suspeitos de envolvimento no homicídio de uma vítima que estava desaparecida foram presos pela Polícia Civil, nesta quinta e sexta-feira (17 e 18.7), em investigação realizada pela equipe de policiais da Delegacia de Alto Araguaia. Os suspeitos, de 18 e 35 anos foram autuados em flagrante pelo crime de ocultação de cadáver e também responderão pelos crimes associados de homicídio e integrar facção criminosa.

O corpo da vítima, Silvano Prudêncio Alves foi localizado na madrugada desta sexta-feira (18), parcialmente enterrado, com os pés amarrados e marcas de golpes de faca. A localização ocorreu em uma área próxima ao antigo posto fiscal, já desativado, na região do município vizinho de Santa Rita do Araguaia (GO), a cerca de três quilômetros da cidade, sentido Goiás.

A principal linha de investigação indica que o homicídio foi motivado por rivalidade entre facções criminosas.

As investigações iniciaram após o irmão da vítima comparecer à Delegacia de Alto Araguaia para registrar o desaparecimento de Silvano, que era natural do município, mas atualmente residia na cidade de Frutal (MG).

Segundo informações, a vítima havia chegado a Alto Araguaia no dia 11 de julho para visitar os filhos e parentes. No sábado dia 12, participou de uma confraternização com amigos e, no domingo (13), informou que iria se encontrar com uma mulher – sendo essa a última informação repassada à família.

As investigações apontam que a vítima estaria ligada a uma facção criminosa rival daquela com atuação em Alto Araguaia. Durante a confraternização, membros da facção local teriam descoberto sua filiação. No dia seguinte, utilizando uma mulher como isca, os suspeitos atraíram a vítima até uma residência na periferia da cidade, onde ocorreu a execução, possivelmente no mesmo dia do desaparecimento.

Leia mais:  Polícia Civil recupera objetos furtados de residência e prende receptador em Querência

Os trabalhos investigativos seguem em andamento para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no crime.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

POLICIAL

Polícia Civil deflagra operação para cumprir mandados dentro de presídios de Mato Grosso

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Gerência de Polinter e Capturas (Gepol) deflagrou nesta sexta-feira (18.7) a Operação Encarcerados, para cumprir 11 mandados de prisão contra procurados pela Justiça dentro dos presídios de Mato Grosso.

Foram cumpridos mandados na Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, na Penitenciária Central do Estado (PCE), na Cadeia Pública de Alta Floresta e na Cadeia Pública de Cáceres.

Em decorrências de inquéritos instaurados pela Polícia Civil, esses criminosos tiveram prisões decretadas por vários crimes, como homicídio, estelionato, tráfico, coação e roubo.

A delegada titular da Polinter, Sílvia Pauluzi de Siqueira, destaca que um dos trabalhos realizados pela Delegacia de Capturas é a busca por pessoas procuradas pela Justiça que foram condenadas, ou tiveram mandado de prisão preventiva decretados no curso do processo.

“As equipes fazem os levantamentos com o intuito de identificar e localizar o paradeiro de foragidos da Justiça, que praticaram os mais variados crimes. Esses criminosos são alvos da Gepol, que trabalha incansavelmente para cumprimento da missão”, reforça a delegada.

O cumprimento das ordens de prisão faz com que criminosos que tenham pendências com justiça, e que já estejam cumprindo penas em unidades prisionais, não recebam o benefício da liberdade condicional e se mantenham recolhidos à prisão.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil localiza corpo de vítima e prende envolvidos em homicídio em Alto Araguaia
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

DIAMANTINO

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

Mais Lidas da Semana